Re: [FUG-BR] FreeBSD 64 bits e alguns softwares

2009-08-25 Por tôpico Daniel de Oliveira
Cheguei a ler uns "porens" sobre zfs em 64bits um tempo atras. Confere?

2009/8/25 Marcelo/Porks :
> 2009/8/25 Luiz Gustavo S. Costa :
>> Rapaz... tirando o Asterisk.. todos os outros itens fiz funcionar em
>> maquinas 64 tranquilo..
>
> Você tentou e não conseguiu ou nunca precisou usar?
>
>
>> em relação a Jail... eu pessoalmente separaria as coisas por Jail... e
>> fazia o gereciamento de disco por zfs.
>
> Você tem o zfs implementado?
>
> Muito obrigado!
>
> --
> Marcelo Rossi
> "This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] sun, java, mysql, oracle - a especulação continua

2009-04-23 Por tôpico Daniel de Oliveira
Pior que pensei a mesma coisa, e fui alem ainda, fiquei pensando no
pessoal da 4linux fazendo fork de mysql (?).

2009/4/23 Welkson Renny de Medeiros :
> irado furioso com tudo escreveu:
>> Em Thu, 23 Apr 2009 08:45:55 -0300
>> Welkson Renny de Medeiros , conhecido
>> consumidor de drogas (BigMac's com Coke) escreveu:
>>
>>
>>> Esse MariaDB foi idéia do pessoal da 4Linux? (eu sei que é um fork do
>>> mysq, no flames please =)
>>>
>>
>>
>> LOL
>>
>> não.. foi uma abreviatura, talvez mal empregada.
>>
>> O que quiz dizer: "por enquanto, o desenvolvimento é para Linux ('for
>> Linux ou 4Linux')".
>>
>> desculpem o maujeito (não sei onde pos aquela listinha de regras novas
>> de portugues).
>>
>>
> k
> Blz! entendido!
>
> Quando vi o nome "MARIA", uma cópia do mysql... pensei logo, isso é
> coisa de brasileiro. Vacilo meu também que não fui atrás.
>
> Forte abraço.
>
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Focus Automação Comercial
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> welk...@focusautomacao.com.br
>
>
>
>                      Powered by 
>
>                                           (__)
>                                        \\\'',)
>                                          \/  \ ^
>                                          .\._/_)
>
>                                      www.FreeBSD.org
>
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: [OFF] chat corporativo

2009-04-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
Openfire = jabber.

Logo, qualquer cliente de jabber funciona com ele, desde que
devidamente configurado.

2009/4/22 Breno :
> Tem um legal que é o Psi.   http://psi-im.org/
>
> Atenciosamente,
> Breno Sérgio Cintra Pedroso
> Administrador de Redes
> Gerência de Suporte, Redes e Novas Tecnologias
> Secretaria de Estado da Educação de Goiás
> www.educacao.go.gov.br
> 62-3201-3022
>
> - Original Message -
> From: "Ricardo Augusto de Souza" 
> To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
> 
> Sent: Wednesday, April 22, 2009 5:03 PM
> Subject: [FUG-BR] RES: RES: [OFF] chat corporativo
>
>
> Tem cliente para o openfire?
> No site e na console de administração vi alguns plugins
>
> vlw
>
> -Mensagem original-
> De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
> de Rafael Rodrigues de Oliveira
> Enviada em: quarta-feira, 22 de abril de 2009 16:59
> Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> Assunto: Re: [FUG-BR] RES: [OFF] chat corporativo
>
> Openfire também, com alguns plug-in ele fica show bem bacana com a
> possibilidade de contatos externos autorizados pelo admin um
> @hotmail.compor exemplo conversa com @
> empresa.com.br mas somente o que o admin permitir é bem bacana.
>
>
> 2009/4/22 Ricardo Augusto de Souza 
>
>> Valeu Caio e galera.
>>
>> Já instalei e estou brincando com o OpenFire.
>>
>> Show
>>
>>
>> -Mensagem original-
>> De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
>> de Caio Zanolla
>> Enviada em: quarta-feira, 22 de abril de 2009 16:12
>> Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
>> Assunto: Re: [FUG-BR] [OFF] chat corporativo
>>
>> openfire
>>
>>
>>
>> 2009/4/22 mantunes :
>> > iirr.. a galera vai reclamar. por nao colocar OFF.
>> >
>> > Conheço o Office Communicator da MS é muito bom e se não me engano é
>> gratis
>> > ele é integrado ao AD.
>> >
>> > Open source não conheço.
>> >
>> > 2009/4/22 Ricardo Augusto de Souza :
>> >> Alguem ai usa alguma ferramenta de chat corporativo que utilize a
>> autenticação do AD?
>> >> Andei lendo sobre o jabber  e vi que ele faz isso, porem não consegui
>> faze-lo funcionar.
>> >>
>> >> Valeu
>> >>
>> >>
>> >> -
>> >> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> >> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >>
>> >
>> >
>> >
>> > --
>> > Marcio Antunes
>> > Powered by FreeBSD
>> > ==
>> > * Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
>> > * Linux: "Where do you want to go today?"
>> > * FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Atenciosamente,
>>
>> -
>> - Caio Zanolla (aka MindTheGap)
>> - LPIC Level 2
>> -
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
>
> --
> Rafael Rodrigues de Oliveira
> Jesus Christ's Blood Purifies Us of All Sin
> Linux #357492 / FreeBSD #BSD051202
>
> http://google.vtnc.org/
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] sun, java, mysql, oracle - a especulação continua

2009-04-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
Eu acho que o Dalton foi um pouco troll.

"Segundo o desenvolvedor, se a compra da Sun pela IBM já era uma
notícia ruim para a comunidade, a aquisição pela Oracle é ainda pior."

A IBM da um apoio imenso ao software livre em diversos pontos, e
obviamente que ela tem código proprietário dela, assim como tem muita
coisa deles que é aberto e muita coisa que eles ajudam. Tanto que o
core linux deles só dentro do brasil já é imenso.

"A Oracle não tem carisma na comunidade Java"

A Oracle tem diversas ferramentas que usam java e inclusive algumas
ferramentas gratuitas (não open), mas nada impede que a empresa depois
de tal aquisição mude esse ponto de vista.

2009/4/22 Welkson Renny de Medeiros :
> Márcio Luciano Donada escreveu:
>> irado furioso com tudo escreveu:
>>
>>> firme e forte, a especulação a respeito do destino do java, do mysql e
>>> (por tabela) do OpenOffice continua.
>>>
>>> neste link:
>>> http://br-linux.org/2009/carisma-java-sai-perdendo-com-oracle-diz-entusiasta/
>>>
>>> temos uma declaração "quase catastrófica" do Dalton Camargo, fundador
>>> da comunidade JavaFree.org, uma visão negativa do futuro do java. IMHO,
>>> o artigo original é muito vago, quase que um comentário de "ponto de
>>> onibus" ou um complemento para um "bom dia frio" do tipo que se faz com
>>> desconhecidos, só pra falar alguma coisa.
>>>
>>
>> Acho que o arquivo que o colega passou defini bem o rumo que o Java
>> terá, será o fim de usar ele de forma livre. Agora, particularmente
>> acredito que isso vai contra a própria Oracle, pois eles utilizaram o
>> java free, para várias ferramentas deles que são utilizadas de forma
>> comercial.
>>
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>>
>>
> Para informação:
> http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf
>
> what does Oracle plan to do with MySQL?
> MySQL will be an addition to Oracle’s existing suite of database
> products, which already includes Oracle Database 11g, TimesTen,
> Berkeley DB open source database, and the open source
> transactional storage engine, InnoDB.
>
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Focus Automação Comercial
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> welk...@focusautomacao.com.br
>
>
>
>                      Powered by 
>
>                                           (__)
>                                        \\\'',)
>                                          \/  \ ^
>                                          .\._/_)
>
>                                      www.FreeBSD.org
>
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Daniel de Oliveira
Existe uma maneira simples e pratica de fazer um comparativo tecnico:
Crie uma regra qualquer em iptables e outra em ipfw, olhe ela e veja
qual tu entende mais facil. Simples assim.

2009/4/8 Ricardo LG :
> Exatamente, seria interessante que cada pessoa pelo menos apresente o porque
> gosta de determinada ferramenta.
>
> Obrigado.
>
> 2009/4/8 Flávio Barros 
>
>> Ricardo, vc prefere o PF.por saber mexer nele ou por questões técnicas ?
>> É que a gente tende a puxar a sardinha pra coisas que a gente sabe
>> trabalhar
>> ou está acostumado.
>> Seria interessante apontar as vantagens e desvatagens de cada um, deixando
>> as preferências pessoais de lado.. Assim muitos da lista tomariam
>> conhecimento.
>>
>> Boa tarde a todos.
>>
>> 2009/4/8 Ricardo Augusto de Souza 
>>
>> > Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.
>> >
>> >
>> > -Mensagem original-
>> > De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
>> nome
>> > de Ricardo LG
>> > Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
>> > Para: freebsd@fug.com.br
>> > Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
>> >
>> > Boa tarde a todos.
>> >
>> > estou acompanhando a thread "Debian suportará o kernel do FreeBSD", e
>> está
>> > sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
>> > alguns
>> > preferem o IPFW e outros o IPTABLES.
>> >
>> > Qual a principal diferença entre eles?
>> >
>> > Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
>> > conhecimento
>> > é nos firewall´s vendidos comercialmente.
>> > Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
>> > Checkpoint, etc...
>> >
>> > Obrigado.
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Desde já agradeço,
>> +++
>> Flávio de Oliveira Barros
>> Manaus - Amazonas - Brasil
>>
>> Copiar é bom!
>> Seja Legal
>> Use Software Livre
>>  -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Arquivos apagados no samba

2009-03-17 Por tôpico Daniel de Oliveira
Desculpem os erros de grafia, tava fazendo duas coisas ao mesmo tempo aqui. :P

2009/3/17 Daniel de Oliveira :
> Verdade. Eu varios clientes que tu chega no lugar e os caras não se
> preocupam em um mínimo de backup, pois acham que "nunca vai acontecer
> um problema" até ele acontecer.
> Backup pode ser até mesmo copia de uma máquina pra outra, uma mínima
> garantia já é uma "garantia". Fora que hoje em dia existem diversas
> soluções de backup gratuitas, sem contar as pagas.
>
> 2009/3/17 Rodrigo Graeff :
>>
>> On Mar 16, 2009, at 7:46 PM, Vinicius Campos Maia wrote:
>>
>>> Pessoal,
>>>
>>> Muito obrigado pelas respostas. Felizmente algumas pessoas tinham
>>> cópias de
>>> vários arquivos que foram apagados e consegui recuperar parcialmente
>>> os
>>> mesmos.
>>>
>>> Já implementei a lixeira e novas políticas de backups para prevenir
>>> futuros
>>> problemas.
>>>
>>> Obrigado a todos mesmo.
>>>
>>> []'s
>>>
>>> Vinicius Maia
>>>
>>>
>>> 2009/3/16 Patrick Tracanelli 
>>>
>>>> Rodrigo Graeff escreveu:
>>>>> Realmente remover arquivos em ufs (ufs2) é algo de ser bem
>>>>> pensado, se
>>>>> for acidental e não houver backup, pode ser um problema sério. Até
>>>>> hoje desconheço uma forma segura de recuperar os dados, ainda mais
>>>>> se
>>>>> o disco foi utilizado logo após a exclusão dos dados.
>>>>
>>>> [..]
>>>>
>>>>>> 2009/3/16 Vinicius Campos Maia :
>>>>>>> Pessoal,
>>>>>>>
>>>>>>> Ontem tive um problema muito grave. Acabei apagando cerca de
>>>>>>> 50GB de
>>>>>>> arquivos de um cliente por acidente no samba.
>>>>>>>
>>>>>>> Existe alguma chance de recuperar esses arquivos?
>>>>
>>>> Sei que agora é tarde. Mas File Servers, Samba, tem recursos pra
>>>> evitar
>>>> esses acidentes. Tem um módulo de lixeira por exemplo. Considere
>>>> ativa-lo para evitar de novo o problema.
>>>>
>>>> Agora sobre recuperar, não existe nada seguro.
>>>>
>>>> Se forem dados realmente importantes e você puder esperar sem eles
>>>> ficarem "datados", sugiro que você substituia os discos imediatamente
>>>> por novos (faz um dump) e pare de usar o atual, e utilize o
>>>> Sleuthkit ou
>>>> o The Coroners Toolkit para tentar recuperar.
>>>>
>>>> Alguma coisa, você vai conseguir recuperar do disco, só não sei se da
>>>> época que voce quer. Lembrando que isso é um procedimento de perícia
>>>> forense, não é nada garantido, e tudo vai demorar muito, muito tempo.
>>>>
>>>> Em um disco de 300G eu levei 4 meses sem interrupção, em uma
>>>> consultoria
>>>> ha algum bom tempo atrás, pra recuperar os dados, e só veio parcial.
>>>> Felizmente veio o que era necessário. Pra piorar sua inspeção deve
>>>> ser
>>>> manual, item a item, pois não existem mais informações de metadata,
>>>> só
>>>> existe inodes perdidos unlinked no seu HD, então cada "bloco" de
>>>> dados
>>>> terá o número do inode ou do bloco como identificador de nome de
>>>> arquivo. Ou seja ver o que é sem abrir, sem chance.
>>>>
>>>> Só justifica esse trabalho e tempo se o que você perdeu é muito
>>>> importante, ou se existe alguma necessidade jurídica em ter esses
>>>> dados
>>>> recuperados.
>>>>
>>>> Mas recuperar seus 50G de dados, de um UFS2, na íntegra, sem chance.
>>>> Mais fácil você ganhar na mega-sena (infelizmente não é piada).
>>>>
>>>> --
>>>> Patrick Tracanelli
>>>>
>>>> FreeBSD Brasil LTDA.
>>>> Tel.: (31) 3516-0800
>>>> 316...@sip.freebsdbrasil.com.br
>>>> http://www.freebsdbrasil.com.br
>>>> "Long live Hanin Elias, Kim Deal!"
>>>>
>>>> -
>>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>>
>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>>
>> Onde trabalhei até hoje costumei dizer que backup é excelencialmente
>> mais importante que qualquer firewall. Principalmente com relação à
>> servidores de arquivo. Quando se monta um server samba, antes de
>> pensar nas regras do filtro de pacotes, pense primeiro na melhor
>> solução de backup destes arquivos, depois se preocupe com a segurança
>> de rede.
>>
>> [ ]s
>>
>>
>> Rodrigo Graeff
>> delphus...@gmail.com
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
>
> --
> Daniel de Oliveira
> 
> Network and System Analyst
> Security Specialist
> IBM RISC Specialist
> IBM Storage Specialist
> Linux/Unix Specialist
> Linux User #: 405334
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Arquivos apagados no samba

2009-03-17 Por tôpico Daniel de Oliveira
Verdade. Eu varios clientes que tu chega no lugar e os caras não se
preocupam em um mínimo de backup, pois acham que "nunca vai acontecer
um problema" até ele acontecer.
Backup pode ser até mesmo copia de uma máquina pra outra, uma mínima
garantia já é uma "garantia". Fora que hoje em dia existem diversas
soluções de backup gratuitas, sem contar as pagas.

2009/3/17 Rodrigo Graeff :
>
> On Mar 16, 2009, at 7:46 PM, Vinicius Campos Maia wrote:
>
>> Pessoal,
>>
>> Muito obrigado pelas respostas. Felizmente algumas pessoas tinham
>> cópias de
>> vários arquivos que foram apagados e consegui recuperar parcialmente
>> os
>> mesmos.
>>
>> Já implementei a lixeira e novas políticas de backups para prevenir
>> futuros
>> problemas.
>>
>> Obrigado a todos mesmo.
>>
>> []'s
>>
>> Vinicius Maia
>>
>>
>> 2009/3/16 Patrick Tracanelli 
>>
>>> Rodrigo Graeff escreveu:
>>>> Realmente remover arquivos em ufs (ufs2) é algo de ser bem
>>>> pensado, se
>>>> for acidental e não houver backup, pode ser um problema sério. Até
>>>> hoje desconheço uma forma segura de recuperar os dados, ainda mais
>>>> se
>>>> o disco foi utilizado logo após a exclusão dos dados.
>>>
>>> [..]
>>>
>>>>> 2009/3/16 Vinicius Campos Maia :
>>>>>> Pessoal,
>>>>>>
>>>>>> Ontem tive um problema muito grave. Acabei apagando cerca de
>>>>>> 50GB de
>>>>>> arquivos de um cliente por acidente no samba.
>>>>>>
>>>>>> Existe alguma chance de recuperar esses arquivos?
>>>
>>> Sei que agora é tarde. Mas File Servers, Samba, tem recursos pra
>>> evitar
>>> esses acidentes. Tem um módulo de lixeira por exemplo. Considere
>>> ativa-lo para evitar de novo o problema.
>>>
>>> Agora sobre recuperar, não existe nada seguro.
>>>
>>> Se forem dados realmente importantes e você puder esperar sem eles
>>> ficarem "datados", sugiro que você substituia os discos imediatamente
>>> por novos (faz um dump) e pare de usar o atual, e utilize o
>>> Sleuthkit ou
>>> o The Coroners Toolkit para tentar recuperar.
>>>
>>> Alguma coisa, você vai conseguir recuperar do disco, só não sei se da
>>> época que voce quer. Lembrando que isso é um procedimento de perícia
>>> forense, não é nada garantido, e tudo vai demorar muito, muito tempo.
>>>
>>> Em um disco de 300G eu levei 4 meses sem interrupção, em uma
>>> consultoria
>>> ha algum bom tempo atrás, pra recuperar os dados, e só veio parcial.
>>> Felizmente veio o que era necessário. Pra piorar sua inspeção deve
>>> ser
>>> manual, item a item, pois não existem mais informações de metadata,
>>> só
>>> existe inodes perdidos unlinked no seu HD, então cada "bloco" de
>>> dados
>>> terá o número do inode ou do bloco como identificador de nome de
>>> arquivo. Ou seja ver o que é sem abrir, sem chance.
>>>
>>> Só justifica esse trabalho e tempo se o que você perdeu é muito
>>> importante, ou se existe alguma necessidade jurídica em ter esses
>>> dados
>>> recuperados.
>>>
>>> Mas recuperar seus 50G de dados, de um UFS2, na íntegra, sem chance.
>>> Mais fácil você ganhar na mega-sena (infelizmente não é piada).
>>>
>>> --
>>> Patrick Tracanelli
>>>
>>> FreeBSD Brasil LTDA.
>>> Tel.: (31) 3516-0800
>>> 316...@sip.freebsdbrasil.com.br
>>> http://www.freebsdbrasil.com.br
>>> "Long live Hanin Elias, Kim Deal!"
>>>
>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
>
> Onde trabalhei até hoje costumei dizer que backup é excelencialmente
> mais importante que qualquer firewall. Principalmente com relação à
> servidores de arquivo. Quando se monta um server samba, antes de
> pensar nas regras do filtro de pacotes, pense primeiro na melhor
> solução de backup destes arquivos, depois se preocupe com a segurança
> de rede.
>
> [ ]s
>
>
> Rodrigo Graeff
> delphus...@gmail.com
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Proteger Sistema FreeBSD

2009-03-16 Por tôpico Daniel de Oliveira
Você pode colocar permissão para o usuário via sudo para modificar
apenas os arquivos necessários.

2009/3/16 Thiago Gomes :
> Galera,
>
> Implementei um sistema em FreeBSD com DNS e servidor apache numa
> maquina virtual. A finalidade uma
> implementação de laboratório para minha faculdade como parte de uma
> disciplina para os serviços DNS e Web.
>
> Porem não gostaria de entregar a senha de root e nem que o professor tivesse
> acesso ao sistema, somente liberado as configurações do DNS e Apache.
>
> Qual forma de segurança eu posso fazer e como eu evito para que ele não
> obtenha a senha de root via console.
>
> Obrigado
>
> Thiago Gomes
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Arquivos apagados no samba

2009-03-16 Por tôpico Daniel de Oliveira
Tem alguns softwares por aí, UFS Explorer. Nunca testei, logo, não sei
se funciona.

2009/3/16 Rodrigo Graeff :
> Realmente remover arquivos em ufs (ufs2) é algo de ser bem pensado, se
> for acidental e não houver backup, pode ser um problema sério. Até
> hoje desconheço uma forma segura de recuperar os dados, ainda mais se
> o disco foi utilizado logo após a exclusão dos dados.
>
>
> Rodrigo Graeff
> delphus...@gmail.com
>
>
>
> On Mar 16, 2009, at 12:36 PM, Daniel de Oliveira wrote:
>
>> Olha... sem querer ser pessimista mas já sendo, na teoria arquivos
>> apagados via rede se tornam "quase" impossíveis de serem recuperados.
>> Quanto a recuperação dos arquivos, dependendo do sistema de arquivos é
>> possível recuperar, existem algumas ferramentas pagas por aí para tal
>> (Stellar Phoenix é um exemplo de uma excelente ferramente de
>> recuperação de dados).
>>
>> 2009/3/16 Vinicius Campos Maia :
>>> Pessoal,
>>>
>>> Ontem tive um problema muito grave. Acabei apagando cerca de 50GB de
>>> arquivos de um cliente por acidente no samba.
>>>
>>> Existe alguma chance de recuperar esses arquivos?
>>>
>>> []'s
>>>
>>> Vinicius Maia
>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Daniel de Oliveira
>> 
>> Network and System Analyst
>> Security Specialist
>> IBM RISC Specialist
>> IBM Storage Specialist
>> Linux/Unix Specialist
>> Linux User #: 405334
>> ---------
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Arquivos apagados no samba

2009-03-16 Por tôpico Daniel de Oliveira
Olha... sem querer ser pessimista mas já sendo, na teoria arquivos
apagados via rede se tornam "quase" impossíveis de serem recuperados.
Quanto a recuperação dos arquivos, dependendo do sistema de arquivos é
possível recuperar, existem algumas ferramentas pagas por aí para tal
(Stellar Phoenix é um exemplo de uma excelente ferramente de
recuperação de dados).

2009/3/16 Vinicius Campos Maia :
> Pessoal,
>
> Ontem tive um problema muito grave. Acabei apagando cerca de 50GB de
> arquivos de um cliente por acidente no samba.
>
> Existe alguma chance de recuperar esses arquivos?
>
> []'s
>
> Vinicius Maia
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: windows 7

2009-03-12 Por tôpico Daniel de Oliveira
Certo, vamos começar a falar agora de marcas de cerveja, aí já explode
o off-topic de vez.

2009/3/12 irado furioso com tudo :
> Em Wed, 11 Mar 2009 19:17:18 -0300
> Cleyton Agapito , conhecido consumidor de drogas
> (BigMac's com Coke) escreveu:
>
>> Resumindo, sou Hetero, Carnívoro, Metaleiro, BSDeiro e "Xiita", E DAÍ?
>
>
> LOL
>
> --
>  saudações,
>  irado furioso com tudo
>  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
>  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
> Nunca é tarde para ser feliz.
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: windows 7

2009-03-11 Por tôpico Daniel de Oliveira
> Só uma coisa, já fui chamado de excêntrico por usar BSD (pasmem, por caras
> que usam Linux!), não fico enchendo a cabeça dos outros pra usar isso ou
> aquilo, fumar isso ou aquele outro, mas fico puto com gente que diz "cada um
> usa o que acha melhor", "no fim da tudo na mesma", "sou eclético" (sinônimo
> para gente sem personalidade), ecumênicos que na primeira chance vão pisar
> no calo do outro. Quer usar usa, quer cheirar cheira mas não fica dizendo
> que "apesar de respeitar o teu ponto de vista o meu é melhor (ou no mínimo
> igual)".

Sim, pra ambos os lados é assim. Ao invés do povo tentar se unir,
ficam com essas putices de "ai não uso linux" ou "ai não uso bsd" e
por aí vai. Eu particularmente quero dinheiro e mexer em servidor
windows o menos possível, pra mim tá otimo. Como desktop e em casa, a
história é diferente. Minha preferência pessoal não me impede de
ganhar dinheiro (nem tão pouco se misturam), exceto se pedirem minha
opinião e preferência.

>
> Resumindo, sou Hetero, Carnívoro, Metaleiro, BSDeiro e "Xiita", E DAÍ?

Idem.


-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: windows 7

2009-03-11 Por tôpico Daniel de Oliveira
Bom, questão de desktop eu concordo que usar windows hoje em dia é
pointless, mas na real nem foi isso que quis dizer. Eu concordo
plenamente com o irado, e olha que eu uso opções bem mais
radicais/xiitas/retardadas pra desktop.

O que eu coloquei em pauta é que mostrar um kde4 pra quem usa windows
só pro super-ultra-trivial e dizer que é o windows 7, é trollagem.


2009/3/11 irado furioso com tudo :
> Em Tue, 10 Mar 2009 17:34:08 -0300
> "Cobausque" , conhecido consumidor de drogas
> (BigMac's com Coke) escreveu:
>
>> Agora para um desktop resindencial .. para um simples mortal .. meio
>> difícil fugir de um Windows.. rsrs
>> Ainda acho que Linux para ambientes domésticos tem que melhorar muito
>> ainda
>
> discordo e FORTEMENTE. Há anos que uso Linux como deskitópi em casa e
> no trampo - nem sei mais como se usa aquele outro. Idem minha mulher;
> aliás, dias atrás aconteceu algo "curioso": minha mulher foi usar o
> notebook do meu filho - dualcore, 3GHz,2G ram e ODIOU simplesmente.
> Tentou usar por uns 20 minutos (creio) e acabou desistindo, quase
> chutou o balde - risos. Garante que nosso equipamento, em casa (PIII
> compaq, 733 Hz, 256 Ram) é MUITO superior "a essa porcaria"
>  (palavras dela - risos.
>
> enfim, IMHO, é tudo questão de costume (ou mal-costume). Como ela NUNCA
> usou o outro, lhe pareceu horrivel - e notem a DIFERENÇA de hardware.
>
> flames > /dev/null
>
> (e isto aqui tá mais Off do que nunca - kk)
>
> --
>  saudações,
>  irado furioso com tudo
>  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
>  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
> Tirante mulher a gente sempre deve recomendar aquilo que experimentou e
> gostou.
> ---------
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] windows 7

2009-03-10 Por tôpico Daniel de Oliveira
Já tinha comentado sobre esse video em outra lista, acho meio patetico
esse tipo de coisa. Não dá pra comparar uma pessoa que lida com
informação com uma pessoa que usa o PC pro básico. Se tu mostrar o
gnome pra ela com compiz e dizer que é windows 7, ela tambem vai
acreditar.

On Tue, Mar 10, 2009 at 14:50, Marcello  wrote:
> Muito bom esse windows 7 mesmo :
>
> http://www.youtube.com/watch?v=btAaUZIhV6c
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Storage com FreeNAS

2009-02-02 Por tôpico Daniel de Oliveira
Apesar de ficar meio off-topic. Eu aconselharia um storage que
dedicasse diretamente a máquina que terá ao SQL Server (me refiro a
ter fibra do storage, direto ao servidor). Não sei quanto ao seu
orçamento, mas já chegou a dar uma olhada na linha DS da IBM?

On Mon, Feb 2, 2009 at 18:57, marvelrat  wrote:
>   SQL Server.
>
>   Em 02/02/2009 18:53, mantunes escreveu:
>
> Qual é o banco de dados ??
> 2009/2/2 marvelrat :
> > Boa noite senhores...
> >
> > Ã
> >
> > gostaria de saber se uma solução com FreeNAS supriria a demanda
> que
> > tenho
> >
> > preciso de um storage que tenha alta performance...nele ficará
> > armazenado um banco de dados que é utilizado o tempo todo e eh
> bem
> > grande
> >
> > Ã
> >
> > a idéia seria colocar placa de fibra para que a comunicação de
> dados
> > seja mais rápida e utilizar discos SATA II. Fazer RAID e
> afins
> >
> > Ã
> >
> > Uma outra opção muito mais cara, seria um storage HP 2000fc:
> >
> > Configuração e CaracterÃsticas:
> >
> > Capacidade Máxima de Armazenamento (Bruto)
> > 01 Drive Enclousure: 3.6TB SAS or 9TB SATA
> > 04 Drives Enclousures: 14.4TB SAS or 36TB SATA
> > Capacidade de Armazenamento total Instalada (Bruta)
> > 1.46TB (10 Discos HP 146GB 15krpm - SAS - 3.5")
> > Controladoras
> > 02 Controladoras redundantes em modo ativo-ativo
> > Conexão com hosts
> > 04 portas Fibre Channel 4GB (02 por controladora)
> > Quantidade máxima de discos
> > 12 discos hot-plug por enclousure
> > Quantidade máxima de Hosts
> > 64
> > Quantidade máxima de Luns
> > 256
> > Performance
> > 120.000 Iops
> > Snapshot, replicação remota
> > Snapshot e clone são opcionais (Licenças não inclusas)
> > RAID
> > 0, 1, 3, 5, 6, 10, 50
> > Firmware
> > Atualização de firmware online (Sem parada do sistema de
> > armazenamento)
> > Gabinete
> > Gabinete Rack 2U
> > Fontes e vent iladores redundantes
> > Diversos
> > Acompanha 04 controladoras Fibre channel HP 4GB single port -
> PCI-e
> > Acompanha 04 cabos de fibra óptica de 5 metros cada para as
> conexões
> > Gerenciamento
> > 01 Interface de gerenciamento RJ45 (Web Browser)
> > Sistemas Operacionais Homologados
> > Microsoft Windows 2003 and 2003 R2
> > Microsoft Windows 2003 X64
> > Red Hat Linux 5 (32/64)
> > SuSE 10 (32/64)
> > VMware ESX 3.5
> >
> > Ã
> >
> > Ã
> >
> > enfim..desejo ter algo semelhante em performance e capacidade de
> > armazenamento, utilizando uma solução free
> >
> > Ã
> >
> > abraços
> >
> > Ã
> >
> > Ã
> >
> > Ã
> >
> > Ã
> >
> > Ã
> >
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/histo rico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> >
> --
> Marcio Antunes
> Powered by FreeBSD
> ==
> * Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
> * Linux: "Where do you want to go today?"
> * FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Problema FTP, somente no FreeBSD 7

2009-02-02 Por tôpico Daniel de Oliveira
É eu testei aqui de novo, só acontece quando entra em passive mode.
Isso pode ser qualquer coisa entre o servidor e o cliente.
Já tive problema semelhante em servidores onde o datacenter que
cuidava do firewall, por algum motivo, tudo que era https dava timeout
sozinho, mesmo se tu tivesse mexendo ativamente no site.

2009/2/2 Alexandre Correa :
> [r...@looney lusca]# ftp ftp.zanthus.com.br
> Connected to ftp.zanthus.com.br.
> 220 200.201.197.198 FTP server ready
> 500 AUTH not understood
> 500 AUTH not understood
> KERBEROS_V4 rejected as an authentication type
> Name (ftp.zanthus.com.br:alexandre): anonymous
> 331 Anonymous login ok, send your complete email address as your password.
> Password:
> 230-Bem-vindo, anonym...@onda-189-84-4-8.onda.net.br !
> 230-
> 230-Hora local: Mon Feb  2 15:55:58 2009
> 230-
> 230-Caso haja alguma dificuldade ou problema,
> 230-por favor comunique-nos via e-mail para .
> 230-
> 230 Bem Vindo ao Zanthus FTP Server anonymous
> Remote system type is UNIX.
> Using binary mode to transfer files.
> ftp> ls -l
> 227 Entering Passive Mode (200,201,197,198,255,226).
> ftp: connect: No route to host
>
>
>
> eh.. ta bem estranho esse ftp ai ...
>
> 2009/2/2 Daniel de Oliveira 
>
>> menel...@sigurd:~$ ftp ftp.zanthus.com.br
>> Connected to ftp.zanthus.com.br.
>> 220 200.201.197.198 FTP server ready
>> Name (ftp.zanthus.com.br:menelkir): anonymous
>> 331 Anonymous login ok, send your complete email address as your password.
>> Password:
>> 230-Bem-vindo, anonym...@c906752d.static.spo.virtua.com.br !
>> 230-
>> 230-Hora local: Mon Feb  2 15:52:51 2009
>> 230-
>> 230-Caso haja alguma dificuldade ou problema,
>> 230-por favor comunique-nos via e-mail para .
>> 230-
>> 230 Bem Vindo ao Zanthus FTP Server anonymous
>> Remote system type is UNIX.
>> Using binary mode to transfer files.
>> ftp> ls
>> 200 PORT command successful
>> 150 Opening ASCII mode data connection for file list
>> drwxrwxrwx  14 ftp  ftp   424 Jan 30 10:27 .
>> drwxrwxrwx  14 ftp  ftp   424 Jan 30 10:27 ..
>> -rwxrwxrwx   1 ftp  ftp   433 Nov 27  2006 informativo.txt
>> drwxrwxrwx  17 ftp  ftp   528 Dec 29 15:59 pub
>> drwxrwxrwx  24 ftp  ftp  4952 Jan 21 19:28 upload
>> 226 Transfer complete.
>> ftp>
>>
>> Aqui foi normal.
>>
>> 2009/2/2 irado furioso com tudo :
>> > Em Mon, 02 Feb 2009 11:29:05 -0300
>> > Anderson Michel , conhecido consumidor de drogas
>> > (BigMac's com Coke) escreveu:
>> >
>> >> E quando conecta no FTP, ele valida
>> >> o acesso anonymous, mas não lista o conteúdo do diretório, esse é o
>> >> sintoma do problema.
>> >
>> > não acredito que o problema esteja ligado ao FreeBSD; estou usando um
>> > Linux, aqui:
>> >
>> > :== begin
>> >
>> > [ir...@irado:~$]: ftp ftp.zanthus.com.br
>> > Connected to ftp.zanthus.com.br.
>> > 220 200.201.197.198 FTP server ready
>> > 500 AUTH not understood
>> > 500 AUTH not understood
>> > KERBEROS_V4 rejected as an authentication type
>> > Name (ftp.zanthus.com.br:irado): anonymous
>> > 331 Anonymous login ok, send your complete email address as your
>> > password. Password:
>> > 230-Bem-vindo, anonym...@xxx.xxx.xxx.xxx !
>> > 230-
>> > 230-Hora local: Mon Feb  2 13:50:46 2009
>> > 230-
>> > 230-Caso haja alguma dificuldade ou problema,
>> > 230-por favor comunique-nos via e-mail para .
>> > 230-
>> > 230 Bem Vindo ao Zanthus FTP Server anonymous
>> > Remote system type is UNIX.
>> > Using binary mode to transfer files.
>> > ftp> ls
>> > 227 Entering Passive Mode (200,201,197,198,255,221).
>> > ftp: connect: No route to host
>> > :=== end
>> >
>> > o que me chamou a atenção:
>> >
>> > "ftp: connect: No route to host", após ter entrado em "passive mode"
>> >
>> > se eu já estou lá, como pode não haver rota?
>> >
>> >
>> >
>> > --
>> > saudações,
>> > irado furioso com tudo
>> > Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
>> > Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
>> > As três coisas mais perigosas que eu conheço são: limpar arma de fogo,
>> > mulher do vizinho e croquete de botequim (Stanislaw Ponte Preta)
>> > -----
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da l

Re: [FUG-BR] Problema FTP, somente no FreeBSD 7

2009-02-02 Por tôpico Daniel de Oliveira
menel...@sigurd:~$ ftp ftp.zanthus.com.br
Connected to ftp.zanthus.com.br.
220 200.201.197.198 FTP server ready
Name (ftp.zanthus.com.br:menelkir): anonymous
331 Anonymous login ok, send your complete email address as your password.
Password:
230-Bem-vindo, anonym...@c906752d.static.spo.virtua.com.br !
230-
230-Hora local: Mon Feb  2 15:52:51 2009
230-
230-Caso haja alguma dificuldade ou problema,
230-por favor comunique-nos via e-mail para .
230-
230 Bem Vindo ao Zanthus FTP Server anonymous
Remote system type is UNIX.
Using binary mode to transfer files.
ftp> ls
200 PORT command successful
150 Opening ASCII mode data connection for file list
drwxrwxrwx  14 ftp  ftp   424 Jan 30 10:27 .
drwxrwxrwx  14 ftp  ftp   424 Jan 30 10:27 ..
-rwxrwxrwx   1 ftp  ftp   433 Nov 27  2006 informativo.txt
drwxrwxrwx  17 ftp  ftp   528 Dec 29 15:59 pub
drwxrwxrwx  24 ftp  ftp  4952 Jan 21 19:28 upload
226 Transfer complete.
ftp>

Aqui foi normal.

2009/2/2 irado furioso com tudo :
> Em Mon, 02 Feb 2009 11:29:05 -0300
> Anderson Michel , conhecido consumidor de drogas
> (BigMac's com Coke) escreveu:
>
>> E quando conecta no FTP, ele valida
>> o acesso anonymous, mas não lista o conteúdo do diretório, esse é o
>> sintoma do problema.
>
> não acredito que o problema esteja ligado ao FreeBSD; estou usando um
> Linux, aqui:
>
> :== begin
>
> [ir...@irado:~$]: ftp ftp.zanthus.com.br
> Connected to ftp.zanthus.com.br.
> 220 200.201.197.198 FTP server ready
> 500 AUTH not understood
> 500 AUTH not understood
> KERBEROS_V4 rejected as an authentication type
> Name (ftp.zanthus.com.br:irado): anonymous
> 331 Anonymous login ok, send your complete email address as your
> password. Password:
> 230-Bem-vindo, anonym...@xxx.xxx.xxx.xxx !
> 230-
> 230-Hora local: Mon Feb  2 13:50:46 2009
> 230-
> 230-Caso haja alguma dificuldade ou problema,
> 230-por favor comunique-nos via e-mail para .
> 230-
> 230 Bem Vindo ao Zanthus FTP Server anonymous
> Remote system type is UNIX.
> Using binary mode to transfer files.
> ftp> ls
> 227 Entering Passive Mode (200,201,197,198,255,221).
> ftp: connect: No route to host
> :=== end
>
> o que me chamou a atenção:
>
> "ftp: connect: No route to host", após ter entrado em "passive mode"
>
> se eu já estou lá, como pode não haver rota?
>
>
>
> --
> saudações,
> irado furioso com tudo
> Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
> Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
> As três coisas mais perigosas que eu conheço são: limpar arma de fogo,
> mulher do vizinho e croquete de botequim (Stanislaw Ponte Preta)
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Utilizando arquivos Access (.mdb)

2009-02-02 Por tôpico Daniel de Oliveira
É uma boa hipótese, eu já me vi nesta situação.
Este mdb do access não tem como converter pra .exe? Se não me engano
tinha uma ferramenta que fazia isso, e era algo meio estupido, tipo um
executável de VB da vida. Se analisar, um executavel dele seria
infinitamente mais viável de emular no wine que o access inteiro.

2009/2/2 Eduardo Costa Lisboa :
> 2009/1/30 irado furioso com tudo 
>
>> Em Fri, 30 Jan 2009 08:40:44 -0400
>> Flávio Barros , conhecido consumidor de drogas
>> (BigMac's com Coke) escreveu:
>>
>> > queria algo mais simples uma vez que o objetivo é pra ser utilizado
>> > com pessoas que não entendem nada de computador.
>>
>> acho dificil a utilização "direta", se é que entendi bem o que vc
>> deseja: manter os *mdb tal como são e ter um front-end que,
>> transparentemente, deixe seus usuários "confortáveis" em ambiente
>> conhecido..
>>
>> existe isso, será?
>
>
> Não é o caso de pensar num Crossover (Wine) com Microsoft Office? Assim,
> usa-se o software para o qual foi desenhado naturalmente, mas num ambiente
> livre.
>
>
> --
> Eduardo Costa Lisboa
> ---------
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Falha no RoundCube?

2009-01-08 Por tôpico Daniel de Oliveira
Eu vi bater isso em 2 clientes meus tambem. Mas eles não tem roundcube.

On Thu, Jan 8, 2009 at 12:44, Welkson Renny de Medeiros
 wrote:
> Nem uso RoundCube e apareceu hoje no meu apache:
> 64.69.39.189 - /nonexistenshit
> 64.69.39.189 - /mail/bin/msgimport
> 64.69.39.189 - /bin/msgimport
> 64.69.39.189 - /rc/bin/msgimport
> 64.69.39.189 - /roundcube/bin/msgimport
> 64.69.39.189 - /webmail/bin/msgimport
>
> Deve ser algum BOT tentando explorar alguma vulnerabilidade.
>
>
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Focus Automação Comercial
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> welk...@focusautomacao.com.br
>
>
>
>  Powered by 
>
>   (__)
>\\\'',)
>  \/  \ ^
>  .\._/_)
>
>  www.FreeBSD.org
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Webmail

2009-01-07 Por tôpico Daniel de Oliveira
Se preferir coisa com mais firulas, pode usar tambem o egroupware,
agora quanto a simplicidade eu prefiro o roundcube.

2009/1/7 Leandro F Silva :
> Fabiano Caixeta Duarte wrote:
>> 2009/1/7 Rodrigo Graeff 
>>
>>
>>> On 07/01/2009, at 11:57, Fabiano Caixeta Duarte wrote:
>>>
>>>
>>>> Senhores,
>>>>
>>>> Atualmente utilizo openwebmail com um grau de satisfação
>>>> relativamente algo.
>>>> Entretanto, é importante estar atento às alternativas.
>>>>
>>>> Vocês conhecem algum webmail que suporte, além do basicão, as
>>>> seguintes (ou
>>>> pelo menos a maioria) destas características?
>>>> - Autenticação em LDAP
>>>> - Catálogo de endereços LDAP
>>>> - "Agrupamento" de mensagens de uma thread
>>>> - Integração com PGP/GnuPG
>>>> - Calendário/agenda individual e compartilhado
>>>>
>>>> Grato!
>>>>
>>>> --
>>>> Fabiano Caixeta Duarte
>>>> Especialista em Redes de Computadores
>>>> Linux User #195299
>>>> Ribeirão Preto - SP
>>>> -
>>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>>
>>> Roundcube é bonzinho, gosto dele. Tem o Horde/IMP também
>>>
>>> Na real há vários, IMHO isso deveria ter sido pesquisado no google.
>>>
>>>
>>>
>> Existem vários, mas a imensa maioria não suporta nenhuma das características
>> que citei. E na minha humilde opinião, eu não encontraria no Google a
>> recomendação de pessoas com experiência no uso com as quais eu poderia
>> trocar informações, como é o caso de uma lista de discussões.
>>
>> Atenciosamente,
>>
>>
> Da uma olhada
>
> http://roundcube.net
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OT] Existe algum BSD para este hardware

2008-11-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
O undef atualmente ta mestre de instalar OS em plataformas com
recursos mínimos.
Não sei se ele assina a lista.

2008/11/22 joao jamaicabsd <[EMAIL PROTECTED]>:
> Cristina, sei que existe um Micro-Linux para este hardware, mas eu gostaria
> de instalar um Sistema Operacional que fosse da baseado em BSD, pois estou
> vendo a galera festejando aí por ser certificado, e tem mesmo que
> festejar!!! Rsss. Então está aí uma oportunidade de estudar mais ainda um
> BSD. Talvez só o Kernel, quem sabe.
>
> O processador é um LPC2468FBD208 da empresa NXP;
> Memória: 512kB de Flash interna;
>96kB de RAM interna;
>
> Rede:  Ethernet, MAC;
>
>  Opera até 72MHz;
>
>  32 bits
>
>  4 chips select;
>
>  2 MB para instalar o SO.
>
> Ele rodará uma aplicação em LUA, mas pode ser em C.
>
> Bom find.
>
>
>
> 2008/11/$22 Cristina Fernandes Silva <[EMAIL PROTECTED]>
>
>> Tenta usar o NetBSD.
>> Se não conseguir instalar é pq esse hadware é outro planeta.
>>
>>
>> 2008/11/22 joao jamaicabsd <[EMAIL PROTECTED]>:
>> > Boa noite pessoal.
>> > Recebi uma missão de instalar um SO nesse hardware:
>> >
>> > LPC2468FBD208 da NXP.
>> > Este microcontrolador tem 512kB de Flash interna, 96kB de RAM interna,
>> RTC,
>> > Ethernet MAC, 4 UARTs, 3 I2C, 1 SPI, até 160 GPIOs. Opera até 72MHz e
>> possui
>> > interface de memória externa de 32 bits com 4 chips selects.
>> > Ele rodará uma aplicação em LUA, mas pode ser em C.
>> > Sei que existe um micro Linux para este hardware, mas prefiro se for um
>> BSD,
>> > alguém tem alguma sugestão se existe algum BSD para este hardware e onde
>> > posso baixar o distro?
>> > Estou procurando na net mas está difícil.
>> > Obrigado a todos
>> >
>> > --
>> > E-mail: [EMAIL PROTECTED]
>> > Aux Suporte de Sistemas (UNISUL)
>> > E-mail: [EMAIL PROTECTED]
>> > MSN: [EMAIL PROTECTED]
>> > Cel: (48) 9144 2326
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
>
> --
> E-mail: [EMAIL PROTECTED]
> Aux Suporte de Sistemas (UNISUL)
> E-mail: [EMAIL PROTECTED]
> MSN: [EMAIL PROTECTED]
> Cel: (48) 9144 2326
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] Cliente SSH em Abas

2008-10-31 Por tôpico Daniel de Oliveira
Se for pra win, tem esse http://puttycm.free.fr/

On Sat, Nov 1, 2008 at 00:21, Luis <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Ola amigos,
> Gostaria de saber se alguem conhece algum cliente ssh que de para trabalhar
> em abas como o firefox
> Uso o Putty otimo cliente mas as vezes quando estamos trabalhando com mais
> de uma conexão causa uma pequena confusão
> obrigado a todos
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF-TOPIC][LICENÇA]-Procedimen to para criar uma licença voltada a Software.

2008-09-23 Por tôpico Daniel de Oliveira
Ja deu uma lida na Creative Commons?

2008/9/23 Paulo Henrique <[EMAIL PROTECTED]>:
> Saudações a todos da lista.Primeiro me perdoem pelo OFF-TOPIC, o criei pois
> algumas busca no google e no cuil não achar nada especifico para o que
> preciso.
> A questão em si é procedimentos para se criar uma licença incluindo o custo
> para a criação dessa licença.
> Gostaria de saber onde provurar, pois sou muito leigo no que tange a lei
> sobre tal procedimento assim como em varias outras areas referente a ela.
> Qualquer link descrevendo tal procedimento ou referencia de onde procurar é
> bem vinda.
>
> A todos  desde já agradeço.
>
>
> --
> Atenciosamente Paulo Henrique.
> "Obrigado não, que é do Diabo Capital. Agradecido, que é de bom saber"
> "A unica forma de todos sentirem-se bem é adotanto o Regime Socialista,
> não teremos tudo que queremos, contudo não veremos mais o que não queremos."
> "A real definição sobre deus se dá pelo fato do ser humano ser covarde o
> suficiente,
> colocando a culpa em algo que não existe para manter a conciência "limpa"".
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] xenserver

2008-09-23 Por tôpico Daniel de Oliveira
Eu rodei bem fbsd em cima do xen, mas só não coloquei em produção
porque o ambiente que eu estava montando tinha que ter aquela história
de "transmitir conhecimento" e para pessoas não tão acostumadas a
lidar com esse tipo de coisa, aí tive que largar de mão e deixar com
vmware.

Mas rodou bem, não stressei muito a máquina e nem fiz testes mais
pesados, mas rodou aparentemente bem.

2008/9/23 Paulo Henrique <[EMAIL PROTECTED]>:
> 2008/9/23 Ari Arantes Filho <[EMAIL PROTECTED]>
>
>> Pessoal,
>> Alguém conseguiu instalar o FreeBSD 7 no novo xenserver 5.0?
>
>
> Cara meio dificir achar alguem que use XENServer,
> Tenho um ambiente de teste com NetBSD como DOM0 e FreeBSD 6.3 como DOMU e
> ficou legal, não me aprofundei mais por que não tenho motivos no momento.
>
> Verifique, é bem documentado.
> e pelos 4 dias que usei como estação desktop o FreeBSD sobre o XEN não tive
> problemas.
>
> Fica ai a minha opnião.
>
>
>>
>>
>> []s,
>>
>> Ari
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
>
> --
> Atenciosamente Paulo Henrique.
> "Obrigado não, que é do Diabo Capital. Agradecido, que é de bom saber"
> "A unica forma de todos sentirem-se bem é adotanto o Regime Socialista,
> não teremos tudo que queremos, contudo não veremos mais o que não queremos."
> "A real definição sobre deus se dá pelo fato do ser humano ser covarde o
> suficiente,
> colocando a culpa em algo que não existe para manter a conciência "limpa"".
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Migracao de 32 para 64 bits

2008-09-23 Por tôpico Daniel de Oliveira
Tinha outros problemas mas nao encontrei aqui, era uma questão de
alocação de memoria. Mas "parece" que oficialmente isso ja foi falado,
na lista do qmail.

On Tue, Sep 23, 2008 at 10:19, Filipe Alvarez <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> 2008/9/23 Tiago N. Sampaio <[EMAIL PROTECTED]>
>
>> eu tenho qmail rolando em free7 aqui, amd64 sem problema nenhum..
>> vpopmail, clamav, qmailscanner...
>> Qual tipo de problema vc se refere?
>> E não fiz nada de alteração!
>>
>> cd /usr/ports/mail/qmail-spamcontrol; make install
>> e pronto...
>
>
> A fama de "seguro" do qmail é arranhada em 64bits como
> demonstra o link abaixo:
>
> http://www.guninski.com/where_do_you_want_billg_to_go_today_4.html
>
> []s
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Migracao de 32 para 64 bits

2008-09-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
>>Bem? Postfix roda perfeito em 32 ou 64 bits :D

Roda

> Já adiantando,
>Pra webmail recomendo RoudCube. Simplesmente 10.
> []'s

Roundcube é show de bola mesmo, os melhores webmail IMHO são ele e o
horde, porem o horde é mais chato de configurar, mas em compensação
tem uma solução muito massa pra groupware.


Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Migracao de 32 para 64 bits

2008-09-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
Só pra salientar, funcionar ele funciona, compilar tambem compila, só
eu não considero seguro por conta de todos os problemas que já li.


Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334



2008/9/22 João Paulo Just <[EMAIL PROTECTED]>:
> -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
> Hash: SHA1
>
> Daniel de Oliveira wrote:
> | Não é que não roda, ja vi casos de conseguirem compilar (na base da
> | gambi mesmo).
> | Mas tudo que já li de qmail em 64bits = problemas.
>
> humm que shit isso... [2]
>
> Eu também ia fazer uma migração dessas :P
>
> - --
> João Paulo Just
> Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
> http://www.justsoft.com.br/
> - --
> Feira de Santana, BA, Brasil.
> +55 75 8104 8473
> Blog: http://just.rg3.net/
> -BEGIN PGP SIGNATURE-
> Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
> Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
>
> iD8DBQFI184oXL+vuN2d7ZwRAtTCAKDA5WeUjQ97Ge8j6LLNXveYoluNswCffQsn
> FCAII3MRfl0vtDqdGaDaYdY=
> =9j95
> -END PGP SIGNATURE-
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Migracao de 32 para 64 bits

2008-09-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
Não é que não roda, ja vi casos de conseguirem compilar (na base da
gambi mesmo).
Mas tudo que já li de qmail em 64bits = problemas.


Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334



On Mon, Sep 22, 2008 at 16:36, Leonardo Augusto <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Qmail nao roda em 64 bits ?
>
> O postfix roda ?
>
> humm que shit isso...
>
>
>
> On Mon, Sep 22, 2008 at 4:29 PM, Daniel de Oliveira
> <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>> Esquece, tem qmail :P
>>
>> Daniel de Oliveira
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Migracao de 32 para 64 bits

2008-09-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
Esquece, tem qmail :P

Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334



On Mon, Sep 22, 2008 at 16:23, Leonardo Augusto <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Olá
>
> Tenho um Freebsd 6.2 32 bits.. rodando o seguinte
>
> apache 1.3
> lighttpd
> php 5.x
> mysql 5
> qmail + vpopmail no mysql + courier-imap
> java 1.5
> named
> vsftp
> sshd
>
> Estou querendo por numa maquina de 64 bits com 8G de ram
> Eu vou utilizar o freebsd 7.x  amd64 ou ia64
>
> Alguem tem noticia de alguma limitacao de algum desses softs
> em plataforma 64 bits ?
>
> Obrigado
> []'s
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF-TOPIC][NETBSD] Lista de disc ussão do sistema ativas.

2008-09-19 Por tôpico Daniel de Oliveira
> Olha,
>Recomendo que entre em canais como ##freebsd e ##netbsd. No #freebsd-br,
> sinceramente, você não vai conseguir muita ajuda.
> --
> -syncd!

Bom... toda a ajuda que precisei eu ja consegui la, e pelo visto voce
não entra la nem pra oferecer ajuda, nao é mesmo syncd?


Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Novo membro + Inforções

2008-09-14 Por tôpico Daniel de Oliveira
Fonte: http://www.freebsd.org/docproj/translations.html#brazilian_portuguese

Web: http://doc.fugspbr.org/
E-Mail: [EMAIL PROTECTED]

Mailing lists available
Access the following URL
http://lists.fugspbr.org/listinfo.cgi/doc-fugspbr.org/ for
instructions on how to subscribe to the Brazilian Portuguese
translation group's mailing list.
Or, send an email to [EMAIL PROTECTED] with the word
"subscribe" in the subject of the message.
Posting is allowed for the members at [EMAIL PROTECTED]
Documents available
FAQ
Contributing to FreeBSD
Documents currently being worked on
FreeBSD Documentation Project Primer for New Contributors
FreeBSD Handbook

2008/9/14 Danilo Garcia <[EMAIL PROTECTED]>:
> Olá, boa noite
>
> Meu nome é Danilo, tenho 16 anos, sou novo na comunidade FreeBSD o qual
> estou aprendendo, já participei de outras listas relacionadas a Linux e
> participo da lista de traduções do Debian.
> Gostaria de saber se há alguma lista de FreeBSD para contribuição em
> traduções, seja documentação, paginas de manuais, ou o que for e como faço
> para poder começar a ajudar.
>
> Obrigado!
> --
> Danilo Fernando Garcia
> Araraquara - SP
>
> # Linux user number 475633
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Apache 1.3.41 + mod_ldap

2008-09-11 Por tôpico Daniel de Oliveira
Boa tarde

Estou enfrentando um problema aqui com o mod_ldap com apache. Eu sei
que o apache2 vem com isso integrado etc etc. Mas o cliente *quer* que
seja o apache1, portanto, tive que sair garimpando o modulo e colocar
lá. A principio está funcionando, fiz alguns testes e aparentemente
ele conecta bem no ldap, porém, ao usar uma aplicação do cliente, está
acontecendo alguns problemas.

Nos logs:

[Tue Sep  9 07:29:30 2008] [crit] [client xxx.xxx.xx.xx] configuration
error:  couldn't check user.  No user file?: /

A configuração pertinente ao mod_ldap é esta:


AuthName "Acesso restrito"
AuthType Basic
LDAPServer 
ldap://ip.do.servidor/c=BLABLA?uid??(|(businessCategory=grupo)(uid=usuario)
LDAPBindName "uid=apacheAPPS,o=blabla,c=BLA"
Bind_Pass senha
UID_Attr uid
require valid-user


Existe outro servidor com a mesma configuração que funciona o_O.
Alguem sabe o que pode ser?

-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Dica de compra: note de 10", 60GB c om Linux R$ 999,00 - alguém já conhece ele ?

2008-09-08 Por tôpico Daniel de Oliveira
Em 2001 tu comprava um patinho feio por menos de 200, era acessivel,
mas tb nao rodava bsd ehehehe.

On Mon, Sep 8, 2008 at 13:36, Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> A 900 reais? :-)
>
> Hehehehhee
>
>
>
>
>> -Original Message-
>> From: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] On
>> Behalf Of Heder Inacio
>> Sent: Monday, September 08, 2008 11:52 AM
>> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
>> Subject: Re: [FUG-BR]Dica de compra: note de 10", 60GB com Linux R$ 999,00
>> - alguém já conhece ele?
>>
>> pqp!!!
>>
>> 2001 já tinha note acessivel 
>>
>> toshiba 5 kilos satelite pentium 200mmx
>>
>> 2008/9/8 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>
>>
>
> -----
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Problema com a hora dos arquivos

2008-09-04 Por tôpico Daniel de Oliveira
Voce esta usando GMT+3 com UTC ou Localtime? Tentou ambos?

2008/9/4 Mario Lobo <[EMAIL PROTECTED]>:
>   Gente, eu estou com o seguinte problema:
>   Maquina: FreeBSD 6.2 RELEASE, que é ligado de manhã e desligado no
>   final do expediente, rodando um servidor samba, acessado por maquinas
>   windows XP, que rodam um aplicativo CLIPPER direto do servidor.
>   Tudo funciona perfeitamente, exceto pelo fato de que o timestamp dos
>   arquivos fica sempre com 3 horas a menos !
>   O comando date exibe a hora corrente do sistema CORRETAMENTE, no
>   entanto, todas as horas de todos os arquivos (inclusive do /var/log)
>   estão com 3 horas a menos da do clock do sistema. Mesmo fazendo um
>   acesso remoto via sftp ou winscp, o problema aparece.
>   Ja catei de tudo na internet, ja ajustei o timezone (o que ja tinha
>   feito desde a instalação), ja rodei adjkerntz e não consigo resolver o
>   problema. Já não sei mais o que fazer e é importante resolver isso pois
>   o sistema de backup usa estas horas pra checar os arquivos. Até os
>   emails que são enviados no boot do sistema vem com as mesmas 3 horas a
>   menos !
>   Alguem tem alguma dica de como eu posso resolver isso?
>   Muito obrigado,
>   Mario
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Welcome to Chromium

2008-09-03 Por tôpico Daniel de Oliveira
1a versão tambem, é de se esperar o quadruplo de bugs.

On Wed, Sep 3, 2008 at 21:15, Ricardo Katz <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Welcome exploits and vulnerabilities too :P
>
> http://www.milw0rm.com/exploits/6353
>
> http://www.milw0rm.com/exploits/6355
>
> :D
>
> Lembrem q ainda eh beta (e eh pra windao tb...entao jah sabem neh)
>
>
> Flw
>
> 2008/9/3 Giancarlo Rubio <[EMAIL PROTECTED]>:
>> 2008/9/3 Felippe de Meirelles Motta <[EMAIL PROTECTED]>:
>>> http://blog.chromium.org/2008/09/welcome-to-chromium_02.html
>>
>> http://br-linux.org/2008/abundam-as-analises-do-chromium-navegador-web-open-source-do-google/
>>
>>
>>>
>>> --
>>> [EMAIL PROTECTED]
>>> Felippe de Meirelles Motta
>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Giancarlo Rubio
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] indicação motherboard com raid

2008-08-22 Por tôpico Daniel de Oliveira
Do segundo link:

As versões Home e Professional oferecem apenas as opções de criar
arrays RAID 0 (distribuído) ou JBOD (estendido).

o_O?


2008/8/22 Eduardo Schoedler <[EMAIL PROTECTED]>:
> Mais um link:
>
> http://www.guiadohardware.net/tutoriais/hds-performance-raid/parte-controladoras.html
>
>
> Abraços.
>
>
> --
> From: "Eduardo Schoedler" <[EMAIL PROTECTED]>
> Subject: Re: [FUG-BR] indicação motherboard com raid
>
> Sim, tem na bios e tudo mais...
> Mas na hora de instalar o sistema, precisa de um monte de configuração.
>
> http://www.guiadohardware.net/termos/fake-raid
>
> Abraços.
>
>
> --
> From: "Leonardo Augusto" <[EMAIL PROTECTED]>
> Subject: Re: [FUG-BR] indicação motherboard com raid
>
> como assim fake raid ?
> o processo do raid nao ta na bios ?
> tipo uma controladora onboard ?
> ou o raid tem que ser por software ?
>
> On Fri, Aug 22, 2008 at 2:02 PM, Eduardo Schoedler
> <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>> Essa placa é fake raid...
>>
>> Abraços,
>> Eduardo.
>>
>>
>> --
>> From: "Leonardo Augusto" <[EMAIL PROTECTED]>
>> Subject: Re: [FUG-BR] indicação motherboard com raid
>>
>> Essa serie aqui da intel tem um otimo custo/beneficio
>>
>> Raid sata onboard e aceita ate 8G de ram
>>
>> http://www.intel.com/products/server/motherboards/entry-s3200sh/entry-s3200sh-overview.htm
>>
>> Tem 3 modelos... depende dos slots pci que vc precisa...
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Grub no FreeBSD

2008-08-16 Por tôpico Daniel de Oliveira
Não esquecendo o suporte no linux para "enxergar" o /boot do freebsd
(acredito que o grub precisa disso).

File Systems -> Partition Types -> PC BIOS -> BSD Disklabel
File Systems -> Miscellaneous Filesystems -> UFS Filesystems

2008/8/16 Filipe Corrêa <[EMAIL PROTECTED]>:
> Até ai eu sei , eu tenho dúvida a respeito do /dev/sda4  seria root
> (hd0,1,a)
>
> 2008/8/16 Alessandro de Souza Rocha <[EMAIL PROTECTED]>
>
>> so que vc tem q deletar esta particao linux e criar uma para o
>> FreeBSD.
>>
>> 2008/8/16 Filipe Corrêa <[EMAIL PROTECTED]>:
>> > Disk /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
>> > 255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
>> > Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
>> >
>> > Dispositivo Boot  Start End  Blocks   Id  System
>> > /dev/sda1   1   12748   102398278+  83  Linux
>> > /dev/sda2   12749   12876 1028160   82  Linux swap /
>> Solaris
>> > /dev/sda3   12877   1809841945715   83  Linux
>> > /dev/sda4   *   18099   1945710916167+  83  Linux
>> >
>> > Gostaria de fazer a instalação do FreeBSD na partição /dev/sda4 ,como
>> > ficaria o procedimento no grub?
>> >
>> > Desde já agrdeço.
>> > ***
>> >
>> >
>> > 2008/8/16 Giancarlo Rubio <[EMAIL PROTECTED]>
>> >
>> >> Seja bem vindo :p
>> >> Adicione no seu /boo/grub/menu.lst as seguintes linhas assim que
>> >> estiver com seu freebsd instalado
>> >>
>> >> title FreeBSD
>> >> root (hd0,1,a) (altere de acordo com sua partição)
>> >> kernel /boot/loader
>> >>
>> >> 2008/8/16 Filipe Corrêa <[EMAIL PROTECTED]>:
>> >> >  Caros companheiros , devo ser o mais novo integrante da comunidade
>> >> FreeBSD,
>> >> > sou completamente leigo no mundo BSD.
>> >> >  Fiz uma instalação do FreeBSD em uma máquina virtual até ai tudo
>> certo,
>> >> o
>> >> > meu problema vêm quando eu tento fazer a instalação no meu HD que tem
>> 3
>> >> > partições primárias, por isso eu estou usando o GRUB, só que ele ñ
>> está
>> >> > achando o FreeBSD; Gostaria de saber onde fica no FreeBSD o
>> >> > /boot/grub/menu.lst que é usado pelo Linux.
>> >> >
>> >> > Desde já agradeço.
>> >> > -
>> >> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> >> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >> >
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> --
>> >> Giancarlo Rubio
>> >> -
>> >> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> >> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >>
>> > -
>> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Alessandro de Souza Rocha
>> Administrador de Redes e Sistemas
>> FreeBSD-BR User #117
>>  Long live FreeBSD
>>
>>  Powered by 
>>
>>  (__)
>>  \\\'',)
>>  \/ \ ^
>>  .\._/_)
>>
>>  www.FreeBSD.org
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: RES: Maldito Samba?

2008-08-15 Por tôpico Daniel de Oliveira
Tenho que assumir que ri bastante com a resposta dele haeuhaueae.

Apesar de ser contra meus principios por conta de experiências
passadas com o protocolo, se caso não gostar/preferir FreeNAS,
lembre-se aque ainda tem a opção de um iSCSI (é peguei o bonde meio
que andando mas to tentando ajudar).

2008/8/15 Pedro Drimel <[EMAIL PROTECTED]>:
> Normal, bom normal não mas ah acontece vai :-)
>
> Interessa é que resolveu o problema.
>
> 2008/8/15 irado furioso com tudo <[EMAIL PROTECTED]>
>
>> Em Fri, 15 Aug 2008 12:07:27 -0300
>> "Mauro Ribeiro - Class Consultoria e Assessoria" <[EMAIL PROTECTED]>,
>> conhecido consumidor de drogas (BigMac's com Coke) escreveu:
>>
>> > Eu venho por meio desta assumir que sou um completo retardado!
>> >
>> > Sim, era problema no sistema, em contato com o Giancarlo
>> > Fui procurar mais a funta e
>>
>> LOL
>>
>> que atire a primeira aquele que jamais tenha feito algo semelhante ;)
>>
>>
>> --
>> saudações,
>> irado furioso com tudo
>> Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
>> Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
>> quando reclamar da violação de seus direitos, lembre-se dos velhinhos
>> para quem vc não cede o lugar no onibus ;)
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] MAC OS 9.2 - Abrir HD no FreeBSD

2008-08-01 Por tôpico Daniel de Oliveira
HFS+ eh soh no OSX ate onde me consta.

2008/8/1 Leomar Viegas Junior <[EMAIL PROTECTED]>:
> Lembrando que existe HFS e HFS+ ;)
>
> []'s
> t+...
> Leomar...
>
> 2008/8/1 Welkson Renny de Medeiros <[EMAIL PROTECTED]>
>
>> FreeBSD suporta HFS, vejam:
>> http://people.freebsd.org/~yar/hfs/<http://people.freebsd.org/%7Eyar/hfs/>
>>
>> Acho que será tranquilo.
>>
>> Welkson
>>
>> - Original Message -
>> From: "Welkson Renny de Medeiros" <[EMAIL PROTECTED]>
>> To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
>> 
>> Sent: Friday, August 01, 2008 11:39 AM
>> Subject: Re: [FUG-BR] MAC OS 9.2 - Abrir HD no FreeBSD
>>
>>
>> Entendi! Que fria hein?
>>
>> Vou tentar em um Ubuntu da vida...
>>
>> Welkson
>>
>> - Original Message -
>> From: "Daniel de Oliveira" <[EMAIL PROTECTED]>
>> To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
>> 
>> Sent: Friday, August 01, 2008 11:33 AM
>> Subject: Re: [FUG-BR] MAC OS 9.2 - Abrir HD no FreeBSD
>>
>>
>> > Pergunta: sei que Mac OS é baseado em FreeBSD (Darwin), e pelo que li
>> > também
>> > usa FS... vou conseguir montar esse hd dele no meu FreeBSD 7?
>>
>> O OS X eh baseado em BSD, o OS9 nao.
>>
>> Nao sei quanto ao suporte de HFS no FreeBSD, mas nada te impede de
>> fazer isso com um livecd linux (um ubuntu da vida) em uma outra
>> maquina qualquer.
>>
>>
>>
>> --
>> Daniel de Oliveira
>> 
>> Network and System Analyst
>> Security Specialist
>> IBM RISC Specialist
>> IBM Storage Specialist
>> Linux/Unix Specialist
>> Linux User #: 405334
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
>
> --
> Atenciosamente.
>
> Leomar Viegas Junior.
>
> .ılı..ılı.
> Loading CISCO
>
> **
> Informação transmitida destina-se apenas à pessoa a quem foi endereçada e
> pode conter informação confidencial, legalmente protegida e para
> conhecimento exclusivo do destinatário. Se o leitor desta advertência não
> for o seu destinatário, fica ciente de que sua leitura, divulgação ou cópia
> é estritamente proibida. Caso a mensagem tenha sido recebida por engano,
> favor comunicar ao remetente e apagar o texto de qualquer computador.
>
>
>
> **
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] MAC OS 9.2 - Abrir HD no FreeBSD

2008-08-01 Por tôpico Daniel de Oliveira
> Pergunta: sei que Mac OS é baseado em FreeBSD (Darwin), e pelo que li também
> usa FS... vou conseguir montar esse hd dele no meu FreeBSD 7?

O OS X eh baseado em BSD, o OS9 nao.

Nao sei quanto ao suporte de HFS no FreeBSD, mas nada te impede de
fazer isso com um livecd linux (um ubuntu da vida) em uma outra
maquina qualquer.



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] placas mae rouerboard com Atheros

2008-07-31 Por tôpico Daniel de Oliveira
Desculpe mas não entendi a pergunta.
Até onde sei, atheros é um chipset usado em placas wireless.

On Thu, Jul 31, 2008 at 16:11, Nilton Jose Rizzo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>
>
>Pessoal alguem sabe que tipo de arquitetura é um processador Atheros???
>
>Particularmente:AR7161
>
> --
> Nilton José Rizzo
> 805 Informatica
> Disseminando tecnologias
> 021 2413 9786
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Mailbox Qmail em Mysql.

2008-07-30 Por tôpico Daniel de Oliveira
Se caso ainda nao conheca: http://lifewithqmail.org/

On Wed, Jul 30, 2008 at 13:07, Wanderson Tinti <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Boa tarde,
>  de uma lida nesse artigo da fug
> http://www.fug.com.br/content/view/147/60/ no final tem uma dica pra
> autenticar vpopmail no mysql.
>
> Alguns links que pode servir como referencia;
>  http://www.linuxman.pro.br/qmail/#toc14
>  http://www.qmailrocks.org/
>  
> http://www.bsdguides.org/guides/freebsd/mailserver/qmail+vpopmail+qmailadmin.php
>
> 2008/7/30 José Augusto Junior <[EMAIL PROTECTED]>:
>> Bom dia pessoal,
>>
>>
>>
>> Estou migrando meu MTA Sendmail para um Qmail, pois estou tendo problemas.
>> Gostaria de saber, se tem como colocar as mailboxes dos usuários em mysql no
>> qmail ?
>>
>>
>>
>> Grato,
>>
>>
>>
>> --
>>
>>
>>
>> José Augusto Junior
>>
>> Coordenador de TI
>>
>> Gujão Alimentos Ltda.
>>
>> Tel matriz: (75) 3244-2121
>>
>> Celular: (75) 8101-6973
>>
>>
>>
>>
>> --
>> Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
>>  acredita-se estar livre de perigo.
>>
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Controlar IP com acesso ao SSH

2008-07-29 Por tôpico Daniel de Oliveira
Uma boa opção seria permitir o acesso a ssh a máquina somente após
fechar uma vpn e/ou usar certificados (onde o cliente necessitaria ter
certificados que a máquina aceitasse).

2008/7/29 Eduardo Lemos de Sa <[EMAIL PROTECTED]>:
> Damas e Cavalheiros
>
> O bloqueio do sshd pelo firewall deverá funcionar sem problemas.
> Entretanto, se por alguma eventualidade, algum usuário em viagem (os do
> grupo wheel são as maiores vítimas disto) necessitar acessar a máquina a
> partir de uma não cadastrada no firewall, a sua tentativa será
> infrutífera.
>
> Também sofro ataques constantes e diários por tentativas de conexão ssh,
> então implantei a seguinte política de segurança:
>
> 1) o acesso via password é negado (funciona somente via passphrase), logo
> um atacante (um nome bonito para alguém que não parece ter tão nobres
> propósitos assim) não conseguirá acesso se ele não tiver uma chave
> previamente instalada dentro da máquina atacada. Esta medida só será
> inócua se antes deste bloqueio, o atacante tiver criado e instalado a sua
> chava prevendo medidas retaliativas
>
> 2) no /etc/ssh/sshd_config (uso o openssh versão 5.01p, que é instalado a
> partir do /usr/ports/security/openssh-portable) eu adiciono duas linhas:
>
>
> AllowUsers user1 user2 user3 user4 
> AllowGroups group1 group2 group3 .
>
>
> onde o significado de user? e group? são óbvios.
>
> No meu caso, isto funciona perfeitamente bem e é fácil de configurar
> porque eu tenho poucos usuários (os nós são para processamento
> matemático). Caso a lista de usuários seja muito grande e se fique
> trabalhoso configurá-la a cada acesso, você pode comentar a linha do
> AllowUsers e deixar a linha do AllowGroups. Assim, cada vez que você
> acrescentar um usuário novo à sua máquina, lembre-se de insiri-lo em um
> grupo cadastrado no AllowGroups.
>
> As práticas 1 e 2 são bastante eficazes, embora a simples adoção de uma
> delas já aumenta em muitas as dificuldades para um ataque bem sucedido.
>
> E, estava esquecendo_me:
>
> PermitRootLogin no
>
>
> (permitir a conexão direta como root é suicídio se o sistema é vulnerável
> à ataques)
>
>
> Felicidades
>
>
> Eduardo
>
>
>
>
>> Guilherme, boa noite
>>
>> Você pode controlar o acesso com o ipfw, além disso, coloque o sshd
>> rodando
>> numa porta diferente da porta padrão 22.
>>
>> Exemplo de controle com o ipfw:
>>
>> ipfw table 1 flush
>> ipfw table 1 add ip_confiavel1
>> ipfw table 1 add ip_confiavel2
>> ...
>>
>> ipfw add allow tcp from table\(1\) to me 
>> ipfw add allow tcp from me  to table\(1\)
>> ...
>> ipfw add deny log tcp from any to me 
>>
>>
>> 2008/7/27 Guilherme Alves <[EMAIL PROTECTED]>
>>
>>> Olá amigos, boa noite.
>>>
>>> Observei no relatório que o root envia por e-mail sobre a relação de
>>> acesso
>>> negado ao tentar acessar o SSH (usuário ou senha inválidos).
>>> Encontrei vários IP's e muitos usuários diferentes, no qual não obteve
>>> sucesso.
>>> Verifiquei e todos os IP's listados eram do exterior.
>>>
>>> Desde então, estou com receio de alguém tentar acessar o SSH de fora e
>>> por
>>> algum azar meu, a pessoa conseguir acessar com o usuário e senha
>>> corretos.
>>> Neste caso, o que vocês, caros amigos me indicaria?
>>>
>>> Existe a possibilidade de eu bloquear o acesso externo ao SSH e liberar
>>> somente para algum ip específico? Por exemplo, só consegue acessar por
>>> SSH
>>> se for algum dos IP's que eu definir.
>>>
>>> Se existe essa forma, como faria isso?
>>> Alguém poderia me auxiliar?
>>>
>>> Fico no aguardo de uma ajuda.
>>> Boa noite. Obrigado!
>>>
>>>
>>>  Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com
>>> a
>>> sua cara @ymail.com ou @rocketmail..com.
>>> http://br.new.mail.yahoo.com/addresses
>>> -
>>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>>
>>
>>
>>
>> --
>> Best regards,
>>
>> BONIEK MORAIS
>> Network/Systems Administrator
>> Mail: [EMAIL PROTECTED]
>> MSN: [EMAIL PROTECTED]
>> Skype: boniek.morais
>> -
>> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>>
>
>
> --
> Eduardo Lemos de Sa
> [EMAIL PROTECTED]
> Professor Assoc. I - Departamento de Quimica
> Universidade Federal do Parana
> C. P. 19081
> 81531-990 Curitiba/PR - Brazil
> Fone (41) 3361 3300
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>



-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd