Vamos complementar a dica do Wilson lembrando que tudo pode ser feito via
teclado! A Microsoft tem mantido essa possibilidade por causa de
acessibilidade e por causa de alguns dinossauros (como eu) que insistem em
usar muito atalho com as teclas, como era nos tempos do DOS. Os programas
usavam combinações de teclas para diversos fins. Ainda hoje, os programas
permitem chamar itens do menu pressionando o “ALT da esquerda” + a letra do
item do menu. Inclusive no Explorer do Vista, isso ainda funciona.
Experimente! Ao apertar o “ALT”, já aparece a barra de menu, que no Vista é
ocultada por padrão. Experimente apertar essa tecla no Office 2007 para ver
os códigos de todas as funcionalidades na barra. Por exemplo: “ALT esq” +
“A”, abre o botão do Office.

Este recurso também é muito usado para fazer suporte por telefone. É muito
mais fácil explicar uma sequência de teclas que onde clicar ou posicionar o
mouse.

Mas vamos deixar a nostalgia de lado e focar na questão:

Ao invés do botão direito do mouse. Você pode usar o botão de “Menu” que
fica entre as teclas “ALT” e “CTRL” da direita. É a mesma coisa.

Se os ícones estiverem organizados, é possível navegar por eles com o
teclado usando as setas para cima, para baixo, para direita e para esquerda.
Para chamar rapidamente a área de trabalho, use o botão “Windows” + “D”
(esse botão Windows é aquele que fica entre as teclas “CTRL” e “ALT” da
esquerda). O “D” é de desktop.

Acredito que o leitor de tela seja capaz de operar essa navegação. Pois
quando se aperta “Windows” + “D”, um dos ícones da área de trabalho fica
automaticamente selecionado, mas não ativo – para ativar é só usar alguma
das setas. O leitor deve cantar o nome do ícone para você.

Nota: nem sempre os ícones da área de trabalho ficam no mesmo lugar. Eles
podem mudar de posição quando se reinicia o computador. Você pode usar o
botão de “Menu” depois de usar o “Windows” + “D” (que é a mesma coisa que
clicar com o botão da direita em algum espaço vazio da área de trabalho) na
opção “Ordenar por” para criar um critério e impedir que os ícones se
movimentem.

Milton