O Vista deve seguir seu papel na história, assim como o Millenium teve o
seu.

Foram bons laboratórios e trouxeram muitas vantagens. Para um usuário
“normal” e “civilizado”, estas versões são boas. Talvez sejam limitadas para
aqueles mais “hardusers”. Muita gente critica o Millenium e o Vista. Sim,
eles podem não ser a joia da coroa, mas funcionam e cumprem o seu papel de
sistema operacional.

Não quero defender os ânimos, mas uma empresa como a Microsoft não
arriscaria colocar um produto ruim. Limitado, talvez. Gosto de lembrar aos
mais saudosistas, que quando o XP saiu, todos o criticavam. Era ruim,
incompatível com tudo. Rasgavam elogios ao W98!

Se o Vista fosse tão ruim assim, ele não ganharia mercado com toda a
imprensa criticando e ele já vinha removendo o XP antes do lançamento do
Windows 7.

http://www.netmarketshare.com/chartfx62/temp/CFT0426_11455305E27.png
fonte: Net Applications – Operating Systems

Se o Windows 7 é tudo o que falam? Além da campanha de imprensa branca a
favor, ele tem algumas melhorias que o contato com usuários do Vista trouxe.
Mas ele ainda é pesado para o hardware e ainda trava como os anteriores. Se
não é mais aquela tela azul, agora vem uma “simpática” mensagem dizendo que
o “Explorer.exe falhou e será reinicializado”. Mas isso o Vista já tinha!

Em uma lista de tudo o que o Windows 7 tem e o Vista não, percebe-se que o
upgrade é caro demais. Com o passar do tempo, a própria troca de máquinas
vai levar embora o XP e o Vista.

Volto a insistir que a única coisa que leva o Windows 7 é a compatibilidade.
Inclusive com a imprensa. Enquanto os fabricantes de dispositivos e
softwares não despertarem para os demais sistemas operacionais, a Micro$oft
nada de braçada. Notem que mesmo o Vista tem mais marketshare que todos os
sistemas “não Micro$oft” somados. Francamente, minha esperança é o
processamento em nuvem!

--

Milton Chicoli