Fwd: Autoreply: Re: Script para backup do banco de dados PostgreSQL.

2009-03-12 Por tôpico Fabiano Pires
Lista,

Sou só eu ou vcs também recebem uma mensagem dessas a cada resposta para a
lista?

-- Forwarded message --
From: li...@trinitygroup.com.ar
Date: 2009/3/11
Subject: Autoreply: Re: Script para backup do banco de dados PostgreSQL.
To: fabiano pires fabiano.pi...@gmail.com



GRACIAS por enviar tu lista de invitados, en la puerta anunciate como Lista
Trinity. Te esperamos!




-- 
Fabiano Pires
LPIC-2
http://pragasdigitais.blogspot.com/
Livrando você da escória da Internet!


Re: Script para backup do banco de dados PostgreSQL.

2009-03-11 Por tôpico Fabiano Pires
2009/3/11 Leandro Hamid leandro.ha...@gmail.com

 Bom dia pessoal.

 Eu estou querendo fazer o backup de um banco de dados que esta rodando em
 uma máquina virtual remota e gostaria de guardar os arquivos de backup em
 minha estação de trabalho, vide trecho do script abaixo:

 # Define o destino dos arquivos
 *DST=/backup/host/postgresql$t*

 # Cria o diretório do dia se ele não existir
 if [ -d /backup/host/postgresql/$t ]; then
   cd /backup/host/postgresql/$t
 else
 `mkdir /backup/host/postgresql$t`
 fi

 Qual é maneira mais adequada para se passar o acesso a minha máquina via
 ssh no trecho de código *DST=/backup/host/postgresql$t* se é que tem
 como se fazer isso.A máquina virtual é um Debian Lenny e o host que irá
 guardar os arquivos de backup é um Ubuntu 8.04, desde já agradeço.


Você poderia utilizar o sshfs para montar um diretório remoto ou criar um
arquivo local e transferir via NFS ou scp.




 --
 Leandro Hamid
 SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados
 Maito: leandro.ha...@gmail.com
 Maito: leandro.ha...@linuxmail.org
 Skype: leandro_hamid
 http://www.serpro.gov.br
 Weblog: http://sysaprendiz.wordpress.com/
 Linux User #485051





-- 
Fabiano Pires
LPIC-2
http://pragasdigitais.blogspot.com/
Livrando você da escória da Internet!


Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-05-02 Por tôpico Antonio Prado
Em Qui, 2006-04-27 às 10:19 -0300, hamacker escreveu:
 Alguem conhece algum script que copie os arquivos de /home para 
 /media/backup mantendo a mesma estrutura porém compactando-os ?
 
 Seria legal usar o rsync que funciona muito bem, porém ele não compacta 
 no destino.
 
 

Hamacker,

Entre em contato privativo para que eu possa lhe enviar o script que
utilizo em meus backups, uma vez que não é possível anexar através da
lista.

[]'s


-- 
Antonio Prado


--
Analista de Sistemas.
sítio: http://www.antonioprado.eti.br
email: [EMAIL PROTECTED]
msn..: [EMAIL PROTECTED]
skype: suporte_prado
--




Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-05-02 Por tôpico Marcos Vinicius Lazarini

hamacker wrote:

Depende de que tipo de magnetismo estamos falando, se estivermos falando 
magneto-optical semelhante ao zip drive eu diria OK, mas se estamos 
falando de magnetico mais comum semelhante as DAT eu diria depende, é 
muito comum depois de um tempo de uso duma unidade DAT ela sair de 
alinhamento (igual a unidade de floppy) e quando isso ocorre as DATs sao 
lidas/recuparadas 100% do que foi criadas nelas, mas se voce pegar seu 
tape e levar para outra unidade é pouco provavel conseguir restaurar 
100%. Resumindo, a unidade DAT não é lá tão transportável de unidade 
para unidade e não é qualquer programa que pode ser usado. Nisso as DLTs 
sao melhores por serem transportaveis


As DATs tem seu disco (tape) até barato, o custo por MB é equivalente ao 
DVD, porém a unidade DAT é em torno de R$ 4.000,00 enquanto a unidade 
DVD custa dez vezes menos. Por aqui, as DATs sao guardadas num cofre 
especial e mesmo assim tapes de 4 anos atras começam a ter problemas, 
tem tape que voce precisa passar 2 vezes o tape de autolimpeza porque 
antes de chegar a metade do caminho já sujou o cabeçote de leitura. 
Então, tudo depende mesmo é do custo/beneficio. As DLTs ainda são muito 
caras, uma única unidade de 80GB duma DLT tem valor equivalente ou maior 
que um disco 120G!


Não sei em relação ao custo, mas vejam alguns artigos:

Burned CDs Last 5 years Maximum
http://computerworld.com/hardwaretopics/storage/story/0,10801,107607,00.html
Computerworld has interviewed Kurt Gerecke, an IBM storage expert and 
physicist who claims burned CDs only have a two to five-year lifespan, 
depending on the quality of the CD.


New Gold KODAK CD and DVD Safely Store Data, Photos, Music, Videos for 80 to 
300 Years

http://www.cdfreaks.com/news/13323
New 24-karat gold CD-Rs and DVDs that extend the storage life of data, music 
and images for many decades are being introduced [...]



--
Marcos


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-05-02 Por tôpico Marcos Vinicius Lazarini

hamacker wrote:

Alguem conhece algum script que copie os arquivos de /home para 
/media/backup mantendo a mesma estrutura porém compactando-os ?


Seria legal usar o rsync que funciona muito bem, porém ele não compacta 
no destino.


Isso que vc quer fazer acho que nao existe. Vc quer q, dado
$ ls
arq1.txtarq2.txtarq3.rtf

após um rsync 'mágico', eu teria do destino
$ ls
arq1.txt.gz arq2.txt.gz ar3.rtf.gz

Eu entendi direito?


Em todo caso, fica uma dica:
http://packages.debian.org/backup2l


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico Marcelo Luiz de Laia

Felipe Figueiredo wrote:

Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com CD-Rs  
vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e audiogalaxy) pra confiar 
em backup de coisa séria, compactando, e dividindo com split. Eu não faria 
isso, a menos que você só esteja pensando em usar esses DVDs por um ou dois 
meses. 
 



Isso me deixou de cabelos em pe, pois outro dia foi feito backup em DVDs 
(dois disco clones) e guardados como se fossem a maneira mais segura de 
ter copias de dados. Mas, pelo que voce esta falando, corremos o risco 
de perder tudo!!! O que voce recomendaria para a ralizacao de backup 
seguro e duradouro hoje em dia?


Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis de 
temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau. 
 



Em quanto tempo mais ou menos voce estimaria a vida util deles?

Obrigado

--
Marcelo Luiz de Laia
Ph.D Candidate
São Paulo State University (http://www.unesp.br/eng/)
School of Agricultural and Veterinary Sciences
Department of  Technology
Via de Acesso Prof.Paulo Donato Castellane s/n
14884-900   Jaboticabal - SP - Brazil
Fone: +55-016-3209-2675
Cell: +55-016-97098526


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico hamacker

Sim, já experimentei isso.
Parece que dá micose :) naquela membrana e vai mudando de coloração 
com o tempo.


Estou estudando uma forma melhor de comprar e armazenar estes discos, 
mas nao há muito que fazer, o mercado tá inundado de diversos 
fabricantes e as marcas ditas como nobre como hp são apenas oem, isto 
é, o verdadeiro fabricante por trás é uma generica CMC.


Marcelo Luiz de Laia escreveu:

Felipe Figueiredo wrote:

Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com CD-Rs  
vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e audiogalaxy) pra 
confiar em backup de coisa séria, compactando, e dividindo com split. 
Eu não faria isso, a menos que você só esteja pensando em usar esses 
DVDs por um ou dois meses.  



Isso me deixou de cabelos em pe, pois outro dia foi feito backup em DVDs 
(dois disco clones) e guardados como se fossem a maneira mais segura de 
ter copias de dados. Mas, pelo que voce esta falando, corremos o risco 
de perder tudo!!! O que voce recomendaria para a ralizacao de backup 
seguro e duradouro hoje em dia?


Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis 
de temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau.  



Em quanto tempo mais ou menos voce estimaria a vida util deles?

Obrigado




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico Vinicius

hamacker escreveu:

Sim, já experimentei isso.
Parece que dá micose :) naquela membrana e vai mudando de coloração 
com o tempo.


Estou estudando uma forma melhor de comprar e armazenar estes discos, 
mas nao há muito que fazer, o mercado tá inundado de diversos 
fabricantes e as marcas ditas como nobre como hp são apenas oem, 
isto é, o verdadeiro fabricante por trás é uma generica CMC.


Marcelo Luiz de Laia escreveu:

Felipe Figueiredo wrote:

Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com 
CD-Rs  vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e 
audiogalaxy) pra confiar em backup de coisa séria, compactando, e 
dividindo com split. Eu não faria isso, a menos que você só esteja 
pensando em usar esses DVDs por um ou dois meses. 


Isso me deixou de cabelos em pe, pois outro dia foi feito backup em 
DVDs (dois disco clones) e guardados como se fossem a maneira mais 
segura de ter copias de dados. Mas, pelo que voce esta falando, 
corremos o risco de perder tudo!!! O que voce recomendaria para a 
ralizacao de backup seguro e duradouro hoje em dia?


Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis 
de temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau. 


Em quanto tempo mais ou menos voce estimaria a vida util deles?

Obrigado





Eu particularmente considero a fita magnética mais confiável que CD/DVD.

CDs e DVDs devem ser guardados longe da luz, calor e umidade. Um freezer 
ou geladeira é uma boa opção. Guarde os CDs em sacos do tipo ziplock, se 
possível com um saquinho de silica gel, bem fechados (pode-se utilizar 
um saco dentro de outro, para garantir)


Vinicius


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico hamacker
Depende de que tipo de magnetismo estamos falando, se estivermos falando 
magneto-optical semelhante ao zip drive eu diria OK, mas se estamos 
falando de magnetico mais comum semelhante as DAT eu diria depende, é 
muito comum depois de um tempo de uso duma unidade DAT ela sair de 
alinhamento (igual a unidade de floppy) e quando isso ocorre as DATs sao 
lidas/recuparadas 100% do que foi criadas nelas, mas se voce pegar seu 
tape e levar para outra unidade é pouco provavel conseguir restaurar 
100%. Resumindo, a unidade DAT não é lá tão transportável de unidade 
para unidade e não é qualquer programa que pode ser usado. Nisso as DLTs 
sao melhores por serem transportaveis


As DATs tem seu disco (tape) até barato, o custo por MB é equivalente ao 
DVD, porém a unidade DAT é em torno de R$ 4.000,00 enquanto a unidade 
DVD custa dez vezes menos. Por aqui, as DATs sao guardadas num cofre 
especial e mesmo assim tapes de 4 anos atras começam a ter problemas, 
tem tape que voce precisa passar 2 vezes o tape de autolimpeza porque 
antes de chegar a metade do caminho já sujou o cabeçote de leitura. 
Então, tudo depende mesmo é do custo/beneficio. As DLTs ainda são muito 
caras, uma única unidade de 80GB duma DLT tem valor equivalente ou maior 
que um disco 120G!


[]'s

Vinicius escreveu:


Eu particularmente considero a fita magnética mais confiável que CD/DVD.

CDs e DVDs devem ser guardados longe da luz, calor e umidade. Um freezer 
ou geladeira é uma boa opção. Guarde os CDs em sacos do tipo ziplock, se 
possível com um saquinho de silica gel, bem fechados (pode-se utilizar 
um saco dentro de outro, para garantir)



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-27 Por tôpico Felipe Figueiredo
No debian?

backup2l
backup-manager
backupninja
baculla

de uma olhada no repositorio, tem muitos outros.


On Thursday 27 April 2006 10:19, hamacker wrote:
 Alguem conhece algum script que copie os arquivos de /home para
 /media/backup mantendo a mesma estrutura porém compactando-os ?

 Seria legal usar o rsync que funciona muito bem, porém ele não compacta
 no destino.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-27 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

hamacker wrote:
 Alguem conhece algum script que copie os arquivos de /home para
 /media/backup mantendo a mesma estrutura porém compactando-os ?

 Seria legal usar o rsync que funciona muito bem, porém ele não
 compacta no destino.


Bom dia,
Você poderia dar uma olhada no rsync também, bem interessante e muito
simples de se configurar.

[]'s

- --
Atenciosamente,
Márcio Luciano Donada
T.I. Aurora Alimentos - Chapecó(SC)
Cooperativa Central Oeste Catarinense
Telefones (49)33213161 ou (49)33213182
mdonada at auroraalimentos dot com dot br
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.3 (FreeBSD)

iD8DBQFEUNRwyJq2hZEymxcRAlH2AKDZX8Xlhxcs5MMxkfW8Qc8U10e5ggCfTfQ4
Xz05nrqIPpyjFTGjkrjDgU0=
=mXL6
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-27 Por tôpico hamacker
Deixa-me explicar melhor o que desejo fazer, atualmente faço backup 
usando o classico tar, criei um script que pega pastas de determinados 
diretorios e joga para um disco-usb montado. No final do mês eu jogo o 
.tar.gz para dentro dum dvd e reset novamente esses backups diarios. Eu 
tenho dois problemas que considero importantes :
- o tar.gz é grandão, um unico departamento tem 7G de dados para jogar 
para dvd eu tenho descompactar e quebrar em duas vias e recriar o tar e 
colocar em dvd. ou seja, é demorado para criar o dvd e é demorado outra 
vez para restaurar. Quebraria um galho se o tar aceitasse compressao e 
multi-volumes juntos, porém não aceita. Estou estudando o  uso do split, 
mas mesmo assim continuaria sendo complexo.
- o tar.gz é grandao, minha suspeita é que depois de algum tempo quando 
a midia de dvd nao for mais confiavel nao consiga mais descompacta-lo, 
semelhante ao que ocorre com o zip quando dá problema de crc e nao 
consigo de maneira natural a descompressao de um dos arquivos que se 
encontra lá dentro.


Gosto muito do rsync, se ele fizesse a compressao no destino com bzip2 
por exemplo, eu teria transparencia do backup com arquivos individuais e 
um arquivamento simplificado dentro do dvd facilitando a busca a 
restauração de dados.


Felipe Figueiredo escreveu:

No debian?

backup2l
backup-manager
backupninja
baculla

de uma olhada no repositorio, tem muitos outros.


On Thursday 27 April 2006 10:19, hamacker wrote:

Alguem conhece algum script que copie os arquivos de /home para
/media/backup mantendo a mesma estrutura porém compactando-os ?

Seria legal usar o rsync que funciona muito bem, porém ele não compacta
no destino.






--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-27 Por tôpico Felipe Figueiredo
Uma coisa que você não mencionou, é como você faz backups incrementais.

Penso que isso seja fundamental, por isso procurei alguns programas simples 
que trabalhassem dessa maneira. Esses que citei, eu cheguei a instalar e 
futucar (menos o baculla).

Vi que no repositório tem programas específicos pra fazer backup em CD ou em 
DVD. Talvez eles suportem multi-disco.

Ou você pode fazer como eu fazia antigamente: ao invés de criar um 
grande .tar.bz2 (e correr o risco de perdê-lo por inteiro se a mídia se for 
corrompida), você pode criar vários .tar.bz2 pequenos, separando os 
diretórios da sua estrutura. Digamos, se você vai fazer backup do /home, faça 
um tar para cada usuário. Fica mais fácil de gerenciar assim, dividindo 
manualmente o conteúdo pra dois ou mais DVDs.



On Thursday 27 April 2006 11:38, hamacker wrote:
 Deixa-me explicar melhor o que desejo fazer, atualmente faço backup
 usando o classico tar, criei um script que pega pastas de determinados
 diretorios e joga para um disco-usb montado. No final do mês eu jogo o
 .tar.gz para dentro dum dvd e reset novamente esses backups diarios. Eu
 tenho dois problemas que considero importantes :
 - o tar.gz é grandão, um unico departamento tem 7G de dados para jogar
 para dvd eu tenho descompactar e quebrar em duas vias e recriar o tar e
 colocar em dvd. ou seja, é demorado para criar o dvd e é demorado outra
 vez para restaurar. Quebraria um galho se o tar aceitasse compressao e
 multi-volumes juntos, porém não aceita. Estou estudando o  uso do split,
 mas mesmo assim continuaria sendo complexo.
 - o tar.gz é grandao, minha suspeita é que depois de algum tempo quando
 a midia de dvd nao for mais confiavel nao consiga mais descompacta-lo,
 semelhante ao que ocorre com o zip quando dá problema de crc e nao
 consigo de maneira natural a descompressao de um dos arquivos que se
 encontra lá dentro.

 Gosto muito do rsync, se ele fizesse a compressao no destino com bzip2
 por exemplo, eu teria transparencia do backup com arquivos individuais e
 um arquivamento simplificado dentro do dvd facilitando a busca a
 restauração de dados.

 Felipe Figueiredo escreveu:
  No debian?
 
  backup2l
  backup-manager
  backupninja
  baculla
 
  de uma olhada no repositorio, tem muitos outros.
 
  On Thursday 27 April 2006 10:19, hamacker wrote:
  Alguem conhece algum script que copie os arquivos de /home para
  /media/backup mantendo a mesma estrutura porém compactando-os ?
 
  Seria legal usar o rsync que funciona muito bem, porém ele não compacta
  no destino.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-27 Por tôpico hamacker

Ja faço assim, o 7G de exemplo que passei foi /home/projetos.
Nao faço backups incrementais porque o tar precisa dum arquivo texto a 
gerar/usar e simplesmente nao sei como funciona. Por outro lado, o rsync 
  faz isso que voce disse, sincronizando inclusive as mudanças dum lado 
para o outro, mas como disse ele nao compacta o destino, ou se compacta 
nao sei como.


[]'s

Felipe Figueiredo escreveu:

Uma coisa que você não mencionou, é como você faz backups incrementais.

Penso que isso seja fundamental, por isso procurei alguns programas simples 
que trabalhassem dessa maneira. Esses que citei, eu cheguei a instalar e 
futucar (menos o baculla).


Vi que no repositório tem programas específicos pra fazer backup em CD ou em 
DVD. Talvez eles suportem multi-disco.


Ou você pode fazer como eu fazia antigamente: ao invés de criar um 
grande .tar.bz2 (e correr o risco de perdê-lo por inteiro se a mídia se for 
corrompida), você pode criar vários .tar.bz2 pequenos, separando os 
diretórios da sua estrutura. Digamos, se você vai fazer backup do /home, faça 
um tar para cada usuário. Fica mais fácil de gerenciar assim, dividindo 
manualmente o conteúdo pra dois ou mais DVDs.



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-27 Por tôpico Felipe Figueiredo
hama,

não te falei? Esses programas que te falei fazem exatamente isso, backups 
incrementais em tar (ou cpio, ou uma porrada de outros formatos).

Veja o backup2l e o backup-manager. São scripts. De repente você faz um script 
personalizado, pra dividir em isos de forma incremental = 4.7 G.

No caso desse diretório, talvez você pudesse quebrá-lo em dois, pra 
finalidade de backup. Você pode fazer isso de forma transparente pros 
usuários com links simbólicos em diretórios específicos.

Eu faço isso, por exemplo, pra não zerar o espaço disponível na /home de um 
dos meus pobres servidores. Vez por outra, tenho que mover o home de um 
usuário pra outra partição, e deixo um link como esparadrapo.

Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com CD-Rs  
vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e audiogalaxy) pra confiar 
em backup de coisa séria, compactando, e dividindo com split. Eu não faria 
isso, a menos que você só esteja pensando em usar esses DVDs por um ou dois 
meses. Eu ainda não estimei a vida útil das minhas mídias, e não tenho como 
saber se elas são boas antes de um ano ou dois, quando perco arquivos. 

Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis de 
temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau. Sorte que agora existe 
esse negócio de banda larga, e eu não preciso mais deixar o computador ligado 
a madrugada inteira pra baixar o equivalente a 3 discos. 

E veja, isso me chateia e não é backup! Imagine se você precisar restaurar um 
projeto, e der erro de I/O na mídia? Compactado e splitando, você perdeu o 
backup inteiro.

abraços
FF

On Thursday 27 April 2006 11:52, hamacker wrote:
 Ja faço assim, o 7G de exemplo que passei foi /home/projetos.
 Nao faço backups incrementais porque o tar precisa dum arquivo texto a
 gerar/usar e simplesmente nao sei como funciona. Por outro lado, o rsync
faz isso que voce disse, sincronizando inclusive as mudanças dum lado
 para o outro, mas como disse ele nao compacta o destino, ou se compacta
 nao sei como.

 []'s

 Felipe Figueiredo escreveu:
  Uma coisa que você não mencionou, é como você faz backups incrementais.
 
  Penso que isso seja fundamental, por isso procurei alguns programas
  simples que trabalhassem dessa maneira. Esses que citei, eu cheguei a
  instalar e futucar (menos o baculla).
 
  Vi que no repositório tem programas específicos pra fazer backup em CD ou
  em DVD. Talvez eles suportem multi-disco.
 
  Ou você pode fazer como eu fazia antigamente: ao invés de criar um
  grande .tar.bz2 (e correr o risco de perdê-lo por inteiro se a mídia se
  for corrompida), você pode criar vários .tar.bz2 pequenos, separando os
  diretórios da sua estrutura. Digamos, se você vai fazer backup do /home,
  faça um tar para cada usuário. Fica mais fácil de gerenciar assim,
  dividindo manualmente o conteúdo pra dois ou mais DVDs.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-27 Por tôpico hamacker
como funciona o backup2l, visitei a pagina do projeto e olhei uns 
screenshots mas nao entendi de que forma os arquivos sao armazenados.
Tambem procurei via google e pelos aqui no brasil nao há comentarios, 
artigos ou perguntas em listas sobre ele.


voce usa o backup2l, poderia me explicar de que forma ele armazena os 
arquivos ?


Felipe Figueiredo escreveu:

hama,

não te falei? Esses programas que te falei fazem exatamente isso, backups 
incrementais em tar (ou cpio, ou uma porrada de outros formatos).


Veja o backup2l e o backup-manager. São scripts. De repente você faz um script 
personalizado, pra dividir em isos de forma incremental = 4.7 G.


No caso desse diretório, talvez você pudesse quebrá-lo em dois, pra 
finalidade de backup. Você pode fazer isso de forma transparente pros 
usuários com links simbólicos em diretórios específicos.


Eu faço isso, por exemplo, pra não zerar o espaço disponível na /home de um 
dos meus pobres servidores. Vez por outra, tenho que mover o home de um 
usuário pra outra partição, e deixo um link como esparadrapo.


Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com CD-Rs  
vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e audiogalaxy) pra confiar 
em backup de coisa séria, compactando, e dividindo com split. Eu não faria 
isso, a menos que você só esteja pensando em usar esses DVDs por um ou dois 
meses. Eu ainda não estimei a vida útil das minhas mídias, e não tenho como 
saber se elas são boas antes de um ano ou dois, quando perco arquivos. 

Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis de 
temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau. Sorte que agora existe 
esse negócio de banda larga, e eu não preciso mais deixar o computador ligado 
a madrugada inteira pra baixar o equivalente a 3 discos. 

E veja, isso me chateia e não é backup! Imagine se você precisar restaurar um 
projeto, e der erro de I/O na mídia? Compactado e splitando, você perdeu o 
backup inteiro.


abraços
FF

On Thursday 27 April 2006 11:52, hamacker wrote:

Ja faço assim, o 7G de exemplo que passei foi /home/projetos.
Nao faço backups incrementais porque o tar precisa dum arquivo texto a
gerar/usar e simplesmente nao sei como funciona. Por outro lado, o rsync
   faz isso que voce disse, sincronizando inclusive as mudanças dum lado
para o outro, mas como disse ele nao compacta o destino, ou se compacta
nao sei como.

[]'s

Felipe Figueiredo escreveu:

Uma coisa que você não mencionou, é como você faz backups incrementais.

Penso que isso seja fundamental, por isso procurei alguns programas
simples que trabalhassem dessa maneira. Esses que citei, eu cheguei a
instalar e futucar (menos o baculla).

Vi que no repositório tem programas específicos pra fazer backup em CD ou
em DVD. Talvez eles suportem multi-disco.

Ou você pode fazer como eu fazia antigamente: ao invés de criar um
grande .tar.bz2 (e correr o risco de perdê-lo por inteiro se a mídia se
for corrompida), você pode criar vários .tar.bz2 pequenos, separando os
diretórios da sua estrutura. Digamos, se você vai fazer backup do /home,
faça um tar para cada usuário. Fica mais fácil de gerenciar assim,
dividindo manualmente o conteúdo pra dois ou mais DVDs.






--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Re: Script para backup

2005-10-10 Por tôpico Orlando_Sousa_Santos_Junior_-_Tecnico_de_Suporte_Local/ALB/ALBALN

poderia me fornecer o nome do script
para backup

Atenciosamente, 

Orlando Sousa Santos Junior
Tecnologia da Informação - Técnico de Suporte Local
IBM - Outsourcing Albras/Alunorte
[EMAIL PROTECTED]
Tel.: 91-3754-6940
 

--

As informacoes existentes nessa mensagem e nos arquivos anexados sao para
uso restrito. Se esta mensagem foi recebida por engano, sua utilizacao e
proibida. Favor exclui-la e informar o remetente atraves do e-mail acima.
Opinioes, conclusoes e outras informacoes contidas nesta mensagem nao
relacionadas aos negocios oficiais da Albras e Alunorte devem ser
desconsideradas e nao sao por elas endossadas.

The information contained in this message and in the attached files is
restricted. If by any chance, this message was sent to you by mistake, its
use is forbidden. Please delete it and inform the sender at the e-mail
above. Opinions, conclusions and other information contained in this
message not related to Albras and Alunorte's official businesses should
not be considered and are not supported by them.





Re: Script para backup

2002-11-04 Por tôpico Marcelo \Bill\

Olá!

Me manda uma cópia também!

Bill
[EMAIL PROTECTED]


Marcelo Neres dos Santos wrote:


Eu tenho um script que compacta o diretório 'Meus documentos'
existente dentro de cada /home/$usuario para um arquivo
$usuario.tar.gz dentro de uma pasta /backup, depois cria uma
imagem desta pasta (com mkisofs), formata um CDRW e grava a
imagem no disco formatado. A minha dúvida é: É necessário criar a
imagem ou eu posso copiar os arquivos diretamente (com o cp, como
se estivesse copiando para outro HD) para o CDRW depois de
formatá-lo ?! Isto está me demandando tempo e espaço em disco
desnecessários !!! Outra coisa, até quantas vezes (em média) eu
posso formatar/regravar uma mídia CDRW?!

Grato,
 







Re: Script para backup

2002-11-04 Por tôpico e Brito (decko)
Eu também queria uma cópia...
Que tal publicar o script em um site como o cipsga???
Acho que seria util a toda a comunidade...

=]

Em Seg, 2002-11-04 às 08:04, Marcelo Bill escreveu:
 Olá!
 
 Me manda uma cópia também!
 
 Bill
 [EMAIL PROTECTED]
 
 
 Marcelo Neres dos Santos wrote:
 
 Eu tenho um script que compacta o diretório 'Meus documentos'
 existente dentro de cada /home/$usuario para um arquivo
 $usuario.tar.gz dentro de uma pasta /backup, depois cria uma
 imagem desta pasta (com mkisofs), formata um CDRW e grava a
 imagem no disco formatado. A minha dúvida é: É necessário criar a
 imagem ou eu posso copiar os arquivos diretamente (com o cp, como
 se estivesse copiando para outro HD) para o CDRW depois de
 formatá-lo ?! Isto está me demandando tempo e espaço em disco
 desnecessários !!! Outra coisa, até quantas vezes (em média) eu
 posso formatar/regravar uma mídia CDRW?!
 
 Grato,
   
 
 
 
 
 
 -- 
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]
 
-- 
André Filipe de Assunção e Brito
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]
http://decko.blogspot.com
ICQ: 45427385
Batatais/SP - Brasil
Debian 3.0 Woody/Sarge/Unstable


signature.asc
Description: PGP signature


Re: Script para backup

2002-11-04 Por tôpico Leandro Fernandes Afonso
Eu também gostaria de receber uma cópia deste script.
quanto a sua dúvida, acho que terá sim, pelo menos o que já lí e inclusive
há um tempo eu gravei cds em linux mas o passo era gerar o iso e depois
gravar.
--
Leandro Fernandes Afonso
4º período Curso de Sistemas de Informação
Facundade Regional do Vale do Aço - FARV
Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC
UIN#38275171


- Mensagem Original 
De: André Filipe de Assunção e  Brito decko [EMAIL PROTECTED]
Para: Debian User Portuguese debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: Script para backup
Data: 04/11/02 10:29

 Eu também queria uma cópia...
 Que tal publicar o script em um site como o cipsga???
 Acho que seria util a toda a comunidade...

 =]

 Em Seg, 2002-11-04 às 08:04, Marcelo quot;Billquot; escreveu:
 gt; Olá!
 gt;
 gt; Me manda uma cópia também!
 gt;
 gt; Bill
 gt; [EMAIL PROTECTED]
 gt;
 gt;
 gt; Marcelo Neres dos Santos wrote:
 gt;
 gt; gt;Eu tenho um script que compacta o diretório 'Meus documentos'
 gt; gt;existente dentro de cada /home/$usuario para um arquivo
 gt; gt;$usuario.tar.gz dentro de uma pasta /backup, depois cria uma
 gt; gt;imagem desta pasta (com mkisofs), formata um CDRW e grava a
 gt; gt;imagem no disco formatado. A minha dúvida é: É necessário criar a
 gt; gt;imagem ou eu posso copiar os arquivos diretamente (com o cp, como
 gt; gt;se estivesse copiando para outro HD) para o CDRW depois de
 gt; gt;formatá-lo ?! Isto está me demandando tempo e espaço em disco
 gt; gt;desnecessários !!! Outra coisa, até quantas vezes (em média) eu
 gt; gt;posso formatar/regravar uma mídia CDRW?!
 gt; gt;
 gt; gt;Grato,
 gt; gt;
 gt; gt;
 gt;
 gt;
 gt;
 gt;
 gt; --
 gt; To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
 gt; with a subject of quot;unsubscribequot;. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]
 gt;
 --
 André Filipe de Assunção e Brito
 [EMAIL PROTECTED]
 [EMAIL PROTECTED]
 http://decko.blogspot.com
 ICQ: 45427385
 Batatais/SP - Brasil
 Debian 3.0 Woody/Sarge/Unstable





Re: Script para backup

2002-11-04 Por tôpico Nelson Luiz Campos
Galera;

Já que vocês precisam de um script para gerar o backup e gravá-lo em um 
CDRW, segue a minha contribuição.

---Corta---

#!/bin/bash
rm -rf /backup/* /iso/*
DF=/home/ftp/ /home/httpd
DA=/backup/
ISOD=/iso/
ARQS=backup-$(date +%d%m%Y).tar.bz2
ISO=backup-$(date +%d%m%Y).iso
tar cfj $DA$ARQS $DF

# Gera a imagem do CD

mkisofs -r -o $ISOD$ISO $DA

# Grava o CD

cdrecord -v blank=fast speed=2 dev=0,6,0 -eject -data $ISOD$ISO

-- Corta --


Note que o arquivo final está em formato bzip2, mas vcs podem mudar 
para qualquer um formato.

[]'s,

Still

* Leandro Fernandes Afonso ([EMAIL PROTECTED]) wrote:
 Eu também gostaria de receber uma cópia deste script.
 quanto a sua dúvida, acho que terá sim, pelo menos o que já lí e inclusive
 há um tempo eu gravei cds em linux mas o passo era gerar o iso e depois
 gravar.
 -- 
 Leandro Fernandes Afonso
 4º período Curso de Sistemas de Informação
 Facundade Regional do Vale do Aço - FARV
 Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC
 UIN#38275171
 
 
 - Mensagem Original 
 De: André Filipe de Assunção e  Brito decko [EMAIL PROTECTED]
 Para: Debian User Portuguese debian-user-portuguese@lists.debian.org
 Assunto: Re: Script para backup
 Data: 04/11/02 10:29
 
  Eu também queria uma cópia...
  Que tal publicar o script em um site como o cipsga???
  Acho que seria util a toda a comunidade...
 
  =]
 
  Em Seg, 2002-11-04 às 08:04, Marcelo quot;Billquot; escreveu:
  gt; Olá!
  gt;
  gt; Me manda uma cópia também!
  gt;
  gt; Bill
  gt; [EMAIL PROTECTED]
  gt;
  gt;
  gt; Marcelo Neres dos Santos wrote:
  gt;
  gt; gt;Eu tenho um script que compacta o diretório 'Meus documentos'
  gt; gt;existente dentro de cada /home/$usuario para um arquivo
  gt; gt;$usuario.tar.gz dentro de uma pasta /backup, depois cria uma
  gt; gt;imagem desta pasta (com mkisofs), formata um CDRW e grava a
  gt; gt;imagem no disco formatado. A minha dúvida é: É necessário criar a
  gt; gt;imagem ou eu posso copiar os arquivos diretamente (com o cp, como
  gt; gt;se estivesse copiando para outro HD) para o CDRW depois de
  gt; gt;formatá-lo ?! Isto está me demandando tempo e espaço em disco
  gt; gt;desnecessários !!! Outra coisa, até quantas vezes (em média) eu
  gt; gt;posso formatar/regravar uma mídia CDRW?!
  gt; gt;
  gt; gt;Grato,
  gt; gt;
  gt; gt;
  gt;
  gt;
  gt;
  gt;
  gt; --
  gt; To UNSUBSCRIBE, email to
 [EMAIL PROTECTED]
  gt; with a subject of quot;unsubscribequot;. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED]
  gt;
  --
  André Filipe de Assunção e Brito
  [EMAIL PROTECTED]
  [EMAIL PROTECTED]
  http://decko.blogspot.com
  ICQ: 45427385
  Batatais/SP - Brasil
  Debian 3.0 Woody/Sarge/Unstable
 
 
 
 
 -- 
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]
 
 
--
Nelson Luiz Campos | I hear; I forget.
Electrical Engineer| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 | I do; I understand.
gnupgID: 55577339 [EMAIL PROTECTED]   | Chinese Proverb


pgpisqcHNUW6u.pgp
Description: PGP signature


Re: Script para backup

2002-11-04 Por tôpico Marcelo Neres dos Santos
Acho muito interessante tb !!!

Tenho recebido dezenas de e-mail me pedindo uma cópia, como eu
faço para publicá-lo lá, tem alguém do cipsga por aí ?!

Em 04 Nov 2002 09:29:21 -0200
André Filipe de Assunção e  Brito (decko)
[EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Eu também queria uma cópia...
 Que tal publicar o script em um site como o cipsga???
 Acho que seria util a toda a comunidade...
 
 =]
 
 Em Seg, 2002-11-04 às 08:04, Marcelo Bill escreveu:
  Olá!
  
  Me manda uma cópia também!
  
  Bill
  [EMAIL PROTECTED]
  
  
  Marcelo Neres dos Santos wrote:
  
  Eu tenho um script que compacta o diretório 'Meus
  documentos' existente dentro de cada /home/$usuario para um
  arquivo$usuario.tar.gz dentro de uma pasta /backup, depois
  cria uma imagem desta pasta (com mkisofs), formata um CDRW e
  grava a imagem no disco formatado. A minha dúvida é: É
  necessário criar a imagem ou eu posso copiar os arquivos
  diretamente (com o cp, como se estivesse copiando para outro
  HD) para o CDRW depois de formatá-lo ?! Isto está me
  demandando tempo e espaço em disco desnecessários !!! Outra
  coisa, até quantas vezes (em média) eu posso
  formatar/regravar uma mídia CDRW?!
  
  Grato,

  
  
  
  
  
  -- 
  To UNSUBSCRIBE, email to
  [EMAIL PROTECTED] with a
  subject of unsubscribe. Trouble? Contact
  [EMAIL PROTECTED]
  
 -- 
 André Filipe de Assunção e Brito
 [EMAIL PROTECTED]
 [EMAIL PROTECTED]
 http://decko.blogspot.com
 ICQ: 45427385
 Batatais/SP - Brasil
 Debian 3.0 Woody/Sarge/Unstable
 


-- 
MARCELO NERES DOS SANTOS  [EMAIL PROTECTED]
ICQ (UIN): 78849225   GPG ID: BE68A40 pgp.mit.edu
Linux Counter: 285008   Debian-BR Linux User: 449
http://www.webmarcelo.tk



Re: Script para backup

2002-11-04 Por tôpico e Brito (decko)
Marcelo
Mande para a lista, o script, acredito que pode ser em anexo mesmo...
O Gustavo(kov), o Gleydson, o Maçan(error), podem publicar no site para
nós!
Vcs publicam, não rapazes???

=]



Em Seg, 2002-11-04 às 13:09, Marcelo Neres dos Santos escreveu:
 Acho muito interessante tb !!!
 
 Tenho recebido dezenas de e-mail me pedindo uma cópia, como eu
 faço para publicá-lo lá, tem alguém do cipsga por aí ?!
 
 Em 04 Nov 2002 09:29:21 -0200
 André Filipe de Assunção e  Brito (decko)
 [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
  Eu também queria uma cópia...
  Que tal publicar o script em um site como o cipsga???
  Acho que seria util a toda a comunidade...
  
  =]
  
  Em Seg, 2002-11-04 às 08:04, Marcelo Bill escreveu:
   Olá!
   
   Me manda uma cópia também!
   
   Bill
   [EMAIL PROTECTED]
   
   
   Marcelo Neres dos Santos wrote:
   
   Eu tenho um script que compacta o diretório 'Meus
   documentos' existente dentro de cada /home/$usuario para um
   arquivo$usuario.tar.gz dentro de uma pasta /backup, depois
   cria uma imagem desta pasta (com mkisofs), formata um CDRW e
   grava a imagem no disco formatado. A minha dúvida é: É
   necessário criar a imagem ou eu posso copiar os arquivos
   diretamente (com o cp, como se estivesse copiando para outro
   HD) para o CDRW depois de formatá-lo ?! Isto está me
   demandando tempo e espaço em disco desnecessários !!! Outra
   coisa, até quantas vezes (em média) eu posso
   formatar/regravar uma mídia CDRW?!
   
   Grato,
 
   
   
   
   
   
   -- 
   To UNSUBSCRIBE, email to
   [EMAIL PROTECTED] with a
   subject of unsubscribe. Trouble? Contact
   [EMAIL PROTECTED]
   
  -- 
  André Filipe de Assunção e Brito
  [EMAIL PROTECTED]
  [EMAIL PROTECTED]
  http://decko.blogspot.com
  ICQ: 45427385
  Batatais/SP - Brasil
  Debian 3.0 Woody/Sarge/Unstable
  
 
 
 -- 
 MARCELO NERES DOS SANTOS  [EMAIL PROTECTED]
 ICQ (UIN): 78849225   GPG ID: BE68A40 pgp.mit.edu
 Linux Counter: 285008   Debian-BR Linux User: 449
 http://www.webmarcelo.tk
 
 
 -- 
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]
 
-- 
André Filipe de Assunção e Brito
[EMAIL PROTECTED]
[EMAIL PROTECTED]
http://decko.blogspot.com
ICQ: 45427385
Batatais/SP - Brasil
Debian 3.0 Woody/Sarge/Unstable


signature.asc
Description: PGP signature


Re: Script para backup

2002-11-04 Por tôpico Kairo F. de Araujo
Em Mon, 4 Nov 2002 11:07:30 -0200
Nelson Luiz Campos [EMAIL PROTECTED] Escreveu:

 Galera;
 
   Já que vocês precisam de um script para gerar o backup e gravá-lo em um 
 CDRW, segue a minha contribuição.

Eu também tenho um script para backup e ele é bem configurável quanto à:
- Diretórios à serem 'backupeados'
- Diretório onde será armazenado o backup
- Quantas vezes realizará o backup por dia (integrando com o crontab)
- Se deseja guardar backups antigos no disco.
- Tipo de armazenagem (CDR, CDRW, HD)
- Configuração da gravadora
- Outras coisa...

Bem tá disponível para quem quiser olhar e ajudar a melhorar.


http://www.oriak.org/modules.php?op=modloadname=Downloadsfile=indexreq=viewdownloaddetailslid=5ttitle=backup-k

Usei em um cliente à uns 2 meses e está funcionando bem.

Abraços,

-- Kairo F. de Araújo
...
System/Network Administrator
Pessoal Home Page: http://www.oriak.org
Email: [EMAIL PROTECTED]
UIN: 45349054 - Cel:55 32 9944-2944
GPG/PGP in my personal Web Site.



Re: Script para backup

2002-11-01 Por tôpico Márcio de Araújo Benedito
Em Sex, 2002-11-01 às 16:10, Marcelo Neres dos Santos escreveu:
 imagem no disco formatado. A minha dúvida é: É necessário criar a
 imagem ou eu posso copiar os arquivos diretamente (com o cp, como
 se estivesse copiando para outro HD) para o CDRW depois de
 formatá-lo ?! Isto está me demandando tempo e espaço em disco
 desnecessários !!! Outra coisa, até quantas vezes (em média) eu
 posso formatar/regravar uma mídia CDRW?!

Se voce conseguir fazer o udf funcionar, voce conseguira usar o cdrw
igual a um diskete. Infelizmente eu nao consegu, e fiquei tao irado que
apaguei a referencia do site que tinha a dica.

Mas acho que nao faz mal nenhum criar a imagem. Deixa como ta que ta
bonito seu script. Tao bonito que to ate querendo uma copia para eu
implementar aqui!

[]'s
-- 
Marcio de Araujo Benedito - [EMAIL PROTECTED]
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio
de Belo Horizonte - Prodabel S/A

Desktop rodando Debian GNU/Linux, iPaq rodando Familiar GNU/Linux.
Todos funcionais e livres de Windows!

O comunismo e o opio dos intelectuais.
-- Clare Boothe Luce 


signature.asc
Description: PGP signature


Re: script para backup

2002-05-14 Por tôpico Hélio Alexandre Lopes Loureiro
 Alguem, que por acaso use, pode me mandar um script para fazer backup
 dos arquivos de configuracao?
 
 A ideia e disparar o script e ele juntar todos os arquivos de
 configuracao da maquina (exim.conf, smb.conf, .muttrc, .vimrc, ...)
 para que possa ser restaurado depois, sem ter que refazer todas as
 configuracoes novamente.

#! /bin/sh

dir=/tmp#diretorio do backup
date=`date +%Y-%m-%d`
backups=/etc /home#diretorios backupeados

tar zcvf $dir/backup-$date.tgz $backups

### EOS = End Of Script ###

[]'s
+++
| Hélio Alexandre Lopes Loureiro | [EMAIL PROTECTED]  |
|  http://helio.loureiro.eng.br  | Debian/FreeBSD/OpenBSD |
+++


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]