Re: GRUB fazendo confusão com meus discos [RESOLVIDO]

2009-08-05 Por tôpico Flamarion Jorge
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

blkid resolve qualquer outra tentativa que enviaram.
Mas obrigado a todos pelas dicas,

Rafael Gimenes Leite escreveu:
> cat /boot/grub/device.map
> isso mata seu problema.
> abraço
> 
> 2009/8/2 Adriano Rafael Gomes  >
> 
> Em Sun, 2 Aug 2009 14:38:29 -0700 (PDT)
> Flamarion Jorge  > escreveu:
> 
> > Não, isto de fato não acontece, posso acertar todo meu menu.lst
> > trocando sdb por sda e hd1 por hd0 que na próxima atualização de
> > kernel ele volta os valores antigos estou falando por que este
> > teste eu fiz. Talvez seja um bug, vou verificar outra hora!
> 
> Flamarion, acerte a linha que começa com "# kopt" que a próxima
> atualização do kernel vai usar as opções que você especificar nessa
> linha.
> 
> Por isso não adianta arrumar somente nas linhas que começam com
> "kernel". Na próxima atualização a linha "# kopt" vai ser usada para
> sobrescrever as linhas "kernel", e se a linha "# kopt" estiver errada,
> as linhas "kernel" vão ficar erradas novamente.
> 
> > Não entendi... atualizar o menu.lst sem atualizar o kernel? isso não
> > faz sentido pra mim... mas deve haver alguma utilidade.
> 
> O menu.lst será re-gerado com os valores que você especificar na linha
> "# kopt". Serve para você forçar um re-geração do menu.lst depois de
> ajustar a linha "# kopt", por exemplo.
> 
> 
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to
> debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> 
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org 
> 
> 
> 
> 
> -- 
> Rafael  Gimenes Leite
> http://www.rafaelgimenes.net
> 15-81311001
> 15-88123189

- --
Flamarion Jorge
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkp56XkACgkQ0SDRnmynUOFRJQCgibndhetYxvYszg4ZO/D7V/Vq
gpEAoLw4aWZFutf+8KcDZL7FOilFL2Y4
=03Fi
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-04 Por tôpico Rafael Gimenes Leite
cat /boot/grub/device.map
isso mata seu problema.
abraço

2009/8/2 Adriano Rafael Gomes 

> Em Sun, 2 Aug 2009 14:38:29 -0700 (PDT)
> Flamarion Jorge  escreveu:
>
> > Não, isto de fato não acontece, posso acertar todo meu menu.lst
> > trocando sdb por sda e hd1 por hd0 que na próxima atualização de
> > kernel ele volta os valores antigos estou falando por que este
> > teste eu fiz. Talvez seja um bug, vou verificar outra hora!
>
> Flamarion, acerte a linha que começa com "# kopt" que a próxima
> atualização do kernel vai usar as opções que você especificar nessa
> linha.
>
> Por isso não adianta arrumar somente nas linhas que começam com
> "kernel". Na próxima atualização a linha "# kopt" vai ser usada para
> sobrescrever as linhas "kernel", e se a linha "# kopt" estiver errada,
> as linhas "kernel" vão ficar erradas novamente.
>
> > Não entendi... atualizar o menu.lst sem atualizar o kernel? isso não
> > faz sentido pra mim... mas deve haver alguma utilidade.
>
> O menu.lst será re-gerado com os valores que você especificar na linha
> "# kopt". Serve para você forçar um re-geração do menu.lst depois de
> ajustar a linha "# kopt", por exemplo.
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> listmas...@lists.debian.org
>
>


-- 
Rafael  Gimenes Leite
http://www.rafaelgimenes.net
15-81311001
15-88123189


Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Adriano Rafael Gomes
Em Sun, 2 Aug 2009 14:38:29 -0700 (PDT)
Flamarion Jorge  escreveu:

> Não, isto de fato não acontece, posso acertar todo meu menu.lst
> trocando sdb por sda e hd1 por hd0 que na próxima atualização de
> kernel ele volta os valores antigos estou falando por que este
> teste eu fiz. Talvez seja um bug, vou verificar outra hora!

Flamarion, acerte a linha que começa com "# kopt" que a próxima
atualização do kernel vai usar as opções que você especificar nessa
linha.

Por isso não adianta arrumar somente nas linhas que começam com
"kernel". Na próxima atualização a linha "# kopt" vai ser usada para
sobrescrever as linhas "kernel", e se a linha "# kopt" estiver errada,
as linhas "kernel" vão ficar erradas novamente.

> Não entendi... atualizar o menu.lst sem atualizar o kernel? isso não
> faz sentido pra mim... mas deve haver alguma utilidade.

O menu.lst será re-gerado com os valores que você especificar na linha
"# kopt". Serve para você forçar um re-geração do menu.lst depois de
ajustar a linha "# kopt", por exemplo.


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Adriano Rafael Gomes
Em Sun, 2 Aug 2009 18:40:10 -0300
"Welington R. Braga"  escreveu:

> 2 - toda vez que você atualizar o kernel, o debconf vai sugerir voltar
> o menu.lst ao original (pelo menos no Ubuntu acontece isso, já nos
> servidores Debian nunca fiz isso ainda). Se ocorrer basta você manter
> a versão atual e depois você editar o arquivo para atualizara entrada
> correspondente. Eu ainda não encontrei uma solução para isso.

Welington, veja a linha "# kopt" no menu.lst. Edite essa linha e a cada
atualização do kernel as opções que você especificar nessa linha serão
usadas.


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Welington R. Braga
2009/8/2 Welington R. Braga :
> 2009/8/2 Flamarion Jorge 
>>
>> Boa tarde pessoal,
>>
>> Eu instalei, novamente, o Debian em meu Acer Aspire One, através do pen 
>> drive.
>> A instalação segue normal, porém no fim, na hora de instalar o grub ele 
>> reconhece meu HD do notebook como sdb, e faz uma confusão danada depois do 
>> grub instalado, pois tenta carregar o root como /dev/sdbX e não /dev/sdaX 
>> como deveria.
>> Fiz a instalação por mais de uma vez para verificar se o problema persistia 
>> e de fato persiste.
>> Bacana, até ai tudo bem, carrego o sistema ajustando a linha do kernel e do 
>> initird no grub.
>> Mas toda vez que atualizo para um kernel mais novo e o sistema escreve 
>> novamente no grub ele torna a colocar todos os dispositivos como sdb, e 
>> acontece a confusão novamente.
>> Existe um lugar, depois de o sistema instalado, onde eu possa ajustar isso, 
>> ou seje, dizer ao grub que meu root não está no sdb e sim no sda, para que 
>> da próxima vez que eu atualize o kernel ele não bagunce tudo novamente... e 
>> pior me faça perder um tempo para ajustar as letras dos dispositivos caso eu 
>> queira carregar outro sistema que esteja instalado além do Debian?
>>
>> Obrigado
>>
>>
>> Flamarion Jorge
>>
>>
> Cara, eu Cansei de me aborrecer com a forma bagunçada que o Linux usa
> para nomear os discos. Toda instalação de disco novo era uma dor
> cabeça. Felizmente inventaram o UUID como salvação.
>
> Faça o seguinte:
> 1 - Rode o comando blkid, pela linha de commandos para descobrir qual
> é o UUID de cada partição
> 2 - Edite o arquivo /boot/grub/menu.lst e substitua a linha:
>
> root (0,0)
>
> por:
>
> uuid            UID_DA_PARTIÇÂO_RAIZ_SEM_ASPAS
>
> ex:
>
> uuid            0006fecc-4d34-44db-b945-f82f1e2ac335

Retificando:

2 - Edite o arquivo /boot/grub/menu.lst e substitua a linha:

root (0,0)

por:

uuidUID_DA_PARTIÇÂO_BOOT_SEM_ASPAS  <--- Se tiver uma
partição /boot separada, senão, vai o UUID da partição /, mesmo.

ex:

uuid0006fecc-4d34-44db-b945-f82f1e2ac335

>
> substitua a linha
>
> kernel          /vmlinuz-2.6.28-15-generic root=/dev/sda2 ro locale=pt_BR 
> quiet splash
>
> por:
>
> kernel          /vmlinuz-2.6.28-15-generic
> root=UUID=UID_DA_PARTIÇÂO_RAIZ_SEM_ASPAS ro locale=pt_BR quiet splash
>
> ex:
>
> kernel          /vmlinuz-2.6.28-15-generic
> root=UUID=4a65c533-8bc3-4c3b-8809-d3b1713a577c ro locale=pt_BR quiet
> splash
>
>
> O restante pode ficar tudo igual e com isso a sua opção de boot no
> menu ficará mais o menos assim:
> title           Ubuntu 9.04, kernel 2.6.28-15-generic
> uuid            0006fecc-4d34-44db-b945-f82f1e2ac335
> kernel  /vmlinuz-2.6.28-15-generic
> root=UUID=4a65c533-8bc3-4c3b-8809-d3b1713a577c ro locale=pt_BR quiet
> splash
> initrd          /initrd.img-2.6.28-15-generic
> quiet
>
>
> 3 - Agora é a vez do /etc/fstab. Edite este arquivo e substitua todas
> as referências à /dev/sdx? pelo UID correspondente. Exemplo:
>
> #Particao Boot - anteriormente /dev/sda1
> UUID=0006fecc-4d34-44db-b945-f82f1e2ac335       /boot   ext3    relatime
>  0       2
>
> #Volume RAIZ - anteriormente /dev/sda2
> UUID=4a65c533-8bc3-4c3b-8809-d3b1713a577c       /       reiserfs    relatime 
> 0       1
>
>
> Salve tudo e dê um reboot feliz, mandando os nomes de dispositivos pra
> bem longe dos seus arquivos de configuração. Depois que fiz isso em
> meu desktop Ubuntu e em alguns servidores Debian lá do trabalho, não
> tive mais aborrecimento com isso. Posso enfiar qualquer disco e deixar
> o porco do sistema de nomeação de discos inventar o nome que quiser,
> porque o boot será sempre realizado com base no UUID que só mudará
> quando eu formatar o sistema denovo.
>
>
> Só algumas considerações:
> 1 - Volumes Lógicos LVM não necessitam disso, já que internamente eles
> são tratados pelo UUID e não pelo nome de dispositivos dado pelo UDEV.
> 2 - toda vez que você atualizar o kernel, o debconf vai sugerir voltar
> o menu.lst ao original (pelo menos no Ubuntu acontece isso, já nos
> servidores Debian nunca fiz isso ainda). Se ocorrer basta você manter
> a versão atual e depois você editar o arquivo para atualizara entrada
> correspondente. Eu ainda não encontrei uma solução para isso.
> 3 - Vamos rezar para que o pessoal que empacota o grub no Debian,
> façam esta mudança no sistema para resolver o nosso problema de vez.
> 4 - Viva o Linux, Viva o Debian!
>
>
>>      
>> 
>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
>> http://br.maisbuscados.yahoo.com
>>
>>
>> --
>> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
>> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
>>
>
>
>
> --
> Welington Rodrigues Braga
> --
> Web: http://www.welrbraga.eti.br
> MSN: welrbraga[*]msn·com
> Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
> Yahoo / Skype:  welrbraga
> PGP Key: 0x6C7654EB
> Linux User #253605
>
> "Em tud

Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Welington R. Braga
2009/8/2 Flamarion Jorge 
>
> Boa tarde pessoal,
>
> Eu instalei, novamente, o Debian em meu Acer Aspire One, através do pen drive.
> A instalação segue normal, porém no fim, na hora de instalar o grub ele 
> reconhece meu HD do notebook como sdb, e faz uma confusão danada depois do 
> grub instalado, pois tenta carregar o root como /dev/sdbX e não /dev/sdaX 
> como deveria.
> Fiz a instalação por mais de uma vez para verificar se o problema persistia e 
> de fato persiste.
> Bacana, até ai tudo bem, carrego o sistema ajustando a linha do kernel e do 
> initird no grub.
> Mas toda vez que atualizo para um kernel mais novo e o sistema escreve 
> novamente no grub ele torna a colocar todos os dispositivos como sdb, e 
> acontece a confusão novamente.
> Existe um lugar, depois de o sistema instalado, onde eu possa ajustar isso, 
> ou seje, dizer ao grub que meu root não está no sdb e sim no sda, para que da 
> próxima vez que eu atualize o kernel ele não bagunce tudo novamente... e pior 
> me faça perder um tempo para ajustar as letras dos dispositivos caso eu 
> queira carregar outro sistema que esteja instalado além do Debian?
>
> Obrigado
>
>
> Flamarion Jorge
>
>
Cara, eu Cansei de me aborrecer com a forma bagunçada que o Linux usa
para nomear os discos. Toda instalação de disco novo era uma dor
cabeça. Felizmente inventaram o UUID como salvação.

Faça o seguinte:
1 - Rode o comando blkid, pela linha de commandos para descobrir qual
é o UUID de cada partição
2 - Edite o arquivo /boot/grub/menu.lst e substitua a linha:

root (0,0)

por:

uuidUID_DA_PARTIÇÂO_RAIZ_SEM_ASPAS

ex:

uuid0006fecc-4d34-44db-b945-f82f1e2ac335

substitua a linha

kernel  /vmlinuz-2.6.28-15-generic root=/dev/sda2 ro locale=pt_BR quiet 
splash

por:

kernel  /vmlinuz-2.6.28-15-generic
root=UUID=UID_DA_PARTIÇÂO_RAIZ_SEM_ASPAS ro locale=pt_BR quiet splash

ex:

kernel  /vmlinuz-2.6.28-15-generic
root=UUID=4a65c533-8bc3-4c3b-8809-d3b1713a577c ro locale=pt_BR quiet
splash


O restante pode ficar tudo igual e com isso a sua opção de boot no
menu ficará mais o menos assim:
title   Ubuntu 9.04, kernel 2.6.28-15-generic
uuid0006fecc-4d34-44db-b945-f82f1e2ac335
kernel  /vmlinuz-2.6.28-15-generic
root=UUID=4a65c533-8bc3-4c3b-8809-d3b1713a577c ro locale=pt_BR quiet
splash
initrd  /initrd.img-2.6.28-15-generic
quiet


3 - Agora é a vez do /etc/fstab. Edite este arquivo e substitua todas
as referências à /dev/sdx? pelo UID correspondente. Exemplo:

#Particao Boot - anteriormente /dev/sda1
UUID=0006fecc-4d34-44db-b945-f82f1e2ac335   /boot   ext3relatime
 0   2

#Volume RAIZ - anteriormente /dev/sda2
UUID=4a65c533-8bc3-4c3b-8809-d3b1713a577c   /   reiserfsrelatime 0  
 1


Salve tudo e dê um reboot feliz, mandando os nomes de dispositivos pra
bem longe dos seus arquivos de configuração. Depois que fiz isso em
meu desktop Ubuntu e em alguns servidores Debian lá do trabalho, não
tive mais aborrecimento com isso. Posso enfiar qualquer disco e deixar
o porco do sistema de nomeação de discos inventar o nome que quiser,
porque o boot será sempre realizado com base no UUID que só mudará
quando eu formatar o sistema denovo.


Só algumas considerações:
1 - Volumes Lógicos LVM não necessitam disso, já que internamente eles
são tratados pelo UUID e não pelo nome de dispositivos dado pelo UDEV.
2 - toda vez que você atualizar o kernel, o debconf vai sugerir voltar
o menu.lst ao original (pelo menos no Ubuntu acontece isso, já nos
servidores Debian nunca fiz isso ainda). Se ocorrer basta você manter
a versão atual e depois você editar o arquivo para atualizara entrada
correspondente. Eu ainda não encontrei uma solução para isso.
3 - Vamos rezar para que o pessoal que empacota o grub no Debian,
façam esta mudança no sistema para resolver o nosso problema de vez.
4 - Viva o Linux, Viva o Debian!


>      
> 
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
> http://br.maisbuscados.yahoo.com
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
>



--
Welington Rodrigues Braga
--
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Flamarion Jorge
> 
> Flamarion, isso está correto. Leia os comentários nas
> linhas anteriores
> que você vai entender.

Ok, vou ler.

> Não descomente, elas devem ficar comentadas. Ajuste a
> parte do /dev/sdX
> e na próxima atualização do kernel o novo valor deve ser
> usado. Veja

Não, isto de fato não acontece, posso acertar todo meu menu.lst trocando sdb 
por sda e hd1 por hd0 que na próxima atualização de kernel ele volta os valores 
antigos estou falando por que este teste eu fiz.
Talvez seja um bug, vou verificar outra hora!

> "man update-grub" para mais informação e/ou para forçar
> a atualização do
> menu.lst ao invés de esperar até sair atualização no
> kernel.

Não entendi... atualizar o menu.lst sem atualizar o kernel? isso não faz 
sentido pra mim... mas deve haver alguma utilidade.
De qualquer maneira vou dar uma lida no manual do update-grub.
E muito obrigado pelas dicas.
No momento estou reinstalando o sistema, criei o pen drive bootavel de uma 
maneira diferente... 
Somente descompactando o boot.img.gz e fazendo um dd pra dentro do pen drive e 
copiando a imagem do netinstall pra dentro do pendrive também!
Aparentemente não criou a confusão que o syslinux criou.

Novamente obrigado pelas dicas, se eu obter exito reporto aqui !

Flamarion Jorge


  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Adriano Rafael Gomes
Em Sun, 2 Aug 2009 13:38:45 -0700 (PDT)
Flamarion Jorge  escreveu:

> Cara, todas as linhas que tem esta opção estão comentadas.

Flamarion, isso está correto. Leia os comentários nas linhas anteriores
que você vai entender.

> Será que se eu descomentar e colocar o root correto, no
> caso /dev/sdaX, ele não para de fazer esta confusão?

Não descomente, elas devem ficar comentadas. Ajuste a parte do /dev/sdX
e na próxima atualização do kernel o novo valor deve ser usado. Veja
"man update-grub" para mais informação e/ou para forçar a atualização do
menu.lst ao invés de esperar até sair atualização no kernel.


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Flamarion Jorge
> Olá, Flamarion.
> 
> Procure no /boot/grub/menu.lst por uma linha que inicia com
> "# kopt".
> Ajuste essa linha, e mantenha o "#" no início dela.
> 

Olá Adriano,

Cara, todas as linhas que tem esta opção estão comentadas.
Será que se eu descomentar e colocar o root correto, no caso /dev/sdaX, ele não 
para de fazer esta confusão?
O mais estranho é que na instalação ele bagunçou até o fstab, colocando sdb ao 
invés de sda
Muito estranho..
Já instalei o ubuntu pelo pen drive e ele não faz essa bagunça que o Debian 
está fazendo!! muito estranho mesmo !

Valeu!

Flamarion Jorge


  

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org



Re: GRUB fazendo confusão com meus discos

2009-08-02 Por tôpico Adriano Rafael Gomes
Em Sun, 2 Aug 2009 13:16:31 -0700 (PDT)
Flamarion Jorge  escreveu:

> Existe um lugar, depois de o sistema instalado, onde eu
> possa ajustar isso, ou seje, dizer ao grub que meu root não está no
> sdb e sim no sda, para que da próxima vez que eu atualize o kernel
> ele não bagunce tudo novamente...

Olá, Flamarion.

Procure no /boot/grub/menu.lst por uma linha que inicia com "# kopt".
Ajuste essa linha, e mantenha o "#" no início dela.


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org