Re: Lista de python

2019-12-13 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
https://www.python.org/community/lists/
https://python.org.br/lista-de-discussoes/

Em qua., 11 de dez. de 2019 às 09:39, hamacker 
escreveu:

> Eu estou migrando os meus scripts em bash para python, alguns deles até
> acessando base de dados e estou gostando mundo.
> Mas como também sou programador, tenho cometido muitos erros por causa de
> alguns vícios de linguagens que já conheço então será que poderiam
> recomendar uma boa lista de discussão python.
>
> Eu assisti umas videos-aulas e li alguns artigos na internet e já sai
> programando, parece muito fácil. Creio que uma boa lista de discussão me
> ajudaria a impulsionar nesta linguagem que para mim é nova.
>
> []´s a todos.
>


Re: Instalação do Debian Stretch em um Dell R710

2018-02-25 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Tente uma imagem com firmwares (não livres) adicionais:
https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/

Maiores informações:
https://wiki.debian.org/Firmware


Em 26 de setembro de 2017 11:08, Israel Silva  escreveu:

> Bom dia a todos,
>
> Chegou recentemente um servidor Dell R720 e estou tentando instalar o
> Debian no mesmo mas o instalador do Debian não reconhece os disco, em
> algumas pesquisas achei o site [1] onde tem o firmware proprietário, mas
> não achei uma forma de instalar esse firmware durante a instalação do
> sistema, também encontrei esse site [2] no qual informa que o módulo GPL
> megaraid_sas é compatível com minha controladora mas o instalador carrega o
> módulo mas mesmo assim não detecta os discos.
> o comando lspci -nn | grep RAID me retorna a seguinte informação:
> 03:00.0 RAID bus controller [0104]: LSI Logic / Symbios Logic MegaRAID SAS
> 1078 [1000:0060] rev 04
>
> Alguém teria uma dica de como poderia instalar o firmware proprietário na
> instalação de Debian ou até mesmo fazer com que funcione com o modulo
> megaraid_sas?
>
> Desde já, obrigado pela atenção.
>
>
> [1] http://hwraid.le-vert.net/wiki/DebianPackages
> [2] https://wiki.debian.org/LinuxRaidForAdmins
>
>
> --
> "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
>


Re: License Server TOTVS

2015-12-02 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Sim, é possível instalar.
Utilize o pacote alien para converter o license server do formato rpm para
deb e instale normalmente usando o apt.


Em 26 de novembro de 2015 13:20, Paulo Adriano Carvalho da Silva <
pcarva...@sfiec.org.br> escreveu:

>
>
>
>
>
>
>
>
> -- Mensagem encaminhada --
> De: Paulo Adriano Carvalho da Silva 
> Data: 26 de novembro de 2015 11:20
> Assunto: License Server TOTVS
> Para: debian-u...@lists.debian.org
>
>
> É possível instalar o License Server da TOTVS em ambiente Debian Server?
> Se sim, qual a versão do SO / 32 / 64?
> Onde existe documentação de pre-requisitos para instalação e configuração
> do License?
>
> Obrigado
>
>
>
>
>
>
>
>


Re: Duvida Samba 3.6.6

2014-07-21 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Como root, digite:
pdbedit -L



Em 21 de julho de 2014 07:21, Marcelo  escreveu:

> Bom dia,
>
> Existe alguma maneira de listar os usuários do samba?
>
> Nos sambas antigos eu editava o smbpasswd...
>
> Obrigado,
> Marcelo
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> Archive: https://lists.debian.org/53cce990.9000...@gmail.com
>
>


Re: Fwd: Re: Raid - Problema com boot

2014-07-11 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Na vida real, há pontos de encontros para perfis diferentes como
adolescentes, jovens, heteros ou maduros. As pessoas se identificam com um
determinado grupo.
Em particular, gosto e estou habituado com listas de discussão. Acho mais
produtivo e objetivo. Posso salvar somente o que me interessa.
No FB, tem muitos assuntos que não me interessam. Perde-se tempo. Muita
coisa seria off-topic aqui na lista.
O importante é ter opções de escolha.


Em 10 de julho de 2014 20:06, Helio Loureiro 
escreveu:

> Assim como a Globo não obriga a ninguém aguentar o Galvão Bueno na copa, o
> FB não obriga ninguém largar nada por ele.  As pessoas fazem isso pq querem.
>
> De resto, FB contribui tem boa parte de seu sistema como software livre ou
> código aberto, já que tem bastante coisa em javascript.  Ou seja, é
> auditável.
>
> Mas o problema, ou talvez o diferencial, do FB nunca foi código.  Por isso
> que vc não consegue ver.  A diferença deles são as pessoas por trás, numa
> equipe gigantesca de NOC, engenharia, segurança, etc.  O resto, é só meia
> dúzia de linhas de código.
>
> Nesse ponto, não há software livre no mundo que chegue perto.
>
> Abs,
> Helio Loureiro
> http://helio.loureiro.eng.br
> http://br.linkedin.com/in/helioloureiro
> http://twitter.com/helioloureiro
> http://gplus.to/helioloureiro
>
>
> Em 10 de julho de 2014 16:30, Thiago Zoroastro <
> thiago.zoroas...@bol.com.br> escreveu:
>
> O controle do fluxo de informação pelos proprietários, usurpação dos dados
>> dos usuários, isto é um problema. Eu vi problemas acontecendo porque o
>> código do Facebook não é auditável.
>>
>> A maior questão que tenho contra o FB é a centralização que ele provoca
>> na internet. Acredito que toda centralização exagerada é maléfica e pode
>> gerar males difíceis de descrever/documentar.
>>
>> E o Noosfero precisa de melhorar a parte dos comentários. Tem uma
>> interface maravilhosa, aquilo vai ficar *xique* com uma melhorada na
>> parte de comentários dos tópicos. O Orkut vingou tanto porque precisa ter
>> um sistema de interações melhor registrada para os tempos futuros.
>>
>>  Att.
>>
>> Thiago Zoroastro
>>  http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro
>>
>>
>> --
>>
>> *De:* he...@loureiro.eng.br
>> *Enviada:* Quinta-feira, 10 de Julho de 2014 16:23
>> *Para:* thiago.zoroas...@bol.com.br
>>
>> *Assunto:* Fwd: Re: Raid - Problema com boot
>>
>>   Defina "redes livres"?  Livre num sentido político, como pregam os
>> militantes mais de esquerda que misturam assunto não técnicos como música
>> livre, grupo livre, coletio livre (cadê o coletivo do sexo livre?), ou
>> livre num sentido mais técnico, de código livre e aberto, como pregam os
>> que adoram Unix?
>>  Se for a primeira definição, já existe o diaspora, que não é nada mais
>> que um grande fracasso.  E abandonado.  Quem prega seu uso normalmente
>> apela pelo lado político, mas não tem a competência técnica pra dar
>> manutenção no código, que está abandonado.
>>  No quesito 2, pra citar alguns, temos o FB e o Noosfero, do
>> softwarelivre.org/debianbrasil, e esse onde já se está centralizado boa
>> parte da informação.  Apenas a discussão fica localizada no FB, por conta
>> da quantidade de pessoas no grupo (mais de 4k).
>>  Então defina melhor "rede livre"?  Livre de quem?
>>
>>  Abs,
>> Helio Loureiro
>> http://helio.loureiro.eng.br
>> http://br.linkedin.com/in/helioloureiro
>> http://twitter.com/helioloureiro
>> http://gplus.to/helioloureiro
>>
>>
>> Em 10 de julho de 2014 16:13, Thiago Zoroastro <
>> thiago.zoroas...@bol.com.br
>> >
>> escreveu:
>>
>>> O problema é que saírem do FB é pior. O problema real é a necessidade de
>>> migrarmos para redes livres, mas isso é um processo demorado e requer
>>> paciência, estratégia, entendimento comum.
>>>
>>> Para as eleições parece ser ideal inclusive descentralizar mais das
>>> redes proprietárias, porque assim podemos tirar um pouco o monopólio e
>>> controle da informação que as redes proprietárias eventualmente possam
>>> fazer.
>>>
>>>  Att.
>>>
>>> Thiago Zoroastro
>>>  http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro
>>>
>>>
>>> --
>>>
>>> *De:* he...@loureiro.eng.br
>>> 
>>> *Enviada:* Quinta-feira, 10 de Julho de 2014 01:48
>>> *Para:* humbe...@dontec.com.br
>>> 
>>> *Assunto:* Fwd: Re: Raid - Problema com boot
>>>
>>>  O porto é seguro. O problema é que as pessoas estão andando mais de
>>> avião, não de barco.
>>>
>>> Já é lugar comum as pessoas postarem screenshots nas perguntas no FB.
>>> Aqui, pode-se usar links pra um imgur, mas não tem o mesmo "appeal".
>>>
>>> Inclusive tem muitas threads de "mostre seu desktop" com eventuais
>>> discussões sobre window managers.
>>>
>>> ./helio
>>> On Jul 10, 2014 3:03 AM, "Humberto A. Sousa" >> 

Re: Samba4/AD já dá para encarar?

2014-07-04 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
http://wiki.samba.org/index.php/User_Documentation


Em 3 de julho de 2014 22:25, Sandro  escreveu:

> Gostaria de saber o processo de fazer as GPOs no samba 4. Sou iniciante no
> samba 4 e gostaria de saber como implementar isso.
>
>
> Em 3 de julho de 2014 15:36, hamacker  escreveu:
>
>> Sim.
>>
>> Se possivel incluir a migração com posterior desativação do AD-Windows
>> antigo.
>> Isso envolveria a transferencia de objetos e roles de um servidor para
>> outro.
>>
>>
>> Em 2 de julho de 2014 21:27, Leandro  escreveu:
>>
>>> Legal mesmo pra que tem skill alto criarmos um documento mesmo,por que
>>> na boa galera tem coisa truncada demais na NET tipo samba replicado... e
>>> outra gente na boa recovery do samba isso e fundamental a filosofia do
>>> linux gente,receita do bolo depois cada um poe a sua cereja.. acho que é
>>> isso contem comigo
>>>  Em 02/07/2014 13:54, "Marlon Willrich"  escreveu:
>>>
>>> Pena que via APT não anda estável, instalei também um servidor de teste
 a um tempo atras mais varios problemas...

 Acho que ainda nao existe um tutorial descente que via apt possa
 utilizar um samba 4 no debian 7.



 Em 2 de julho de 2014 13:44, ADIEL  escreveu:

> Srs. Boa tarde. Estive estudando o Samba 4 uns tempos atras. Ele tinha
> todas as funcionalidades do AD ate o 2008. Exceto a  criacao de florestas 
> e
> relacoes de confianca. Ou seja, voce pode ter dominio.com, mas nao
> filial.dominio.com.
>  On Jul 2, 2014 11:51 AM, "Fagner Patricio" 
> wrote:
>
>> Acho que isso é uma questão que muitos aqui gostariam de resolver,
>> que tal agente fazer uma instalação treino conjunta e depois criar um
>> tutorial para todos seguirem?
>>
>> Definimos um cenário mais complexo possivel e procedemos as
>> instalações configurações necessárias!
>>
>>
>> Em 2 de julho de 2014 10:44, Thiago T. Faioli <
>> thiago.fai...@gmail.com> escreveu:
>>
>>> Para  o seguinte ambiente é viável:
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>  _ _ Matriz=Miami-USA=100usuários  ( domínio *raiz da floresta /
>>> catálago global )   * ( dominio.dom)
>>> |
>>> |
>>> |
>>> link 2MBFull - OpenVpn
>>> |
>>> |
>>> |
>>> | _ _Filial_01=Rio de Janeiro=100usuários  ( AD - relação de
>>> confiança )  ( filial01.dominio.dom)
>>> |
>>> |
>>> |
>>> |
>>> link 2MBFull - IPSec
>>> |
>>> |
>>> |
>>> | _ _Filial_02=Marabá-Pará=30usuários  ( AD - relação de confiança
>>> )  ( filial02.dominio.dom)
>>> |
>>> |
>>> |
>>> Link 2MBFull - OpenVpn
>>> |
>>> |
>>> |
>>> |_ _Filial_03=BeloHorizonte-MG=120usuários  ( AD - relação de
>>> confiança )  ( filial03.dominio.dom)
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Cada link é dedicado ao tráfego SMB e atualmente cada um dos locais
>>> possuem dois servidores "Windows Server 2008" ambos atuando 
>>> respectivamente
>>> como primário e secundário...
>>>
>>> Este ambiente opera desta forma a 3 anos!
>>>
>>> A empresa não tem qualquer problema em adotar o SAMBA! Inclusive
>>> seus desktops são Windows, Fedora, MAC e Funtoo !  Também possuem
>>> servidores Solaris,AIX e Linux ...
>>>
>>> Minha questão é a seguinte! A última vez que implantei um SAMBA foi
>>> na sua primeira versão 3.0 e em um rede infinitamente menor e sem
>>> complexidade!
>>>
>>> *E minha pergunta é: Para o ambiente próximo ou igual ao descrito
>>> acima! É possível subistituir completamente o windão pelo SAMBA4 de 
>>> forma
>>> totalmente transparente ? ou seja, sem "problemas", sem  "gambiarras" e 
>>> sem
>>> intermitências ??*
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Abrs
>>> Thiago Faioli
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em 2 de julho de 2014 09:05, Fagner Patricio <
>>> fagner.patri...@gmail.com> escreveu:
>>>
>>> Também tenho muito interesse em adotar o samba 4 com AD, mesmo
 motivo economizar Licenças e CALs, no meu caso nunca mexe com samba 
 nessa
 situação e gostaria de uma documentação.


 Em 2 de julho de 2014 09:04, Fagner Patricio <
 fagner.patri...@gmail.com> escreveu:

> Também tenho muito interesse em adotar o samba 4 com AD, mesmo
> motivo economizar Licenças e CALs, no meu caso nunca mexe com samba 
> nessa
> situação e gostaria de uma documentação.
>
>
> Em 2 de julho de 2014 09:02, carne_de_passaro <
> carnedepass...@gmail.com> escreveu:
>
> Aproveitando a thread,
>>
>> vocês que já estão utilizando o samba4, estão em um ambiente
>> replicado, com réplicas online? Quantos servidores replicados? Tem
>> funcionado bem?
>>
>>  []'s
>>
>>
>> Em 1 de julho 

Re: Samba4/AD já dá para encarar?

2014-07-03 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
No mês passado, Instalei o samba 4 via apt utilizando o wheezy-backports.
Está em produção com AD e GPO.


Em 2 de julho de 2014 13:53, Marlon Willrich  escreveu:

> Pena que via APT não anda estável, instalei também um servidor de teste a
> um tempo atras mais varios problemas...
>
> Acho que ainda nao existe um tutorial descente que via apt possa utilizar
> um samba 4 no debian 7.
>
>
>
> Em 2 de julho de 2014 13:44, ADIEL  escreveu:
>
> Srs. Boa tarde. Estive estudando o Samba 4 uns tempos atras. Ele tinha
>> todas as funcionalidades do AD ate o 2008. Exceto a  criacao de florestas e
>> relacoes de confianca. Ou seja, voce pode ter dominio.com, mas nao
>> filial.dominio.com.
>>  On Jul 2, 2014 11:51 AM, "Fagner Patricio" 
>> wrote:
>>
>>> Acho que isso é uma questão que muitos aqui gostariam de resolver, que
>>> tal agente fazer uma instalação treino conjunta e depois criar um tutorial
>>> para todos seguirem?
>>>
>>> Definimos um cenário mais complexo possivel e procedemos as instalações
>>> configurações necessárias!
>>>
>>>
>>> Em 2 de julho de 2014 10:44, Thiago T. Faioli 
>>> escreveu:
>>>
 Para  o seguinte ambiente é viável:





  _ _ Matriz=Miami-USA=100usuários  ( domínio *raiz da floresta /
 catálago global )   * ( dominio.dom)
 |
 |
 |
 link 2MBFull - OpenVpn
 |
 |
 |
 | _ _Filial_01=Rio de Janeiro=100usuários  ( AD - relação de confiança
 )  ( filial01.dominio.dom)
 |
 |
 |
 |
 link 2MBFull - IPSec
 |
 |
 |
 | _ _Filial_02=Marabá-Pará=30usuários  ( AD - relação de confiança )
  ( filial02.dominio.dom)
 |
 |
 |
 Link 2MBFull - OpenVpn
 |
 |
 |
 |_ _Filial_03=BeloHorizonte-MG=120usuários  ( AD - relação de
 confiança )  ( filial03.dominio.dom)




 Cada link é dedicado ao tráfego SMB e atualmente cada um dos locais
 possuem dois servidores "Windows Server 2008" ambos atuando respectivamente
 como primário e secundário...

 Este ambiente opera desta forma a 3 anos!

 A empresa não tem qualquer problema em adotar o SAMBA! Inclusive seus
 desktops são Windows, Fedora, MAC e Funtoo !  Também possuem servidores
 Solaris,AIX e Linux ...

 Minha questão é a seguinte! A última vez que implantei um SAMBA foi na
 sua primeira versão 3.0 e em um rede infinitamente menor e sem 
 complexidade!

 *E minha pergunta é: Para o ambiente próximo ou igual ao descrito
 acima! É possível subistituir completamente o windão pelo SAMBA4 de forma
 totalmente transparente ? ou seja, sem "problemas", sem  "gambiarras" e sem
 intermitências ??*




 Abrs
 Thiago Faioli







 Em 2 de julho de 2014 09:05, Fagner Patricio >>> > escreveu:

 Também tenho muito interesse em adotar o samba 4 com AD, mesmo motivo
> economizar Licenças e CALs, no meu caso nunca mexe com samba nessa 
> situação
> e gostaria de uma documentação.
>
>
> Em 2 de julho de 2014 09:04, Fagner Patricio <
> fagner.patri...@gmail.com> escreveu:
>
>> Também tenho muito interesse em adotar o samba 4 com AD, mesmo motivo
>> economizar Licenças e CALs, no meu caso nunca mexe com samba nessa 
>> situação
>> e gostaria de uma documentação.
>>
>>
>> Em 2 de julho de 2014 09:02, carne_de_passaro <
>> carnedepass...@gmail.com> escreveu:
>>
>> Aproveitando a thread,
>>>
>>> vocês que já estão utilizando o samba4, estão em um ambiente
>>> replicado, com réplicas online? Quantos servidores replicados? Tem
>>> funcionado bem?
>>>
>>>  []'s
>>>
>>>
>>> Em 1 de julho de 2014 19:51, Thiago Finardi 
>>> escreveu:
>>>
>>> Olá Hamacker,

 Estou utilizando o Samba 4 há seis meses em ambiente de produção
 com GPO, compartilhamentos e ACL's. Até o momento, não há nada (em meu
 ambiente) que o Samba tenha me deixado na mão. Mas assim como o Paulo,
  recomendo compilar os fontes.

 Abraço.


 Em 1 de julho de 2014 19:20, Paulo  escreveu:

 Caro Hamacker,
>
> Fiz alguns testes com o Samba4 e ele funciona muito bem.
> Inclusive as GPO's.
> Dica: Não instale por apt-get, baixe e instale os fontes.
> Por apt-get eu não consegui fazer funcionar.
> Se quiser mais dicas ou um tutorial me escreva diretamente.
>
> Abraços,
> Paulo Correia
>
> Em 01-07-2014 15:39, hamacker escreveu:
>
>  Olá pessoal,
>>
>> Eu me distanciei um pouco do Samba.
>> Eu era proficiente com o samba3, instalando-o como PDC, e
>> abusando de alguns modulos como antivirus, lixeira na rede, etc... 
>> será que
>> meus skills anteriores são suficientes para encarar o

Re: virtualbox

2014-06-17 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Em cpu's que não tem recurso de virtualização, o vitualbox só mostra a
opção para 32 bits.



Em 16 de junho de 2014 15:00, Manoel Pedro de Araújo 
escreveu:

> instalei mas so aparece a opção para 32 bits
>
>
> Em 16 de junho de 2014 13:59, Rubens Junior  escreveu:
>
> Eu uso o Debian 64 dentro de um VirtualBox. Quando vc vai criar uma
>> maquina ele pergunta qual S.O/Distribuicao/Arquitetura. A minha maquina
>> depois de criada ficou com a logomarca do Debian com um 64. Como meu
>> Windows eh 64 (estou sem maquina pessoal e estou unsando um computador
>> comunitario) talvez seja por isso. Nao sei se eh possivel instalar um S.O
>> 64 onde o hospedeiro (S.O do computador fisico) seja 32 bits.
>>
>>
>> Em 16 de junho de 2014 11:33, Manoel Pedro de Araújo 
>> escreveu:
>>
>> alguem sabe como habilitar o virtualbox para instalar distro amd64 ?
>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Manoel
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Atenciosamente,
>> Rubens S. O. Jr
>>
>>
>
>
> --
> Manoel
>


[off-topic] Aniversário de 30 anos de GNU

2013-09-27 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Há 30 anos, em 27/09/1983, Richard Stallman anunciou o projeto GNU.

Maiores informações:

https://www.gnu.org/gnu30/


Re: [OT] O que há de errado com meu e-mail ?

2012-12-20 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Bruno,

Repare que a mensagem de erro que vc recebeu é diferente do que estávamos
discutindo.
Veja abaixo:

>
> We've encountered some problems while sending listmail to your
> emailaddressmeulinux.deb...@gmail.com.
>
> In the last seven days we've seen bounces for the following list:
> * debian-user-portuguese
>   1 bounce out of 49 mails in 7 days (2%, kick-score is 80%)
>   (http://lists.debian.org/bounces/lx0SLKplj7hVw7r6dSePGQ
)
>
> (The link above points to a copy of the latest bounce
> and will be valid for seven days.)
>
> If the bounce-rate passes the kick-score, our bounce-detection will
> forcibly
> remove your subscription.
>
> Bounces happen from time to time when spam slips through our filters but
> are
> rejected by your mail provider.  If you are your own mail provider and use
> 'Before-Queue Content filtering', you should whitelist bendel.debian.org
> from
> Content filtering.
>
> However: You can safely ignore this message (and you will not be
> unsubscribed
>   ) if your kick-score remains low.
>
> For more information seehttp://wiki.debian.org/Teams/ListMaster/FAQ
>
> You are welcome to contactlistmas...@lists.debian.org  if you think this
> message was sent in error.
>
>


Em 19 de dezembro de 2012 10:31, Bruno Schneider
escreveu:

> Desculpem ressuscitar o tópico antigo, mas não aguentei tanta
> especulação junto de tão pouca buscar concreta por informações.
>
> 2012/12/11 Alberto Y. Fujihira escreveu:
> > As pessoas que receberam essa mensagem tem conta no gmail.
> > Talvez esteja relacionado com os problemas que ocorreram recentemente nos
> > serviços do Google, como mostra o Google Apps Dashboard
>
> Eu também recebi e a própria mensagem de erro deixa muito claro o que
> está acontecendo:
>
>   "Our system has detected that this message is likely
>   unsolicited mail. To reduce the  amount of spam sent
>   to Gmail, this message has been blocked."
>
> O Gmail está ficando mais agressivo contra SPAM e ao invés de receber
> a mensagem e rotular como SPAM, resolveu negar a entrega.
>
> Agradeço ao Matsumoto por avisar que o kick-score da lista fica em
> torno de 80% e portanto ninguém precisa se preocupar. Eu procurei essa
> informação e não tinha encontrado.
>
> --
> Bruno Schneider
> http://www.dcc.ufla.br/~bruno/
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> Archive:
> http://lists.debian.org/cap1wdquxpmlswzbgpqqf0gq6hzer13a_tabpmomhwqvlcy_...@mail.gmail.com
>
>


Re: [OT] O que há de errado com meu e-mail ?

2012-12-11 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
As pessoas que receberam essa mensagem tem conta no gmail.
Talvez esteja relacionado com os problemas que ocorreram recentemente nos
serviços do Google, como mostra o Google Apps Dashboard (link abaixo).

http://www.google.com.br/appsstatus#hl=pt-BR&v=status&ts=1355258453581


2012/12/11 Flavio M Matsumoto 

> Olá, eu também já recebi esse e-mail e é uma coisa normal e geralmente
> benigna.
>
> Quando o servidor da lista do Debian tenta enviar um e-mail para você e
> não consegue, isto é volta por alguma razão (quota de usuário
> ultrapassada, seu servidor de e-mail caiu, etc), passa a mensagem abaixo.
> Se a taxa de retornos for excessiva a sua inscrição é removida, mas acho
> que este extremo só ocorre em caso que uma determinada conta de e-mail
> deixa realmente de existir.
>
> No seu caso, somente 1 de 49 mails retornou, isto é, somente 2% que é bem
> abaixo de 80% que seria uma taxa preocupante (kick-score).
>
> Desconsidere por enquanto, não deve ser nada de mais.
> --
> Prof. Dr. Flávio M. Matsumoto
> UFPR - ET - Departamento de Química
> Caixa Postal 19050, 81531-980, Curitiba, PR.
> Linux user #66569 (http://linuxcounter.net/user/66569.html)
>
> Em Ter, Dezembro 11, 2012 2:01 pm, Robson Dantas escreveu:
> > Moderadores, o que há de errado com meu email, recebi esta notificação
> > abaixo e não entendo porque meu email está sendo usado em excesso se eu
> > mal envio email para a lista!?
> >
> > Eu uso Linux e não Windows para que algum malware faça uso do meu
> email...
> >
> > -
> >
> > We've encountered some problems while sending listmail to your
> > emailaddressmeulinux.deb...@gmail.com.
> >
> > In the last seven days we've seen bounces for the following list:
> > * debian-user-portuguese
> >   1 bounce out of 49 mails in 7 days (2%, kick-score is 80%)
> >   (http://lists.debian.org/bounces/lx0SLKplj7hVw7r6dSePGQ)
> >
> > (The link above points to a copy of the latest bounce
> > and will be valid for seven days.)
> >
> > If the bounce-rate passes the kick-score, our bounce-detection will
> > forcibly
> > remove your subscription.
> >
> > Bounces happen from time to time when spam slips through our filters but
> > are
> > rejected by your mail provider.  If you are your own mail provider and
> use
> > 'Before-Queue Content filtering', you should whitelist bendel.debian.org
> > from
> > Content filtering.
> >
> > However: You can safely ignore this message (and you will not be
> > unsubscribed
> >   ) if your kick-score remains low.
> >
> > For more information seehttp://wiki.debian.org/Teams/ListMaster/FAQ
> >
> > You are welcome to contactlistmas...@lists.debian.org  if you think this
> > message was sent in error.
> >
> >
> >
> >
> > --
> > To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> > with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> > listmas...@lists.debian.org
> > Archive: http://lists.debian.org/50c758c0.8020...@gmail.com
> >
> >
>
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> Archive:
> http://lists.debian.org/263b71430134bb1c5e9dca64d8e5589c.squir...@webmail.ufpr.br
>
>


Re: Squid para 2 redes distintas

2012-10-23 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
A porta padrão do squid é a 3128.
No iptables, vc está redirecionando para a porta 8080.
Redirecione para a porta correta.

Em 19/10/12, Keppler escreveu:
> Boa tarde galera.
> Seguinte:
> Na empresa será aberto um novo departamento, que deverá ter sua rede
> separada do restante da empresa.
> É mais ou menos o seguinte:
>
> Empresa: Rede = 192.168.1.0
> Departamento: Rede = 192.168.2.0
>
> Para facilitar, vamos chamar de
> Rede1 = 192.168.1.0
> Rede2 = 192.168.2.0
>
> Quero usar _o mesmo servidor_ para controlar o acesso dos funcionários
> via squid/proxy.
> As interfaces deste servidor são as seguintes:
> eth0 = rede interna (lan)
> eth1 = conexão com a internet (Wan)
>
> Então neste servidor (que já está funcionando perfeitamente para a
> REDE-1), criei um "alias" na interface eth0 para criar a o gateway da
> nova rede, ou seja a Rede2. Abaixo está a saída (resumida) do comando
> "ifconfig" para ficar mais claro:
>
> eth0  Link encap:Ethernet  Endereço de HW 15:bg:41:7d:1f:02
>inet end.: 192.168.1.254  Bcast:192.168.66.255
> Masc:255.255.255.0
>
> eth0:1Link encap:Ethernet  Endereço de HW 15:bg:41:7d:1f:02
>inet end.: 192.168.2.254  Bcast:192.168.2.255
> Masc:255.255.255.0
>
>
> eth1  Link encap:Ethernet  Endereço de HWaddr 00:19:F2:81:C9:EA
>inet addr: xxx.xxx.xxx.xxx  Bcast: xxx.xxx.xxx.xxx  Mask:
> 255.255.255.192
>
>
> No iptables configurei as seguintes regras para redirecionar a conexão
> das duas redes (Rede1 e Rede2) para a porta do squid:
> $iptables -t nat -A PREROUTING -i $Rede1 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT
> --to-port 8080
> $iptables -t nat -A PREROUTING -i $Rede2 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT
> --to-port 8080
>
>
> E no "/etc/squid.conf" criei outra acl para a Rede2:
> acl Rede1 src 192.168.1.0/24  # Aqui esta regra já existia para Rede1
> que funciona normalmente
> acl Rede2 src 192.168.2.0/24
>
> Mas não está funcionando!!
> Onde estou errando galera?...alguém poderia me ajudar por favor?
>
>
>
>
>
>
>


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: 
http://lists.debian.org/canjpd5qh_6zmecmx0ddu0mov52o9zxuchy5bkcfhkt80wav...@mail.gmail.com



Re: [off-topic] Curso online LPI

2012-10-01 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Você pode encontrar ajuda e muitas informações sobre LPI no grupo abaixo:

http://br.groups.yahoo.com/group/lpi/

Em 01/10/12, Rafael Henrique da Silva
Correia escreveu:
> Eu quando fui fazer a prova li dois livros:
>
> http://www.linuxmall.com.br/produto/livro-certificacao-linux-lpi-nivel-1.html
> http://www.linuxnewmedia.com.br/shopping/livro/certificacaeo_lpi_1_4_edicaeo_2012
>
> E mais o material da IBM contido neste site:
>
> http://www.ibm.com/developerworks/linux/lpi/101.html?S_TACT=105AGX03&S_CMP=LPLINUX
>
> Recomendo esses materiais. Sobre o curso do Uirá não posso dizer pois não
> conheço quem fez.
>
> Bom fica ai a dica.
> Abraço
>
> Em 3 de julho de 2012 14:46, João Claudio
> escreveu:
>
>> Galera,
>>
>> Alguém indica o curso do Professor Uirá Ribeiro para tirar LPI?
>>
>> Abraço,
>>
>> João Claudio
>> joaoclaudi...@gmail.com
>>
>>
>
>
> --
> Rafael Henrique da Silva Correia
> http://abraseucodigo.com.br
>
> Bacharel em Ciência da Computação
> Administrador de Sistemas Linux
> Certificado pela LPIC - 101
> ID: LPI000160699
>


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: 
http://lists.debian.org/CANjpd5RWtALkp1etkWDd=MYSHEOVK4=prgmpxwgmuz-phxt...@mail.gmail.com



Re: programa para desligar/reiniciar a partir do botão power

2012-09-18 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Não há necessidade de utilizar um script.
Pode-se utilizar o arquivo /etc/inittab para determinar a ação quando
são pressionados as teclas ctrl alt del.

A ação padrão é reiniciar o sistema:

# What to do when CTRL-ALT-DEL is pressed.
ca:12345:ctrlaltdel:/sbin/shutdown -t1 -a -r now

Mas pode-se alterar a linha acima para desligar o sistema:

ca:12345:ctrlaltdel:/sbin/shutdown -t1 -a -h now


Em 13/09/12, John Martius escreveu:
> Valeu pessoal, vou instalar aqui os pacotes que foram informados e comento
> o resultado.
>
> Rodolfo: então, eu tinha achado na net um script pra fazer isso, mas por
> isso que quero instalar um pacote. Evitar gambias! heuheu
>
> Att.
>
> Em 13 de setembro de 2012 18:21, Rodolfo  escreveu:
>
>> ""botão power ele desligue ou reinicie o sistema?""
>>
>> Por padrão botão power somente desliga o sistema, caso queira que
>> reinicie, terá que configurar para isso.
>>
>> Se você tiver dificuldades em utilizar o acpi, tenho uma sugestão:
>>
>> - Crie um script que capture o acionamento do botao power, assim que ele
>> for apertado, aciona o script, que por sua vez executa
>>
>> # shutdown -h now
>>
>> Isso se chama gambi para alguns...para mim se chama necessidade de fazer
>> uma coisa antiga funcionar como eu quero. kk
>>
>> Abraços.
>>
>> Em 13 de setembro de 2012 16:41, John Martius
>> escreveu:
>>
>> Olá,
>>>
>>> Sabem algum programa (pacote do Debian) para que ao clicar no botão
>>> power
>>> ele desligue ou reinicie o sistema?
>>> Preciso de algo assim porque estou usando somente terminal modo texto e
>>> fica ruim digitar um comando sempre que necessario.
>>>
>>> Att.
>>> John
>>>
>>
>>
>


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: 
http://lists.debian.org/canjpd5thrhr-vvca3fdwxvgcqtjwx6tgfn14keumstfx5ho...@mail.gmail.com



Re: Compatibilidade de hardware - Servidor Dell PowerEdge T110 II

2012-08-30 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Já instalei o Debian nesse servidor. É totalmente compatível,
inclusive a placa de rede e de video.

Em 23/08/12, Keppler escreveu:
> Boa tarde pessoal.
>
> Estamos pensando em adquirir um servidor Dell, mais especificamente o
> *PowerEdge T110 II*.
>
> No entanto, ao conversar diretamente com o especialista técnico deles, o
> cara me falou que só é homologado para _*Suse*_ e _*Red Hat*_,
> principalmente quanto aos próprios softwares da Dell para gerenciamento
> e análise tecnica do hardware.
>
> Alguém utiliza este servidor em produção com o Debian?
> Alguém saberia me dizer sobre a compatibilidade de hardware
> principalmente quanto à _*placa de rede*_ e _*VGA*_ ?
>
>
> grande abraço,
> Jurgen
>


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: 
http://lists.debian.org/canjpd5razgudnrdbv5dbnrxb2xk10apjjzjsbq+hwkind-n...@mail.gmail.com



Re: Gerenciamento de Impressão / Quota em Linux

2012-04-06 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Tem também o
- Pykota (http://www.pykota.com/)
- Kingfisher (http://sourceforge.net/projects/kingfisherqm/)
- Curupira 
(http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=3632535)

Se estiver usando samba e cups, vc pode usar o exemplo abaixo:

This is an example command of how root would set a print quota in
CUPS, assuming an existing printer named “quotaprinter”:

root# lpadmin -p quotaprinter -o job-quota-period=604800 \
-o job-k-limit=1024 -o job-page-limit=100

This would limit every single user to print no more than 100 pages or
1024 KB of data (whichever comes first) within the last 604,800
seconds ( = 1 week).

(http://www.samba.org/samba/docs/man/Samba-HOWTO-Collection/CUPS-printing.html#id2647322)


Em 04/04/12, Fabiano Santos escreveu:
> Rodolfo!
> Acho que o vai te ajudar é o Cups com o Jasmine.
>
> Grande abraço,
> Fabiano
>
>
>
> Em 4/4/2012 14:49, Rodolfo escreveu:
>>
>> Poxa, obrigado pela ajuda, vou pesquisar aqui.
>>
>>
>> No aguardo de mais informações companheiros =D
>>
>>
>> Como diz o Unix aqui do trampo: "Com grandes poderes também vem grandes
>> responsabilidades" (essa frase não tem nada a ver não tá, é que eu
>> gosto de repetir ela '-' ).
>>
>>
>>
>> Abraços.
>>
>> Em 4 de abril de 2012 13:40, Dane  escreveu:
>>>
>>> Olá Rodolfo.
>>>
>>> Você pode usar o ibquota, é um software antigo mas funcionava bem até a
>>> última vez que testei.
>>>
>>> Tem o papercut também mas este é pago se não me engano, mas vc pode
>>> verificar.
>>>
>>> Abraço
>>>
>>> Em 04-04-2012 14:25, Rodolfo escreveu:
>>>
 Boa tarde pessoal,
 Preciso de umas informações:
 1 - Aqui na empresa utilizamos uma impressora Ricoh em rede, instalada
 em windows server 2003. No entanto, estamos com problema no
 gerenciamento das impressões, não temos controle de impressão por
 usuário, e a impressora é alugada (pagamos contrato com uma prestadora
 de serviços, que deixou muito a desejar). Gostaría de saber se alguem
 tem experiência e informação quanto ao gerenciamento de quotas de
 impressão utilizando Linux. Dei essa ídeia aqui no setor, visto que na
 minha opnião sería melhor deixarmos uma máquina separada só para ser
 usada nos serviços de impressão e gerenciamento. Se alguem tiver como me
 informar o tipo de impressora utilizada, marca, modelo e qual pacote
 usado para gerenciamento de quotas de impressão, enfim, quería ajuda em
 obter informações acerca deste assunto.
 Detalhe, a impressora precisaria estar em rede.
 Desde já agradeço.
 Rodolfo Azevedo
>>>
>>>
>>> --
>>> Att. Dane Everson
>>> Atua Sistemas de Informação
>>> Skype: dane.atua
>>> Msn: d...@atua.com.br
>>> Fone: (54) 3045-4044
>>> Celular: (54) 9905-5712
>>> Linux User #548369
>>>
>>>
>>> --
>>> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
>>> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
>>> listmas...@lists.debian.org
>>> Archive: http://lists.debian.org/4f7c8791.7050...@atua.com.br
>>>
>>
>
> -- To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org Archive:
> http://lists.debian.org/4f7cfabc.70...@gmail.com


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: 
http://lists.debian.org/canjpd5qtu69tj2vws22yizsbewxgpbsvw2qjcuvpdeib4mf...@mail.gmail.com



Re: Atualização de servidores

2012-02-14 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Deve-se atualizar para a versão seguinte, isto é, do 4 para o 5 e
depois para o 6.
É importante também ler as notas de lançamento (release notes) que tem
bastante informações sobre atualizações.

Em 13/02/12, Jeferson Nataniel Slywitch escreveu:
> Bom dia a todos, estou com um duvida: tenho 2 servidores com o debian 4 e 2
> com o 5, queria atualizar para o 6, para eu atualizar eu teria que passar
> de 4 para 5 e depois de 5 para a 6 ou posso atualizar de 4 para a 6 direto
> que não teria nenhum problema? 1 servidor que eu tinha o debian 5 eu
> atualizei para o 6 sem problemas e fiz isso localmente, teria tambem o
> problema de atualizar remotamente?
>
> por enquanto obrigado!
>
>
> Ao receber este e-mail, favor confirmar o recebimento.
>
> #
> Jeferson Slywitch
> http://choppnerd.com
> linux user #518074 - counter.li.org
> - Slackware Linux
> - Debian Linux
> #
>  Seja livre! Use Linux! #
> #
>


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: 
http://lists.debian.org/CANjpd5TMSvKeaOG7sMcg6=kuxapyntpx8zcklxxcg6l68rm...@mail.gmail.com



Re: Som no Squeeze

2012-02-14 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Verifique se o usuário está no grupo audio.


Em 13/02/12, Rafael Cunha escreveu:
> Olá a todos
>
> Sempre instalo o Debian a partir do mínimo, daí instalo os pacotes a
> medida que vou precisando, sob demanda.
> Mas no Squeeze ainda não consegui instalar o som, o sistema reconhece
> a placa, instalei os pacotes do alsa, alsa-utils, alsa-base,
> alsa-tools. Não sei mais, tenho procurado na net, mas sem muito
> sucesso.
> No Lenny fazia a mesma coisa e não tive problema.
> Sabem de algo que possa tentar.
>
> Desde já agradeço
>
> --
> []s Rafael Cunha
> linux user #399164
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> Archive:
> http://lists.debian.org/ca+0ytfv+qbd-zmf_4ocxw64gm4dmtwpptgxhm0wnxm-skf...@mail.gmail.com
>
>


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: 
http://lists.debian.org/CANjpd5R43nyGdpDSc1Yxa9W6Lp4xn5cASKe661PupECqpsw=x...@mail.gmail.com



Re: sem espaço para atualizar kernel (wheezy/sid)

2012-02-11 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Vai ter que redimensionar as partições utilizando os comandos do lvm.
São seguros, mas é bom fazer backup.


Em 10 de fevereiro de 2012 17:32, Gunther Furtado
escreveu:

> Olá,
>
> Tenho tido dificuldades em atualizar o kernel pois o particionador do
> cd de instalação oficial que eu usei há alguns meses designou espaço
> aparentemente insuficiente para para o "/".
>
> 
> # dpkg -i
> /var/cache/apt/archives/linux-image-3.2.0-1-amd64_3.2.4-1_amd64.deb
> (Lendo banco de dados ... 164676 ficheiros e directórios actualmente
> instalados.)
> Desempacotando linux-image-3.2.0-1-amd64 (de
> .../linux-image-3.2.0-1-amd64_3.2.4-1_amd64.deb) ...
> dpkg: erro processando
> /var/cache/apt/archives/linux-image-3.2.0-1-amd64_3.2.4-1_amd64.deb
> (--install):
>  falhou ao escrever na cópia do buffer para mecanismo dpkg-deb durante
> './lib/modules/3.2.0-1-amd64/kernel/net/sunrpc/sunrpc.ko': Não há
> espaço disponível no dispositivo
> dpkg-deb (sub-processo): subprocess dados was killed by signal (Pipe
> quebrado)
> dpkg-deb: error: sub-processo  retornou estado de saída de
> erro 2
> Examining /etc/kernel/postrm.d .
> run-parts: executing /etc/kernel/postrm.d/initramfs-tools
> 3.2.0-1-amd64 /boot/vmlinuz-3.2.0-1-amd64
> run-parts: executing /etc/kernel/postrm.d/zz-update-grub 3.2.0-1-amd64
> /boot/vmlinuz-3.2.0-1-amd64
> Erros foram encontrados durante o processamento de:
>  /var/cache/apt/archives/linux-image-3.2.0-1-amd64_3.2.4-1_amd64.deb
>
> -
>
> # df
> Sist. Arq. 1K-blocos  Usad   Dispon. Uso% Montado em
> rootfs329233234991 77244  76% /
> udev 1411148 0   1411148   0% /dev
> tmpfs 283476   812282664   1% /run
> /dev/mapper/shreknemo-root329233234991 77244  76% /
> tmpfs 566952  1640565312   1% /run/shm
> /dev/sda1 240972 26418202113  12% /boot
> /dev/mapper/shreknemo-tmp 376807 15713341638   5% /tmp
> /dev/mapper/shreknemo-usr8647944   4515928   3692720  56% /usr
> /dev/mapper/shreknemo-var2882592889768   1846392  33% /var
> /dev/mapper/shreknemo-home 462778232 121547736 317722736  28% /home
>
> Com este particionamento, só consigo manter um único kernel instalado.
> Perguntas:
>
> (i) Aqueles programinhas para alterar o tamanho das partições lv
> funcionam e são razoavelmente seguros?
>
> (ii) Isto é um bug?
>
> (iii) Se isto é um bug, contra qual pacote devo reportá-lo?
> debian-installer?
>
> Grato,
>
> --
>
> "Cuando la guática pide comídica
> Pone al cristiánico firme y guerrérico
> Por sus poróticos y sus cebóllicas,
> No hay regimiéntico que los deténguica
> Si tienen hámbrica los populáricos." Violeta Parra
>
> Gunther Furtado
> Curitiba - Paraná - Brasil
> gunfurt...@gmail.com
> sip:furta...@ekiga.net
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> Archive:
> http://lists.debian.org/calkj2cqsl2be9bnxgpp1s5qmm6yksdaarakueqrxyo5onhu...@mail.gmail.com
>
>


Re: SSH sem senha deixou de funcionar

2011-12-25 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Verifique o prazo de validade do certificado/chave.

Em 23 de dezembro de 2011 12:09, Adriano Rafael Gomes
escreveu:

> Em Fri, 23 Dec 2011 11:34:14 -0200
> "Welington Rodrigues Braga (Listas)"
>  escreveu:
>
> > Salve todos,
>
> Salve!
>
> > Eu tenho alguns servidores que gerencio remotamente via
> > SSH e já faz alguns anos que eu os acesso usando
> > certificado dsa e rsa. (aquele esquema do ssh-keygen e
> > ssh-copy-id). Mas de uns tempos pra cá um servidor  parou
> > de autenticar desta forma sem que eu tenha alterado a sua
> > configuração. O que poderia estar acarretando isto?
>
> Welington, tente descobrir a causa do problema usando a
> opção -v do ssh. Veja no man ssh os detalhes dessa opção.
>


Re: Conhecendo ferramentas de Virtualização

2011-12-14 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Eu também recomendo o kvm.
Uma curiosidade: um dos mantenedores do kvm é o brasileiro Marcelo Tosatti.
O colega debiano André Felipe Machado escreveu um artigo muito
interessante, que talvez te ajude, intitulado "Virtualização e serviço de
arquivos em cluster de alta disponibilidade com Debian Etch, com
redundância, espelhamento, replicação, em ambientes de desenvolvimento".
http://www.techforce.com.br/news/linux_blog/virtualizacao_e_servico_de_arquivos_em_cluster_ha_com_debian_etch_parte_1
http://www.techforce.com.br/news/linux_blog/virtualizacao_e_servico_de_arquivos_em_cluster_ha_com_debian_etch_parte_2
http://www.techforce.com.br/news/linux_blog/virtualizacao_e_servico_de_arquivos_em_cluster_ha_com_debian_etch_parte_3



Em 14 de dezembro de 2011 15:43, André Ribas escreveu:

> Em 14 de dezembro de 2011 15:23, Moksha Tux  escreveu:
> > Muito obrigado André pela atenção. Estive pesquisando sobre KVM e fiquei
> > curioso com alguns pontos... Esse proheto é encabeçado pela Red Hat?
> Segundo
> > o seguinte link: http://www.openvirtualizationalliance.org/ parece que
> a Red
> > Hat é uma das líderes deste projeto mas depois que visitei este link:
> > http://et.redhat.com/ me pareceu que este projeto pertença a Red Hat por
> > favor corrija-me se estiver falando alguma besteira. Mesmo que o KVM
> venha a
> > ser um projeto de RH, o uso e suporte dele para Debian e/ou Ubuntu corre
> > algum risco? Peço perdão por tanta pergunta e na sua maioria imatura mas
> > quanto mais eu leio sobre o assunto sou apresentado a soluções bastante
> > maduras e elogiadas e o KVM é uma delas. Abraços,
> >
>
> Olá Moksha, ambos estamos no mesmo barco. Também estou começando agora
> e sei pouco ainda, então nenhuma pergunta sua parecer-me-á imatura.
> Muito pelo contrário, a curiosidade e a vontade de aprender demonstram
> que você está no caminho certo.
>
> Pelo que me lembro da história do KVM ele foi desenvolvido por uma
> empresa (que não me recordo o nome) que posteriormente foi incorporada
> pela Red Hat. A Red Hat abriu o código fonte (ou já era aberto, não
> sei) e fez tudo o que foi necessário para adicioná-lo ao kernel do
> linux, pois na época o xen, apesar de bastante popular, tinha *muito*
> chão pela frente para ser adicionado ao kernel.
>
> Quanto ao risco de a Red Hat "fechar o código" ou algo assim eu acho
> bastante remoto, senão impossível, já que a licença do kvm é GPL e o
> mesmo já se encontra no código mainline do Linux. Sendo assim,
> qualquer máquina que rode Linux superior ao 2.6.20, independente de
> distribuição, e que tenha suporte por hardware à virtualização deverá
> rodar o KVM sem problema algum.
>
> > Moksha
> >
> >
>
> Att.
> André Ribas
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> Archive:
> http://lists.debian.org/CA+quJ9rPQC1oHq5UBhbS-Hõjmnogtruhpkkvmlq+h2e...@mail.gmail.com
>
>


Re: Para quem quer aprender sobre Alta Disponibilidade e Balanceamento de Carga por Serviço

2011-07-11 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Parabéns!!!
Ficou excelente!!!
Muito bem explicado.

Em 10 de julho de 2011 15:15, Brivaldo Junior escreveu:

> Vejam este video que eu fiz no blog, explicando como instalar e configurar
> o LVS no Debian Squeeze.
>
> [1] http://blog.bibliotecaunix.org/?p=418
>
>
> Abraços,
> Brivaldo Jr
>


Re: chegar sistema de arquivos

2011-07-11 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Vc pode utilizar o parâmetro -F do comando shutdown.
Maiores informações, man shutdown.

Em 9 de julho de 2011 09:15, Vitor Hugo  escreveu:

> Existe como chegar o sistema de arquivos ao reiniciar a maquina em um
> servidor remoto? esta maqnuina ano tem teclado nem monitor entao o fsck deve
> ser rodado via ssh ao reiniciar a maquina
>


[Off-topic] O que aconteceu com google.com/linux?

2011-06-06 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Eu costumava usar o link www.google.com/linux para pesquisar assuntos
específicos de Linux.
Recentemente o link é redirecionado para www.google.com.br/webhp.
Alguém sabe o que ocorreu?


Re: rede social open sorce

2010-11-18 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Diaspora.
http://www.joindiaspora.com/index.html

Em 15 de novembro de 2010 11:55, Guilherme Rocha escreveu:

> O noosfero é uma ótima.
>
>
> O JOomla com community builder ou Jomsocial tb são ótimas opções.
> O JomSocial exige uma taxa para download, mas é o que tem maior
> quantidade de recursos disponíveis.
>
>
> abraço
>
>
>
>
> Em 14 de novembro de 2010 22:07, Flamarion Jorge
>  escreveu:
> > -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
> > Hash: SHA1
> >
> > Em 14-11-2010 22:10, Carlos Alberto escreveu:
> >> Pessoal, estou precisando montar uma rede social, até já pesquisei na
> >> net mas as informações estão muito picadas e não formei um consenso!
> >> Qual as minhas opções para que eu possa monta uma rede social open
> source?
> >>
> >> --
> >> Cumprimentos
> >>
> >> Consultor de Redes GNU\Linux
> >> Carlos Alberto Mota Castro
> >
> > noosfero
> >
> > - --
> > Flamarion Jorge
> > -BEGIN PGP SIGNATURE-
> > Version: GnuPG v1.4.10 (GNU/Linux)
> > Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org/
> >
> > iEYEARECAAYFAkzgh+AACgkQ0SDRnmynUOG41gCg2Bz+GYn9mjF2cyMakUN4pt3q
> > lFgAnAs4xzW8IQDQcmd7A5EQKMthrGvr
> > =OR+q
> > -END PGP SIGNATURE-
> >
> >
> > --
> > To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> > with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> > Archive: http://lists.debian.org/4ce087e0.9010...@yahoo.com.br
> >
> >
>
>
>
> --
> --
> Guilherme Rocha
> GF7 Doc & Systems - Soluções Tecnológicas
> Pesquisa e Desenvolvimento - World Wide
> R. João Goulart, 170  - Rio Pardo - RS - CEP 96640-000
> Mobile:  +55 51 81400360 - Home Page:   http://www.gf7.com.br
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
> Archive:
> http://lists.debian.org/aanlktimm3byqwhgy2b7nazsnqysfldkwhqpgqxbxf...@mail.gmail.com
>
>


Backup de dados em disco blu-ray

2009-02-07 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Estou pensando em comprar um gravador blu-ray e midias bd-re para fazer 
backup de dados.

Gostaria de saber a opinião de alguém que esteja usando essa solução.
É confiável e estável?
Obrigado.


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Backup de dados em disco blu-ray

2009-02-07 Por tôpico Alberto Y. Fujihira

Estou pensando em comprar um gravador blu-ray e midias bd-re para fazer
backup de dados.
Gostaria de saber a opinião de alguém que esteja usando essa solução.
É confiável e estável?
Obrigado.



--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Monitor fora de frequencia durante o boot no modo texto

2008-06-24 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
O meu monitor de video fica fora de frequencia durante o boot, em modo 
texto.

No X funciona certo. O problema é no modo texto.
Troquei o monitor, mas o problema persiste.
Como corrijo isso?
Estou usando  o Etch.
Abaixo o log.
Obrigado.

Linux agpgart interface v0.101 (c) Dave Jones
agpgart: Detected an Intel 865 Chipset.
agpgart: Detected 8060K stolen memory.
agpgart: AGP aperture is 128M @ 0xf000
i8xx TCO timer: initialized (0x0860). heartbeat=30 sec (nowayout=0)
intelfb: Framebuffer driver for Intel(R) 
830M/845G/852GM/855GM/865G/915G/915GM/945G/945GM chipsets

intelfb: Version 0.9.4
ACPI: PCI Interrupt :00:02.0[A] -> GSI 16 (level, low) -> IRQ 169
intelfb: 00:02.0: Intel(R) 865G, aperture size 128MB, stolen memory 8060kB
intelfb: Mode is interlaced.
intelfb: Initial video mode is [EMAIL PROTECTED]
Console: switching to colour frame buffer device 128x48
ACPI: PCI Interrupt :00:1f.3[B] -> GSI 17 (level, low) -> IRQ 209


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Instalação Debian IA64 num DELL

2007-11-08 Por tôpico Alberto Y. Fujihira

Esse fim de semana instalei o Debian 4 i386 nesse servidor da Dell.
Achei ele lento.
Se instalar a versão amd64 fica mais rápido?
Eu teria que instalar tudo de novo ou tem alguma forma de atualizar os 
programas para amd64 sem perder dados e configurações?


Obrigado.

elderjmp escreveu:
O computador Dell que chegou em minhas mãos realmente não é um 
Itanium... é um Intel com tecnologia EMT64! No caso então eu poderia 
usar os dvds do Debian para AMD64? Funcionaria sem problemas?


Sim. Bastam os DVDs do AMD64.


Ou terei que usar o Debian para i386 mesmo?


Pode também, mas aí os aplicativos estão compilados para 32bits.
E instale também o cpufrequtils em ambos os casos.

Att,
Renato






Re: SATA em Dell PowerEdge SC-430

2006-11-01 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Utilizei o DCCRI (Debian Common Core Reference Implementation) em um 
PowerEdge SC430.
É o Sarge com o kernel 2.6.12. A instalação é tranquila. Reconhece o 
sata e todos os demais periféricos.


Você pode baixar o DCCRI em um dos "mirrors" em http://dccalliance.org

Informações sobre o DCC:

"DCC 3.0 is an LSB 3.0 compliant, Debian 3.1 ("sarge") based common core 
designed to serve as the basis for custom Debian distributions. It is 
produced by the DCC Alliance, a diverse group of Linux vendors and 
nonprofits with strong Debian ties that have partnered to assemble a 
common, standards-based core for Debian-based distributions. Founding 
members are credativ, Knoppix, LinEx, Linspire, MEPIS, Progeny, Sun Wah, 
UserLinux, and Xandros, with membership open to additional organizations 
with an interest in a strong commercial presence for Debian and 
Debian-based solutions. For more information about the DCC Alliance, 
please visit http://dccalliance.org  "



Também estou com problemas pra instalar Debian bum SATA. Ouvi dizer de 
um tal de makedisk pra o Linux reconhecer o SATA. Alguém tem mais 
informações sobre isso? Que possam nos ajudar? Em português?

Obrigado.

Julio

*/"Fabricio \"aybabtu\" Cannini" <[EMAIL PROTECTED]>/* escreveu:

Em Tuesday 31 October 2006 18:01, Wendell A. Silva escreveu:
> Salve!
>
> Ao tentar instalar o Debin Sarge 3.1 em um Dell SC430 o disco
SATA não é
> encontrado.
> Parece que o Debian não tem o drive para esse dispositivo.
>
> Alguém sabe como solucionar esse problema?

http://kmuto.jp/debian/d-i/

[ ]'s





Re: Postgresql

2006-04-04 Por tôpico Alberto Y. Fujihira

Utilize os comandos pg_dump para fazer backup e pg_restore para restaurar.


Alguém sabe me dizer como eu recupero uma base de dados no postgresql ?


 





Re: Instalação do Debian em um Dell PowerEdge 830

2006-03-02 Por tôpico Alberto Y. Fujihira
Utilize o DCC. É o Sarge com o kernel 2.6.12. A instalação é tranquila. 
Reconhece o sata e todos os demais periféricos.

Fica muito bom: a estabilidade do sarge com uma máquina atualizada.

DCC 3.0 is an LSB 3.0 compliant, Debian 3.1 ("sarge") based common core 
designed to serve as the basis for custom Debian distributions. It is 
produced by the DCC Alliance, a diverse group of Linux vendors and 
nonprofits with strong Debian ties that have partnered to assemble a 
common, standards-based core for Debian-based distributions. Founding 
members are credativ, Knoppix, LinEx, Linspire, MEPIS, Progeny, Sun Wah, 
UserLinux, and Xandros, with membership open to additional organizations 
with an interest in a strong commercial presence for Debian and 
Debian-based solutions. For more information about the DCC Alliance, 
please visit http://dccalliance.org 


http://archive.progeny.com/progeny/dccri/iso-i386/dccri-3.0-i386-bin1.iso


Caros colegas,

Estou com um grande problema, já pesquisei muito e não
encontrei uma resposta, preciso instalar o Debian em
um Dell PowerEgde 830. Estou utilizando o Debian Sarge
3.1 e o computador possui uma controladora SATA Intel
ICH7R Sata Controller com um HD SATA, quando tento
instalar recebo a mensagem "Nenhuma Mídia
Particionável", ou seja,  o HD não é detectado. No
entanto, dei boot com o CD do Kurumin e ele detectou o
HD. Peço ajuda para conseguir instalar o debian neste
computador. Obrigado.

 
[ ]´s
 
Marcos Darui Almeida|





Re: Tem alguma forma para fazer estacoes windows 9x compartilharem uma impressora cups ?

2006-02-06 Por tôpico Alberto Y. Fujihira

Utilize IPP (internet printing protocol).
Para win9x, é necessário baixar uma atualização no site da Microsoft:
http://www.microsoft.com/windows98/downloads/contents/WUPreviews/IPP/Default.asp


Tem alguma forma para fazer estacoes windows 9x compartilharem uma 
impressora instalada no cups ?


Sei que poderia compartilha-la usando samba, mas nao existe um jeito 
melhor ?






Re: [OT] Ganância e má-fé (era: compra de dell)

2005-09-30 Por tôpico Alberto Y. Fujihira

Concordo plenamente.
Temos que fazer a nossa parte para fazer do Brasil um país melhor e mais 
ético.



No dia 27/09/2005 às 09:18,
Rodrigo Bonicenha <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

 


Amigos, são exatamente 9:13 da manhã, acabei de ligar para dell para
ter informações a respeito do meu pedido !  Eles falaram que tiveram
um problema técnico no site deles (rs), e por isso as boletas não
seram inviadas dentro do prazo para os emails de quem comprou ! Porém
ela não soube me dizer o que seria feito em relação a este problema !
Peço a todos que compraram essa máquina (eu fui um), que me mandem 1
email com o assunto (compra de dell). Para que eu possa juntar a maior
quantidade de pessoas possiveis, pois só no curso aonde eu estudo tem
mais de 30 computadores vendidos (comprei 2).  Estou pedindo que quem
comprou me mande um email com este assunto, para que eu possa tomar as
providencias cabiveis caso a dell não queira enviar os pcs... Estarei
entrando com uma ação contra eles e se der mole peço até danos morais,
pois posso alegar que eu já estou contantos com os computadores (mais
pura realidade)... Pela lei de defesa do consumidor ... VALE O QUE
ESTÁ ESCRITO  ABRAÇO A TODOS !!!
   



Vocês estão agindo de má-fé. Se por exemplo os advogados da Dell tiverem
acesso ao que foi colocado aqui na lista (e é público), é quase certo
que vocês percam.

Fico perplexo com esta atitude gananciosa. Ao invés de enviarem um
e-mail ao pessoal da Dell alertando que o sistema via internet está com
defeito, vocês preferem agir de forma maliciosa e complicá-los.

Isto é o mesmo que brigar pela posse de uma carteira de alguém que
acabara de deixar cair no chão. 



Lamentavelmente,