Re: [FUG-BR] Jail Gateway Diferentes

2011-01-09 Por tôpico Rodrigo Mosconi
Em 10 de janeiro de 2011 01:04, Gelsimauro Batista dos Santos <
mauro...@gmail.com> escreveu:

> Estou iniciado com JAIL no Freebsd usando o ezjail.
>
> Minha duvida posso ter 2 ambientes virtuais com faixa de Ips diferentes ?
>
> Sim, pode ter jails com ips de redes diferentes


>
>
> VT-1
>
> IP 192.168.1.2
>
> Mask 255.255.255.0
>
> Gateway 192.168.1.1
>
>
>
> VT-2
>
> IP 192.168.2.2
>
> Mask 255.255.255.0
>
> Gateway 192.168.2.1
>
>
>
> Isso é possível e como pode ser feito?
>
Relacione as jails com FIBs ditintas, e cada fib pode ter um GW distinto.


>
> Grato qualquer ajuda
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Jail Gateway Diferentes

2011-01-09 Por tôpico Gelsimauro Batista dos Santos
Estou iniciado com JAIL no Freebsd usando o ezjail.

Minha duvida posso ter 2 ambientes virtuais com faixa de Ips diferentes ?



VT-1

IP 192.168.1.2

Mask 255.255.255.0

Gateway 192.168.1.1



VT-2

IP 192.168.2.2

Mask 255.255.255.0

Gateway 192.168.2.1



Isso é possível e como pode ser feito?

Grato qualquer ajuda
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Controlar Banda para voip

2011-01-09 Por tôpico Nenhum_de_Nos

On Sun, January 9, 2011 17:06, Fabiano Carlos Heringer wrote:
> Ola Eduardo, também acho...
> Na interface interna consegui marcar os pacotes e entrar na queue,
> consegui controlar como queria.
>
> Por isso criei queues nas duas interfaces, mas o estranho que a queue da
> wan, nenhuma funciona...
>
> eu vejo o trafego sendo marcado na regra correta, mas ele nao entra na
> fila:
>
> Ex:
> pass in quick on em0 inet proto udp from any port 1:2 to any
> keep state queue voip
>[ Evaluations: 263   Packets: 841   Bytes: 74967
> States: 2 ]
>[ Inserted: uid 0 pid 434 ]
> pass out quick on em0 inet proto udp from any port 1:2 to any
> keep state queue voip
>[ Evaluations: 4749  Packets: 823   Bytes: 74360
> States: 2 ]
>[ Inserted: uid 0 pid 434 ]
>
> mas a queue continua vazia:
> queue  voip on em0 bandwidth 6Mb priority 7 cbq( red ecn )
>[ pkts:  0  bytes:  0  dropped pkts:  0
> bytes:  0 ]
>[ qlength:   0/ 50  borrows:  0  suspends:  0 ]
>
> Na verdade qualquer trafego que eu tentei marcar e mandar pra uma fila
> na interface externa eu nao consegui.
>
> Obs: O servidor asterisk nao esta em NAT, ele tem um ip valido...por
> isso acredito que o trafego nao irá passar pela interface interna,
> somente externa.

é dmz aí ?

ele tá ligado ao seu roteador ?

matheus

> Em 07/01/2011 01:12, Eduardo Schoedler escreveu:
>> O que adianta voce priorizar somente um lado da conversa? Vão te escutar
>> direitinho, mas voce não vai entender nada da conversa... Quem vai
>> priorizar os pacotes de Voip na sua wan? A operadora não faz isso, a não
>> ser que voce compre um link mpls.
>>
>> Tenta fazer oq o William disse: crie 3 queues: standard, tcp ack e Voip.
>> Mas separe a banda do Voip do resto, não deixe outra queue pegar
>> emprestado. Logo, não poderá usar priq.
>>
>> --
>> Eduardo Schoedler
>> Enviado via iPhone
>>
>> Em 06/01/2011, às 20:20, Fabiano Carlos
>> Heringer  escreveu:
>>
>>> Entendi...
>>>
>>> Entao resumindo, o negocio é ter link sobrando, ou de preferencia um
>>> dedicado para o voip e mais nada...
>>>
>>> No caso de trabalhar nao com shapping, definindo limites, mas definindo
>>> prioridades, onde o trafego voip passaria na frente de todos, isso pode
>>> melhorar alguma coisa na qualidade? Meu problema é quando o link dá uma
>>> saturada, mesmo que seja temporaria, naquela a ligacao vai pro saco...
>>>
>>> []´s
>>>
>>> Em 06/01/2011 18:07, Eduardo Schoedler escreveu:
 Na prática, não adianta fazer shaping de entrada (pass in na wan)...
 O pacote já chegou, já gastou seu link... fazer shaping seria
 descartar
 alguns pacotes para forçar o reenvio.
 O certo é ter link sobrando, ou fazer shaping no lado da operadora
 (pass out
 dela).

 Se você mesmo assim fizer shaping de entrada, se você estiver com todo
 seu
 link em uso (download), a ligação ficará bem ruim até seu firewall
 descarte
 alguns pacotes das queues que não são de voip e aquele tráfego
 diminuir.

 Lembre-se: shaping é feito por descarte de pacotes.



> -Mensagem original-
> De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
> nome de Fabiano Carlos Heringer
> Enviada em: quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 19:01
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
> Assunto: Re: [FUG-BR] Controlar Banda para voip
>
> Em 06/01/2011 09:54, Luiz Otavio O Souza escreveu:
>> On Jan 6, 2011, at 1:29 AM, Fabiano Carlos Heringer wrote:
>>
>>> Cara, nao consigo entender...
>>>
>>> Voce poderia me dar um exemplo de um trafego http por exemplo,
>>> tendo
> a
>>> regra para download/upload ...em uma rede com NAT.
>>>
>>> Obrigado!
>>>
>>> Em 05/01/2011 21:00, Nenhum_de_Nos escreveu:
 On Wed, January 5, 2011 10:26, Fabiano Carlos Heringer wrote:
> Deixa ver se entendi hehehehe...
>
> Na verdade o meu download entra na interface externa, processa no
> firewall e sai pela interface interna.
> o upload entra na interface interna e sai pela interface externa,
> correto?
 correto

> Eu nao poderia controlar somente o in/out da interface externa?
 não. só se pode fazer fila de saída.

 matheus
>> Fabiano,
>>
>> Existe um pequeno detalhe na implementação do controle de banda que
>> o
> Matheus tentou te explicar acima...
>> Não há como você controlar a entrada do seu link (se amanhã a
> internet enlouquecer e achar que seu IP é o default gateway do mundo
> você pode filtrar o que quiser, mas nunca vai conseguir receber nada
> _util_ nesse link - você não tem controle do que enviam para você).
>> Dessa maneira o openbsd implementou o controle apenas no envio (fila
> só na saída, como disse o matheus).
>> Entao você trata o download 

Re: [FUG-BR] [OT] Chamada de usuarios FreeBSD no RJ para evento.

2011-01-09 Por tôpico Paulo Henrique
Interessante, todos querem expor casos de sucesso, mais há os casos de 
fracasso, como por exemplo soluções que apenas sistemas operacionais 
baseados em tecnologia do kernel Linux pode resolver, como XEN em DOMU, 
e outros onde o principal problema para não ter tido sucesso, foi o 
descaso das grandes fabricantes de software com os demais sistema 
operacionais, empresas que viram as costas para os projetos do qual 
muito dos seus produtos tem como ponto de partida.

Espero eu estar no RJ até lá  !!


Em 09/01/2011 19:36, Oscar Marques escreveu:
> Sim, seria bom mostrar casos de sucesso onde o *BSD foi implementado
> poupando dinheiro e etc...
> Se tu tem interesswe, me manda email privado pra gente comecar a agitar a
> trilha *BSD de sysadmin no evento.
>
> Em 9 de janeiro de 2011 18:44, Rodrigo 
> Mosconiescreveu:
>
>
>> Havia pensado uma "intrdoução" mais do estilo teasing.
>>
>> Comentaria das jails, vimage, ZFS, talvez do hastd e outras features do
>> 9.X.
>>
>> Em 9 de janeiro de 2011 17:16, Oscar Marques  escreveu:
>>
>>  
>>> O hacknrio será um evento técnico.
>>> Palestra de introducao de *BSD nao seria o foco.
>>> Mais a sua ajuda vale a pena, voce vai estar no evento?
>>> Quem tiver interesse em ajudar, entrar em contato privado comigo.
>>> Grato.
>>>
>>> Em 9 de janeiro de 2011 17:02, Rodrigo Mosconi>>
 escreveu:
  
>>>
 Em 7 de janeiro de 2011 09:17, Joao Rocha Braga Filho
 escreveu:

  
> 2011/1/6 Oscar Marques:
>
>> Eu preciso de uma pessoa responsavel para estar na comunidade do
>>  
 FreeBSD
  
> no
>
>> evento.
>> Vai rolar palestras, workshops e treinamentos.
>> Alguem mais querendo nos ajudar nessa?
>>  
> Acho que tenho o material do "QoS com realimentação negativa de ACK",
> e posso apresentar. Vou procurar.
>
>
> João Rocha.
>
>
>> Em 6 de janeiro de 2011 23:14, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola)
>>  
>> <
>>  
>> cartol...@gmail.com>  escreveu:
>>
>>  
>>> Oi Oscar, sou do RJ e o assunto me interessa, embora não saiba se
>>>
 terei
  
>>> muito tempo pra isso :)
>>>
>>> Abs, Cartola.
>>>
>>> Em 6 de janeiro de 2011 22:39, Oscar Marques
>>>
> escreveu:
>
>>>
 Olá.
 Sou do RJ, gostaria de saber quantos aqui da lista sao do RJ.
 Estou organizando um evento (hacknrio.org).
 Quem tem interesse em ajudar a comunidade FreeBSD e entra nessa
  
 comigo
  
>>> para
>>>
 termos um espaco no local para palestras, treinamentos e etc...?
 Grato.

 Oscar.
  
>
 Poderia apresentar uma "Introdução ao BSD"
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

  
>>>
>>>
>>> --
>>> Oscar Marques
>>> osca...@gmail.com
>>> http://www.dunkelheit.com.br
>>> Twitter: @f117usbr
>>> +55 21 9293-9343
>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>
>>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>>  
>
>
>


-- 
Paulo Henrique.
Desenvolvedor de Sofware
Administrador de Rede.
NoRm4nD In FreeNode.Org.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OT] Chamada de usuarios FreeBSD no RJ para evento.

2011-01-09 Por tôpico Oscar Marques
Sim, seria bom mostrar casos de sucesso onde o *BSD foi implementado
poupando dinheiro e etc...
Se tu tem interesswe, me manda email privado pra gente comecar a agitar a
trilha *BSD de sysadmin no evento.

Em 9 de janeiro de 2011 18:44, Rodrigo Mosconi escreveu:

> Havia pensado uma "intrdoução" mais do estilo teasing.
>
> Comentaria das jails, vimage, ZFS, talvez do hastd e outras features do
> 9.X.
>
> Em 9 de janeiro de 2011 17:16, Oscar Marques  escreveu:
>
> > O hacknrio será um evento técnico.
> > Palestra de introducao de *BSD nao seria o foco.
> > Mais a sua ajuda vale a pena, voce vai estar no evento?
> > Quem tiver interesse em ajudar, entrar em contato privado comigo.
> > Grato.
> >
> > Em 9 de janeiro de 2011 17:02, Rodrigo Mosconi  > >escreveu:
> >
> > > Em 7 de janeiro de 2011 09:17, Joao Rocha Braga Filho
> > > escreveu:
> > >
> > > > 2011/1/6 Oscar Marques :
> > > > > Eu preciso de uma pessoa responsavel para estar na comunidade do
> > > FreeBSD
> > > > no
> > > > > evento.
> > > > > Vai rolar palestras, workshops e treinamentos.
> > > > > Alguem mais querendo nos ajudar nessa?
> > > >
> > > > Acho que tenho o material do "QoS com realimentação negativa de ACK",
> > > > e posso apresentar. Vou procurar.
> > > >
> > > >
> > > > João Rocha.
> > > >
> > > > >
> > > > > Em 6 de janeiro de 2011 23:14, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola)
> <
> > > > > cartol...@gmail.com> escreveu:
> > > > >
> > > > >> Oi Oscar, sou do RJ e o assunto me interessa, embora não saiba se
> > > terei
> > > > >> muito tempo pra isso :)
> > > > >>
> > > > >> Abs, Cartola.
> > > > >>
> > > > >> Em 6 de janeiro de 2011 22:39, Oscar Marques 
> > > > escreveu:
> > > > >>
> > > > >> > Olá.
> > > > >> > Sou do RJ, gostaria de saber quantos aqui da lista sao do RJ.
> > > > >> > Estou organizando um evento (hacknrio.org).
> > > > >> > Quem tem interesse em ajudar a comunidade FreeBSD e entra nessa
> > > comigo
> > > > >> para
> > > > >> > termos um espaco no local para palestras, treinamentos e etc...?
> > > > >> > Grato.
> > > > >> >
> > > > >> > Oscar.
> > > >
> > >
> > > Poderia apresentar uma "Introdução ao BSD"
> > > -
> > > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> > >
> >
> >
> >
> > --
> > Oscar Marques
> > osca...@gmail.com 
> > http://www.dunkelheit.com.br 
> > Twitter: @f117usbr
> > +55 21 9293-9343
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Oscar Marques
osca...@gmail.com 
http://www.dunkelheit.com.br 
Twitter: @f117usbr
+55 21 9293-9343
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OT] Chamada de usuarios FreeBSD no RJ para evento.

2011-01-09 Por tôpico Rodrigo Mosconi
Havia pensado uma "intrdoução" mais do estilo teasing.

Comentaria das jails, vimage, ZFS, talvez do hastd e outras features do
9.X.

Em 9 de janeiro de 2011 17:16, Oscar Marques  escreveu:

> O hacknrio será um evento técnico.
> Palestra de introducao de *BSD nao seria o foco.
> Mais a sua ajuda vale a pena, voce vai estar no evento?
> Quem tiver interesse em ajudar, entrar em contato privado comigo.
> Grato.
>
> Em 9 de janeiro de 2011 17:02, Rodrigo Mosconi  >escreveu:
>
> > Em 7 de janeiro de 2011 09:17, Joao Rocha Braga Filho
> > escreveu:
> >
> > > 2011/1/6 Oscar Marques :
> > > > Eu preciso de uma pessoa responsavel para estar na comunidade do
> > FreeBSD
> > > no
> > > > evento.
> > > > Vai rolar palestras, workshops e treinamentos.
> > > > Alguem mais querendo nos ajudar nessa?
> > >
> > > Acho que tenho o material do "QoS com realimentação negativa de ACK",
> > > e posso apresentar. Vou procurar.
> > >
> > >
> > > João Rocha.
> > >
> > > >
> > > > Em 6 de janeiro de 2011 23:14, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) <
> > > > cartol...@gmail.com> escreveu:
> > > >
> > > >> Oi Oscar, sou do RJ e o assunto me interessa, embora não saiba se
> > terei
> > > >> muito tempo pra isso :)
> > > >>
> > > >> Abs, Cartola.
> > > >>
> > > >> Em 6 de janeiro de 2011 22:39, Oscar Marques 
> > > escreveu:
> > > >>
> > > >> > Olá.
> > > >> > Sou do RJ, gostaria de saber quantos aqui da lista sao do RJ.
> > > >> > Estou organizando um evento (hacknrio.org).
> > > >> > Quem tem interesse em ajudar a comunidade FreeBSD e entra nessa
> > comigo
> > > >> para
> > > >> > termos um espaco no local para palestras, treinamentos e etc...?
> > > >> > Grato.
> > > >> >
> > > >> > Oscar.
> > >
> >
> > Poderia apresentar uma "Introdução ao BSD"
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
>
>
>
> --
> Oscar Marques
> osca...@gmail.com 
> http://www.dunkelheit.com.br 
> Twitter: @f117usbr
> +55 21 9293-9343
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OT] Chamada de usuarios FreeBSD no RJ para evento.

2011-01-09 Por tôpico Oscar Marques
O hacknrio será um evento técnico.
Palestra de introducao de *BSD nao seria o foco.
Mais a sua ajuda vale a pena, voce vai estar no evento?
Quem tiver interesse em ajudar, entrar em contato privado comigo.
Grato.

Em 9 de janeiro de 2011 17:02, Rodrigo Mosconi escreveu:

> Em 7 de janeiro de 2011 09:17, Joao Rocha Braga Filho
> escreveu:
>
> > 2011/1/6 Oscar Marques :
> > > Eu preciso de uma pessoa responsavel para estar na comunidade do
> FreeBSD
> > no
> > > evento.
> > > Vai rolar palestras, workshops e treinamentos.
> > > Alguem mais querendo nos ajudar nessa?
> >
> > Acho que tenho o material do "QoS com realimentação negativa de ACK",
> > e posso apresentar. Vou procurar.
> >
> >
> > João Rocha.
> >
> > >
> > > Em 6 de janeiro de 2011 23:14, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) <
> > > cartol...@gmail.com> escreveu:
> > >
> > >> Oi Oscar, sou do RJ e o assunto me interessa, embora não saiba se
> terei
> > >> muito tempo pra isso :)
> > >>
> > >> Abs, Cartola.
> > >>
> > >> Em 6 de janeiro de 2011 22:39, Oscar Marques 
> > escreveu:
> > >>
> > >> > Olá.
> > >> > Sou do RJ, gostaria de saber quantos aqui da lista sao do RJ.
> > >> > Estou organizando um evento (hacknrio.org).
> > >> > Quem tem interesse em ajudar a comunidade FreeBSD e entra nessa
> comigo
> > >> para
> > >> > termos um espaco no local para palestras, treinamentos e etc...?
> > >> > Grato.
> > >> >
> > >> > Oscar.
> >
>
> Poderia apresentar uma "Introdução ao BSD"
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Oscar Marques
osca...@gmail.com 
http://www.dunkelheit.com.br 
Twitter: @f117usbr
+55 21 9293-9343
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Controlar Banda para voip

2011-01-09 Por tôpico Fabiano Carlos Heringer
Ola Eduardo, também acho...
Na interface interna consegui marcar os pacotes e entrar na queue, 
consegui controlar como queria.

Por isso criei queues nas duas interfaces, mas o estranho que a queue da 
wan, nenhuma funciona...

eu vejo o trafego sendo marcado na regra correta, mas ele nao entra na fila:

Ex:
pass in quick on em0 inet proto udp from any port 1:2 to any 
keep state queue voip
   [ Evaluations: 263   Packets: 841   Bytes: 74967   
States: 2 ]
   [ Inserted: uid 0 pid 434 ]
pass out quick on em0 inet proto udp from any port 1:2 to any 
keep state queue voip
   [ Evaluations: 4749  Packets: 823   Bytes: 74360   
States: 2 ]
   [ Inserted: uid 0 pid 434 ]

mas a queue continua vazia:
queue  voip on em0 bandwidth 6Mb priority 7 cbq( red ecn )
   [ pkts:  0  bytes:  0  dropped pkts:  0 
bytes:  0 ]
   [ qlength:   0/ 50  borrows:  0  suspends:  0 ]

Na verdade qualquer trafego que eu tentei marcar e mandar pra uma fila 
na interface externa eu nao consegui.

Obs: O servidor asterisk nao esta em NAT, ele tem um ip valido...por 
isso acredito que o trafego nao irá passar pela interface interna, 
somente externa.


Em 07/01/2011 01:12, Eduardo Schoedler escreveu:
> O que adianta voce priorizar somente um lado da conversa? Vão te escutar 
> direitinho, mas voce não vai entender nada da conversa... Quem vai priorizar 
> os pacotes de Voip na sua wan? A operadora não faz isso, a não ser que voce 
> compre um link mpls.
>
> Tenta fazer oq o William disse: crie 3 queues: standard, tcp ack e Voip. Mas 
> separe a banda do Voip do resto, não deixe outra queue pegar emprestado. 
> Logo, não poderá usar priq.
>
> --
> Eduardo Schoedler
> Enviado via iPhone
>
> Em 06/01/2011, às 20:20, Fabiano Carlos Heringer  
> escreveu:
>
>> Entendi...
>>
>> Entao resumindo, o negocio é ter link sobrando, ou de preferencia um
>> dedicado para o voip e mais nada...
>>
>> No caso de trabalhar nao com shapping, definindo limites, mas definindo
>> prioridades, onde o trafego voip passaria na frente de todos, isso pode
>> melhorar alguma coisa na qualidade? Meu problema é quando o link dá uma
>> saturada, mesmo que seja temporaria, naquela a ligacao vai pro saco...
>>
>> []´s
>>
>> Em 06/01/2011 18:07, Eduardo Schoedler escreveu:
>>> Na prática, não adianta fazer shaping de entrada (pass in na wan)...
>>> O pacote já chegou, já gastou seu link... fazer shaping seria descartar
>>> alguns pacotes para forçar o reenvio.
>>> O certo é ter link sobrando, ou fazer shaping no lado da operadora (pass out
>>> dela).
>>>
>>> Se você mesmo assim fizer shaping de entrada, se você estiver com todo seu
>>> link em uso (download), a ligação ficará bem ruim até seu firewall descarte
>>> alguns pacotes das queues que não são de voip e aquele tráfego diminuir.
>>>
>>> Lembre-se: shaping é feito por descarte de pacotes.
>>>
>>>
>>>
 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome de Fabiano Carlos Heringer
 Enviada em: quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 19:01
 Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
 Assunto: Re: [FUG-BR] Controlar Banda para voip

 Em 06/01/2011 09:54, Luiz Otavio O Souza escreveu:
> On Jan 6, 2011, at 1:29 AM, Fabiano Carlos Heringer wrote:
>
>> Cara, nao consigo entender...
>>
>> Voce poderia me dar um exemplo de um trafego http por exemplo, tendo
 a
>> regra para download/upload ...em uma rede com NAT.
>>
>> Obrigado!
>>
>> Em 05/01/2011 21:00, Nenhum_de_Nos escreveu:
>>> On Wed, January 5, 2011 10:26, Fabiano Carlos Heringer wrote:
 Deixa ver se entendi hehehehe...

 Na verdade o meu download entra na interface externa, processa no
 firewall e sai pela interface interna.
 o upload entra na interface interna e sai pela interface externa,
 correto?
>>> correto
>>>
 Eu nao poderia controlar somente o in/out da interface externa?
>>> não. só se pode fazer fila de saída.
>>>
>>> matheus
> Fabiano,
>
> Existe um pequeno detalhe na implementação do controle de banda que o
 Matheus tentou te explicar acima...
> Não há como você controlar a entrada do seu link (se amanhã a
 internet enlouquecer e achar que seu IP é o default gateway do mundo
 você pode filtrar o que quiser, mas nunca vai conseguir receber nada
 _util_ nesse link - você não tem controle do que enviam para você).
> Dessa maneira o openbsd implementou o controle apenas no envio (fila
 só na saída, como disse o matheus).
> Entao você trata o download na saída da interface interna e o upload
 na saída da interface externa, simples assim.
> O controle de entrada será feito com base nos próprios controles de
 congestionamento do TCP, você escala sua janela de recepção de forma a
 dizer: ei, você aí, não posso r

Re: [FUG-BR] [OT] Chamada de usuarios FreeBSD no RJ para evento.

2011-01-09 Por tôpico 13 Tochtli
Eu poderia estar presente :P

E ajudar no que for possível


Em 9 de janeiro de 2011 17:02, Rodrigo Mosconi
 escreveu:
> Em 7 de janeiro de 2011 09:17, Joao Rocha Braga Filho
> escreveu:
>
>> 2011/1/6 Oscar Marques :
>> > Eu preciso de uma pessoa responsavel para estar na comunidade do FreeBSD
>> no
>> > evento.
>> > Vai rolar palestras, workshops e treinamentos.
>> > Alguem mais querendo nos ajudar nessa?
>>
>> Acho que tenho o material do "QoS com realimentação negativa de ACK",
>> e posso apresentar. Vou procurar.
>>
>>
>> João Rocha.
>>
>> >
>> > Em 6 de janeiro de 2011 23:14, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) <
>> > cartol...@gmail.com> escreveu:
>> >
>> >> Oi Oscar, sou do RJ e o assunto me interessa, embora não saiba se terei
>> >> muito tempo pra isso :)
>> >>
>> >> Abs, Cartola.
>> >>
>> >> Em 6 de janeiro de 2011 22:39, Oscar Marques 
>> escreveu:
>> >>
>> >> > Olá.
>> >> > Sou do RJ, gostaria de saber quantos aqui da lista sao do RJ.
>> >> > Estou organizando um evento (hacknrio.org).
>> >> > Quem tem interesse em ajudar a comunidade FreeBSD e entra nessa comigo
>> >> para
>> >> > termos um espaco no local para palestras, treinamentos e etc...?
>> >> > Grato.
>> >> >
>> >> > Oscar.
>>
>
> Poderia apresentar uma "Introdução ao BSD"
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OT] Chamada de usuarios FreeBSD no RJ para evento.

2011-01-09 Por tôpico Rodrigo Mosconi
Em 7 de janeiro de 2011 09:17, Joao Rocha Braga Filho
escreveu:

> 2011/1/6 Oscar Marques :
> > Eu preciso de uma pessoa responsavel para estar na comunidade do FreeBSD
> no
> > evento.
> > Vai rolar palestras, workshops e treinamentos.
> > Alguem mais querendo nos ajudar nessa?
>
> Acho que tenho o material do "QoS com realimentação negativa de ACK",
> e posso apresentar. Vou procurar.
>
>
> João Rocha.
>
> >
> > Em 6 de janeiro de 2011 23:14, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) <
> > cartol...@gmail.com> escreveu:
> >
> >> Oi Oscar, sou do RJ e o assunto me interessa, embora não saiba se terei
> >> muito tempo pra isso :)
> >>
> >> Abs, Cartola.
> >>
> >> Em 6 de janeiro de 2011 22:39, Oscar Marques 
> escreveu:
> >>
> >> > Olá.
> >> > Sou do RJ, gostaria de saber quantos aqui da lista sao do RJ.
> >> > Estou organizando um evento (hacknrio.org).
> >> > Quem tem interesse em ajudar a comunidade FreeBSD e entra nessa comigo
> >> para
> >> > termos um espaco no local para palestras, treinamentos e etc...?
> >> > Grato.
> >> >
> >> > Oscar.
>

Poderia apresentar uma "Introdução ao BSD"
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Gateway roteador dial-up freebsd 8.1

2011-01-09 Por tôpico Luiz Otavio O Souza
On Jan 6, 2011, at 5:56 PM, Marcos Aurélio wrote:

> 
> Grato pelo retorno Luiz
> 
> fiz as alteraçoes conforme sua sugestao porem o problema persiste
> 
> confirme pra mim se o arquivo  ppp.linkup  nesta configuraçao  é necessario
> 
> Sds.
> 
> Marcos

Marcos,

O arquivo ppp.linkup não é necessário, nele você pode especificar ações que 
serão executadas após a conexão do link ppp (link up).

Da mesma maneira você também pode criar o ppp.linkdown que conterá as ações que 
serão executadas na desconexão do seu link ppp.

Envie o log de uma conexão do ppp, nele talvez possamos identificar a falha 
(/var/log/ppp.log).

Att.,
Luiz
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Controlar Banda para voip

2011-01-09 Por tôpico Andre Luiz
só reforçando rapidamente o que os demais colocaram muito bem, nunca deixe
o link entopir. e o upload doi mais !

Muitas vezes o link entope, por simplesmente o link contratado ser muito caro, 
uma amigo meu em Roraima paga 12.000,00 em 1mb, e as operadoras nao consegue 
entregar mais link, com isso, entopimento de link. Ou simplesmente barramos do 
dono da empresa "quadrado" onde ele diz, pra frente a gente solicita, o 
orçamento ta apertado. Puts..
 
Andre


  
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] kernel

2011-01-09 Por tôpico Luiz Otavio O Souza
On Jan 9, 2011, at 1:23 AM, Anderson Alves de Albuquerque wrote:

> Eu queria começar a ajudar a comunidade com desenvolvimento de kernel.
> Algiém recomenda os passos que eu deveria seguir?
> 
> 
> 
> -- 
> [], Anderson Alves de Albuquerque.
> ---
> E-mails: andersonalvesdealbuquerque#hotmail.com (replace # by @)
> andersonaa#gmail.com (replace # by @)
> ICQ: 73222660
> ---

Anderson,

Não há um caminho certo para se seguir aqui... o kernel é um programa muito 
extenso e complexo, lá você vai encontrar de tudo: MI (machine independent) 
code, MD (machine dependent) code (se você for trabalhar com baixo nível), 
sistema de arquivos, rede, vm, buses, implementação de protocolos em geral (que 
podem e usam partes dos outros subsistemas).

Você é que precisa determinar sua(s) área(s) de interesse, estuda-la(s) e 
começar a sugerir melhorias.

Dificilmente alguém vai dizer a você o que fazer (não que o pessoal seja 
mal-educado, mas são realmente muitos e-mails de 'quero ajudar' e ajudar a 
todos que 'querem ajudar' também tem seu preço).

Como regra geral, é muito mais fácil discutir em cima de um código (ou patch) 
ainda que simples e/ou errado, do que discutir eternamente idéias que podem 
simplesmente não sair do papel (ou da cabeça das pessoas) - _você_ tem que dar 
o primeiro passo...

E o primeiro passo para quem quer ajudar é se mostrar capaz: a) de entender o 
sistema, b) de entender o problema, c) de oferecer uma solução, d) de discutir 
e sustentar sua solução, e) prover manutenção para suas 'soluções'.

Na realidade é muito dificil você alcançar um bom nível de desenvolvimento 
(seja no kernel, seja em outras áreas do sistema) sem a correta motivação: seu 
chefe fazendo pressão, seu novo contrato para resolver aquele antigo problema, 
seu hardware acumulando poeira em cima da mesa, etc.

Do resto, como em muitas outras coisas, a pratica ajuda muito (comece logo, não 
espere mais...). As primeiras alterações no kernel resultam em panic() quase 
que certamente, mas com o passar do tempo você vai se surpreender como é 
relativamente 'simples' escrever código para o kernel.

Espero ter contribuido..

[]'s
Luiz
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd