Fonte: http://www2.correioweb.com.br/cbonline/informatica/sup_info_152.htm?

Técnicas & truques

Por B. Piropo
www.bpiropo.com.br

Ícones na barra de acesso rápido
 Office/Reprodução

Uma das reclamações que costumo ouvir sobre a nova interface dos aplicativos
Office baseada na “Faixa de opções” é a dificuldade de acesso a certos
comandos. Principalmente quando são comandos repetitivos. É claro que a
localização e disposição dos ícones e entradas nas “Faixas de opções” não
foram feitas ao acaso. Muito pelo contrário: cada uma foi longamente
discutida, visando justamente a fazer com que os comandos mais frequentes
sejam facilmente encontrados.

O problema é que o que é mais frequente para você pode não ser o mesmo para
mim. E pior: o que é mais frequente para mim hoje pode não ser amanhã, e
vice-versa. Por exemplo: há semanas estou lidando com a edição de uma
apostila. Decidi refazê-la por achá-la um tanto desatualizada e, sobretudo,
mal ilustrada. E estou mergulhado nela até o pescoço. Como um dos objetivos
é acrescentar ilustrações, o número de figuras cresceu. Assim como aumentou,
na mesma proporção, o número de referências a elas ao longo do texto.

Ora, a inserção de figuras não obedece a qualquer ordem predeterminada. Elas
entram onde eu acho que preciso. E, como são numeradas, cada vez que uma
figura é adicionada, muda o número de todas as que a sucedem. O que, no
Word, não chega a ser problema: basta fazer com que o próprio programa
insira a legenda (um clique com o botão direito na figura, escolher a
entrada Inserir legenda e fornecer o texto). Quem se preocupa em “ajeitar” a
numeração das demais figuras é o próprio Word. Só falta resolver a questão
das referências às figuras espalhadas pelo texto, pois mudando o número da
figura há que mudar o da referência (veja, na ilustração, acompanhando a
seta, como a referência no texto remete à figura).

Isto, no Word, não é realmente um problema. Basta fazer com que as
referências sejam inseridas pelo próprio Word como “referência cruzada”. O
que dá algum trabalho: cada vez que se quer incluir uma referência (figuras,
tabelas, itens, equações e qualquer outro objeto incorporado ao texto), há
que passar para a guia Referências e clicar em Referência cruzada, como
assinalado na ilustração. Em compensação, mudando o número de figuras, basta
solicitar a atualização da referência que o Word providencia a mudança num
piscar de olhos.

Se esse comando estivesse mais à mão, o meu trabalho ficaria tão mais
fácil... Ora, mais à mão que na barra de ferramentas de acesso rápido,
impossível. Então vamos lá: clique com o botão direito na pequena seta para
baixo situada na extremidade direita da barra (assinalada pela seta na
ilustração) para abrir o menu Personalizar barra de ferramentas de acesso
rápido e escolha a opção Mais comandos para abrir a janela correspondente.
Nela, mude o valor da caixa “Escolher comandos em” do padrão (comandos mais
usados) para “Todos os comandos”. A lista cresce um bocado, mas não se
preocupe porque está em ordem alfabética. Procure pela entrada Inserir
referência cruzada, selecione-a, clique no botão Adicionar e feche a janela
clicando em OK.

Pronto: o novo ícone foi incorporado à sua barra de ferramentas de acesso
rápido (na ilustração, é o último da direita). Problema resolvido. Agora, a
cada nova inserção de referência, basta clicar nele para abrir a janela
correspondente. Eu sei que nem todo mundo precisa recorrer com tanta
frequência a esse comando. Afinal, referências cruzadas não são propriamente
o item mais popular da galeria de comandos e eu mesmo, terminada a edição da
apostila, raramente recorrerei a ele. Mas, caso eu desista dele, basta
clicar com o botão direito sobre seu ícone e clicar em Remover da barra de
tarefas de acesso rápido que ele desaparecerá.

O método que usei para resolver meu problema pode ser usado para resolver o
seu, seja qual for o comando exótico que você tenha começado a usar com
maior frequência ultimamente. E você pode repeti-lo para incluir quantos
comandos desejar. Acredite: a flexibilidade de incluir comandos na barra de
ferramentas de acesso rápido facilita um bocado a vida do usuário. De
qualquer aplicativo Office...

Responder a