Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-27 Thread Leandro Moreira

Caros,
preciso criar a seguinte variaável de ambiente:

INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin

No SARGE eu colocava dentro do .bashrc e com o comandou source (source 
/root/.bashrc) resolvia o problema.
No ETCH ja tentei até no /etc/profiles (export 
INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin) 
e nao da certo. Alguem pode me ajudar.


Att.

--
Leandro Moreira 
Linux Networking
Telefone: +55 (32) 9197-7909 
E-mail/MSN: [EMAIL PROTECTED]

www.leandromoreira.eti.br



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-27 Thread Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 05/27/2007 10:50 PM, Leandro Moreira wrote:
> Caros,
> preciso criar a seguinte variaável de ambiente:
> 
> INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin
> 
> No SARGE eu colocava dentro do .bashrc e com o comandou source (source
> /root/.bashrc) resolvia o problema.
> No ETCH ja tentei até no /etc/profiles (export
> INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin)
> e nao da certo. Alguem pode me ajudar.

Se você quer uma variável para *todo* o ambiente, ou seja,
todos os usuários, pode usar o arquivo /etc/environment


Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFGWlijCjAO0JDlykYRAsVWAKCy6S/wEkYkVCJet/EW5XkNCBCJcACeKFta
EiFmthFtSn5oEfJG16PyUbo=
=MO49
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-28 Thread Leandro Moreira

Felipe,
Preciso criar uma variavel HOME para o java (INSTALL4J_JAVA_HOME) essa 
variavel e pra que o sistema como um todo reconheças os binários do jre 
(/usr/src/jre1.6.0/bin) mas nao esta fucnionando pois a variavel 
INSTALL4J_JAVA_HOME esta setada no sistema, mas nao consigo acessar os 
binários do java, quanto eu digito export,  a variavel esta perfeita. 
Você teria alguma sugestão de como posso corrigir isso?


Att.


Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:

-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 05/27/2007 10:50 PM, Leandro Moreira wrote:
  

Caros,
preciso criar a seguinte variaável de ambiente:

INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin

No SARGE eu colocava dentro do .bashrc e com o comandou source (source
/root/.bashrc) resolvia o problema.
No ETCH ja tentei até no /etc/profiles (export
INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin)
e nao da certo. Alguem pode me ajudar.



Se você quer uma variável para *todo* o ambiente, ou seja,
todos os usuários, pode usar o arquivo /etc/environment


Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFGWlijCjAO0JDlykYRAsVWAKCy6S/wEkYkVCJet/EW5XkNCBCJcACeKFta
EiFmthFtSn5oEfJG16PyUbo=
=MO49
-END PGP SIGNATURE-


  



--
Leandro Moreira 
Linux Networking
Telefone: +55 (32) 9197-7909 
E-mail/MSN: [EMAIL PROTECTED]

www.leandromoreira.eti.br



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-28 Thread Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

[ Por favor, não faça top-post ]

On 05/28/2007 08:39 PM, Leandro Moreira wrote:
> Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:
> On 05/27/2007 10:50 PM, Leandro Moreira wrote:

 preciso criar a seguinte variaável de ambiente:
 INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin

 No SARGE eu colocava dentro do .bashrc e com o comandou source (source
 /root/.bashrc) resolvia o problema.
 No ETCH ja tentei até no /etc/profiles (export
 INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin)

 e nao da certo. Alguem pode me ajudar.
> 
> Se você quer uma variável para *todo* o ambiente, ou seja,
> todos os usuários, pode usar o arquivo /etc/environment
>
> Felipe,
> Preciso criar uma variavel HOME para o java (INSTALL4J_JAVA_HOME) essa
> variavel e pra que o sistema como um todo reconheças os binários do jre
> (/usr/src/jre1.6.0/bin) mas nao esta fucnionando pois a variavel
> INSTALL4J_JAVA_HOME esta setada no sistema, mas nao consigo acessar os
> binários do java, quanto eu digito export,  a variavel esta perfeita.
> Você teria alguma sugestão de como posso corrigir isso?

Eu não entendi o problema.

A variável HOME aponta para diretório pessoal do usuário. Você
disse que a variável INSTALL4J_JAVA_HOME está definida mas você não
consegue acessar os binários, só que a variável que diz onde está os
binários é a PATH.

Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFGW4ndCjAO0JDlykYRAoR/AJ4mN6cnf9ik3fwX6WeXvevTgAt/IgCfWR67
bZt0VpXZxbxI04U0oqlqWIA=
=/TF5
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-28 Thread Zandre Bran

On 5/28/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Felipe,
> Preciso criar uma variavel HOME para o java (INSTALL4J_JAVA_HOME) essa
> variavel e pra que o sistema como um todo reconheças os binários do jre
> (/usr/src/jre1.6.0/bin) mas nao esta fucnionando pois a variavel
> INSTALL4J_JAVA_HOME esta setada no sistema, mas nao consigo acessar os
> binários do java, quanto eu digito export,  a variavel esta perfeita.
> Você teria alguma sugestão de como posso corrigir isso?

Eu não entendi o problema.

A variável HOME aponta para diretório pessoal do usuário. Você
disse que a variável INSTALL4J_JAVA_HOME está definida mas você não
consegue acessar os binários, só que a variável que diz onde está os
binários é a PATH.


   Sim, é isto Felipe, falta definir este caminho para o PATH. Porém
acho um tanto complicado algumas definições no GNU. Por exemplo,
altero o PATH no /etc/profile, não funciona no Bash, altera no Bash
não funciona no login em modo texto. Ao mesmo tempo em que o GNU lhe
permite escolher o que usar, para mim, inciante fica um tanto confuso.

   Por fim, como não consigui ainda compreender quais arquivos e
porque alterar para ter efeito em todo sistema GNU, faço o seguinte.
Crio as variaveis JAVA_HOME e JRE_HOME em /etc/environment.

  Como descompaco o jdk.bin em /opt, crio um link simbolico:

ln -s /opt/jdk1.6.0_01/ /opt/java

   Depois crio outro link para um diretório que já esteja no PATH

ln -s /opt/java/bin/* /usr/local/bin/

   O primeiro link crio, pois como os updates do java fazem nova
instalação, só preciso recriar o link /opt/java. Além disto fica fácil
utilizar várias versões java.

   Leandro, vc poderia informar a Debian qual java está utilizando,
isto pode lhe ser útil, como no caso o Ooo.org que ainda usa 1.4.2

#update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/bin/java 1
#update-alternatives --set java /opt/java/bin/java

   O que não entendo é do pq a alteração da PATH no /etc/profile não
afeta o Bash. E do Bash não afeta o ALT+F2 (Executar) do Gnome. Outra
é quando faço o login em modo texto, onde estou entrando? Pois as
variaveis bash.bashrc não funcionam, então suponho que não seja no
Bash, como no Terminal do Gnome.

   Obrigado pelo tempo.


Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"


Zandre.



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Leandro
Felipe,
Obrigado pela atenção, consegui resolver o problema, estava usando o pacote
jre da sum, encontrei um pacote similar nos fontes do apt, instale-o e o
problema resolveu. Mais uma ves lhe sou grato pela atenção.

Att.

--
Leandro Moreira
Linux Networking
Telefone: +55 (32) 9197-7909
E-mail/MSN: [EMAIL PROTECTED]



- Original Message 
From: d-u-p 
To: d-u-p 
Subject: Re: Criação de Variaveis de Ambiente
Date: 28/05/07 22:06

> -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
> Hash: SHA1
> 
> [ Por favor, não faça top-post ]
> 
> On 05/28/2007 08:39 PM, Leandro Moreira wrote:
> > Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:
> > On 05/27/2007 10:50 PM, Leandro Moreira wrote:
> 
> >>>> preciso criar a seguinte variaável de ambiente:
> >>>>
INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin
> >>>>
> >>>> No SARGE eu colocava dentro do .bashrc e com o comandou
source (source
> >>>> /root/.bashrc) resolvia o problema.
> >>>> No ETCH ja tentei até no /etc/profiles (export
> >>>>
INSTALL4J_JAVA_HOME="/usr/src/jre1.6.0/bin:/sbin/:/usr/sbin/:/bin:/usr/bin)
> >>>>
> >>>> e nao da certo. Alguem pode me ajudar.
> > 
> > Se você quer uma variável para *todo* o ambiente, ou seja,
> > todos os usuários, pode usar o arquivo /etc/environment
> >
> > Felipe,
> > Preciso criar uma variavel HOME para o java (INSTALL4J_JAVA_HOME)
essa
> > variavel e pra que o sistema como um todo reconheças os binários do
jre
> > (/usr/src/jre1.6.0/bin) mas nao esta fucnionando pois a variavel
> > INSTALL4J_JAVA_HOME esta setada no sistema, mas nao consigo acessar
os
> > binários do java, quanto eu digito export,  a variavel esta perfeita.
> > Você teria alguma sugestão de como posso corrigir isso?
> 
>   Eu não entendi o problema.
> 
>   A variável HOME aponta para diretório pessoal do usuário. Você
> disse que a variável INSTALL4J_JAVA_HOME está definida mas você não
> consegue acessar os binários, só que a variável que diz onde está os
> binários é a PATH.
> 
>   Abraço,
> 
> - --
> Felipe Augusto van de Wiel (faw)
> "Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
> -BEGIN PGP SIGNATURE-
> Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
> Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
> 
> iD8DBQFGW4ndCjAO0JDlykYRAoR/AJ4mN6cnf9ik3fwX6WeXvevTgAt/IgCfWR67
> bZt0VpXZxbxI04U0oqlqWIA=
> =/TF5
> -END PGP SIGNATURE-
> 
> 
> -- 
> To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]
> 
> 


VHCS Webmail



-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Zandre Bran

On 5/29/07, Tiago Dias <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Em 29/05/07, Zandre Bran < [EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> [...]
> Sim, é isto Felipe, falta definir este caminho para o PATH. Porém
> acho um tanto complicado algumas definições no GNU. Por exemplo,
> altero o PATH no /etc/profile, não funciona no Bash, altera no Bash
> não funciona no login em modo texto. Ao mesmo tempo em que o GNU lhe
> permite escolher o que usar, para mim, inciante fica um tanto confuso.
>
> Por fim, como não consigui ainda compreender quais arquivos e
> porque alterar para ter efeito em todo sistema GNU, faço o seguinte.
> Crio as variaveis JAVA_HOME e JRE_HOME em /etc/environment.
> [...]
> O que não entendo é do pq a alteração da PATH no /etc/profile não
> afeta o Bash. E do Bash não afeta o ALT+F2 (Executar) do Gnome. Outra
> é quando faço o login em modo texto, onde estou entrando? Pois as
> variaveis bash.bashrc não funcionam, então suponho que não seja no
> Bash, como no Terminal do Gnome.
>



Você já verificou se comando export no Shell teve algum parâmetro alterado,
pois no Etch é o bash 3.


   Com base em tua resposta, com mais termos para pesquisa percebi
que Bash e Shell é a mesma coisa. Ao menos pelo pude ler o Bash é um
Shell do GNU (http://www.gnu.org/software/bash/), como temos também o
Shell do Windows. Entre outras opções de Shell para GNU temos o tcsh.
Sendo o "padrão" do shell para a maioria das distros GNU é o bash.

   Então parto do principío que ao fazer o login em modo texto também
entro no bash, já que é o shell padrão. O que não entendo é porque ao
alterar a PATH no /etc/profile não afeta gnome-terminal e se altero no
/etc/bash.bashrc não afeta do login em modo texto. O que faz-me
concluir que para ter a variável PATH alterada para os dois ambientes
(modo texto e gnome-terminal), tenho que alterar o PATH em
/etc/profile (para modo texto) e /etc/bash.bashrc (para o
gnome-terminal). Lendo os arquivos vejo que os dois (profile e
bash.bashrc) tem a mesma declaração da PATH.

  É isto que não estou compreendendo. O que é de quem!

   Quanto ao export citado em tua resposta, penso estar falando das
váriaveis de ambiente. Mas estas já estão claras que o lugar é em
/etc/environment (obrigado Felipe). Aqui qualquer alteração tem
resultado no gnome-terminal e no modo texto.

   Poderia refazer a resposta por favor?

   Obrigado pelo tempo,
Zandre.



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Fabiano Manoel de Andrade
Olá, talvez aqui tenha alguma informação que possa ajudar no
entendimento do comportamente de login e das variáves de ambiente. Este
texto que vou colocar foi retirado do guia do focalinux
(http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-pers.htm#s-pers-profile)
__
Arquivo /etc/profile
Este arquivo contém comandos que são executados para todos os usuários
do sistema no momento do login. Somente o usuário root pode ter
permissão para modificar este arquivo.

Este arquivo é lido antes do arquivo de configuração pessoal de cada
usuário (.profile(root) e .bash_profile).

Quando é carregado através de um shell que requer login (nome e senha),
o bash procura estes arquivos em seqüência e executa os comandos
contidos, caso existam:

 1. /etc/profile
 2. ~/.bash_profile
 3. ~/.bash_login
 4. ~/.profile

Ele interrompe a pesquisa assim que localiza o primeiro arquivo no
diretório do usuário (usando a sequência acima). Por exemplo, se você
tem o arquivo ~/.bash_login e ~/.bash_profile em seu diretório de
usuário, ele processará o /etc/profile e após isto o ~/.bash_profile,
mas nunca processará o ~/.bash_login (a menos que o ~/.bash_profile seja
apagado ou renomeado).

Caso o bash seja carregado através de um shell que não requer login (um
terminal no X, por exemplo), o seguinte arquivo é executado: ~/.bashrc.

Observação: Nos sistemas Debian, o profile do usuário root está
configurado no arquivo /root/.profile. A razão disto é porque se o bash
for carregado através do comando sh, ele fará a inicialização clássica
deste shell lendo primeiro o arquivo /etc/profile e após o ~/.profile e
ignorando o .bash_profile e .bashrc que são arquivos de configuração
usados somente pelo Bash. Exemplo, inserindo a linha mesg y no
arquivo /etc/profile permite que todos os usuários do sistema recebam
pedidos de talk de outros usuários. Caso um usuário não quiser receber
pedidos de talk, basta somente adicionar a linha mesg n no arquivo
pessoal .bash_profile.
__

Abraço.
Fabiano.



Em Ter, 2007-05-29 às 12:45 -0300, Zandre Bran escreveu:
> On 5/29/07, Tiago Dias <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> > Em 29/05/07, Zandre Bran < [EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> > > [...]
> > > Sim, é isto Felipe, falta definir este caminho para o PATH. Porém
> > > acho um tanto complicado algumas definições no GNU. Por exemplo,
> > > altero o PATH no /etc/profile, não funciona no Bash, altera no Bash
> > > não funciona no login em modo texto. Ao mesmo tempo em que o GNU lhe
> > > permite escolher o que usar, para mim, inciante fica um tanto confuso.
> > >
> > > Por fim, como não consigui ainda compreender quais arquivos e
> > > porque alterar para ter efeito em todo sistema GNU, faço o seguinte.
> > > Crio as variaveis JAVA_HOME e JRE_HOME em /etc/environment.
> > > [...]
> > > O que não entendo é do pq a alteração da PATH no /etc/profile não
> > > afeta o Bash. E do Bash não afeta o ALT+F2 (Executar) do Gnome. Outra
> > > é quando faço o login em modo texto, onde estou entrando? Pois as
> > > variaveis bash.bashrc não funcionam, então suponho que não seja no
> > > Bash, como no Terminal do Gnome.
> > >
> 
> > Você já verificou se comando export no Shell teve algum parâmetro alterado,
> > pois no Etch é o bash 3.
> 
> Com base em tua resposta, com mais termos para pesquisa percebi
> que Bash e Shell é a mesma coisa. Ao menos pelo pude ler o Bash é um
> Shell do GNU (http://www.gnu.org/software/bash/), como temos também o
> Shell do Windows. Entre outras opções de Shell para GNU temos o tcsh.
> Sendo o "padrão" do shell para a maioria das distros GNU é o bash.
> 
> Então parto do principío que ao fazer o login em modo texto também
> entro no bash, já que é o shell padrão. O que não entendo é porque ao
> alterar a PATH no /etc/profile não afeta gnome-terminal e se altero no
> /etc/bash.bashrc não afeta do login em modo texto. O que faz-me
> concluir que para ter a variável PATH alterada para os dois ambientes
> (modo texto e gnome-terminal), tenho que alterar o PATH em
> /etc/profile (para modo texto) e /etc/bash.bashrc (para o
> gnome-terminal). Lendo os arquivos vejo que os dois (profile e
> bash.bashrc) tem a mesma declaração da PATH.
> 
>É isto que não estou compreendendo. O que é de quem!
> 
> Quanto ao export citado em tua resposta, penso estar falando das
> váriaveis de ambiente. Mas estas já estão claras que o lugar é em
> /etc/environment (obrigado Felipe). Aqui qualquer alteração tem
> resultado no gnome-terminal e no modo texto.
> 
> Poderia refazer a resposta por favor?
> 
> Obrigado pelo tempo,
> Zandre.
> 


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Zandre Bran

On 5/29/07, Zandre Bran <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

[...]
Então parto do principío que ao fazer o login em modo texto também
entro no bash, já que é o shell padrão. O que não entendo é porque ao
alterar a PATH no /etc/profile não afeta gnome-terminal e se altero no
/etc/bash.bashrc não afeta do login em modo texto. O que faz-me
concluir que para ter a variável PATH alterada para os dois ambientes
(modo texto e gnome-terminal), tenho que alterar o PATH em
/etc/profile (para modo texto) e /etc/bash.bashrc (para o
gnome-terminal). Lendo os arquivos vejo que os dois (profile e
bash.bashrc) tem a mesma declaração da PATH.

   É isto que não estou compreendendo. O que é de quem!


   Pois é; quem é cego é cego. Tá lá na primeira linha do bash.bashrc

# System-wide .bashrc file for interactive bash(1) shells.

  E em .bashrc

# ~/.bashrc: executed by bash(1) for non-login shells.

  Ou seja, baseado tb na participação do Fabiano Manoel, o
bash.bashrc vale para shell sem login que é o caso gnome-terminal.
Isto é shell sem login.

  Ok, agora o q não entendo, sendo o /etc/profile lido, qdo abro um
xterm, a leitura do /etc/bash.bashrc sobrepoe o /etc/profile? Pelo
visto sim. Mas não deveria, ele poderia adicionar, mas sobrepor
principalmente a variavel PATH?

   Este comportamento do /etc/bash.bashrc de sobrepor o /etc/profile
é fato? Ou estou fazendo errado aqui?

   Obrigado pelo tempo,
Zandre.



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Maxwillian Miorim

On 5/29/07, Zandre Bran <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

On 5/29/07, Zandre Bran <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>[...]
> Então parto do principío que ao fazer o login em modo texto também
> entro no bash, já que é o shell padrão. O que não entendo é porque ao
> alterar a PATH no /etc/profile não afeta gnome-terminal e se altero no
> /etc/bash.bashrc não afeta do login em modo texto. O que faz-me
> concluir que para ter a variável PATH alterada para os dois ambientes
> (modo texto e gnome-terminal), tenho que alterar o PATH em
> /etc/profile (para modo texto) e /etc/bash.bashrc (para o
> gnome-terminal). Lendo os arquivos vejo que os dois (profile e
> bash.bashrc) tem a mesma declaração da PATH.
>
>É isto que não estou compreendendo. O que é de quem!

Pois é; quem é cego é cego. Tá lá na primeira linha do bash.bashrc

# System-wide .bashrc file for interactive bash(1) shells.

   E em .bashrc

# ~/.bashrc: executed by bash(1) for non-login shells.

   Ou seja, baseado tb na participação do Fabiano Manoel, o
bash.bashrc vale para shell sem login que é o caso gnome-terminal.
Isto é shell sem login.

   Ok, agora o q não entendo, sendo o /etc/profile lido, qdo abro um
xterm, a leitura do /etc/bash.bashrc sobrepoe o /etc/profile? Pelo
visto sim. Mas não deveria, ele poderia adicionar, mas sobrepor
principalmente a variavel PATH?

Este comportamento do /etc/bash.bashrc de sobrepor o /etc/profile
é fato? Ou estou fazendo errado aqui?

Obrigado pelo tempo,
Zandre.


Este processo no Debian é mais um mito que fato. Todo mundo acha que é
algo mas aé hoje ue não vi ninguém falar com certeza como funciona.

Seguindo a lógica, funcionaria assim:

/etc/profile - É um arquivo de configurações globais, que tenta ser o
mais independente possível de um shell. Ele que exporta variáveis
básicas como o PATH para bash, tcsh, ksh e qualquer outro shell.

/etc/bash.bashrc - São as opções específicas do bash para a
inicialização o shell de escopo global (todos usuários). Ele é lido
depois do /etc/profile se tu trabalha com OOP poderia dizer que ele
herda os atributos do /etc/profile. ;)

$HOME/.bashrc - Mesmo que /etc/bash.bashrc, porém o escopo é o prórpio
usuário. (Ele herda de /etc/bash.bashrc, consequentemente herda de
/etc/profile)

Mais detalhes que isso eu não posso dar, sou usuário do TCSH e
customizo este tipo de script desobedecendo descaradamente o padrão da
distribução em nome de uma melhor usuabilidade :)

A propósito, se tu fizer scripts como o abaixo para chamar tua
aplicação pode ser mais conveniente:
OBS: Nomes são sugestões. ;)

/usr/appenv/vars.sh:

#!/bin/sh

JAVA_HOME=/usr/lib/java
CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH


/usr/appenv/loadapp1.sh

. /usr/appenv/vars.sh # equivale a um import do java ou include() do php

java -jar app1.jar


E de workarounds a vida continua :)

--
Por favor não faça top-posting, coloque a sua resposta abaixo desta linha.
Please don't do top-posting, put your reply below the following line.




Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Fabiano Manoel de Andrade
Em Ter, 2007-05-29 às 16:56 -0300, Maxwillian Miorim escreveu:
> On 5/29/07, Zandre Bran <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> > On 5/29/07, Zandre Bran <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> > >[...]
> > > Então parto do principío que ao fazer o login em modo texto também
> > > entro no bash, já que é o shell padrão. O que não entendo é porque ao
> > > alterar a PATH no /etc/profile não afeta gnome-terminal e se altero no
> > > /etc/bash.bashrc não afeta do login em modo texto. O que faz-me
> > > concluir que para ter a variável PATH alterada para os dois ambientes
> > > (modo texto e gnome-terminal), tenho que alterar o PATH em
> > > /etc/profile (para modo texto) e /etc/bash.bashrc (para o
> > > gnome-terminal). Lendo os arquivos vejo que os dois (profile e
> > > bash.bashrc) tem a mesma declaração da PATH.
> > >
> > >É isto que não estou compreendendo. O que é de quem!
> >
> > Pois é; quem é cego é cego. Tá lá na primeira linha do bash.bashrc
> >
> > # System-wide .bashrc file for interactive bash(1) shells.
> >
> >E em .bashrc
> >
> > # ~/.bashrc: executed by bash(1) for non-login shells.
> >
> >Ou seja, baseado tb na participação do Fabiano Manoel, o
> > bash.bashrc vale para shell sem login que é o caso gnome-terminal.
> > Isto é shell sem login.
> >
> >Ok, agora o q não entendo, sendo o /etc/profile lido, qdo abro um
> > xterm, a leitura do /etc/bash.bashrc sobrepoe o /etc/profile? Pelo
> > visto sim. Mas não deveria, ele poderia adicionar, mas sobrepor
> > principalmente a variavel PATH?
> >
> > Este comportamento do /etc/bash.bashrc de sobrepor o /etc/profile
> > é fato? Ou estou fazendo errado aqui?
> >
> > Obrigado pelo tempo,
> > Zandre.
> 
> Este processo no Debian é mais um mito que fato. Todo mundo acha que é
> algo mas aé hoje ue não vi ninguém falar com certeza como funciona.
> 
> Seguindo a lógica, funcionaria assim:
> 
> /etc/profile - É um arquivo de configurações globais, que tenta ser o
> mais independente possível de um shell. Ele que exporta variáveis
> básicas como o PATH para bash, tcsh, ksh e qualquer outro shell.
> 
> /etc/bash.bashrc - São as opções específicas do bash para a
> inicialização o shell de escopo global (todos usuários). Ele é lido
> depois do /etc/profile se tu trabalha com OOP poderia dizer que ele
> herda os atributos do /etc/profile. ;)
> 
> $HOME/.bashrc - Mesmo que /etc/bash.bashrc, porém o escopo é o prórpio
> usuário. (Ele herda de /etc/bash.bashrc, consequentemente herda de
> /etc/profile)
> 
> Mais detalhes que isso eu não posso dar, sou usuário do TCSH e
> customizo este tipo de script desobedecendo descaradamente o padrão da
> distribução em nome de uma melhor usuabilidade :)
> 
> A propósito, se tu fizer scripts como o abaixo para chamar tua
> aplicação pode ser mais conveniente:
> OBS: Nomes são sugestões. ;)
> 
> /usr/appenv/vars.sh:
> 
> #!/bin/sh
> 
> JAVA_HOME=/usr/lib/java
> CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat
> PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
> 
> 
> /usr/appenv/loadapp1.sh
> 
> . /usr/appenv/vars.sh # equivale a um import do java ou include() do php
> 
> java -jar app1.jar
> 
> 
> E de workarounds a vida continua :)
> 
Olá. lembro que também fiz muita confusão quando precisei instalar o
compilador fortran da intel. Olha o que tem na página de manual do bash.
___
When bash is invoked as an interactive login shell, or as a  non-inter‐
active  shell with the --login option, it first reads and executes com‐
mands from the file /etc/profile, if that file exists.   After  reading
that file, it looks for ~/.bash_profile, ~/.bash_login, and ~/.profile,
in that order, and reads and executes commands from the first one  that
exists  and  is  readable.  The --noprofile option may be used when the
shell is started to inhibit this behavior.

When a login shell exits, bash reads and  executes  commands  from  the
file ~/.bash_logout, if it exists.

When  an  interactive  shell that is not a login shell is started, bash
reads and executes commands from  /etc/bash.bashrc  and  ~/.bashrc,  if
these  files  exist.  This may be inhibited by using the --norc option.
The --rcfile file option will force bash to read and  execute  commands
from file instead of /etc/bash.bashrc and ~/.bashrc.
___

Para resolver os possíveis problemas fiz o seguinte: Adiciono a
variável de ambiente que eu quero tanto no arquivo /etc/profile (para
shell de login) e no arquivo /etc/bash.bashrc (para shell sem login).

Shell carregados pelo gnome-terminal ou kterminal podem ser
configurados para que sejam executados como shell de login. No caso do
terminal do gnome é só clicar com o botão direito no terminal escolher
"editar perfil padrão" e na aba "título e comando" marcar a opção
"executar comando com shell de login".

Para finalizar edito o .bash.profile de minha conta para ler o conteúdo
do .bashrc (

Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Krishnamurti L. L. V. Nunes

Alguns emuladores de terminal têm a opção de serem usados como se
fossem um shell com login.

Por exemplo, o Xterm que eu utilizo, pode ser executado:
xterm +ls
para se comportar como um login-shell.

Assim não há confusão ou diferenças ao se logar num emulador de
terminal no X ou no terminal de verdade (console).

Nas configurações do gnome-terminal e do konsole deve haver opções parecidas.

O que algumas distribuições fazem é mandar carregar o /etc/profile
dentro do /etc/bash.bashrc. Assim o /etc/profile é executado mesmo
quando se abre um shel sem login, mas ainda falha quando o usuário
executa um shell diferente do bash (por exemplo, quando roda o comando
sh explicitamente).



Em 29/05/07, Maxwillian Miorim<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

On 5/29/07, Zandre Bran <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> On 5/29/07, Zandre Bran <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> >[...]
> > Então parto do principío que ao fazer o login em modo texto também
> > entro no bash, já que é o shell padrão. O que não entendo é porque ao
> > alterar a PATH no /etc/profile não afeta gnome-terminal e se altero no
> > /etc/bash.bashrc não afeta do login em modo texto. O que faz-me
> > concluir que para ter a variável PATH alterada para os dois ambientes
> > (modo texto e gnome-terminal), tenho que alterar o PATH em
> > /etc/profile (para modo texto) e /etc/bash.bashrc (para o
> > gnome-terminal). Lendo os arquivos vejo que os dois (profile e
> > bash.bashrc) tem a mesma declaração da PATH.
> >
> >É isto que não estou compreendendo. O que é de quem!
>
> Pois é; quem é cego é cego. Tá lá na primeira linha do bash.bashrc
>
> # System-wide .bashrc file for interactive bash(1) shells.
>
>E em .bashrc
>
> # ~/.bashrc: executed by bash(1) for non-login shells.
>
>Ou seja, baseado tb na participação do Fabiano Manoel, o
> bash.bashrc vale para shell sem login que é o caso gnome-terminal.
> Isto é shell sem login.
>
>Ok, agora o q não entendo, sendo o /etc/profile lido, qdo abro um
> xterm, a leitura do /etc/bash.bashrc sobrepoe o /etc/profile? Pelo
> visto sim. Mas não deveria, ele poderia adicionar, mas sobrepor
> principalmente a variavel PATH?
>
> Este comportamento do /etc/bash.bashrc de sobrepor o /etc/profile
> é fato? Ou estou fazendo errado aqui?
>
> Obrigado pelo tempo,
> Zandre.

Este processo no Debian é mais um mito que fato. Todo mundo acha que é
algo mas aé hoje ue não vi ninguém falar com certeza como funciona.

Seguindo a lógica, funcionaria assim:

/etc/profile - É um arquivo de configurações globais, que tenta ser o
mais independente possível de um shell. Ele que exporta variáveis
básicas como o PATH para bash, tcsh, ksh e qualquer outro shell.

/etc/bash.bashrc - São as opções específicas do bash para a
inicialização o shell de escopo global (todos usuários). Ele é lido
depois do /etc/profile se tu trabalha com OOP poderia dizer que ele
herda os atributos do /etc/profile. ;)

$HOME/.bashrc - Mesmo que /etc/bash.bashrc, porém o escopo é o prórpio
usuário. (Ele herda de /etc/bash.bashrc, consequentemente herda de
/etc/profile)

Mais detalhes que isso eu não posso dar, sou usuário do TCSH e
customizo este tipo de script desobedecendo descaradamente o padrão da
distribução em nome de uma melhor usuabilidade :)

A propósito, se tu fizer scripts como o abaixo para chamar tua
aplicação pode ser mais conveniente:
OBS: Nomes são sugestões. ;)

/usr/appenv/vars.sh:

#!/bin/sh

JAVA_HOME=/usr/lib/java
CATALINA_HOME=/usr/local/tomcat
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH


/usr/appenv/loadapp1.sh

. /usr/appenv/vars.sh # equivale a um import do java ou include() do php

java -jar app1.jar


E de workarounds a vida continua :)

--
Por favor não faça top-posting, coloque a sua resposta abaixo desta linha.
Please don't do top-posting, put your reply below the following line.






--
Krishnamurti Lelis Lima Vieira Nunes



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Zandre Bran

   Respondo nesta do Maxwillian, mas lida a do Fabiano e Krishnamurti.

   Obrigado.

On 5/29/07, Maxwillian Miorim <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Este processo no Debian é mais um mito que fato. Todo mundo acha que é
algo mas aé hoje ue não vi ninguém falar com certeza como funciona.

Seguindo a lógica, funcionaria assim:

/etc/profile - É um arquivo de configurações globais, que tenta ser o
mais independente possível de um shell. Ele que exporta variáveis
básicas como o PATH para bash, tcsh, ksh e qualquer outro shell.

/etc/bash.bashrc - São as opções específicas do bash para a
inicialização o shell de escopo global (todos usuários). Ele é lido
depois do /etc/profile se tu trabalha com OOP poderia dizer que ele
herda os atributos do /etc/profile. ;)


   Para mim está mais que um mito, já está uma história de contos de
fada. Agora eu não entendo mais nada, fiz o seguinte, comentei todas
as linhas do /etc/profile que definem a PATH, e mesmo assim ao logar,
tenho os memos valores. Por favor; não entendo de onde ele está
tirando estes valores se no /etc/profile todas as referências ao PATH
estão comentados, alguém?

   Outra é que qualquer inclusão de variavel para a PATH no
/etc/profile so vale shell com login, em qualquer terminal sem login
necas de piriquiticas.

   Então percebo que /etc/environment é lido pelo /etc/profile, mas
este só aplica em shell com login. Mas as variaveis do environment se
aplicam no com e no sem login. Portanto se ainda deixo comentado toda
definção de PATH no arquivo /etc/profile e movo a definação da
váriavel PATH para o /etc/environment, surpresa, funciona em todo
sistema meu path definido. Fantastico né?

   Então pergunto para eu, pq não deixar a definição da PATH no
environment? Há, tem aquelas diretórios sbin. Mas tb não sei pq. Se
passo o caminho completo de qualquer arquivo de um sbin, tenho as
mesmas respostas se estes estivessem na PATH. Então, ao grupo, porque
o PATH não vem definido no environment?

   Outra é para que serve o diretório /etc/profile.d. Em sistemas
baseados na red (q *não* são perfeitos), coloco lá um .sh com uns
export de váriaveis e adiciono algo a PATH e funciona para todo
sistema. Na Debian é como se não tive-se nada lá.

   Realmente, Maxwillian, é um mito na forma em que está ou eu não
estou entendo absolutamente mais nada (o q não é dificil :-)

  PS: obrigado pelo ShellScript.

  Abçs,
Zandre.



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Fabiano Manoel de Andrade
Em Ter, 2007-05-29 às 19:48 -0300, Zandre Bran escreveu:
> Respondo nesta do Maxwillian, mas lida a do Fabiano e Krishnamurti.
> 
> Obrigado.
> 
> On 5/29/07, Maxwillian Miorim <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> > Este processo no Debian é mais um mito que fato. Todo mundo acha que é
> > algo mas aé hoje ue não vi ninguém falar com certeza como funciona.
> >
> > Seguindo a lógica, funcionaria assim:
> >
> > /etc/profile - É um arquivo de configurações globais, que tenta ser o
> > mais independente possível de um shell. Ele que exporta variáveis
> > básicas como o PATH para bash, tcsh, ksh e qualquer outro shell.
> >
> > /etc/bash.bashrc - São as opções específicas do bash para a
> > inicialização o shell de escopo global (todos usuários). Ele é lido
> > depois do /etc/profile se tu trabalha com OOP poderia dizer que ele
> > herda os atributos do /etc/profile. ;)
> 
> Para mim está mais que um mito, já está uma história de contos de
> fada. Agora eu não entendo mais nada, fiz o seguinte, comentei todas
> as linhas do /etc/profile que definem a PATH, e mesmo assim ao logar,
> tenho os memos valores. Por favor; não entendo de onde ele está
> tirando estes valores se no /etc/profile todas as referências ao PATH
> estão comentados, alguém?
Também ainda não entendi 100% como funciona :). O sistema não
estaria tirando do arquivo /etc/bash.bashrc, pois não é um shell de login?

> Outra é que qualquer inclusão de variavel para a PATH no
> /etc/profile so vale shell com login, em qualquer terminal sem login
> necas de piriquiticas.
Correto!

> Então percebo que /etc/environment é lido pelo /etc/profile, mas
> este só aplica em shell com login. Mas as variaveis do environment se
> aplicam no com e no sem login. Portanto se ainda deixo comentado toda
> definção de PATH no arquivo /etc/profile e movo a definação da
> váriavel PATH para o /etc/environment, surpresa, funciona em todo
> sistema meu path definido. Fantastico né?
O arquivo /etc/environment armazena as variáveis de ambiente que são
exportadas para todo o sistema, como por exemplo a especificação do
idioma das mensagens do sistema, etc. O meu /etc/environment default do
debian tem somente 
LANG="pt_BR.UTF-8"
LANGUAGE="pt_BR:pt:en
e nada mais.

> Então pergunto para eu, pq não deixar a definição da PATH no
> environment? Há, tem aquelas diretórios sbin. Mas tb não sei pq. Se
> passo o caminho completo de qualquer arquivo de um sbin, tenho as
> mesmas respostas se estes estivessem na PATH. Então, ao grupo, porque
> o PATH não vem definido no environment?
Não sei, mas só acho que ai não seria o lugar indicado para isso :).

> Outra é para que serve o diretório /etc/profile.d. Em sistemas
> baseados na red (q *não* são perfeitos), coloco lá um .sh com uns
> export de váriaveis e adiciono algo a PATH e funciona para todo
> sistema. Na Debian é como se não tive-se nada lá.
Aqui não tenho esse diretório.

> Realmente, Maxwillian, é um mito na forma em que está ou eu não
> estou entendo absolutamente mais nada (o q não é dificil :-)
> 
>PS: obrigado pelo ShellScript.
> 
>Abçs,
> Zandre.

Abraço.
Fabiano.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Zandre Bran

On 5/29/07, Fabiano Manoel de Andrade <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

[...]
> Então percebo que /etc/environment é lido pelo /etc/profile, mas
> este só aplica em shell com login. Mas as variaveis do environment se
> aplicam no com e no sem login. Portanto se ainda deixo comentado toda
> definção de PATH no arquivo /etc/profile e movo a definação da
> váriavel PATH para o /etc/environment, surpresa, funciona em todo
> sistema meu path definido. Fantastico né?



O arquivo /etc/environment armazena as variáveis de ambiente que são
exportadas para todo o sistema, como por exemplo a especificação do
idioma das mensagens do sistema, etc. O meu /etc/environment default do
debian tem somente
LANG="pt_BR.UTF-8"
LANGUAGE="pt_BR:pt:en


PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/sei/la/mais/o/que"


e nada mais.


  Adiciona aí e coloca teus paths persolanizados e comente toda
estrura de if do /etc/profile e tb seu export no final e veja que
maravilha. Vc edita em só local.


>[...] Então, ao grupo, porque
> o PATH não vem definido no environment?



Não sei, mas só acho que ai não seria o lugar indicado para isso :).


   Por que não seria o local indicado? Veja, este é indicado para
"váriaveis de ambiente que são exportadas para todo o sistema, como
por exemplo as especificações do idioma..."; pode-se incluir aqui a
varaivel de ambiente PATH.

  Deve-se mencionar também que com o PATH definido no environment, no
Gnome, por exemplo, se pressione ALT+F2 e mando um ControlPanel
(painel de controle do Java) ele abre. Em qualquer outra situação
mencionada, tanto no profile como no bash.bashrc este fato não ocorre,
pois validão somente para o shell.

   PS: por favor verifique novamente a existencia do diretório /etc/profile.d

   Absç,
Zandre.



Re: Criação de Variaveis de Ambiente

2007-05-29 Thread Fabiano Manoel de Andrade
Em Ter, 2007-05-29 às 21:43 -0300, Zandre Bran escreveu:
> On 5/29/07, Fabiano Manoel de Andrade <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> >[...]
> > > Então percebo que /etc/environment é lido pelo /etc/profile, mas
> > > este só aplica em shell com login. Mas as variaveis do environment se
> > > aplicam no com e no sem login. Portanto se ainda deixo comentado toda
> > > definção de PATH no arquivo /etc/profile e movo a definação da
> > > váriavel PATH para o /etc/environment, surpresa, funciona em todo
> > > sistema meu path definido. Fantastico né?
> 
> > O arquivo /etc/environment armazena as variáveis de ambiente que são
> > exportadas para todo o sistema, como por exemplo a especificação do
> > idioma das mensagens do sistema, etc. O meu /etc/environment default do
> > debian tem somente
> > LANG="pt_BR.UTF-8"
> > LANGUAGE="pt_BR:pt:en
> 
> PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/sei/la/mais/o/que"
> 
> > e nada mais.
> 
>Adiciona aí e coloca teus paths persolanizados e comente toda
> estrura de if do /etc/profile e tb seu export no final e veja que
> maravilha. Vc edita em só local.
> 
> > >[...] Então, ao grupo, porque
> > > o PATH não vem definido no environment?
> 
> > Não sei, mas só acho que ai não seria o lugar indicado para isso :).
> 
> Por que não seria o local indicado? Veja, este é indicado para
> "váriaveis de ambiente que são exportadas para todo o sistema, como
> por exemplo as especificações do idioma..."; pode-se incluir aqui a
> varaivel de ambiente PATH.
Não sei! :) Por isso disse que acho , hehe!

>Deve-se mencionar também que com o PATH definido no environment, no
> Gnome, por exemplo, se pressione ALT+F2 e mando um ControlPanel
> (painel de controle do Java) ele abre. Em qualquer outra situação
> mencionada, tanto no profile como no bash.bashrc este fato não ocorre,
> pois validão somente para o shell.
> 
> PS: por favor verifique novamente a existencia do diretório /etc/profile.d
Realmente não tenho ele aqui. Procurando no banco de pacotes do site do
debian, somente achei o pacote sysprofile que cria algo parecido
(etc/sysprofile.d/00Standard.bash)

> Absç,
> Zandre.
Abraço.
Fabiano.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]