Olá,estou trabalhando em um conjunto de dados e verifiquei a presença de
tendência direcional linear dos dados em relação ao eixo Y, quando vou fazer o
ajuste de modelos estou utilizando a função likfit da seguinte forma:
dexp.ml<-likfit(d,ini=c(0.003,50),lambda=1, lik.method= "ML", cov.model="exp",
trend=~d$coords[,2])
utilizei o comando trend sendo que d$coords[,2] está referindo-se as
coordenadas do eixo Y.
O R até ajusta um modelo e responde com os parâmetros estimados beta0 e beta1,
porém, para a escolha do melhor modelo ajustado estou utilizando a validação
cruzada, quando vou rodar a validação o R me responde com:
xvalid: performing cross-validation at location ... 1, Erro em
solve.default(ttivtt, crossprod(ivtt, as.vector(data))) :   sistema é
computacionalmente singular: condição recíproca número = 5.7415e-23

Testei o ajuste para os modelos exponencial, gaussiano e matérn, todos
utilizando o método de máxima verossimilhança. Pensei que o problema pudesse
ser nos valores dos chutes iniciais, porém, fiz o teste trocando esses valores
e mesmo assim a validação não funcionou.
Att, Aline.