Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Dani
oi!
em relacao ao grub eu tive um problema parecido recentemente; eu uso uma
distribuicao mista ( stable e testing
configurada pra default stable).  no arquivo /etc/kernel-img.conf eu
precisei alterar postinst_hook e postrm_hook deixando elas assim:
postinst_hook = /usr/sbin/update-grub
postrm_hook   = /usr/sbin/update-grub

a diferenca e' sutil; eu simplesmente coloquei '/usr/sbin/'  na frente do
update-grub :-)

[]'s se setenta e sete voltas, c.h.Dani :-)

Em 31/10/07, Gunther Furtado <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
> Em 31/10/07, Leonardo Rosa<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> >
> >
> > > Segundo [1], o kernel em64t-p4-smp este pacote só tem função para
> > > transição transição para o kernel amd64.
> > >
> > > [1]
> > http://packages.debian.org/etch/linux-image-2.6-em64t-p4-smp
> >
> > Sinceramente não entendi.
> >
>
> Olá,
>
> Meu texto estava muito ruim mesmo, desculpe. Pelo que eu entendi, o
> pacote linux-image-2.6-em64t-p4-smp é um pacote que "fantasma", que,
> de fato, instala (faz a transição para) o linux-image-2.6-amd64. Vai
> daí que só aparecia este último em seu /boot/grub/menu.lst
>
> Abraço,
>
> --
> Gunther Furtado
> [EMAIL PROTECTED]
>



-- 
"There are many plans in the Human heart, But
is the Lord's Purpose that prevails"

[]'s Dani :-)


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Gunther Furtado
Em 31/10/07, Leonardo Rosa<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
>
> > Segundo [1], o kernel em64t-p4-smp este pacote só tem função para
> > transição transição para o kernel amd64.
> >
> > [1]
> http://packages.debian.org/etch/linux-image-2.6-em64t-p4-smp
>
> Sinceramente não entendi.
>

Olá,

Meu texto estava muito ruim mesmo, desculpe. Pelo que eu entendi, o
pacote linux-image-2.6-em64t-p4-smp é um pacote que "fantasma", que,
de fato, instala (faz a transição para) o linux-image-2.6-amd64. Vai
daí que só aparecia este último em seu /boot/grub/menu.lst

Abraço,

-- 
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Otavio Salvador
"Leonardo Rosa" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

>A minha pergunta é: Mesmo eu instalando o kernel-image-2.6-em64t-p4-smp
>e o linux-image-2.6-em64t-p4-smp, só vai aparecer no grub a opção pra
>bootar pelo kernel-image-2.6.18-5-amd64?

No caso do Etch, sim.

kernel-image == linux-image

-- 
O T A V I OS A L V A D O R
-
 E-mail: [EMAIL PROTECTED]  UIN: 5906116
 GNU/Linux User: 239058 GPG ID: 49A5F855
 Home Page: http://otavio.ossystems.com.br
-
"Microsoft sells you Windows ... Linux gives
 you the whole house."



Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Leonardo Rosa
Otavio, acho que não me fiz entender ainda.
Eu observei que antes se chamava kernel-image e hoje chama-se linux-image.

O que me intriga é que se eu deixasse vários kernels instalados, aparecia no
boot com qual eu queria inicializar.

- Se eu instalar o kernel 2.6.18-5-amd64 e o kernel 2.6.18-5-em64t-p4-smp,
no meu entendimento deveria aparecer 2 formas de iniciar o sistema.
title debian  kernel 2.6.18-5-amd64
title debian  kernel 2.6.18-5-amd64 (single-user mode)

title debian  kernel 2.6.18.5.em64t-p4-smp
title debian  kernel 2.6.18.5.em64t-p4-smp (single-user mode)

- Só que eu mantendo os dois instalados, só aparece o primeiro.
title debian  kernel 2.6.18-5-amd64
title debian  kernel 2.6.18-5-amd64 (single-user mode)

Porque da minha pergunta, pq me disseram que o kernel pro meu note era o
em64t-p4-smp. Então eu entendi que instalando esse kernel informado, deveria
aprecer 2 formas de bootar.
Agora estou neste dilema, instalando os dois kernels, fica só um mesmo no
grub ou deveria aparecer os dois?
[]ão
-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Leonardo Rosa
> Segundo [1], o kernel em64t-p4-smp este pacote só tem função para
> transição transição para o kernel amd64.
>
> [1] http://packages.debian.org/etch/linux-image-2.6-em64t-p4-smp


Sinceramente não entendi.

-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Gunther Furtado
Em 31/10/07, Leonardo Rosa<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>
>
> >
> > Leonardo, qual URL voce usou para baixar o CD?
>
> Sinceramente não lembro.
>
> Eu baixei a versão cd achando que era o ia64 e não funcionou, depois me
> informaram que eu teria que baixar a am64. Baixei e na hora da instalação
> dava erro no debootstrap nos arquivos vim-common e mais uns outros.
>
> Resolvi desabilitar noapi nolapi e mais alguns recursos até que consegui
> chegar na tela de escolher um mirror http e fiz a instalação.
>
> Em seguida tentei instalar o kernel pro meu processador intel core 2 duo 2.0
> t7200.
>
> O Renato reforçou o que eu queria saber, que era o kernel em64t-p4-smp.
>

Segundo [1], o kernel em64t-p4-smp este pacote só tem função para
transição transição para o kernel amd64.

[1] http://packages.debian.org/etch/linux-image-2.6-em64t-p4-smp

> Faço a instalação do kernel-image e do linux image e não aparece na
> inicialização do grub como sempre apareceu em outras instalações de vários
> kernels (i386,686,etc).
>
> A minha pergunta é: Mesmo eu instalando o kernel-image-2.6-em64t-p4-smp e o
> linux-image-2.6-em64t-p4-smp, só vai aparecer no grub a opção pra bootar
> pelo kernel-image-2.6.18-5-amd64?
>
> Acabei de fazer uma nova instalação pelo netinst e estou usando o mirror
> ftp.br.debian.org/debian etch main non-free contrib para instalar os pacotes
> e novamente fiz a instalção do kernel kernel-image-2.6-em64t-p4-smp e o
> linux-image-2.6-em64t-p4-smp e só está aparecendo no grub o
> kernel-image-2.6.18-5-amd64.
> Já atualizei a lista, já rodei o upgrade e até dist-upgrade que não tem nada
> pra atualizar e o grub se mantém inerte com o boot padrão da instalação.
>
> --
> Leonardo Rosa
> PiraíDigital - Depto Softwares Livres
> Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
> Universidade Federal Fluminense
> Linux User #425466 (counter.li.org)
> Debian GNU/Linux


Abraço,

-- 
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Leonardo Rosa
>
> Leonardo, qual URL voce usou para baixar o CD?


Sinceramente não lembro.

Eu baixei a versão cd achando que era o ia64 e não funcionou, depois me
informaram que eu teria que baixar a am64. Baixei e na hora da instalação
dava erro no debootstrap nos arquivos vim-common e mais uns outros.

Resolvi desabilitar noapi nolapi e mais alguns recursos até que consegui
chegar na tela de escolher um mirror http e fiz a instalação.

Em seguida tentei instalar o kernel pro meu processador intel core 2
duo 2.0t7200.

O Renato reforçou o que eu queria saber, que era o kernel em64t-p4-smp.

Faço a instalação do kernel-image e do linux image e não aparece na
inicialização do grub como sempre apareceu em outras instalações de vários
kernels (i386,686,etc).

A minha pergunta é: Mesmo eu instalando o kernel-image-2.6-em64t-p4-smp e o
linux-image-2.6-em64t-p4-smp, só vai aparecer no grub a opção pra bootar
pelo kernel-image-2.6.18-5-amd64?

Acabei de fazer uma nova instalação pelo netinst e estou usando o mirror
ftp.br.debian.org/debian etch main non-free contrib para instalar os pacotes
e novamente fiz a instalção do kernel kernel-image-2.6-em64t-p4-smp e o
linux-image-2.6-em64t-p4-smp e só está aparecendo no grub o
kernel-image-2.6.18-5-amd64.
Já atualizei a lista, já rodei o upgrade e até dist-upgrade que não tem nada
pra atualizar e o grub se mantém inerte com o boot padrão da instalação.

-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Otavio Salvador
"Renato S. Yamane" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> Leonardo Rosa escreveu:
>> Renato escreveu:
>>> Leonardo escreveu:
 Baixei a versão 4.0 r1 para amd64 e fiz a instalação normal.
 deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
>>>
>>>Isso não é Debian 4.0r1 (Etch).
>>>Isso que você instalou é a versão *testing* (Lenny)
>>
>>  Como pode ele não ser o debian 4.0 r1 se é isso o que está escrito
>> no   cd, a partir da imagem que eu baixei dos servidores debian?
>
> Na semana passada o Otávio, que nos lê em cópia, descobriu um bug nos
> servidores que estavam gerando as imagens do Lenny.

Sim ... estah sendo resolvido ainda .. provavelmente vou disparar uma
nova weekly build com a correcao entre hoje e amanha.

> Otávio, o Leonardo está comentando que baixou a imagem do Etch(AMD64)
> mas o Kernel apresentado é o 2.6.22-2 (isso é do Lenny e não do Etch).

Sim, isso eh testing.

Leonardo, qual URL voce usou para baixar o CD?

-- 
O T A V I OS A L V A D O R
-
 E-mail: [EMAIL PROTECTED]  UIN: 5906116
 GNU/Linux User: 239058 GPG ID: 49A5F855
 Home Page: http://otavio.ossystems.com.br
-
"Microsoft sells you Windows ... Linux gives
 you the whole house."



Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Leonardo Rosa
> Na semana passada o Otávio, que nos lê em cópia, descobriu um bug nos
> servidores que estavam gerando as imagens do Lenny.


Hum
Vou baixar outra iso.
Valeu...

-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mos tra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Renato S. Yamane

Leonardo Rosa escreveu:

Renato escreveu:

Leonardo escreveu:

Baixei a versão 4.0 r1 para amd64 e fiz a instalação normal.
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free


   Isso não é Debian 4.0r1 (Etch).
   Isso que você instalou é a versão *testing* (Lenny)

>
	Como pode ele não ser o debian 4.0 r1 se é isso o que está escrito no 
	cd, a partir da imagem que eu baixei dos servidores debian?


Na semana passada o Otávio, que nos lê em cópia, descobriu um bug nos 
servidores que estavam gerando as imagens do Lenny.


Otávio, o Leonardo está comentando que baixou a imagem do Etch(AMD64) 
mas o Kernel apresentado é o 2.6.22-2 (isso é do Lenny e não do Etch).


Att,
Renato



Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-31 Por tôpico Leonardo Rosa
Bem, vamos lá novamente.
Quando eu instalei  máquina, eu instalei essas imagens

i A linux-image-2.6-amd64
i linux-image-2.6-em64t-p4-smp
i linux-image-2.6.18-5-amd64

e esses kernels

i kernel-image-2.6-em64t-p4
i kernel-image-2.6-em64t-p4-smp

O que eu não estou entendendo é que, sempre quando eu instalava os diversos
tipos de kernels, seja i386, 686, pra kernel 2.4, 2.6, 2.6.X e assim por
diante, o menu.lst do grub era sempre atualizado.
Observo agora, que quando eu instalo esses kernels mostrado acima, só fica
aparecendo

title   Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18-5-amd64
root(hd0,0)
kernel  /boot/vmlinuz-2.6.18-5-amd64 root=/dev/sda1 ro noapic
nolapic
initrd  /boot/initrd.img-2.6.18-5-amd64
savedefault

title   Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18-5-amd64 (single-user mode)
root(hd0,0)
kernel  /boot/vmlinuz-2.6.18-5-amd64 root=/dev/sda1 ro noapic
nolapic single
initrd  /boot/initrd.img-2.6.18-5-amd64

Imagino que deveria ter no /boot pelo menos dois aquivos vmlinuz, um para
cada kernel, e não tem, só tem vmlinuz-2.6.18-5-amd64
Pergunto eu, não deveria aparecer o kernel-image-2.6-em64t-p4-smp na lista
de opções e também o vmlinuz para o processador core?
[ ]ão

-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-30 Por tôpico Lucas Mocellin
Ola amigo,

para "reconhecer" os dois cpus vc tem q instalar uns pacotezitos, nao
lembro bem o nome mas acho que eh cpufrequtils e algo do genero, tem
um thread aqui na lista(eu que fiz mesmo) falando bem certinho o que
precisa, de uma procurada.

Inclusive em um dos pacotes vc habilita o gerenciamento da frequencia
dinamica (acho que eh esse cpufrequtils mesmo) do processador, o que
economiza energia.

att,

Lucas.

Em 30/10/07, Leonardo Rosa<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Como pode ele não ser o debian 4.0 r1 se é isso o que está escrito no cd, a
> partir da imagem que eu baixei dos servidores debian?
>
> Debian 4.0 r1 amd64 Bin-1
>
>
> On 10/30/07, Renato S. Yamane <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> > Leonardo Rosa escreveu:
> > > Renato escreveu:
> > >> Debian Etch (4.0) com Kernel 2.6.22?
> > >> Você compilou ou pegou do backports.org < http://backports.org>?
> > >
> > > Baixei a versão 4.0 r1 para amd64 e fiz a instalação normal.
> > >
> > > deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib
> non-free
> >
> > Isso não é Debian 4.0r1 (Etch).
> > Isso que você instalou é a versão *testing* (Lenny).
> >
> > > cat /proc/cpuinfo
> > > processor : 0
> > > vendor_id : GenuineIntel
> >
> > Eu *creio* que no Debian Etch (4.0r1 ) o Kernel correto seja o:
> > kernel-image-2.6-em64t-p4-smp
> > Descrição: Linux kernel image for version 2.6 on Intel EM64T SMP systems
> >
> > Att,
> > renato
> >
> >
>
>
>
> --
> Leonardo Rosa
> PiraíDigital - Depto Softwares Livres
> Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
> Universidade Federal Fluminense
> Linux User #425466 (counter.li.org)
> Debian GNU/Linux



Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-30 Por tôpico Leonardo Rosa
Como pode ele não ser o debian 4.0 r1 se é isso o que está escrito no cd, a
partir da imagem que eu baixei dos servidores debian?

Debian 4.0 r1 amd64 Bin-1

On 10/30/07, Renato S. Yamane <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>
> Leonardo Rosa escreveu:
> > Renato escreveu:
> >> Debian Etch (4.0) com Kernel 2.6.22?
> >> Você compilou ou pegou do backports.org <http://backports.org>?
> >
> > Baixei a versão 4.0 r1 para amd64 e fiz a instalação normal.
> >
> > deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
>
> Isso não é Debian 4.0r1 (Etch).
> Isso que você instalou é a versão *testing* (Lenny).
>
> > cat /proc/cpuinfo
> > processor : 0
> > vendor_id : GenuineIntel
>
> Eu *creio* que no Debian Etch (4.0r1) o Kernel correto seja o:
> kernel-image-2.6-em64t-p4-smp
> Descrição: Linux kernel image for version 2.6 on Intel EM64T SMP systems
>
> Att,
> renato
>
>


-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mos tra 1 processador

2007-10-30 Por tôpico Renato S. Yamane

Leonardo Rosa escreveu:
> Renato escreveu:

Debian Etch (4.0) com Kernel 2.6.22?
Você compilou ou pegou do backports.org <http://backports.org>?


Baixei a versão 4.0 r1 para amd64 e fiz a instalação normal.

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free


Isso não é Debian 4.0r1 (Etch).
Isso que você instalou é a versão *testing* (Lenny).


cat /proc/cpuinfo
processor : 0
vendor_id : GenuineIntel


Eu *creio* que no Debian Etch (4.0r1) o Kernel correto seja o:
kernel-image-2.6-em64t-p4-smp
Descrição: Linux kernel image for version 2.6 on Intel EM64T SMP systems

Att,
renato



Re: debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-30 Por tôpico Leonardo Rosa
> > Fiz uma nova instalação, mas agora com kernel 2.6.22-2-amd64, o qual
> > julgava ser a versão para meu processador, que é um core 2 duo.
>
> Debian Etch (4.0) com Kernel 2.6.22?
> Você compilou ou pegou do backports.org?


Baixei a versão 4.0 r1 para amd64 e  fiz a instalação normal.

deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
# Line commented out by installer because it failed to verify:
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main
# Line commented out by installer because it failed to verify:
deb-src http://security.debian.org/ lenny/updates main

Depois via aptitude instalei o kernel 2.6.22-2-amd64

v   linux-image
v   linux-image-2.6
i A linux-image-2.6-amd64 - Linux 2.6 image on AMD64
p   linux-image-2.6-vserver-amd64 - Linux 2.6 image on AMD64
i   linux-image-2.6.18-5-amd64 - Linux 2.6.18 image on AMD64
i A linux-image-2.6.22-2-amd64 - Linux 2.6.22 image on AMD64
p   linux-image-2.6.22-2-vserver-amd64 - Linux 2.6.22 image on AMD64
p   linux-image-amd64 - Linux image on AMD64
p   linux-image-vserver-amd64 - Linux image on AMD64

cat /proc/cpuinfo


processor : 0
vendor_id : GenuineIntel
cpu family : 6
model : 15
model name : Intel(R) Core(TM)2 CPU T7200  @ 2.00GHz
stepping : 6
cpu MHz : 2000.000
cache size : 4096 KB
physical id  : 0
siblings : 1
core id : 0
cpu cores : 1
fpu : yes
fpu_exception : yes
cpuid level : 10
wp : yes
flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat
pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm syscall nx lm constant_tsc
up pni monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr lahf_lm
bogomips : 3993.77
clflush size : 64
cache_alignment : 64
address sizes : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


debian 4 com kernel 2.6.22-2-amd64 só mostra 1 processador

2007-10-30 Por tôpico Leonardo Rosa
Pessoal, me vi no seguinte dilema.
Eu tinha uma instalação no meu notebook com debian e com kernel para 2
processadores.
Eu usava o gkrellm para monitorar os serviços do notebook e esse mostrava
cpu1 e cpu2.
Fiz uma nova instalação, mas agora com kernel 2.6.22-2-amd64, o qual julgava
ser a versão para meu processador, que é um core 2 duo.
só que agora quando instalei o gkrellm, ele só aparece o monitoramento de
uma cpu.
Alguém poderia me esclarecer se estou usando o kernel certo e/ou se só é
identificado como uma cpu utilizando esse kernel?
Li recentemente na lista que uma das mudanças do debian 3 para o 4 foi o
nome do kernel que antes utilizava smp para os multiprocessadores e agora
não é mais.
[]ão

-- 
Leonardo Rosa
PiraíDigital - Depto Softwares Livres
Tutor - Informática (Bio Mat Adm)
Universidade Federal Fluminense
Linux User #425466 (counter.li.org)
Debian GNU/Linux


Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-17 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 17-10-2007 11:07, Gunther Furtado wrote:
> Acho que está havendo uma inversão de papéis nesta discussão: eu, de
> minha parte, uso a testing sabendo que estas coisas podem acontecer
> mas meus argumentos visavam mostrar que NENHUM PROCEDIMENTO ESPECIAL
> QUE EU TENHA TOMADO, além das atualizações de praxe, gerou uma
> situação em que a máquina não iniciava.

Atualizar o kernel é um procedimento especial. :)


> A culpa, portanto, não foi minha: eu não tinha recompilado o kernel,
> não tinha instalado isoladamente qualquer biblioteca sabidamente
> instável, simplesmente enviei o comando "# aptitude --with-recommends
> -y safe-upgrade" e deu-se o erro.

H... a biblioteca não é "sabidamente" instável, é
exatamente por isso que eu decidi adicionar meus dois centavos,
não tem _nenhuma_ relação com estabilidade. A biblioteca *muda*
a forma de endereçar dispositivos, é um período de transição,
foi o que eu disse antes, você instalou a biblioteca, ainda que
indiretamente quando usou o aptitude,

Ao atualizar kernel e outras partes importantes, sempre
vale a pena ler antes para saber o que acontece, pense que alguém
instalando a testing a partir de agora não passará pelo problema
(um sistema novo já começaria com a biblioteca), fica apenas o
problema da "linha de atualização", que começa a fazer mais
sentido mais próximo do "freeze".



> Mais do que qualquer coisa, acho que o que aconteceu demonstra, na
> prática, as posições do Renato, do Felipe e do Tiago, que poderiam ser
> resumidas em: testing não é stable.

:-)


Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFHFiawCjAO0JDlykYRAn3EAKCxIAXEpApOTPb+AXH8gXPZoDKnGgCdGRte
OlTYQLtN+kniqKqaNWW06Ss=
=aLsK
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-17 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 16-10-2007 18:21, Sávio Ramos wrote:
> Em Mon, 15 Oct 2007 22:30:21 -0200
> Tiago Saboga <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> 
>> Não existe promessa alguma de que a testing não quebre completamente.
>> Aliás, isso acontece de vez em quando (especialmente em grandes
>> transições).
> 
> Já vi muita quebradeira na versão teste e foi por causa disto que
> desisti de usa-la. Já que é para se molhar... Uso logo a Sid.
> 
> Tenho uma sensação de leigo que depois da invenção da versão
> experimental a Sid ficou bem razoável.

Lembrando que a "experimental" é mais o conceito de
"Staging Area" do que de "suite" completa, ou seja, ela é uma
área complementar à "unstable".

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFHFiXtCjAO0JDlykYRAoltAKCj8yc+U/j8jP+ot8JcFDYlKf26CwCghZBs
feCOW9DZ7fdHUmTGFPAwX7s=
=qNEL
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-17 Por tôpico Gunther Furtado
Em Mon, 15 Oct 2007 22:30:21 -0200
Tiago Saboga <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Não existe promessa alguma de que a testing não quebre completamente.
> Aliás, isso acontece de vez em quando (especialmente em grandes
> transições).

Acho que está havendo uma inversão de papéis nesta discussão: eu, de
minha parte, uso a testing sabendo que estas coisas podem acontecer
mas meus argumentos visavam mostrar que NENHUM PROCEDIMENTO ESPECIAL
QUE EU TENHA TOMADO, além das atualizações de praxe, gerou uma
situação em que a máquina não iniciava.

A culpa, portanto, não foi minha: eu não tinha recompilado o kernel,
não tinha instalado isoladamente qualquer biblioteca sabidamente
instável, simplesmente enviei o comando "# aptitude --with-recommends
-y safe-upgrade" e deu-se o erro.

Mais do que qualquer coisa, acho que o que aconteceu demonstra, na
prática, as posições do Renato, do Felipe e do Tiago, que poderiam ser
resumidas em: testing não é stable.

Abraço,

--
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]


Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-16 Por tôpico Sávio Ramos
Em Mon, 15 Oct 2007 22:30:21 -0200
Tiago Saboga <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Não existe promessa alguma de que a testing não quebre completamente.
> Aliás, isso acontece de vez em quando (especialmente em grandes
> transições).

Já vi muita quebradeira na versão teste e foi por causa disto que
desisti de usa-la. Já que é para se molhar... Uso logo a Sid.

Tenho uma sensação de leigo que depois da invenção da versão
experimental a Sid ficou bem razoável.

-- 
Sávio M Ramos
Arquiteto, Rio, RJ
Só uso Linux desde 2000
www.debian.org



Re: Testing e estabilidade (era: Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7)

2007-10-16 Por tôpico Renato S. Yamane

Gunther Furtado escreveu:

Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:


Eu uso Lenny, instalei o kernel 2.6.22 e não tive _nenhum_
problema, meus HDs não mudaram de nome, porque eu não uso a libata.
E sim, as vezes, no unstable, há coisas que impedem o computador de
inicializar (especialmente quando ligados ao kernel e libc).


Para constar: se uso a libata é por alguma decisão do aptitude, pois
executo todas atualizações através do comando:
# aptitude update && aptitude --with-recommends -y safe-upgrade


Sobre a libATA:
"...libATA is a library used inside the Linux kernel to support ATA host
  controllers and devices.  libATA provides an ATA driver API, class
  transports for ATA and ATAPI devices, and SCSI;ATA translation
  for ATA devices according to the T10 SAT specification..."

O aptitude não instalou a libATA, mas sim o Kernel, que sofreu uma 
alteração quanto a libATA.



Bem, é exatamente disso que se trata. Escrevi a primeira mensagem para
juntar opiniões e informações para relatar o problema.


<http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=432971>

Att,
Renato



Re: Testing e estabilidade (era: Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7)

2007-10-16 Por tôpico Gunther Furtado
Em 15/10/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw)<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
> Hash: SHA1
>

[...]

>
> Eu uso Lenny, instalei o kernel 2.6.22 e não tive _nenhum_
> problema, meus HDs não mudaram de nome, porque eu não uso a libata.
> E sim, as vezes, no unstable, há coisas que impedem o computador de
> inicializar (especialmente quando ligados ao kernel e libc).

Para constar: se uso a libata é por alguma decisão do aptitude, pois
executo todas atualizações através do comando:

# aptitude update && aptitude --with-recommends -y safe-upgrade

portanto o ovo da serpente foi colocado no meu sistema pelo próprio aptitude.

>
> Como eu já disse nessa thread, o Debian Kernel Team sabe do
> problema da libata, por isso os kernels ainda não foram 100%
> convertidos, estão esperando o caminho de atualização para que a
> mudança ocorra de forma definitiva.
>
> Todos são mais do que encorajados a relatarem problemas,
> você pode usar o reportbug ou o reportbug-ng para isso e criar
> visibilidade e referência para um problema que vai impactar o
> lançamento do Lenny, mas não confunda aspectos de atualização com
> aspectos de estabilidade da diferentes versões do Debian.
>

Bem, é exatamente disso que se trata. Escrevi a primeira mensagem para
juntar opiniões e informações para relatar o problema.


> Abraço,
> - --

Abraço,

-- 
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]


Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 15-10-2007 22:30, Tiago Saboga wrote:
> On Mon, Oct 15, 2007 at 08:25:06PM -0300, Carlos Ribeiro wrote:
>> Eu também concordo com o Gunther e Vinicius. O que é liberado para teste
>> pode apresentar problema numa proporção bem pequena. Já no instável deve-se
>> esperar uma proporção maior, mas nunca algo que impeça a computador de
>> inicializar, que foi o problema relatado.
> 
> A idéia do que "deve" e o que "não deve" acontecer nessas duas
> distribuições do debian é um pouco difícil de definir. Se lembrarmos
> um pouco como funciona a estrutura da distribuição fica mais fácil
> entender porquê. Cada versão nova de um pacote entra na distribuição
> instável; depois de 10 dias corridos sem nenhum bug crítico, o pacote
> é copiado para a distribuição de teste.

Há diferentes urgências que podem afetar a regra dos 10 dias
para menos, além é claro, das dependências de construção e de instalação,
que podem afetar para mais (às vezes para bem mais).


> Vamos supor que o pacote crem-1.0 entre na instável no dia 1 e, não
> aparecendo bug crítico, passe para a testing no dia 11. No dia 14, uma
> nova versão, crem-1.1, é enviada para a instável. No dia 15, o pacote
> crunch-4.0, que depende de crem, entra na instável. No dia 25, o
> pacote crunch-4.0 para a testing, mas o pacote crem-1.1 não passa para
> a testing, pois um bug crítico foi descoberto. O resultado é que temos
> agora na testing o pacote crunch-4.0 junto com o crem-1.0, combinação
> que ainda não foi testada e que pode revelar novos bugs.

Com a nova "britney" isso acontece em menor escala. Se crunch
declara uma dependêcia para crem-1.1 então ele não poderia migrar até
que crunch estivesse pronto para migrar (ou que os queridos Gerentes
de Lançamento fizessem as mágicas e dessem as ordens certas para a
"britney").

Por isso, transições devem ser coordenadas e devem ser
acompanhadas de perto, há cada vez mais ferramentas sendo desenvolvidas
para que o pessoal de QA e Release possa acompanhar isso de perto e
manter as dependências sob controle, para evitar cada vez mais que a
"testing" quebre.


> Não existe promessa alguma de que a testing não quebre completamente.
> Aliás, isso acontece de vez em quando (especialmente em grandes
> transições). 

É verdade. Há um esforço grande para quebrá-la cada vez
menos, até mesmo a sid é muito mais usável do que costumava ser
há alguns anos. :-)


> Isso não significa, no entanto, que tais problemas não devam ser
> discutidos aqui; pelo contrário, podemos tentar entender exatamente o
> que está acontecendo para enviarmos um relatório de bug o mais
> completo e acurado possível. 

Isso é melhor ainda. :o)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFHFCIxCjAO0JDlykYRAoL5AKCBfQ/5CeqjVcl7tYC9nBFckrZL+gCfVPCf
iITDj7HjxRD4tFEju6sTCZs=
=opdy
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Testing e estabilidade (era: Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7)

2007-10-15 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 15-10-2007 21:25, Carlos Ribeiro wrote:
> Eu também concordo com o Gunther e Vinicius. O que é liberado para teste
> pode apresentar problema numa proporção bem pequena. Já no instável
> deve-se esperar uma proporção maior, mas nunca algo que impeça a
> computador de inicializar, que foi o problema relatado.

Não confunda as coisas. A "testing" é gerada automaticamente
a partir da "unstable", então é bem possível que nem tudo seja pego
a tempo e que alguns problemas passem, é exatamente por isso que há
um estágio intermediário entre a estável e a instável.

É comum entre os mantenedores pensar que nem mesmo a instável
deve quebrar, e que quando as quebras são intencionais, elas devem ser
avisadas e coordenadas.

Há uma diferença entre aqueles fazendo upgrade e aqueles
testando novos sistemas, sendo assim, a testing pode estar funcional
para uma nova instalação e _sabidamente_ quebrada para um caminho de
atualização a partir do Etch para o Lenny.

    Eu uso Lenny, instalei o kernel 2.6.22 e não tive _nenhum_
problema, meus HDs não mudaram de nome, porque eu não uso a libata.
E sim, as vezes, no unstable, há coisas que impedem o computador de
inicializar (especialmente quando ligados ao kernel e libc).

Como eu já disse nessa thread, o Debian Kernel Team sabe do
problema da libata, por isso os kernels ainda não foram 100%
convertidos, estão esperando o caminho de atualização para que a
mudança ocorra de forma definitiva.

Todos são mais do que encorajados a relatarem problemas,
você pode usar o reportbug ou o reportbug-ng para isso e criar
visibilidade e referência para um problema que vai impactar o
lançamento do Lenny, mas não confunda aspectos de atualização com
aspectos de estabilidade da diferentes versões do Debian.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFHFCC+CjAO0JDlykYRAk0yAJ93AXEipK+AcqZzZNiQecZ8PZNfLgCcC3wd
uc1dkvj7xk/HhrG0ZXCobcg=
=69+l
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Tiago Saboga
On Mon, Oct 15, 2007 at 08:25:06PM -0300, Carlos Ribeiro wrote:
> Eu também concordo com o Gunther e Vinicius. O que é liberado para teste
> pode apresentar problema numa proporção bem pequena. Já no instável deve-se
> esperar uma proporção maior, mas nunca algo que impeça a computador de
> inicializar, que foi o problema relatado.

A idéia do que "deve" e o que "não deve" acontecer nessas duas
distribuições do debian é um pouco difícil de definir. Se lembrarmos
um pouco como funciona a estrutura da distribuição fica mais fácil
entender porquê. Cada versão nova de um pacote entra na distribuição
instável; depois de 10 dias corridos sem nenhum bug crítico, o pacote
é copiado para a distribuição de teste.

Vamos supor que o pacote crem-1.0 entre na instável no dia 1 e, não
aparecendo bug crítico, passe para a testing no dia 11. No dia 14, uma
nova versão, crem-1.1, é enviada para a instável. No dia 15, o pacote
crunch-4.0, que depende de crem, entra na instável. No dia 25, o
pacote crunch-4.0 para a testing, mas o pacote crem-1.1 não passa para
a testing, pois um bug crítico foi descoberto. O resultado é que temos
agora na testing o pacote crunch-4.0 junto com o crem-1.0, combinação
que ainda não foi testada e que pode revelar novos bugs.

Não existe promessa alguma de que a testing não quebre completamente.
Aliás, isso acontece de vez em quando (especialmente em grandes
transições). 

Isso não significa, no entanto, que tais problemas não devam ser
discutidos aqui; pelo contrário, podemos tentar entender exatamente o
que está acontecendo para enviarmos um relatório de bug o mais
completo e acurado possível. 

Tiago.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Carlos Ribeiro
Eu também concordo com o Gunther e Vinicius. O que é liberado para teste
pode apresentar problema numa proporção bem pequena. Já no instável deve-se
esperar uma proporção maior, mas nunca algo que impeça a computador de
inicializar, que foi o problema relatado.

Sucesso a todos.

CR

Renato S. Yamane escreveu:
>
> >
> > Tudo pode ocorrer nas versões "testing" e "unstable" :-)
> >
> > Att,
> > Renato
> >
> >
> >
> Bom, eu concordo com a posição do Gunther. Já que a mudança foi tão
> drástica, não custava nada pelo menos um aviso no script de instalação
> e/ou o próprio script cuidar de ajeitar as coisas. Do jeito que está, só
> mesmo com intervenção manual. Tenho certeza que vão chover dúvidas aqui
> na lista a este respeito.
>
>
> --
> Vinicius
>
>

-- 
CARLOS RIBEIRO
Linux user: 183572
São Luís - Maranhão - BR


Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Vinicius De Mario

Renato S. Yamane escreveu:

Gunther Furtado escreveu:

Continuo achando que isto deve estar mais exposto, afinal, o sistema
fica inoperante!


É o risco que se corre ao usar uma versão que NÃO é 
considerável EST�VEL :-)


Tudo pode ocorrer nas versões "testing" e "unstable" :-)

Att,
Renato



Bom, eu concordo com a posição do Gunther. Já que a mudança foi tão 
drástica, não custava nada pelo menos um aviso no script de instalação 
e/ou o próprio script cuidar de ajeitar as coisas. Do jeito que está, só 
mesmo com intervenção manual. Tenho certeza que vão chover dúvidas aqui 
na lista a este respeito.



--
Vinicius


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Renato S. Yamane

Gunther Furtado escreveu:

Continuo achando que isto deve estar mais exposto, afinal, o sistema
fica inoperante!


É o risco que se corre ao usar uma versão que NÃO é considerável ESTÁVEL :-)

Tudo pode ocorrer nas versões "testing" e "unstable" :-)

Att,
Renato



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Gunther Furtado
Em 15/10/07, Renato S. Yamane<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Gunther Furtado escreveu:
> > Em 15/10/07, Renato S. Yamane escreveu:
> >> Na verdade não é errado... é diferente :-)
> >> Houveram muitas alterações da série 2.6.21 para a 2.6.22, inclusive nos
> >> drivers sata/pata.
> >> Da série >=2.6.22 os HDs são reconhecidos como sdX
> >
> > Diferente daquilo que funciona = errado!
>
> As coisas mudam... Evolução :-)
> Para instalar um novo Kernel você precisa ter conhecimento do que mudou,
> ler os changelogs (usar bastante o CTRL + F)... Não é simplesmente fazer
> o download, descompactar, chamar o "make" e depois dizer que deu errado.
>

Eu até corrigi os erros e estou rodando o 2.6.22. O que estou dizendo
é que, se a instalação de um pacote pode deixar seu sistema
inutilizável, como foi o caso, as medidas necessárias para evitar esta
"inutibilidade" devem estar o mais expostas possível.

O comando que usei foi "# aptitude --with-recommends -y install
linux-image-2.6-k7". Sem make, sem recompilar nem reconfigurar nem
nada. E todas as dez ou quinze vezes anteriores em que um novo kernel
foi instalado (até com #aptitude safe-upgrade) tudo funcionou sem eu
ter que editar qualquer arquivo adicional, neste caso,  /etc/fstab e
/boot/grub/menu.lst

> >>> Tome cuidado na hora que for remover o kernel antigo, prq ele irá inserir 
> >>> de
> >>> forma errada entradas em seu menu.lst novamente depois de tudo ajustado 
> >>> por
> >>> você as linhas do kernel novo, ocorreu comigo isso!
> >> Isso ocorreu devido aos valores padrões "setados" no campo "Start
> >> Default Options" do /boot/grub/menu.lst
> >
> > Isto é exatamente o que deveria ter sido corrigido, na minha modesta 
> > opinião.
>
> A partir do momento que você compila o Kernel, VOCÊ também precisa fazer
> alguns ajustes "na mão".

eu não compilei o kernel.

>
> O seu grub estava configurado com as opções padrões do Kernel default do
> Etch (2.6.18). Como foi VOCÊ que mudou o kernel, então faça também as
> devidas correções no grub.

Eu só instalei o kernel do lenny, com o camando descrito acima
(aptitude --with-recommends -y install linux-image-2.6-k7) e, mesmo
assim, tive que fazer as devidas correções no grub. É isto que acho
que está errado.

>
> Se você está usando a versão "testing", provavelmente isso está
> documentado em algum lugar, ou então em alguma lista de discussão sobre
> o desenvolvimento da versão "testing".
>

Continuo achando que isto deve estar mais exposto, afinal, o sistema
fica inoperante!

> Att,
> Renato
>
>

Abraço,

-- 
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]


Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Renato S. Yamane

Gunther Furtado escreveu:

Em 15/10/07, Renato S. Yamane escreveu:

Na verdade não é errado... é diferente :-)
Houveram muitas alterações da série 2.6.21 para a 2.6.22, inclusive nos
drivers sata/pata.
Da série >=2.6.22 os HDs são reconhecidos como sdX


Diferente daquilo que funciona = errado!


As coisas mudam... Evolução :-)
Para instalar um novo Kernel você precisa ter conhecimento do que mudou, 
ler os changelogs (usar bastante o CTRL + F)... Não é simplesmente fazer 
o download, descompactar, chamar o "make" e depois dizer que deu errado.



Tome cuidado na hora que for remover o kernel antigo, prq ele irá inserir de
forma errada entradas em seu menu.lst novamente depois de tudo ajustado por
você as linhas do kernel novo, ocorreu comigo isso!

Isso ocorreu devido aos valores padrões "setados" no campo "Start
Default Options" do /boot/grub/menu.lst


Isto é exatamente o que deveria ter sido corrigido, na minha modesta opinião.


A partir do momento que você compila o Kernel, VOCÊ também precisa fazer 
alguns ajustes "na mão".


O seu grub estava configurado com as opções padrões do Kernel default do 
Etch (2.6.18). Como foi VOCÊ que mudou o kernel, então faça também as 
devidas correções no grub.


Se você está usando a versão "testing", provavelmente isso está 
documentado em algum lugar, ou então em alguma lista de discussão sobre 
o desenvolvimento da versão "testing".


Att,
Renato



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Gunther Furtado
Em 15/10/07, Renato S. Yamane<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Angelo M. S. escreveu:
> > ele insere de forma errada no menu.lst do grub,
> > não sei explicar prq ocorre isso.
>
> Na verdade não é errado... é diferente :-)
> Houveram muitas alterações da série 2.6.21 para a 2.6.22, inclusive nos
> drivers sata/pata.
> Da série >=2.6.22 os HDs são reconhecidos como sdX
>

Diferente daquilo que funciona = errado!

> > Tome cuidado na hora que for remover o kernel antigo, prq ele irá inserir de
> > forma errada entradas em seu menu.lst novamente depois de tudo ajustado por
> > você as linhas do kernel novo, ocorreu comigo isso!
>
> Isso ocorreu devido aos valores padrões "setados" no campo "Start
> Default Options" do /boot/grub/menu.lst
>

Isto é exatamente o que deveria ter sido corrigido, na minha modesta opinião.

> Att,
> Renato
>
>


Abraço,

-- 
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]


Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Renato S. Yamane

Ernandes Oliveira escreveu:

Peço desculpas por me intrometer nessa discussão,


Reze 2 Ave Marias e 3 Pai Nossos! ;-)


mas esse novo comportamento
do Kernel poderia explicar o porque não consigo dar boot em algumas das 
distribuições mais recentes?


Sim, provavelmente.
No Debian, tente dar o boot com a opção mencionada abaixo:
libata.atapi_enabled=1

E veja se isso ajuda:


Att,
Renato



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Ernandes Oliveira
Peço desculpas por me intrometer nessa discussão, mas esse novo comportamento
do Kernel poderia explicar o porque não consigo dar boot em algumas das 
distribuições mais recentes? Explico, tenho um micro antigo Duron 1GHz, Placa
PCChips M817LMR (bios de 2002), 512MB de RAM e 2 HD (80 GB e 30GB), um leitor
de
DVD e um gravador de CD. Testei: 
OpenSuse 10.3, Ubuntu 7.04 (2.6.20) (e o 7.10 RC) e Mandriva 2008 em todas elas

sequer completei  o  boot  pelo cd, em algum ponto o processo congela. Testei 
várias combinações de opções de boot. No momento esse micro roda Mandriva
2007.1
(2.6.17-13). Testei os cds em outros equipamentos (mais novos) e tudo ocorreu 
normalmente.


--- "Renato S. Yamane" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Angelo M. S. escreveu:
> > ele insere de forma errada no menu.lst do grub,
> > não sei explicar prq ocorre isso.
> 
> Na verdade não é errado... é diferente :-)
> Houveram muitas alterações da série 2.6.21 para a 2.6.22, inclusive nos 
> drivers sata/pata.
> Da série >=2.6.22 os HDs são reconhecidos como sdX
> 
> > Tome cuidado na hora que for remover o kernel antigo, prq ele irá inserir
> de
> > forma errada entradas em seu menu.lst novamente depois de tudo ajustado por
> > você as linhas do kernel novo, ocorreu comigo isso!
> 
> Isso ocorreu devido aos valores padrões "setados" no campo "Start 
> Default Options" do /boot/grub/menu.lst
> 
> Att,
> Renato
> 
> 


Ernandes Rocha de Oliveira
[EMAIL PROTECTED]
Registered Linux user number 283035


  Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para 
armazenamento!
http://br.mail.yahoo.com/


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Renato S. Yamane

Angelo M. S. escreveu:

ele insere de forma errada no menu.lst do grub,
não sei explicar prq ocorre isso.


Na verdade não é errado... é diferente :-)
Houveram muitas alterações da série 2.6.21 para a 2.6.22, inclusive nos 
drivers sata/pata.

Da série >=2.6.22 os HDs são reconhecidos como sdX


Tome cuidado na hora que for remover o kernel antigo, prq ele irá inserir de
forma errada entradas em seu menu.lst novamente depois de tudo ajustado por
você as linhas do kernel novo, ocorreu comigo isso!


Isso ocorreu devido aos valores padrões "setados" no campo "Start 
Default Options" do /boot/grub/menu.lst


Att,
Renato



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-15 Por tôpico Angelo M. S.
On Sunday 14 October 2007 08:27:29 you wrote:
> Gunther Furtado escreveu:
> > Angelo M. S. escreveu:
> >> On Saturday 13 October 2007 14:14:21 Gunther Furtado wrote:
> >>> Olá,
> >>>
> >>> Estou tendo muitas dificuldades para fazer o kernel 2.6.22-2-k7 (atual
> >>> no lenny) bootar.
> >>>
> >>> Primeiro ele ficou pendurado durante uns três ou quatro minutos durante
> >>> o processo de boot (waiting for root filesystem) até que me avisa que
> >>> não conseguiu achar /dev/hda6 e perguntou se não seria /dev/sda6.
> >>>
> >>> Mesmo estranhando, editei /boot/grub/menu.list para que houvesse uma
> >>> opção no menu inicial que contivesse a partição do root (/) em
> >>> /dev/sda6. E funcionou! Funcionou mas não carregou o KDE.
> >>>
> >>> Removi os pacotes linux-image-2.6-k7 e linux-image-2.6.22-2-k7, bootei
> >>> o kernel 2.6.21-2-k7 e tudo voltou a funcionar perfeitamente.
> >>>
> >>> Aparentemente, mudou alguma coisa em como é feito o reconhecimento
> >>> dos HDs.
> >>>
> >>> Agradeço as sugestões.
> >>>
> >>> Abraço,
> >>
> >> tive o mesmo problema,
> >>
> >> resolvi editanto o menu.lst do grub e o fstab
> >>
> >> no menu.lst troquei os hda por sda,
> >>
> >> além do menu.lst vc deverá também ajustar no fstab os links de seu hd:
> >> serão
> >> mudados de hda or sda.
> >>
> >> parece-me que a equipe estão trocando as bibliotecas ide's por serial
> >> ata. Assim
> >> como as gravadoras são reconhecidas por drivers scsi, as ide's serão
> >> reconhecidas por sata.
> >> --
> >
> > Pois é, por aqui consegui fazer a máquina iniciar alterando o
> > grub/menu.lst mas achei que devia, antes de efetivar todas mudanças,
> > escrever e checar com a lista!
>
> Mas tem, pelo menos, um procedimento que talvez mereça um bugreport: se,
> de fato, os discos serão tratados como sata o que explica as entradas
> abaixo, inseridas pela instalação do pacote linux-image-2.6.22-2-k7:
>
> title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.22-2-k7
> root  (hd0,5)
> kernel/boot/vmlinuz-2.6.22-2-k7 root=/dev/hda6 ro
> initrd/boot/initrd.img-2.6.22-2-k7
> savedefault
>
> title Debian GNU/Linux, kernel 2.6.22-2-k7 (single-user mode)
> root  (hd0,5)
> kernel/boot/vmlinuz-2.6.22-2-k7 root=/dev/hda6 ro single
> initrd/boot/initrd.img-2.6.22-2-k7
> savedefault
>
> Abraço,
>
>
> ---
> Gunther Furtado
> [EMAIL PROTECTED]
> Curitiba - PR - Brasil

Exatamente,

ele insere de forma errada no menu.lst do grub,
não sei explicar prq ocorre isso.

Tome cuidado na hora que for remover o kernel antigo, prq ele irá inserir de
forma errada entradas em seu menu.lst novamente depois de tudo ajustado por
você as linhas do kernel novo, ocorreu comigo isso!


--
-
Angelo M. S.
[EMAIL PROTECTED]





___
Para fazer uma ligação DDD pra perto ou pra longe, faz um 21. A Embratel tem
tarifas muito baratas esperando por você. Aproveite!


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-14 Por tôpico Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 13-10-2007 14:14, Gunther Furtado wrote:
> Olá,
> 
> Estou tendo muitas dificuldades para fazer o kernel 2.6.22-2-k7 (atual
> no lenny) bootar.
> 
> Primeiro ele ficou pendurado durante uns três ou quatro minutos durante
> o processo de boot (waiting for root filesystem) até que me avisa que
> não conseguiu achar /dev/hda6 e perguntou se não seria /dev/sda6.
> 
> Mesmo estranhando, editei /boot/grub/menu.list para que houvesse uma
> opção no menu inicial que contivesse a partição do root (/) em
> /dev/sda6. E funcionou! Funcionou mas não carregou o KDE.
> 
> Removi os pacotes linux-image-2.6-k7 e linux-image-2.6.22-2-k7, bootei o
> kernel 2.6.21-2-k7 e tudo voltou a funcionar perfeitamente.
> 
> Aparentemente, mudou alguma coisa em como é feito o reconhecimento dos HDs.
> 
> Agradeço as sugestões.
> 
> Abraço,

Faz parte da troca dos drivers PATA pela libpata, isso
faz com que os HDs sejam reconhecidos como sdX ao invés de hdX,
segundo o pessoal Debian Kernel Team, os kernels Debian ainda
não mudaram definitivamente para a libpata pela falta do caminho
de atualização (mas provavelmente ele estava referindo-se às
versões estáveis).

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD8DBQFHEt4HCjAO0JDlykYRAv59AJ9l46IilA6RTd7PQvqj14K8N8ba7QCeKrcR
d/ZXTav3lJx819kmbWMfZpo=
=pVt3
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-14 Por tôpico Gunther Furtado

Gunther Furtado escreveu:

Angelo M. S. escreveu:

On Saturday 13 October 2007 14:14:21 Gunther Furtado wrote:

Olá,

Estou tendo muitas dificuldades para fazer o kernel 2.6.22-2-k7 (atual
no lenny) bootar.

Primeiro ele ficou pendurado durante uns três ou quatro minutos durante
o processo de boot (waiting for root filesystem) até que me avisa que
não conseguiu achar /dev/hda6 e perguntou se não seria /dev/sda6.

Mesmo estranhando, editei /boot/grub/menu.list para que houvesse uma
opção no menu inicial que contivesse a partição do root (/) em
/dev/sda6. E funcionou! Funcionou mas não carregou o KDE.

Removi os pacotes linux-image-2.6-k7 e linux-image-2.6.22-2-k7, bootei o
kernel 2.6.21-2-k7 e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

Aparentemente, mudou alguma coisa em como é feito o reconhecimento 
dos HDs.


Agradeço as sugestões.

Abraço,


tive o mesmo problema,

resolvi editanto o menu.lst do grub e o fstab

no menu.lst troquei os hda por sda,

além do menu.lst vc deverá também ajustar no fstab os links de seu hd: 
serão

mudados de hda or sda.

parece-me que a equipe estão trocando as bibliotecas ide's por serial 
ata. Assim

como as gravadoras são reconhecidas por drivers scsi, as ide's serão
reconhecidas por sata.
--




Pois é, por aqui consegui fazer a máquina iniciar alterando o 
grub/menu.lst mas achei que devia, antes de efetivar todas mudanças, 
escrever e checar com a lista!




Mas tem, pelo menos, um procedimento que talvez mereça um bugreport: se, 
de fato, os discos serão tratados como sata o que explica as entradas 
abaixo, inseridas pela instalação do pacote linux-image-2.6.22-2-k7:


title   Debian GNU/Linux, kernel 2.6.22-2-k7
root(hd0,5)
kernel  /boot/vmlinuz-2.6.22-2-k7 root=/dev/hda6 ro
initrd  /boot/initrd.img-2.6.22-2-k7
savedefault

title   Debian GNU/Linux, kernel 2.6.22-2-k7 (single-user mode)
root(hd0,5)
kernel  /boot/vmlinuz-2.6.22-2-k7 root=/dev/hda6 ro single
initrd  /boot/initrd.img-2.6.22-2-k7
savedefault

Abraço,


---
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]
Curitiba - PR - Brasil



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-14 Por tôpico Gunther Furtado

Angelo M. S. escreveu:

On Saturday 13 October 2007 14:14:21 Gunther Furtado wrote:

Olá,

Estou tendo muitas dificuldades para fazer o kernel 2.6.22-2-k7 (atual
no lenny) bootar.

Primeiro ele ficou pendurado durante uns três ou quatro minutos durante
o processo de boot (waiting for root filesystem) até que me avisa que
não conseguiu achar /dev/hda6 e perguntou se não seria /dev/sda6.

Mesmo estranhando, editei /boot/grub/menu.list para que houvesse uma
opção no menu inicial que contivesse a partição do root (/) em
/dev/sda6. E funcionou! Funcionou mas não carregou o KDE.

Removi os pacotes linux-image-2.6-k7 e linux-image-2.6.22-2-k7, bootei o
kernel 2.6.21-2-k7 e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

Aparentemente, mudou alguma coisa em como é feito o reconhecimento dos HDs.

Agradeço as sugestões.

Abraço,


tive o mesmo problema,

resolvi editanto o menu.lst do grub e o fstab

no menu.lst troquei os hda por sda,

além do menu.lst vc deverá também ajustar no fstab os links de seu hd: serão
mudados de hda or sda.

parece-me que a equipe estão trocando as bibliotecas ide's por serial ata. Assim
como as gravadoras são reconhecidas por drivers scsi, as ide's serão
reconhecidas por sata.
--




Pois é, por aqui consegui fazer a máquina iniciar alterando o 
grub/menu.lst mas achei que devia, antes de efetivar todas mudanças, 
escrever e checar com a lista!


abraço,


Angelo M. S.
msn messenger, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
--
-
Angelo M. S.
[EMAIL PROTECTED]





___
Para fazer uma ligação DDD pra perto ou pra longe, faz um 21. A Embratel tem
tarifas muito baratas esperando por você. Aproveite!





--
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]
Curitiba - PR - Brasil



Re: comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-13 Por tôpico Angelo M. S.
On Saturday 13 October 2007 14:14:21 Gunther Furtado wrote:
> Olá,
>
> Estou tendo muitas dificuldades para fazer o kernel 2.6.22-2-k7 (atual
> no lenny) bootar.
>
> Primeiro ele ficou pendurado durante uns três ou quatro minutos durante
> o processo de boot (waiting for root filesystem) até que me avisa que
> não conseguiu achar /dev/hda6 e perguntou se não seria /dev/sda6.
>
> Mesmo estranhando, editei /boot/grub/menu.list para que houvesse uma
> opção no menu inicial que contivesse a partição do root (/) em
> /dev/sda6. E funcionou! Funcionou mas não carregou o KDE.
>
> Removi os pacotes linux-image-2.6-k7 e linux-image-2.6.22-2-k7, bootei o
> kernel 2.6.21-2-k7 e tudo voltou a funcionar perfeitamente.
>
> Aparentemente, mudou alguma coisa em como é feito o reconhecimento dos HDs.
>
> Agradeço as sugestões.
>
> Abraço,

tive o mesmo problema,

resolvi editanto o menu.lst do grub e o fstab

no menu.lst troquei os hda por sda,

além do menu.lst vc deverá também ajustar no fstab os links de seu hd: serão
mudados de hda or sda.

parece-me que a equipe estão trocando as bibliotecas ide's por serial ata. Assim
como as gravadoras são reconhecidas por drivers scsi, as ide's serão
reconhecidas por sata.
--


Angelo M. S.
msn messenger, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
--
-
Angelo M. S.
[EMAIL PROTECTED]





___
Para fazer uma ligação DDD pra perto ou pra longe, faz um 21. A Embratel tem
tarifas muito baratas esperando por você. Aproveite!


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



comportamento muito estranho do kernel 2.6.22-2-k7

2007-10-13 Por tôpico Gunther Furtado

Olá,

Estou tendo muitas dificuldades para fazer o kernel 2.6.22-2-k7 (atual
no lenny) bootar.

Primeiro ele ficou pendurado durante uns três ou quatro minutos durante
o processo de boot (waiting for root filesystem) até que me avisa que
não conseguiu achar /dev/hda6 e perguntou se não seria /dev/sda6.

Mesmo estranhando, editei /boot/grub/menu.list para que houvesse uma
opção no menu inicial que contivesse a partição do root (/) em
/dev/sda6. E funcionou! Funcionou mas não carregou o KDE.

Removi os pacotes linux-image-2.6-k7 e linux-image-2.6.22-2-k7, bootei o
kernel 2.6.21-2-k7 e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

Aparentemente, mudou alguma coisa em como é feito o reconhecimento dos HDs.

Agradeço as sugestões.

Abraço,
--
Gunther Furtado
[EMAIL PROTECTED]
Curitiba - PR - Brasil







Re: duvida kernel 2.6.22

2007-08-14 Por tôpico Miguel Da Silva - Centro de Matemática

Renato S. Yamane escribió:

Carlos Eduardo escreveu:

É normal isso meu hd é Ide e naum sata?


Se você não sabe se o seu HD é IDE ou SATA, eu também não saberei!

Att,
Renato




"É normal isso? Meu hd é Ide e naum sata."

Tomei a liberdade de re-escrever a frase do Carlos Eduardo, assim dá 
para ver que ele sabe que o disco é Ide.


É o que acontece quando alguém escreve do mesmo jeito que fala.

Até mais.

--
Miguel Da Silva
Administrador de Red
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: duvida kernel 2.6.22

2007-08-13 Por tôpico hamacker
Nas versões mais recentes do linux, IDEs e SATAs são chamados de sdaN.

Em 13/08/07, Carlos Eduardo<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> tenho  o  kernel 2.6.18  instalado  em  hda1  apos  instalar o kernel
> 2.6.22 ele  travava  sempre  em  dispositivos  usb  e  tb naum
> encontrava  meu  hd,  sugerindo  sda1 apos  mudança  na  configuraçao
> do  kernel  no  grub  para  sda1  ele  naum  travou  mais...
>
>



Re: duvida kernel 2.6.22

2007-08-13 Por tôpico Renato S. Yamane
Carlos Eduardo escreveu:
> tenho  o  kernel 2.6.18  instalado  em  hda1  apos  instalar o kernel
> 2.6.22 ele  travava  sempre  em  dispositivos  usb  e  tb naum
> encontrava  meu  hd,  sugerindo  sda1 apos  mudança  na  configuração
> do  kernel  no  grub  para  sda1  ele  naum  travou  mais...

Mensagens de erro?
E verifique se isso ajuda (leia o tópico "Switching from old IDE drivers to
libata drivers"):
<http://www.thinkwiki.org/wiki/How_to_configure_and_use_libata_SATA_/_PATA_drivers>

TALVEZ há algo relacionado com isso também:
<http://www.uwsg.indiana.edu/hypermail/linux/kernel/0707.2/2741.html>

> É normal isso meu hd é Ide e naum sata?

Se você não sabe se o seu HD é IDE ou SATA, eu também não saberei!

Att,
Renato


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



duvida kernel 2.6.22

2007-08-13 Por tôpico Carlos Eduardo
tenho  o  kernel 2.6.18  instalado  em  hda1  apos  instalar o kernel
2.6.22 ele  travava  sempre  em  dispositivos  usb  e  tb naum
encontrava  meu  hd,  sugerindo  sda1 apos  mudança  na  configuraçao
do  kernel  no  grub  para  sda1  ele  naum  travou  mais...


  é  normal  isso  meu  hd  é  Ide  e  naum  sata?



atte.
carlos eduardo


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Bootsplash no Etch kernel 2.6.22

2007-07-29 Por tôpico eDUamaral
Instalar o bootsplash com compilação de kernel é tranquilo.
basta;

inserir um patch disponível em:
http://www.stadtwald21.de/mcbeister/bootsplash/index.html
/usr/src/linux/# patch –p1 < bootsplash-3.1.6-2.6.22.diff

Agora ao configurar o novo kernel teremos a opção;
- Device Drivers > Graphics Support (*)Bootsplash configuration-bootup splash 
screen
Que deverá ser carregada como native.

Agora basta recompilar o kernel.
# fakeroot --initrd --revision=custom.1.0 kernel_image

O instalar o novo kernel gerado em /usr/src/.
# dpkg -i kernel_image.1.0.xxx.deb

Esse processo automatiza a recompilação em Debian.
As dependências são;
- kernel-package
- dialog
- gcc
- patch
- module-init-tools
- fakeroot
- binutils
- initrd-tools
- libncurses5
- libncurses5-dev
- make
- cpp
- Bzip2
- gzip


E finalmente instalar o bootsplash
# apt-get install bootsplash sysv-rc-bootsplash debian-theme-bootsplash


Recompilado o novo kernel, basta alterar /boot/grub/menu.list
Em /boot/grub/menu/list alterar a linha e deixar da seguinte forma;
kernel /boot/vmlinuz-2.6.8.1 root=/dev/hda1 ro vga=788 splash=verbose
initrd /boot/initrd-splash

Sendo;
Vga = 785 6540x480
Vga= 788 800x600
Vga=791 1024x768
Vga=1280x1024
Obs.: Esta resolução deve estar de acordo com o tema.
Verbose=mostra mensagens
Silent=não mostra mensagens de boot.


Assim estaremos usando o bootsplash original, porém agora preciso da ajuda de 
alguém para ir além, ou seja, quero customizar o bootsplash a minha maneira. 
Alguém da lista já fez isso??


Obrigado.


Re: kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Renato S. Yamane

Rodrigo Tavares escreveu:

netfilter-layer7, la tem o patch do layer7 para o
kernel em questão. Apliquei o patch porém quando roda
o make menuconfig não encontro a opção para marcar o
layer7.


Verifique se isso funciona:


Att,
Renato


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Renato S. Yamane

Márcio Luciano Donada escreveu:

Renato S. Yamane escreveu:

#aptitude install bola_de_cristal Instalando bola_de_cristal...

$bola_de_cristal search o_kernel_2.6.22_do_Márcio_não_deu_certo
$bola_de_cristal: nada encontrado.


Bola de cristal mesmo cara,
Se você não compilou ou não chegou a usar o kernel, nem precisava
responder


Eu diria que você teria grandes transtornos ao tentar usar um sistema 
operacional SEM o Kernel :-)



pois só quero saber se deu certo ou não só isso


É lógico que dá certo!
Você acha que o pessoal iria disponibilizar o Layer7 para o Kernel 
2.6.22 se ele não funcionasse? Dee


Você acha que você é a primeira pessoa a usar o Layer7 no Kernel 2.6.22?

Antes de disponibilizar o patch, ele é testado não por 1 ou 2 pessoas, 
mas por um grupo (bem grande, diga-se de passagem).



só que o iptables
não aceitou o parametro do layer7.


Como eu tentei dizer anteriormente, se você não enviar maiores 
informações, ninguém poderá lhe ajudar.



Por isso que não gosto dessas comunidades do
Linux, tem muito mala que se quer saber utilizar o sistema de verdade.


Se você enviar uma mensagem dizendo apenas "não funcionou", é esse tipo 
de resposta que você receberá, pois ninguém poderá adivinhar o que você 
anda fazendo aí.


1) Qual foi o patch que você aplicou (a versão era para o 2.6.22)?
2) Você marcou ele no .config como módulo ou "built-in"?
3) O módulo foi carregado?
4) Qual é o parâmetro que não está sendo aceito?

Att,
Renato


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Zandre Bran

On 7/13/07, Márcio Luciano Donada <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Pessoal,
Alguém já está utilizando o kernel 2.6.22 com os layer7 e iptables
1.3.8? Compilei ontem a tarde uma máquina de testes, mas não deu certo.


   Sim.


Abraço,


   Abçs,
Zandre.



Re: kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
 
Rodrigo Tavares escreveu:
> Oi Renato,
>
> Recentemente efetuei o download o kernel 2.6.22 no www.kernel.org.
> Baixei a versão mais nova do netfilter-layer7, la tem o patch do
> layer7 para o kernel em questão. Apliquei o patch porém quando roda
>  o make menuconfig não encontro a opção para marcar o layer7.
> Alguém teve problema também ?
>
> Com o kernel 2.6.18, está uma beleza !
>
>

Exato, esse foi o mesmo problema que eu tive, só o cara vem com esse
lance de bola de cristal. Compila tudo certo, porém quando você vai
utilizaro  layer7 no iptables, simplesmente não funciona, baixei as
ultimas versões necessárias e nada funcionou. Então quando responder
para a lista, favor responder apenas a pergunta e não ficar invetando
moda. Simplesmente pedi se alguém tinha feito com sucesso, era só
responder sim  ou não, já me bastava.

Abraço,

-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 
iD8DBQFGl297bjyCr4Ixg0wRAmhXAKCgbWNsJxjsW99U9k/Qw4pQjJBsTwCgiF1H
qEJnWiYrRmFMd8B7M7Unnt8=
=KpsD
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Rodrigo Tavares
Oi Renato,

Recentemente efetuei o download o kernel 2.6.22 no
www.kernel.org. Baixei a versão mais nova do
netfilter-layer7, la tem o patch do layer7 para o
kernel em questão. Apliquei o patch porém quando roda
o make menuconfig não encontro a opção para marcar o
layer7. Alguém teve problema também ?

Com o kernel 2.6.18, está uma beleza !

Att,

Rodrigo Farua
 
--- "Renato S. Yamane" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu:

> Márcio Luciano Donada escreveu:
> > Alguém já está utilizando o kernel 2.6.22 com os
> layer7 e iptables
> > 1.3.8? Compilei ontem a tarde uma máquina de
> testes, mas não deu certo.
> 
> #aptitude install bola_de_cristal
> Instalando bola_de_cristal...
> 
> $bola_de_cristal search
> o_kernel_2.6.22_do_Márcio_não_deu_certo
> $bola_de_cristal: nada encontrado.
> 
> Att,
> Renato
> 
> 
> -- 
> To UNSUBSCRIBE, email to
> [EMAIL PROTECTED]
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> [EMAIL PROTECTED]
> 
> 



   

Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
http://yahoo.com.br/oqueeuganhocomisso 


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
 
Renato S. Yamane escreveu:
> Márcio Luciano Donada escreveu:
>> Alguém já está utilizando o kernel 2.6.22 com os layer7 e
>> iptables 1.3.8? Compilei ontem a tarde uma máquina de testes, mas
>> não deu certo.
>
> #aptitude install bola_de_cristal Instalando bola_de_cristal...
>
> $bola_de_cristal search o_kernel_2.6.22_do_Márcio_não_deu_certo
> $bola_de_cristal: nada encontrado.
>
> Att, Renato
>
>

Bola de cristal mesmo cara,
Se você não compilou ou não chegou a usar o kernel, nem precisava
responder, pois só quero saber se deu certo ou não só isso, se eu
preferisse que desse uma olhada no log eu mandaria as reportaria algum
tipo de erro, até porque o kernel compilou legal, só que o iptables
não aceitou o parametro do layer7. Então amigo se não gostou só
descartar o e-mail. Por isso que não gosto dessas comunidades do
Linux, tem muito mala que se quer saber utilizar o sistema de verdade.


-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 
iD8DBQFGl2zbbjyCr4Ixg0wRAtPhAKCF0XCepp+oDE6JDIXzDf1aJu3PkgCdEsw/
Hs/krW7r068GU3uvAmOGYqU=
=ecBF
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Renato S. Yamane

Márcio Luciano Donada escreveu:

Alguém já está utilizando o kernel 2.6.22 com os layer7 e iptables
1.3.8? Compilei ontem a tarde uma máquina de testes, mas não deu certo.


#aptitude install bola_de_cristal
Instalando bola_de_cristal...

$bola_de_cristal search o_kernel_2.6.22_do_Márcio_não_deu_certo
$bola_de_cristal: nada encontrado.

Att,
Renato


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



kernel 2.6.22

2007-07-13 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1
 
Pessoal,
Alguém já está utilizando o kernel 2.6.22 com os layer7 e iptables
1.3.8? Compilei ontem a tarde uma máquina de testes, mas não deu certo.

Abraço,
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.5 (MingW32)
 
iD8DBQFGl2IUbjyCr4Ixg0wRAm+6AJoCcfb15on9wCzjZkVyEW8cAW+JrgCfSVv+
7Lwrc5ZhDV48DmnwItiaCdA=
=99H3
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]