Fonte: Correio Braziliense.

Pergunte ao Piropo

*Partição perdida*

Tenho um HD de 80GB particionado em dois: 30GB para o sistema
operacional e 50GB para arquivos. Ocorre que foi preciso formatar, só
que ao fazer todo o processo para tal procedimento, não aparece a
unidade D: e somente a Unidade C: (com seus quase 30GB). Será que dancei
e vou ter que perder tudo que destinei à unidade D:?
# */Cícero Rocha – Belo Horizonte/*

Como não sei que procedimento foi usado para formatar seu disco, não
posso afirmar se você perdeu ou não o conteúdo de sua unidade D: (o que,
se você faz cópia de segurança regularmente, não será problema, pois
sempre pode restaurá-la; e se não faz, a partir de agora tenho certeza
de que fará, o que não deixa de ser um benefício). Mas, antes de dar os
arquivos por perdidos, tente inspecionar o disco para tentar recuperar a
partição. O melhor programa que conheço para isto é o Partition Magic,
agora pertencente à Symantec, mas é um programa comercial (pago). Há uma
alternativa também de boa qualidade, o Ranish Partition Manager,
gratuito, que pode ser baixado em http://www.ranish.com/part/. Instale o
programa em um micro com Windows XP, instale seu drive como unidade
adicional no mesmo micro e rode o programa para analisar o disco. É
possível que ele localize e recupere a partição desaparecida.