Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-11 Por tôpico Still
* Konnichiwa Guillermo Pereyra Irujo-sama:
 
 [EMAIL PROTECTED]:
 200.160.208.6 does not like recipient.
 Remote host said: 550 5.0.0 [EMAIL PROTECTED]... Servidor 
 Bloqueado por Spam - host4.200-43-104.telecom.net.ar
 Giving up on 200.160.208.6.

Essa é fácil de explicar.
Seguinte, o servidor de e-mails do Sérgio utiliza um anti-spam
que consulta uma lista de domínios que enviam spam, no caso, o seu, está
bloqueado:

Servidor Bloqueado por Spam - host4.200-43-104.telecom.net.ar

Vc colocou que o telecom.net.ar não é o seu servidor, mas é sim.
Acredito que o que vc deve fazer é reportar ao seu servidor para
que eles regularizem junto ao provedor do Sérgio ou junto à essa
black-list essa situação.

[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos  .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :'  :| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 `. `'` | I do; I understand.
gpgID: 55577339 Skype Still_by_Still `-   | Chinese Proverb


signature.asc
Description: Digital signature


Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-11 Por tôpico sergio


  Oi Jorge, valeu pelas dicas.

  Se tiver mais, continuarei agradecendo, saber não  ocupa
lugar. Acho que ainda não fui nos lugares certos, mas o fato
é que estou achando muita informação em relação a utilização e
configuração do Linux. Mas quando tento ir um pouquinho mais
fundo, acabo caindo em níveis extremamente profundos. Preciso
passar antes pelo intermediários. Ainda sou, digamos, menor de
idade. O Guillermo disse que vai me mandar um projeto que deve
ajudar muito. Parece que o Bruno Mendes vai aproveitar também!

Uma das coisa que mais escuto sobre a definição de soft
livre é que ele não é pago e que se pode alterar seu código.
Considero essa é a pior definição. Parece que não custa
nada faze-lo, e que é  um bando de desocupados que o
desenvolvem. Além do que, é muito simples, qualquer um
pode entrar e alterar conforme suas necessidades. Tá bom...
Quem assim o define, considero  profundamente como seu
desconhecedor. Soft livre, é livre até para se  vender. Seus
autores, inclusive, não nos  proibem disso.  Uma coisa  é uma
coisa, outra coisa é outra coisa. Alteração e configuração é a
mesma coisa. Uma coisa não tem nada à ver com a outra coisa.
Para mim, soft proprietário é aquele  criado em cima de
um conceito COMPETITIVO, em um  ambiente de disputa,
onde para sobreviver, deve-se restringir o conhecimento
aos limites mínimos. Se o ADVERSÁRIO for menos  capaz ou
até se morrer, melhor.  Já o soft livre, esta baseando em
um conceito COLABORATIVO. Em  um ambiente onde sua
existência e desenvolvimento dependem unicamente da união
e de sua disseminação para todos.  Assim, desejo que meus 
PARCEIROS  seja  melhores,  saibam mais e que  vivam muito,

permitindo que nosso sucesso coletivo seja  alcançado com
mais facilidade  e em um tempo mais curto.

É isso aí.
[EMAIL PROTECTED]


 
Jorge Pereira escreveu:

Vixe, so tem requier! =)

Vamos lá, como outro companheiro havia falado a alguns e-mails atras, 
tente esquecer
o windows e passar a enxergar o Linux como uma coisa nova, creio que 
seria interessante você estudar a estrutura do sistema, como funciona 
os arquivos do kernel em /proc, (man proc), alem disso como funciona 
tambem os devices em /dev, sendo bastante interessante este 
assunto... (eu quando estudei achei o maximo e ainda acho).
partindo disso, respire fundo e va estudar C, com isso procure a 
documentação da glibc em www.gnu.org http://www.gnu.org. ou seja, 
glibc e a API c no Linux, la vc encontra um material repleto

com todas as bibliotecas, e funções, metodos, etc... que irá precisar.
com isso existem os debugers e compilador desenvolvidos pela gnu que 
são as maravilhas... procure por. (objdump, gdb, ar, gcc, g++, g77, 
strip, strings, strace, hxdump, ...) entre outros...
Existe um livro excelente na qual estudei para aprender a trabalhar 
mais a fundo no sistema envolvendo threads, processos, etcc.. 
(assuntos visto na faculdade em cadeiras como SO1 e SO2), o nome do 
livro e Unix Programming de Richard Stevens.


Dicas.

% Sobre devices no Linux (envolve de LKM ate sys_calls[] com threads e 
etc... e um escovamento de bit's hardcore)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2560 
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2560


% Build GNUMake
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2826

% Caso queira uma LIB para construir GUI's, utilize a QT (leve + 
portavel + excelente)

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2548

% so trabalhei com GTK utilizando o php (php-gtk), leve e façil... 
amigo meu da faculdade leu este livro e acho o maximo)

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1216

% este sim e o melhor livro sobre devel*Unix
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3162

% sobre socket em unix, eu não li por completo, mais passei a vista na 
livraria e achei fora do normal

http://www.kohala.com/start/unpv22e/unpv22e.html

OBS: por que meus comentarios tão chamativos por Richard Stevens? 
ficou curioso? procure no google e veja

se ele e ou não e o guru do posix.
trabalho com Unix desde de 1996, e com linux desde de 1997. meu pai 
foi analista no instinto banco banorte
e la ele trabalhou com unix a vida toda, e ele ja havia ouvido falar e 
tambem havia lido livros do richard stevens.

Sem querer baixar o nivel, mais o cara e FODA.
e isso ae, esta e minha opnião..

Boa sorte companheiro!
e seja bem vindo ao mundo GNU. =)





--


--
To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
mailto:[EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED] mailto:[EMAIL PROTECTED]




--
Regards,
Jorge Pereira, From: Olinda/Pe/Brazil
Home:  http://www.jorgepereira.com.br/ http://www.jorgepereira.com.br/
E-mail:  [EMAIL PROTECTED] mailto:[EMAIL PROTECTED], 
[EMAIL PROTECTED] mailto:[EMAIL PROTECTED]

Mobile: +55 (81) 8833-2484
Se você ama alguma coisa, liberte-a;
Se ela não voltar a ti, cace-a e mate-a. 




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. 

Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-11 Por tôpico Guillermo Pereyra Irujo

Still wrote:

[EMAIL PROTECTED]:
200.160.208.6 does not like recipient.
Remote host said: 550 5.0.0 [EMAIL PROTECTED]... Servidor 
Bloqueado por Spam - host4.200-43-104.telecom.net.ar

Giving up on 200.160.208.6.


Essa é fácil de explicar.


Acho que não.


Seguinte, o servidor de e-mails do Sérgio utiliza um anti-spam
que consulta uma lista de domínios que enviam spam, no caso, o seu, está
bloqueado:

Servidor Bloqueado por Spam - host4.200-43-104.telecom.net.ar


Comprendo a mensagem de erro, mas tal servidor não é o meu.


Vc colocou que o telecom.net.ar não é o seu servidor, mas é sim.


Não insista. Não é.

O meu servidor é mail.comtron.com.ar, com endereço 200.47.131.193. Não 
estou interessado num registro dns inverso com o meu domínio, por o que 
uma consulta de dns inverso lhe dará algo parecido com 
192.131.47.200.comsat.net.ar; Comsat é o meu provedor.


Comsat é um provedor e Telecom é outro, e não compartem rangos de ip. O 
host host4.200-43-104.telecom.net.ar tem o endereço 200.43.104.4, do 
rango de Telecom e é definitivamente outro host.


O MTA do meu servidor está bem configurado e funciona sem erros a vários 
anos já. O sei bem porque eu mesmo o configurei e o administro. Não 
tenho nenhum relay host, por o que as mensagens a connection.com.br saim 
 diretamente para o seu MX. Se não lembro mau, o MX de 
connection.com.br é mail.connection.com.br, com outro endereço de outro 
rango. Não sei qué é o que Telecom faz no meio mas meu não é.



Acredito que o que vc deve fazer é reportar ao seu servidor para
que eles regularizem junto ao provedor do Sérgio ou junto à essa
black-list essa situação.


É por toda a explicação de en cima, e porque é a única vez que me tem 
acontecido isso em anos, que eu acho que o problema está no servidor de 
Sergio ou na lista negra. Poderia diretamente enviar uma mensagem ao 
administrador de connection.com.ar, mas nunca chegaria... :)


--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-10 Por tôpico Guillermo Pereyra Irujo
Peço desculpas ao resto pela mensagem pessoal, mas não tenho outro 
caminho para me comunicar com Sergio.


sergio wrote:

Sim, seu projeto me interessa e se puder mandar, agradeço.


Sergio, não posso lhe enviar o meu projeto porque o seu servidor não me 
deixa passar. O mais estranho é que diz que o meu servidor está 
bloqueado mas ese não é o meu servidor, e o meu servidor não tem nenhuma 
relação com telecom.net.ar... o sei muito bem porque eu o administro! ;)


[EMAIL PROTECTED]:
200.160.208.6 does not like recipient.
Remote host said: 550 5.0.0 [EMAIL PROTECTED]... Servidor 
Bloqueado por Spam - host4.200-43-104.telecom.net.ar

Giving up on 200.160.208.6.

Por favor, Sergio, me envie um endereço alternativo para poder lhe 
enviar o meu projeto.


--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-09 Por tôpico Jorge Pereira
Vixe, so tem requier! =)Vamos lá, como outro companheiro havia falado a alguns e-mails atras, tente esquecero windows e passar a enxergar o Linux como uma coisa nova, creio que seria interessante você estudar a estrutura do sistema, como funciona os arquivos do kernel em /proc, (man proc), alem disso como funciona tambem os devices em /dev, sendo bastante interessante este assunto... (eu quando estudei achei o maximo e ainda acho).
partindo disso, respire fundo e va estudar C, com isso procure a documentação da glibc em www.gnu.org. ou seja, glibc e a API c no Linux, la vc encontra um material repletocom todas as bibliotecas, e funções, metodos, etc... que irá precisar.
com isso existem os debugers e compilador desenvolvidos pela gnu que são as maravilhas... procure por. (objdump, gdb, ar, gcc, g++, g77, strip, strings, strace, hxdump, ...) entre outros...Existe um livro excelente na qual estudei para aprender a trabalhar mais a fundo no sistema envolvendo threads, processos, etcc.. (assuntos visto na faculdade em cadeiras como SO1 e SO2), o nome do livro e Unix Programming de Richard Stevens.
Dicas.% Sobre devices no Linux (envolve de LKM ate sys_calls[] com threads e etc... e um escovamento de bit's hardcore)http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2560
% Build GNUMakehttp://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2826% Caso queira uma LIB para construir GUI's, utilize a QT (leve + portavel + excelente)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2548% so trabalhei com GTK utilizando o php (php-gtk), leve e façil... amigo meu da faculdade leu este livro e acho o maximo)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1216% este sim e o melhor livro sobre devel*Unix
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3162% sobre socket em unix, eu não li por completo, mais passei a vista na livraria e achei fora do normal
http://www.kohala.com/start/unpv22e/unpv22e.htmlOBS: por que meus comentarios tão chamativos por Richard Stevens? ficou curioso? procure no google e vejase ele e ou não e o guru do posix.trabalho com Unix desde de 1996, e com linux desde de 1997. meu pai foi analista no instinto banco banorte
e la ele trabalhou com unix a vida toda, e ele ja havia ouvido falar e tambem havia lido livros do richard stevens.Sem querer baixar o nivel, mais o cara e FODA.e isso ae, esta e minha opnião..
Boa sorte companheiro!e seja bem vindo ao mundo GNU. =)Em 07/01/06, Guillermo Pereyra Irujo 
[EMAIL PROTECTED] escreveu:sergio wrote: Sim, seu projeto me interessa e se puder mandar, agradeço.
Ok. Agora mesmo não estou em casa, mas nuns dias lhe mando sim. Trabalho para ganhar meu dinheiro, dando consultoria, instalando servidores, consertando hardware e agora tentando migrar todos os meus clientes para Linux. E, pelo menos
 por enquanto estou me dedicando a dois projetos: um deles é o Asterisk, já ouviu falar? Presumo que sim, mas se não é bem interessante,visite 
http://www.asteriskbrasil.org/tiki/tiki-page.php?pageName=homeMuito muito interesante! Não o conhecia... O segundo em um projeto antigo desenvolvido por mim para ruim-dos que não cheguei a terminar o software. Trata-se de um sistema
 de segurança/vigilância em que todo o hardware já esta pronto, faltando apenas enlatar. Captura de imagens, pode usar quantas câmeras desejar, movimento das câmenras, envio e recebimento de som, monitoração de diversos censores, controle de fechaduras
 luzes e, em construção, catracas. Não terminei o software por falta de documentação para manipulação do driver da placa de captura. Cheguei a compra dois componentes de terceiros, um para comunicação com a porta serial e outro para a placa de captura.
 Ambos necessitariam de licenças para cada copia vendida. Acabei abandonando o projeto e agora com a LIBERDADE do LINUX, estou me encorajando a retomá-lo.Bem! :)  Como disse, resolvi e já estou
 estudando c. Mas como sou impaciente, sempre dou uns pulinhos lá na frente. Isso é bom, me desperta interesse, vontade de aprender e chegar logo lá. Ai que você talvez possa entrar. Preciso aprender a construir uma rotina que detecte um sinal na porta
 paralela ou de preferência na serial e chame uma rotina para que essa leia os dados contidos nos pinos de dados. Já postei isso em diversas listas mas nunca obtive resposta. Isso em c. Ouvi falar também queé possível atéligarsinais do sistema
 para ativar rotinas em scripts escritos em bash. Sabe alguma coisa sobre à respeito disso? Ou alguma outra sugestão?Quase isso mesmo e o meu código. Está feito com real time linux, mas é omesmo com o linux comum. O módulo, seguindo um timer, lê a porta
paralela e compara com a leitura anterior; se é diferente, escreve onovo dado num pipe. No espaço do usuário, um programa qualquer, compermissão de leitura no pipe, lê os dados e faze o que quiser. Se osdados se entrada na porta são estocásticos, quiçá seja bom tentar com
real time linux. Você saberá melhor que eu o que necessita.Aguardeme uns dias que estou de volta em casa e lhe 

Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-07 Por tôpico sergio

Olá Guillermo, como vai?

Sim, seu projeto me interessa e se puder mandar, agradeço.
Trabalho para ganhar meu dinheiro, dando consultoria,
instalando servidores, consertando hardware e agora tentando
migrar todos os meus clientes para Linux. E, pelo menos
por enquanto estou me dedicando a dois projetos: um deles
é o Asterisk, já ouviu falar? Presumo que sim, mas se não
é bem interessante,visite
http://www.asteriskbrasil.org/tiki/tiki-page.php?pageName=home
O segundo em um projeto antigo desenvolvido por mim para ruim-dos
que não cheguei a terminar o software. Trata-se de um sistema
de segurança/vigilância em que todo o hardware já esta pronto,
faltando apenas enlatar. Captura de imagens, pode usar quantas
câmeras desejar, movimento das câmenras, envio e recebimento
de som, monitoração de diversos censores, controle de fechaduras
luzes e, em construção, catracas. Não terminei o software por falta de
documentação para manipulação do driver da placa de captura.
Cheguei a compra dois componentes de terceiros, um para
comunicação com a porta serial e outro para a placa de captura.
Ambos necessitariam de licenças para cada copia vendida. Acabei
abandonando o projeto e agora com a LIBERDADE do LINUX,
estou me encorajando a retomá-lo. Como disse, resolvi e já estou
estudando c. Mas como sou impaciente, sempre dou uns pulinhos
lá na frente. Isso é bom, me desperta interesse, vontade de
aprender e chegar logo lá. Ai que você talvez possa entrar. Preciso
aprender a construir uma rotina que detecte um sinal na porta
paralela ou de preferência na serial e chame uma rotina para
que essa leia os dados contidos nos pinos de dados. Já postei
isso em diversas listas mas nunca obtive resposta. Isso em c.
Ouvi falar também que  é possível até  ligar  sinais do sistema
para ativar rotinas em scripts escritos em bash. Sabe alguma
coisa sobre à respeito disso? Ou alguma outra sugestão?

Um grande abraço
sluiz


Guillermo Pereyra Irujo escreveu:

sergio wrote:

Tenho alguns conhecimentos técnicos de eletrônica e trabalho
com computadores a algum tempo. O problema é que meu
conhecimento foi feito em cima do ruim-dos, e estou tentando
passá-los para o Linux. Já fiz alguns milagres com o debug do
DOS, aliás é a única coisa que deixou  saudades do ruim-dos,
e agora descobri o hexedit,  e que  já esta me ajudando em
recuperações de disco.  A idéia é só pesquisar a memória
do micro com possibilidade de edição para efeitos de estudo
apenas. Programei muito em assembly no dos, mas já vi que
no Linux é melhor aprender c e estudar o kernel, o que bem já
comecei a fazer. Mas por enquanto tenho que tentar utilizar
as ferramentas que estão disponíveis e que eu saiba minipular.
... (Por acaso você sabe como alterar dos dados do CMOS no
Linux? Com o debug eu dava um out em algumas portas e
estava tudo resolvido)...  Bem amigo, é isso, apenas aprendendo
a limpar os bits do meu computador, agora com o Debian.


Bem, você ganha. :) Acho que deve haber outras maneiras de fazelo, mas 
issa é válida sim, e acho que não é necessaria nehuma advertência para 
você sobre escrever direito á memória. :)


Se você quer fazer algo de uma vez, dele direito á memória se sabe 
onde, mas se a idéia é acabar fazendo um software que faça a operação 
que vc quer fazer com esa escritura, lhe recomendo que tente fazer um 
módulo para o kernel. É algo novo sim, mas não é nenhum mistério; é 
como fazer uma librería, é um jogo de funções que respondem a vários 
eventos e nada mais. Sim também é certo que em linux é melhor usar C, 
não só porque o nível de mais em baixo já está feito e muito bem, mas 
porque um dos pontos fortes de linux é a portabilidade de código, e se 
vc trabalha com assembly seu trabalho é útil para só uma arquitectura. 
No DOS não tinha nem nível de em baixo nem mais de uma arquitectura. :)


Não sei cómo alterar o CMOS, mas se é tão simples como escrever num 
endereço da memória, fazer um módulo para isso é muito muito fácil. Se 
lhe interessa o tema, procure o kernel modules howto em google e 
andará com sorte. Posso também lhe enviar como exemplo um pequeno 
módulo para a porta paralela que tenho feito para um trabalho de estudo.





--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-07 Por tôpico Magno K. Nardin
  Programei muito em assembly no dos, mas já vi que
  no Linux é melhor aprender c e estudar o kernel, o que bem já
  comecei a fazer. Mas por enquanto tenho que tentar utilizar
  as ferramentas que estão disponíveis e que eu saiba minipular.
  ... (Por acaso você sabe como alterar dos dados do CMOS no
  Linux? Com o debug eu dava um out em algumas portas e
  estava tudo resolvido)...  Bem amigo, é isso, apenas aprendendo
  a limpar os bits do meu computador, agora com o Debian.

  Bem, você ganha. :) Acho que deve haber outras maneiras de fazelo, mas 
  issa é válida sim, e acho que não é necessaria nehuma advertência para 
  você sobre escrever direito á memória. :)

  Se você quer fazer algo de uma vez, dele direito á memória se sabe 
  onde, mas se a idéia é acabar fazendo um software que faça a operação 
  que vc quer fazer com esa escritura, lhe recomendo que tente fazer um 
  módulo para o kernel. É algo novo sim, mas não é nenhum mistério; é 
  como fazer uma librería, é um jogo de funções que respondem a vários 
  eventos e nada mais. Sim também é certo que em linux é melhor usar C, 
  não só porque o nível de mais em baixo já está feito e muito bem, mas 
  porque um dos pontos fortes de linux é a portabilidade de código, e se 
  vc trabalha com assembly seu trabalho é útil para só uma arquitectura. 
  No DOS não tinha nem nível de em baixo nem mais de uma arquitectura. :)

Vou dar meus dois centavos :)

Para escrever drivers de dispositivos não use assembly pois não é
portável como C. Você não pode acessar a memória do Linux como acessa do
Windows. Esqueça. A diferença é muito grande, nem vou me arriscar a
resumir :)

O livro Linux Device Drivers está inteiro on line no site da
O'Reilly. Lá tem todas as informações que você precisa. GIYF.
-- 
Magno K - LinUser # 142.324


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-07 Por tôpico Guillermo Pereyra Irujo

sergio wrote:

Sim, seu projeto me interessa e se puder mandar, agradeço.


Ok. Agora mesmo não estou em casa, mas nuns dias lhe mando sim.


Trabalho para ganhar meu dinheiro, dando consultoria,
instalando servidores, consertando hardware e agora tentando
migrar todos os meus clientes para Linux. E, pelo menos
por enquanto estou me dedicando a dois projetos: um deles
é o Asterisk, já ouviu falar? Presumo que sim, mas se não
é bem interessante,visite
http://www.asteriskbrasil.org/tiki/tiki-page.php?pageName=home


Muito muito interesante! Não o conhecia...


O segundo em um projeto antigo desenvolvido por mim para ruim-dos
que não cheguei a terminar o software. Trata-se de um sistema
de segurança/vigilância em que todo o hardware já esta pronto,
faltando apenas enlatar. Captura de imagens, pode usar quantas
câmeras desejar, movimento das câmenras, envio e recebimento
de som, monitoração de diversos censores, controle de fechaduras
luzes e, em construção, catracas. Não terminei o software por falta de
documentação para manipulação do driver da placa de captura.
Cheguei a compra dois componentes de terceiros, um para
comunicação com a porta serial e outro para a placa de captura.
Ambos necessitariam de licenças para cada copia vendida. Acabei
abandonando o projeto e agora com a LIBERDADE do LINUX,
estou me encorajando a retomá-lo.


Bem! :)

 Como disse, resolvi e já estou

estudando c. Mas como sou impaciente, sempre dou uns pulinhos
lá na frente. Isso é bom, me desperta interesse, vontade de
aprender e chegar logo lá. Ai que você talvez possa entrar. Preciso
aprender a construir uma rotina que detecte um sinal na porta
paralela ou de preferência na serial e chame uma rotina para
que essa leia os dados contidos nos pinos de dados. Já postei
isso em diversas listas mas nunca obtive resposta. Isso em c.
Ouvi falar também que  é possível até  ligar  sinais do sistema
para ativar rotinas em scripts escritos em bash. Sabe alguma
coisa sobre à respeito disso? Ou alguma outra sugestão?


Quase isso mesmo e o meu código. Está feito com real time linux, mas é o 
mesmo com o linux comum. O módulo, seguindo um timer, lê a porta 
paralela e compara com a leitura anterior; se é diferente, escreve o 
novo dado num pipe. No espaço do usuário, um programa qualquer, com 
permissão de leitura no pipe, lê os dados e faze o que quiser. Se os 
dados se entrada na porta são estocásticos, quiçá seja bom tentar com 
real time linux. Você saberá melhor que eu o que necessita.


Aguardeme uns dias que estou de volta em casa e lhe mando tudo.

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-06 Por tôpico Guillermo Pereyra Irujo

sergio wrote:

Tudo no Linux é tratado como arquivo, certo?
E a memória, também é?
Se for, qual arquivo detem esse controle?


O arquivo é /proc/kmem mas... o qué quer fazer com isso??
Não se ofenda, mas aposto a que o que seja que tenta fazer não se faze 
assim...


--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-06 Por tôpico sergio


Olá Guillermo...
... não me ofendi. Pelo contrário, agradeço muito sua ajuda.
Tenho alguns conhecimentos técnicos de eletrônica e trabalho
com computadores a algum tempo. O problema é que meu
conhecimento foi feito em cima do ruim-dos, e estou tentando
passá-los para o Linux. Já fiz alguns milagres com o debug do
DOS, aliás é a única coisa que deixou  saudades do ruim-dos,
e agora descobri o hexedit,  e que  já esta me ajudando em
recuperações de disco.  A idéia é só pesquisar a memória
do micro com possibilidade de edição para efeitos de estudo
apenas. Programei muito em assembly no dos, mas já vi que
no Linux é melhor aprender c e estudar o kernel, o que bem já
comecei a fazer. Mas por enquanto tenho que tentar utilizar
as ferramentas que estão disponíveis e que eu saiba minipular.
... (Por acaso você sabe como alterar dos dados do CMOS no
Linux? Com o debug eu dava um out em algumas portas e
estava tudo resolvido)...  Bem amigo, é isso, apenas aprendendo
a limpar os bits do meu computador, agora com o Debian.

Um grande abraço
sluiz




Guillermo Pereyra Irujo escreveu:

sergio wrote:

Tudo no Linux é tratado como arquivo, certo?
E a memória, também é?
Se for, qual arquivo detem esse controle?


O arquivo é /proc/kmem mas... o qué quer fazer com isso??
Não se ofenda, mas aposto a que o que seja que tenta fazer não se faze 
assim...





--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-06 Por tôpico Datacom - Tavares
On Fri, 2006-01-06 at 16:05 +, sergio wrote:
  Olá pessoal...
 
  Tudo no Linux é tratado como arquivo, certo?
  E a memória, também é?
  Se for, qual arquivo detem esse controle?

qual o teu objetivo?
soh vejo um .. 
malicioso :)

-- 

[]
JA Tavares


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-06 Por tôpico Datacom - Tavares
On Fri, 2006-01-06 at 19:17 +, sergio wrote:
 O problema é que meu
 conhecimento foi feito em cima do ruim-dos, e estou tentando
 passá-los para o Linux.

Nada do mundo windows eh aproveitado no mundo linux ..
Comece esquecendo tudo :)
Parta do zero.. :)

cat /dev/zero  /dev/my_brain
:)

 A idéia é só pesquisar a memória
 do micro com possibilidade de edição para efeitos de estudo
 apenas.

Diferente do dos ou windows... o linux implementa protecoes de memoria
acredito que de forma bem mais robusta que os ultimos windows..
Legal estudares isso, eh o principio do lado negro, hehe..

  Programei muito em assembly no dos, mas já vi que
 no Linux é melhor aprender c e estudar o kernel, o que bem já
 comecei a fazer. Mas por enquanto tenho que tentar utilizar
 as ferramentas que estão disponíveis e que eu saiba minipular.
 ... (Por acaso você sabe como alterar dos dados do CMOS no
 Linux? Com o debug eu dava um out em algumas portas e
 estava tudo resolvido)...  Bem amigo, é isso, apenas aprendendo
 a limpar os bits do meu computador, agora com o Debian.

Com o linux, tu nao precisas trabalhar nesse nivel..
Nao sou o mais expert para comentar essa parte de drivers do kernel, mas
acredito que tem dispositivos para a maioria das coisas..

Provavelmente acessando o /proc e /dev teras acesso a tudo .. ;)

-- 

[]
JA Tavares


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-06 Por tôpico Datacom - Tavares
On Fri, 2006-01-06 at 13:33 -0300, Guillermo Pereyra Irujo wrote:
 sergio wrote:
  Tudo no Linux é tratado como arquivo, certo?
  E a memória, também é?
  Se for, qual arquivo detem esse controle?
 
 O arquivo é /proc/kmem mas... o qué quer fazer com isso??
 Não se ofenda, mas aposto a que o que seja que tenta fazer não se faze 
 assim...

No meu nao tenho o /proc/kmem..
No /proc nao estao arquivos de dispositivos...
No /dev sim..
No /proc voce simplesmente configura e captura informacoes dos
dispositivos ..

-- 

[]
JA Tavares


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-06 Por tôpico Guillermo Pereyra Irujo

sergio wrote:

Tenho alguns conhecimentos técnicos de eletrônica e trabalho
com computadores a algum tempo. O problema é que meu
conhecimento foi feito em cima do ruim-dos, e estou tentando
passá-los para o Linux. Já fiz alguns milagres com o debug do
DOS, aliás é a única coisa que deixou  saudades do ruim-dos,
e agora descobri o hexedit,  e que  já esta me ajudando em
recuperações de disco.  A idéia é só pesquisar a memória
do micro com possibilidade de edição para efeitos de estudo
apenas. Programei muito em assembly no dos, mas já vi que
no Linux é melhor aprender c e estudar o kernel, o que bem já
comecei a fazer. Mas por enquanto tenho que tentar utilizar
as ferramentas que estão disponíveis e que eu saiba minipular.
... (Por acaso você sabe como alterar dos dados do CMOS no
Linux? Com o debug eu dava um out em algumas portas e
estava tudo resolvido)...  Bem amigo, é isso, apenas aprendendo
a limpar os bits do meu computador, agora com o Debian.


Bem, você ganha. :) Acho que deve haber outras maneiras de fazelo, mas 
issa é válida sim, e acho que não é necessaria nehuma advertência para 
você sobre escrever direito á memória. :)


Se você quer fazer algo de uma vez, dele direito á memória se sabe onde, 
mas se a idéia é acabar fazendo um software que faça a operação que vc 
quer fazer com esa escritura, lhe recomendo que tente fazer um módulo 
para o kernel. É algo novo sim, mas não é nenhum mistério; é como fazer 
uma librería, é um jogo de funções que respondem a vários eventos e nada 
mais. Sim também é certo que em linux é melhor usar C, não só porque o 
nível de mais em baixo já está feito e muito bem, mas porque um dos 
pontos fortes de linux é a portabilidade de código, e se vc trabalha com 
assembly seu trabalho é útil para só uma arquitectura. No DOS não tinha 
nem nível de em baixo nem mais de uma arquitectura. :)


Não sei cómo alterar o CMOS, mas se é tão simples como escrever num 
endereço da memória, fazer um módulo para isso é muito muito fácil. Se 
lhe interessa o tema, procure o kernel modules howto em google e andará 
com sorte. Posso também lhe enviar como exemplo um pequeno módulo para a 
porta paralela que tenho feito para um trabalho de estudo.


--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: memoria eh dispositivo?

2006-01-06 Por tôpico Guillermo Pereyra Irujo

Datacom - Tavares wrote:

Tudo no Linux é tratado como arquivo, certo?
E a memória, também é?
Se for, qual arquivo detem esse controle?


O arquivo é /proc/kmem


No meu nao tenho o /proc/kmem..


Certo. É /proc/kcore, não kmem. Desculpem. :)


No /proc nao estao arquivos de dispositivos...
No /dev sim..
No /proc voce simplesmente configura e captura informacoes dos
dispositivos ..


Certo também, o kcore não é um dispositivo. É porém uma representação da 
memória como um arquivo, do jeito que pode ser tratada como um.


--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]