[FUG-BR] Res: Flowtable no Freebsd 9

2012-05-19 Por tôpico matheuscucoloto
Flowtable a partir do Fbsd 9 aparece como opcao se o cache L2 do processador do 
seu servidor tiver um tamanho de no minimo 2mb, alem de estar habilitado em 
kernel tb.


--Mensagem original--
De: Edinilson - ATINET
Remetente: freebsd-boun...@fug.com.br
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Responder a: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD  (FUG-BR)
Assunto: [FUG-BR] Flowtable no Freebsd 9
Enviada: 18 mai, 2012 14:25

Caros amigos, como eu desligo o Flowtable no FreeBsd 9?

Procurei flowtable pelo sysctl, e vieram por interface, como abaixo:
dev.em.0.flow_control: 3
dev.em.1.flow_control: 3
dev.em.2.flow_control: 3
dev.em.3.flow_control: 3

O que seria exatamente este valor 3?

Obrigado

Edinilson
--
ATINET
Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
http://www.atinet.com.br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Res: radix_mpath segunda rodada

2012-05-05 Por tôpico matheuscucoloto
Opa... Bom dia.

Ainda instavel. 

Em resumo: quando uma rota eh removida, somente apos um bom tempo ele deixa de 
usar a rota removida.

Que bom que tem mais gente precisando, eu tava me sentido isolado.

Em foruns internacionais o radix_mpath não eh muito comentado.

Por ter pouca gente usado acho que esse projeto vai demorar pra sair.

Mas dependendo do que você precisa o MROUTING te atende.

Abracos.


Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

-Original Message-
From: Marcelo Gondim gon...@bsdinfo.com.br
Sender: freebsd-boun...@fug.com.br
Date: Fri, 04 May 2012 08:03:03 
To: Lista Brasileira de Discussão sobre Fre eBSD (FUG-BR)freebsd@fug.com.br
Reply-To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD 
(FUG-BR) freebsd@fug.com.br
Subject: [FUG-BR] radix_mpath segunda rodada

Olá pessoal,

Vi uma thread anterior sobre o radix_mpath. Como ele está agora no 
FreeBSD 9.0? Alguém já testou ou está usando?
Vi que o Matheus Cucoloto ia fazer testes.

Grande abraço.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Proxy e controle de banda.

2010-01-27 Por tôpico Matheuscucoloto
Bleza... Eu uso tproxy. Mas a limitação de banda fica do cliente fica  
atrás do servidor proxy e não na frente.

A minha dúvida êh se má hora de um download a limitação do cliente  
sendo feita atrás  do proxy faz efeito na conexão que o proxy ta  
fazendo com o site, ou para ele a conexão com o site êh uma e a  
conexão com por cliente êh outra.

Pois ae ele trata as conexões de forma diferente a limitação de  
banda do cliente tem que ser feita na frentv do proxy.



Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

***Enviado de meu iPhone

Em 27/01/2010, às 11:35, Giancarlo Rubio gianru...@gmail.com  
escreveu:

 A limitação está no cliente ou no proxy?
 Se estiver no cliente não resolve muito, pois o proxy sempre sairá c 
 om o ip
 dele e não do cliente.
 Uma solução seria vc usar tproxy com squid.

 2010/1/27 Matheus Cucoloto matheuscucol...@gmail.com

 Fala Giacarlo.

 Então a duvida não é limitar a banda no squid.
 A duvida é quando um usuario vai abaixar um arquivo passando pelo  
 proxy o
 proxy vai abaixar o arquivo com toda a velocidade e entregará para o
 usuario
 baseado na limitação de banda que ele tem la na ponta dele? Ou não 
 , ele vai
 respeitar acks da conexao tcp e vai abaixar o arquivo e entregar  
 para o
 usuario na limitacao que ele ta sofrente na ponta dele.


 Abraços.

 2010/1/27 Giancarlo Rubio gianru...@gmail.com

 matheus, procure por delay pools!

 Em 1 27, 2010 1:31 AM, Matheus Cucoloto matheuscucol...@gmail.com
 escreveu:

 Pessoal, uma duvida.

 Quando tem um proxy transparante na saida de internet e la na  
 ponta do
 cliente tem a limitação de banda do cliente.

 Quando o proxy vai por exemplo abaixar o arquivo que esta la na  
 net, ele
 vai
 abaixar com toda a banda ou vai respeitar a banda do usuario  
 baseado nas
 ack
 da conexao?

 Pergunto isso porque eu pensava que iria respeitar (mas com uma  
 pulga
 atras
 da orelha, pois o proxy faz uma nova conexao) e na verdade nos  
 testes que
 fiz ele não faz isso.

 Existe alguma opção no squid que permita isso?

 --
 ---
 Matheus Cucoloto
 Unix Expertise
 Voip Expertise

 WiTec - Wi Telecom
 Fix: +55 44 36194203
 Cel: +55 44 99216200
 Sip: sip://1...@sipwicne1.grupoirapida.com.br
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 ---
 Matheus Cucoloto
 Unix Expertise
 Voip Expertise

 WiTec - Wi Telecom
 Fix: +55 44 36194203
 Cel: +55 44 99216200
 Sip: sip://1...@sipwicne1.grupoirapida.com.br
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 -- 
 Giancarlo Rubio
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Sistema de administração de Usu ários + integração com Squid

2010-01-12 Por tôpico Matheuscucoloto
Aí neste caso a cada requisicao de navegação ele vai passar por essa  
acl?

Não fica inviável com muitas conexões simultâneas ?


Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 12/01/2010, às 19:02, Rodrigo de Oliveira Gomes ak...@uol.com.br  
escreveu:

 BSD escreveu:
 ja pensou em fazer pelo squid com php verificando sua base de dados

 external_acl_type checa_cadastro concurrency=0 %SRC  
 checa_cadastro.php
 acl checa external checa_cadastro
 http_access deny !checa
 deny_info ERR_CADASTRO checa

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


 Oi, obrigado pela resposta... gostaria de maiores informações sobre 
  a
 implementação acima...

 qual seria a estrutura do checa_cadastro.php? Ele retornaria se o IP  
 ou
 MAC consta pago no banco?

 Qual tipo de retorno o squid aceita? 0 ou 1? sim ou não?

 Obrigado,

 Atenciosamente,

 Rodrigo Gomes
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] FreeBSD + Asterisk + E1

2009-05-24 Por tôpico Matheuscucoloto
Uso muito khomp, e eles tb não mostraram interesse em criar um driver  
para freebsd.




Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 23/05/2009, às 11:16, Luiz Otavio O Souza l...@visualconnect.com.b 
r escreveu:

 Isso éh até um pouco triste pra mim. Pesquisei um pouco sobre aste 
 risk pra
 instalar aki na empresa.

 Eu acho isso triste para todos nós usuários de FreeBSD que simplesme 
 nte
 ficamos sem opção...

 Para funcionar em FreeBSD  eu nao achei garantia fora das  
 placas da
 digium.
 E sendo placas da digium, o seu link é ISDN? (aki pra pra mim isso 
  eh
 sonho)
 se não for pode (obs: não estou afirmando nada) ter problemas, p 
 ois terá
 que usar o OpenR2, unicall, o que hoje não é 100% se tratando de 
  digium,
 lah eh ISDN neh.

 Me parece (só parece, nunca testei...) que as digium já funcionam be 
 m com
 R2, mas isso também é em Linux, no FreeBSD o zaptel parece que ainda 
  esta
 bugado.


 Diante da dúvida (por causa da inexperiência, incerteZa e talz), e 
 u fui
 obrigado a escolher a Debian. Isso porque fiz um curso na
 http://www.digivoice.com.br, com Alexandre Keller (
 http://www.asteriks.com.br) e tive a triste certeZa que a digivoice  
 não
 tem
 se quer pretenção de fazer seus drivers compatíveis com FreeBSD, e 
  na
 ocasião as outras placas (intelbras, etc) também nao tinham driver 
  para
 FreeBSD.

 Eu já mandei um e-mail de contato para a digivoice sobre a possibili 
 dade de
 se portar o driver do linux para o FreeBSD, mas a ausencia de  
 resposta me
 disse exatamente isso (eles não tem interesse).

 Até aqui tudo bem, basta eles continuarem com seus drivers abertos e 
  nós
 (comunidade) na medida do possível fazemos a nossa parte.

 Infelizmente o FreeBSD perdeu alguns colaboradores nessa área e agor 
 a o
 zaptel é orfão de pai e mãe, embora tenham me dito que um russo  
 estava
 trabalhando no port do dahdi para o FreeBSD (substituindo o zaptel  
 bugado),
 mas isso já faz algum tempo e não vi mais notícias nesse sentido.

 O trabalho de port desses drivers é complexo, chato e requer muito t 
 empo e
 atenção (sem falar na necessidade de se ter o hardware em mãos e as
 incontaveis horas de testes).

 Como a esperança é a ultima que morre, ainda tenho esperança de  
 quem sabe
 conseguir algum $incentivo$ para trabalhar no port dos drivers,  
 seria muito
 bom poder contar com esse hardware no nosso SO preferido.

 Sinceramente, não tenho nada a reclamar de Linux, mas estou vendo  
 uma
 forma
 de estar comprando uma placa digium pra usar.

 Caso, Caso... resolva usar placas nacionais (e até onde eu pesquei 
 sei nao
 suportam BSD, tomara que descubra estar errado :[). Eu recomendaria  
 placas
 da digivoice, são muito bem feitas e em LINUX, funcionam bem.

 Isso é verdade as placas digivoice (até o momento) funcionam muito b 
 em, mas
 infelizmente só em  linux...

 Basta plugar o E1, esperar o sync e correr pro abraço, transparente, 
  rápido
 e indolor.

 []'s
 Luiz

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Device Polling

2009-05-07 Por tôpico Matheuscucoloto
1000 e 1500


Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 07/05/2009, às 17:19, renato martins renato...@gmail.com escreveu:

 matheus qual era o valor do seu hz ?
 voce tentou com valores diferente do hz pois voce poderia esta com um
 valor muito baixo ?

 2009/5/6 Matheuscucoloto matheuscucol...@gmail.com:
 Muita calma nessa hora.

 Tive 2 ambientes onde device polling me causou sérios.

 Em dois ambientes com ipfw+pipes e com banda passante maior que 130mb
 o polling fazia dar erro de 10% dos pacotes, acontecia latencia de
 30ms. Os erros na interface eram monitorados pelo netstat e por ping.
 (perdia pacote).

 Tirei o polling e não tive mais erros na interface e não perdi mais
 pacotes e a latencia desapareceu.

 Logico que IO aumentou, porém isso não está meu atrapalhando.

 Isso com placa bge e re.


 Porem em outro ambiente com tráfego de 50mb o polling meu ajudou m 
 uito.

 Abraços

 
 Matheus Cucoloto
 Network System Administration
 Unix Expertise
 Voip Expertise

 Fone: +55 (44) 99216200

 ***Enviado de meu iPhone

 Em 06/05/2009, às 16:58, Eduardo Schoedler
 eschoed...@viavale.com.br escreveu:

 Nem todos os drivers suportam polling.

 Faça um 'man polling'.
 Veja em 'SUPPORTED DEVICES'.

 Abraços,
 Eduardo.


 --
 From: Nilson nil...@forge.com.br
 Sent: Wednesday, May 06, 2009 4:45 PM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Subject: Re: [FUG-BR] Device Polling

 É dificil te responder isso pois já usei esse recurso em mais de
 20 maquinas, então tive todo tipo de placas e trafegos variados.
 O que me forçou a usar esse recurso pela primeira vez (interrupt
 storm) foi usando placas 3com de 10/100 (TX-105 se nao me
 falha a memória) com tráfego medio de 20Mbps.

 2009/5/6 Edinilson - ATINET edinil...@atinet.com.br

 Caro Nilson, qual o trafego que tem nestas interfaces e qual o
 modelo da
 placa?

 Obrigado

 Edinilson
 -
 ATINET-Professional Web Hosting
 Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
 http://www.atinet.com.br


 - Original Message -
 From: Nilson nil...@forge.com.br
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Sent: Wednesday, May 06, 2009 4:04 PM
 Subject: Re: [FUG-BR] Device Polling


 Sim, desde que tive um problema de interrupt storm com o modo
 padrao das placas de rede, tenho dado preferencia ao uso de
 device polling sempre que possivel, e tem funcionado perfeitamente
 bem. Muitas vezes com performance superior.

 []s
 Nilson
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 []s
 Nilson
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Device Polling

2009-05-06 Por tôpico Matheuscucoloto
Muita calma nessa hora.

Tive 2 ambientes onde device polling me causou sérios.

Em dois ambientes com ipfw+pipes e com banda passante maior que 130mb  
o polling fazia dar erro de 10% dos pacotes, acontecia latencia de  
30ms. Os erros na interface eram monitorados pelo netstat e por ping. 
(perdia pacote).

Tirei o polling e não tive mais erros na interface e não perdi mais  
pacotes e a latencia desapareceu.

Logico que IO aumentou, porém isso não está meu atrapalhando.

Isso com placa bge e re.


Porem em outro ambiente com tráfego de 50mb o polling meu ajudou muito.

Abraços


Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 06/05/2009, às 16:58, Eduardo Schoedler  
eschoed...@viavale.com.br escreveu:

 Nem todos os drivers suportam polling.

 Faça um 'man polling'.
 Veja em 'SUPPORTED DEVICES'.

 Abraços,
 Eduardo.


 --
 From: Nilson nil...@forge.com.br
 Sent: Wednesday, May 06, 2009 4:45 PM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Subject: Re: [FUG-BR] Device Polling

 É dificil te responder isso pois já usei esse recurso em mais de
 20 maquinas, então tive todo tipo de placas e trafegos variados.
 O que me forçou a usar esse recurso pela primeira vez (interrupt
 storm) foi usando placas 3com de 10/100 (TX-105 se nao me
 falha a memória) com tráfego medio de 20Mbps.

 2009/5/6 Edinilson - ATINET edinil...@atinet.com.br

 Caro Nilson, qual o trafego que tem nestas interfaces e qual o  
 modelo da
 placa?

 Obrigado

 Edinilson
 -
 ATINET-Professional Web Hosting
 Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
 http://www.atinet.com.br


 - Original Message -
 From: Nilson nil...@forge.com.br
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Sent: Wednesday, May 06, 2009 4:04 PM
 Subject: Re: [FUG-BR] Device Polling


 Sim, desde que tive um problema de interrupt storm com o modo
 padrao das placas de rede, tenho dado preferencia ao uso de
 device polling sempre que possivel, e tem funcionado perfeitamente
 bem. Muitas vezes com performance superior.

 []s
 Nilson
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 -- 
 []s
 Nilson
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: quagga

2009-05-03 Por tôpico Matheuscucoloto
Então, certamente vc deve ter feito o mesmo que eu:

make extract; make patch e depois aplicado o patch mensionado para o  
asn.



Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 03/05/2009, às 18:33, Renato Frederick freder...@dahype.org  
escreveu:

 Aqui também resolveu, mas aí o OSPF parou de falar com os parceiros  
 :(
 Porcamente copiei o ospf antigo (dos ports) para o Bin. Ele falava  
 algo nas mensagens que o numero de grupos IGMP foi excedido. Na  
 internet mandava alterar o kernel... deve ter algo que os ports já f 
 azem no código do OSPFD que resolve.

 Enfim, como o problema é só no BGP, não tem problema nenhum fazer  
 esta gambiarra! :)

 Algum ninja dos ports não poderia fazer esta contribuição ao Free  
 não?

 Se me ensinarem eu até faço!

 Abraços


 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome de Matheus Cucoloto
 Enviada em: domingo, 3 de maio de 2009 14:24
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] RES: quagga

 Segue o patch para o 0.99.11

 Aqui resolveu!

 [r...@firewall-cvel-bgp1 /usr/ports/net/quagga/work/quagga-0.99.11]#
 cat quagga-0.99.11-BGP-4-byte-ASN-bug-fixes.patch
 --- bgpd/bgp_aspath.c   2008-04-10 11:47:45.0 +
 +++ bgpd/bgp_aspath.c   2009-04-30 20:12:22.0 +
 @@ -393,25 +393,6 @@ aspath_delimiter_char (u_char type, u_ch
   return ' ';
 }

 -/* countup asns from this segment and index onward */
 -static int
 -assegment_count_asns (struct assegment *seg, int from)
 -{
 -  int count = 0;
 -  while (seg)
 -{
 -  if (!from)
 -count += seg-length;
 -  else
 -{
 -  count += (seg-length - from);
 -  from = 0;
 -}
 -  seg = seg-next;
 -}
 -  return count;
 -}
 -
 unsigned int
 aspath_count_confeds (struct aspath *aspath)
 {
 @@ -521,13 +502,23 @@ aspath_count_numas (struct aspath *aspat
   return num;
 }

 +static char *
 +aspath_expand (char *path,
 +  size_t *space,
 +  size_t needed)
 +{
 +  while (*space  needed)
 +*space *= 2;
 +  return XREALLOC (MTYPE_AS_STR, path, *space);
 +}
 +
 /* Convert aspath structure to string expression. */
 static char *
 aspath_make_str_count (struct aspath *as)
 {
   struct assegment *seg;
 -  int str_size;
 -  int len = 0;
 +  size_t str_size;
 +  size_t len = 0;
   char *str_buf;

   /* Empty aspath. */
 @@ -540,18 +531,7 @@ aspath_make_str_count (struct aspath *as

   seg = as-segments;

 -  /* ASN takes 5 chars at least, plus seperator, see below.
 -   * If there is one differing segment type, we need an additional
 -   * 2 chars for segment delimiters, and the final '\0'.
 -   * Hopefully this is large enough to avoid hitting the realloc
 -   * code below for most common sequences.
 -   *
 -   * With 32bit ASNs, this range will increase, but only worth
 changing
 -   * once there are significant numbers of ASN = 10
 -   */
 -#define ASN_STR_LEN (5 + 1)
 -  str_size = MAX (assegment_count_asns (seg, 0) * ASN_STR_LEN + 2  
 + 1,
 -  ASPATH_STR_DEFAULT_LEN);
 +  str_size = ASPATH_STR_DEFAULT_LEN;
   str_buf = XMALLOC (MTYPE_AS_STR, str_size);

   while (seg)
 @@ -575,32 +555,25 @@ aspath_make_str_count (struct aspath *as
 return NULL;
 }

 -  /* We might need to increase str_buf, particularly if path has
 -   * differing segments types, our initial guesstimate above  
 will
 -   * have been wrong.  need 5 chars for ASN, a seperator each  
 and
 -   * potentially two segment delimiters, plus a space between  
 each
 -   * segment and trailing zero.
 -   *
 -   * This may need to revised if/when significant numbers of
 -   * ASNs = 10 are assigned and in-use on the internet...
 -   */
 -#define SEGMENT_STR_LEN(X) (((X)-length * ASN_STR_LEN) + 2 + 1 + 1)
 -  if ( (len + SEGMENT_STR_LEN(seg))  str_size)
 -{
 -  str_size = len + SEGMENT_STR_LEN(seg);
 -  str_buf = XREALLOC (MTYPE_AS_STR, str_buf, str_size);
 -}
 -#undef ASN_STR_LEN
 -#undef SEGMENT_STR_LEN
 -
   if (seg-type != AS_SEQUENCE)
 -len += snprintf (str_buf + len, str_size - len,
 -%c,
 - aspath_delimiter_char (seg-type,
 AS_SEG_START));
 +   {
 + str_buf = aspath_expand (str_buf,
 +  str_size,
 +  len + 2); /* %c + '\0' */
 + len += snprintf (str_buf + len, str_size - len,
 +  %c,
 +  aspath_delimiter_char (seg-type,
 AS_SEG_START));
 +   }

   /* write out the ASNs, with their seperators, bar the last  
 one*/
   for (i = 0; i  seg-length; i++)
 {
 +#define APPROX_DIGIT_COUNT(x) (x  10U ? 5 : 10)
 + /* %u + %c + %c +   

Re: [FUG-BR] IO de disco com FreeBSD em DomU no Xen.

2009-05-03 Por tôpico Matheuscucoloto



Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 03/05/2009, às 20:01, Eduardo Costa Lisboa  
eduardo.lis...@gmail.com escreveu:

 Não tem muito a ver com FreeBSD o que vou falar, mas vamos lá:

 - sua máquina é virtualizada (assistida por hardware) ou paravirtual 
 izada
 (assistida por software)?

Não vi ainda freebsd para virtualidado.



 - o que você usa como disco/partição para sua máquina?
 Arquivos de imagem;
 volumes lógicos; partição/disco nativo exportado ou o quê? Posso  
 estar
 falando água, mas se disco é uma prioridade para você, por que  
 não tentar
 exportar a controladora diretamente para a domU?

Lvm chamando com ioemu.

Exportar a controladora êh uma coisa que não tinha passado pela  
cabeça porém tem que analisar a viabilidade.



 - o desempenho de I/O também pode depender de quantas máquinas  
 você está
 virtualizando simultaneamente

Com certeza, mas nos meus testes foi sem concorrencia.


 e até mesmo de coisas que o dom0 pode estar
 rodando (às vezes desnecessariamente)

Com certeza ate mesmo stress do dom0 para gerenciar as máquinas  
virtuais.
Para isso existe umas tr




 2009/5/3 Matheus Cucoloto matheuscucol...@gmail.com

 Pessoal, aos que tiverem trabalhando com Freebsd sob Xen

 A taxa de io de disco de vcs é aceitavel???

 Estou com um FreeBSD 7.1 como domU e rodo um cp -Rp ports ports.teste
 e minha taxa de transferencia nao ultrapassa os 10mb. Essa info eu
 pego do iostat -c 1 1.

 Existe algum macete para que a performance do Freebsd em xen seja  
 superior?

 Tenho varios servidores xen (inclusive citrix xen) com hardwares
 diferentes e obtenho sempre o mesmo resultado no que se refere a
 disco.

 Abraços

 --
 Matheus Cucoloto
 System Admin.
 Net Admin.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 -- 
 Eduardo Costa Lisboa
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] IO de disco com FreeBSD em DomU no Xen.

2009-05-03 Por tôpico Matheuscucoloto
Opa, êh verdade, vou roda um 7.0 para ver o resultado.


Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 03/05/2009, às 20:41, Thiago Damas tda...@gmail.com escreveu:

  Tem um bug no freebsd 7.1 com certas controladoras scsi; tens como
 tentar reproduzir o teste no 7.1-stable ou 7.0?


 2009/5/3 Matheuscucoloto matheuscucol...@gmail.com:


 
 Matheus Cucoloto
 Network System Administration
 Unix Expertise
 Voip Expertise

 Fone: +55 (44) 99216200

 ***Enviado de meu iPhone

 Em 03/05/2009, às 20:01, Eduardo Costa Lisboa
 eduardo.lis...@gmail.com escreveu:

 Não tem muito a ver com FreeBSD o que vou falar, mas vamos lá:

 - sua máquina é virtualizada (assistida por hardware) ou paravir 
 tual
 izada
 (assistida por software)?

 Não vi ainda freebsd para virtualidado.



 - o que você usa como disco/partição para sua máquina?
 Arquivos de imagem;
 volumes lógicos; partição/disco nativo exportado ou o quê? Posso
 estar
 falando água, mas se disco é uma prioridade para você, por que
 não tentar
 exportar a controladora diretamente para a domU?

 Lvm chamando com ioemu.

 Exportar a controladora êh uma coisa que não tinha passado pela
 cabeça porém tem que analisar a viabilidade.



 - o desempenho de I/O também pode depender de quantas máquinas
 você está
 virtualizando simultaneamente

 Com certeza, mas nos meus testes foi sem concorrencia.


 e até mesmo de coisas que o dom0 pode estar
 rodando (às vezes desnecessariamente)

 Com certeza ate mesmo stress do dom0 para gerenciar as máquinas
 virtuais.
 Para isso existe umas tr




 2009/5/3 Matheus Cucoloto matheuscucol...@gmail.com

 Pessoal, aos que tiverem trabalhando com Freebsd sob Xen

 A taxa de io de disco de vcs é aceitavel???

 Estou com um FreeBSD 7.1 como domU e rodo um cp -Rp ports  
 ports.teste
 e minha taxa de transferencia nao ultrapassa os 10mb. Essa info eu
 pego do iostat -c 1 1.

 Existe algum macete para que a performance do Freebsd em xen seja
 superior?

 Tenho varios servidores xen (inclusive citrix xen) com hardwares
 diferentes e obtenho sempre o mesmo resultado no que se refere a
 disco.

 Abraços

 --
 Matheus Cucoloto
 System Admin.
 Net Admin.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 Eduardo Costa Lisboa
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Virtualização

2009-04-06 Por tôpico Matheuscucoloto
Mesmo sendo 64bits ele roda máquinas 32bits


Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 06/04/2009, às 10:19, Flávio Barros flaviobar...@gmail.com  
escreveu:

 Estou vendo no site (
 http://www.citrix.com/English/ps2/products/feature.asp?contentID=1686939 
 )
 apenas para *64-bit. Tem para **32-bit* ?

 Abraços e muito obrigado pelas respostas.



 2009/4/6 Leandro Keffer keffer...@gmail.com

 Xen sem duvidas : D

 2009/4/6 Eduardo Costa Lisboa eduardo.lis...@gmail.com

 2009/4/2 Flávio Barros flaviobar...@gmail.com

 Pessoal, bom dia a todos.
 Aqui na empresa estamos pesando em virtualizar o nossos servidores
 (banco
 de
 dados, DNS, DHCP, etc.).
 Qual tecnologia você acham mais confiável ? Xen ou Vmware ?


 Eu  iria de Xen sem dúvida. Estou usando aqui no trabalho e func 
 iona
 muito
 bem.



 Levem em consideração o hardware a ser utilizado, facilidade de
 operação
 e
 manutenção,  estabilidade, licença, etc.


 Aqui temos máquinas com suporte a virtualização e sem suporte. E 
 , neste
 caso, o desempenho do Xen na paravirtualização tem sido muito bo 
 m, de
 maneira que não há tanta diferença.

 Quanto ao licenciamento, se não me engano o Xen agora está dispo 
 nível
 gratuitamente em sua versão enterprise.




 --
 Desde já agradeço,
 +++
 Flávio de Oliveira Barros
 Manaus - Amazonas - Brasil

 Copiar é bom!
 Seja Legal
 Use Software Livre
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 Eduardo Costa Lisboa
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 -- 
 Desde já agradeço,
 +++
 Flávio de Oliveira Barros
 Manaus - Amazonas - Brasil

 Copiar é bom!
 Seja Legal
 Use Software Livre
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Duvida sobre xen ?

2009-03-28 Por tôpico Matheuscucoloto
No HP ML 360 com placa raid on board hp smartarray i200.

Em raid 0 consegui taxa de 9mb. Sem raid ou con raid 1 foi para 6mb



Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 28/03/2009, às 08:30, Ari Arantes Filho a...@dd.com.br escreveu:

 Matheus,
 Qual a configuração da máquina que teve problemas de performance  
 com o
 FreeBSD acessando o RAID?

 []s,

 Ari


 2009/3/27 Matheus Cucoloto matheuscucol...@gmail.com

 Estou rodando varias maquinas com freeBSD em domU (HVM).

 Até foi uma solução muito boa para resolver problemas de IO (O fre 
 eBSD
 não tinha boa performance acessando diretamente a controladora RAID
 que esta em um server. Tinha taxas de 6MB por segundo, virtualizada
 consigo 55MB, debian como dom0).

 O Unico problema que encontrei é da limitação de CPUS virtuais qu 
 e o
 FreeBSD suporta, quando levando uma HVM com mais de 3 processadores
 ele da core dump no kernel.

 Porem rodando com 2 cpus virtuais estou muuuito contente.

 Reduzi muitos problemas de hardware com o xen.

 A citrix liberou o Xen Server Enterprise, hoje ele é free, é uma o 
 tima
 solução para não ficar editando textos.

 A moça da citrix(ela ligou para mim, são muito atensiosos) disse  
 que
 só irão cobrar agora a parte HA do projeto e suporte a cliente.

 Nessa versão Free até o live motion está incluso, mas para funcio 
 nar
 precisa de uma SAN.

 Bom, to engatinhando na parada, mas ja tive muitos bons resultados.

 Estou aberto para trocar ideias.

 Abraços
 2009/3/27 diogo diogo1...@gmail.com:
 uma maquina em hvm no xen roda melhor do que no vmware ?

 uma maquina windows virtualizada no xen nao precisa fazer alter 
 ação
 nenhuma
 né ?


 att diogo







 - Original Message -
 From: Eduardo Costa Lisboa eduardo.lis...@gmail.com
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Sent: Friday, March 27, 2009 5:07 PM
 Subject: Re: [FUG-BR] Duvida sobre xen ?


 Se você for usar virtualização assistida por hardware (HVM), não 
  precisa
 mudar nada. Agora, se for instalar uma máquina paravirtual (isto 
  é, sem
 suporte a virtualização por hardware), precisará de um kernel de
 instalação
 do FreeBSD com suporte a Xen; no caso, preparado para rodar como  
 um domU.



 2009/3/26 diogo diogo1...@gmail.com

 Prezados amigos to montando um servidor linux com xen para rodar
 servidores
 virtuais com bsd .. a pergunta q eu faço no sistema guest no c 
 aso o
 freebsd
 preciso fazer alguma alteração no kernel ?




 att diogo



 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 Eduardo Costa Lisboa
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 Matheus Cucoloto
 System Admin.
 Net Admin.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Quagga Freebsd e multiplas rotas para um mesmo destino

2009-03-06 Por tôpico Matheuscucoloto
Então patrick nossos testes com o openbgp foram bastante instáveis.

Mas meu explica sobre esse ambiente que vc comentou.

Vc está fazendo o round robin com pf e route-to, e além disso esta  
usando a nova feature de múltiplas tabelas de roteamento?

E como que vc trata as rotas para o mesmo destino.

Ex o neighbor êh o 192.168.100.1 mas ele está acessível atraves do  
10.1.1.1 e 10.2.2.1 e 10.3.3.1 .

Resenha um pouco para mim como ficou a sua estrutura.

Abraços


Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 06/03/2009, às 10:46, Patrick Tracanelli  
eks...@freebsdbrasil.com.br escreveu:

 Matheus Cucoloto escreveu:
 Alguem me socorre por favor...
 Tenho um freeBSD com quagga rodando 100%
 Nele tenho varias sessoes...
 Tudo funciona perfeitamente
 Porem a necessidade que tenho agora esta me deixando de cabelo em  
 pé.
 A BRT não consegue me entregar um unico circuito de 120mb.
 Para isso ela ta me entregando 3 circuitos de 40mb, tudo dentro de  
 uma
 gigaethernet com 3 vlans.
 O problema é que vou levantar apenas uma sessao com a BRT ao inves 
  de
 levantar 3 sessoes. Ou seja usando loopback.
 Ai tenho que balancear o trafego de saida entre essas 3 vlans.
 Ai vem o problema...
 Se eu colocar no quagga 3 rotas estaticas (peer da brt) para o mesmo
 destino ele aceita (como qualquer ios), porem o quagga soh manda para
 o kernel do freebsd 1 unica rota.
 Com isso eu não tenho o round-robin (ou seja balanceamento de carg 
 a).
 E o FreeBSD também não suporta multiplas rotas para um mesmo dest 
 ino
 (no linux isso é possivel).
 Como eu posso resolver isso sem substituilo por um Linux.
 A dificuldade em substituir para linux é de que tenho um pf enorme 
  para migrar.
 EM resumo:
 Tenho 3 caminhos para chegar no neighbor da BRT e preciso que o
 FreeBSD consiga balancear isso.
 Exemplo: Para chegar no destinho 200.200.200.200
 Pode ser alcancado plor 100.100.100.1 ou 100.100.101.1 ou 100.100.102.1
 Abraços


 -- 
 Patrick Tracanelli

 FreeBSD Brasil LTDA.
 Tel.: (31) 3516-0800
 316...@sip.freebsdbrasil.com.br
 http://www.freebsdbrasil.com.br
 Long live Hanin Elias, Kim Deal!


 -- 
 Patrick Tracanelli

 FreeBSD Brasil LTDA.
 Tel.: (31) 3516-0800
 316...@sip.freebsdbrasil.com.br
 http://www.freebsdbrasil.com.br
 Long live Hanin Elias, Kim Deal!


 --070705060600040703050702
 Content-Type: message/rfc822;
name=[Treinamento FreeBSD Brasil] Bgp FreeBSD e Quagga.eml
 Content-Transfer-Encoding: 8bit
 Content-Disposition: inline;
filename*0=[Treinamento FreeBSD Brasil] Bgp FreeBSD e Quagga.eml

 Received: (qmail 97679 invoked by uid 89); 6 Mar 2009 10:43:24 -0300
 Delivered-To: freebsdbrasil.com.br-supo...@freebsdbrasil.com.br
 Received: (qmail 97670 invoked by uid 89); 6 Mar 2009 10:43:24 -0300
 Mailing-List: contacte treinamento-freebsd-h...@freebsdbrasil.com.br;
gerenciado pelo ezmlm
 Precedence: bulk
 X-No-Archive: yes
 List-Help: mailto:treinamento-freebsd-h...@freebsdbrasil.com.br
 List-Unsubscribe: 
 mailto:treinamento-freebsd-unsubscr...@freebsdbrasil.com.br 
 
 List-Subscribe: mailto:treinamento-freebsd-subscr...@freebsdbrasil.com.br 
 
 List-Post: mailto:treinamento-free...@freebsdbrasil.com.br
 Reply-To: treinamento-free...@freebsdbrasil.com.br
 Delivered-To: mailing list treinamento-free...@freebsdbrasil.com.br
 Received: (qmail 97664 invoked from network); 6 Mar 2009 10:43:24  
 -0300
 Message-ID: 49b1286a.3000...@freebsdbrasil.com.br
 Date: Fri, 06 Mar 2009 10:43:06 -0300
 From: Patrick Tracanelli eks...@freebsdbrasil.com.br
 Organization: FreeBSD Brasil LTDA
 User-Agent: Thunderbird 2.0.0.0 (X11/20070612)
 MIME-Version: 1.0
 To: treinamento-free...@freebsdbrasil.com.br
 References: cfa7b4880903060534n3a80a4c5udb4ec22c3f4a4...@mail.gmail.com 
 
 In-Reply-To: cfa7b4880903060534n3a80a4c5udb4ec22c3f4a4...@mail.gmail.com 
 
 Content-Type: text/plain; charset=ISO-8859-1; format=flowed
 Content-Transfer-Encoding: 8bit
 Subject: Re: [Treinamento FreeBSD Brasil] Bgp FreeBSD e Quagga

 Matheus Cucoloto escreveu:
 Alguem me socorre por favor...

 Tenho um freeBSD com quagga rodando 100%

 Nele tenho varias sessoes...

 Tudo funciona perfeitamente

 Porem a necessidade que tenho agora esta me deixando de cabelo em  
 pé.

 A BRT não consegue me entregar um unico circuito de 120mb.

 Para isso ela ta me entregando 3 circuitos de 40mb, tudo dentro de  
 uma
 gigaethernet com 3 vlans.

 O problema é que vou levantar apenas uma sessao com a BRT ao inves 
  de
 levantar 3 sessoes. Ou seja usando loopback.

 Ai tenho que balancear o trafego de saida entre essas 3 vlans.

 Ai vem o problema...

 Se eu colocar no quagga 3 rotas estaticas (peer da brt) para o mesmo
 destino ele aceita (como qualquer ios), porem o quagga soh manda para
 o ker
 ma sessao com a BRT ao inves de
 levantar 3 sessoes. Ou seja usando loopback.

 Ai tenho que balancear o trafego de saida entre 

Re: [FUG-BR] ibm db2 e freebsd

2009-02-26 Por tôpico Matheuscucoloto



Matheus Cucoloto
Network System Administration
Unix Expertise
Voip Expertise

Fone: +55 (44) 99216200

***Enviado de meu iPhone

Em 26/02/2009, às 22:08, Wanderson Tinti wander...@bsd.com.br  
escreveu:

 2009/2/26 Matheus Cucoloto





 Boa noite.
 Veja se esse link pode te ajudar, acredito que se trata justamente do
 que você está prescisando, apesar de não ter lido.

 http://www.khmere.com/writing/bsd_db2.html

 att
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Freebsd+Storage

2009-01-24 Por tôpico Matheuscucoloto


Matheus Cucoloto
Administrador de Sistemas
Unix expertise
Voip expertise

Enviado pelo meu Iphone.

No dia 23/01/2009, às 21:12, Eduardo Alvarenga eduardo.alvarenga@





 Para acessar a partição simultaneamento com escrita, você deve  
 usar algum
 filesystem que suporte locking em cluster.
 Veritas Volume Manager e Red Hat GFS são exemplos de FS que suportam
 clustering.



Zfs ê um filesystem que tem suporte a locking?

 Para ser sincero, se FreeBSD for a opção, recomendo usar iSCSI com N 
 ICs
 10gb, caso desempenho seja sua preocupação. HP, Dell, IBM, EMC, NetA 
 pp, etc
 não vão ser tão boazinhas e aceitar um FreeBSD tão facilmente...


 Abraço,

 -- 
 Eduardo Alvarenga
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Abracos
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Cacti+pluguins

2008-12-21 Por tôpico Matheuscucoloto
Que versao do cacti vc ta usando.

Uso muito cacti com pluguins e as falhas que tive sempre foram nas  
versoes antigas.


Matheus Cucoloto
Administrador de Sistemas
Unix expertise
Voip expertise

Enviado pelo meu Iphone.

No dia 21/12/2008, às 20:50, Alessandro de Souza Rocha etherlin...@gmail.co 
m escreveu:

 Gostaria de saber quem ja instalou cacti baseado no tutorial da  
 pagina da fug
 questao que toda vez que instalo normal funciona quando vou aplicar  
 o patch
 o cacti fica todo deformado e quando clica em qualquer opcao da erro.



 -- 
 Alessandro de Souza Rocha
 Administrador de Redes e Sistemas
 FreeBSD-BR User #117
 Long live FreeBSD

 Powered by 

  (__)
   \\\'',)
 \/  \ ^
 .\._/_)

 www.FreeBSD.org
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Freeradius + pppoe + MySQL no FreeBSD

2008-12-01 Por tôpico Matheuscucoloto
Tenho freebsd 7 com mpd e mysqld 1200 regras de ipfw com dummynet e  
600 conexoes simultaneas.

Alem disso todo o trafego pppoe passa por dentro de um openvpn 
(confusao que nao da para explicar)

  horario de pico trafegam 40mb e o uso dos recursos da maquina ficam  
entre 60 a 80%(processador) em um core2duo

Tive muitos problemas com a falta de sincronia entre radius SO e mpd,  
porem hj posso dizer qie estamos muito estaveis.

Nada de mais foi feito, apenas tunnings padroes de sysctl e kernel.

Este ambiente sera migrado para um hp xeon para atender mais de 1500  
conexoea( esperamos ).

Estou a disposicao para trocar infos.

Abracos.

Matheus Cucoloto
Administrador de Sistemas
Unix expertise
Voip expertise

Enviado pelo meu Iphone.

No dia 01/12/2008, às 15:27, João Paulo Just [EMAIL PROTECTED]  
escreveu:

 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1

 Marcilio Almeida de Moura wrote:
 | Bom dia a todos, gostaria de saber a experiencia de voces com este
 | ambiente, Freeradius + pppoe + MySQL. Atualmente tenho em produção 
  um
 | Linux e não esta aguentando, o load da máquina fica em torno de 15 
  25
 | em uma máquina IBM 3655X 4GB de RAM processador XEON, a media de
 | conexões fica em torno de 350 usuarios, gostaria de migrar para o
 | FreeBSD e para isso saber se alguem possui um abmbiente parecido.

 Aqui rodo FreeBSD 7.0+mpd5 (PPPoE)+MySQL+Squid (50 GB de
 cache)+Apache+ntpd+dummynet+bind9 em um Core 2 Quad 2,4 GHz com 4 GB  
 de
 RAM. O top -S me mostra isso:

 CPU states:  1.7% user,  0.0% nice,  0.8% system,  0.6% interrupt,  
 96.9%
 idle

 Porém, estou tendo um problema com o dummynet e o mpd5. De vez em
 quando, o uso de CPU dos dois sobe pra 100% e o PPPoE pára. Tenho que
 alterar o NICE dos dois processos pra menos que 0 e reiniciar a máqu 
 ina.
 Já procurei de tudo e ainda não descobri o problema. :(

 - --
 João Paulo Just
 Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
 http://www.justsoft.com.br/
 - --
 Feira de Santana, BA, Brasil.
 +55 75 8104 8473
 Blog: http://just.rg3.net/
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

 iD8DBQFJNB6NXL+vuN2d7ZwRAosAAJ4nK+gtkqOIQ1zVs+7sPyB5qLfhbQCfRfy2
 kxMDfea6MGSRNAqPPcpqcRY=
 =CBt3
 -END PGP SIGNATURE-
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Hp dl 160 e teclado

2008-11-17 Por tôpico Matheuscucoloto
Galera, tenho um hp dl160 e depois de carregar o kernel o teclado para  
de responder, isso no free 6.4 e no 7.

Teclado ps2

O que devo fazer para resolver isso?

Abracos

Matheus Cucoloto
Administrador de Sistemas
Unix expertise
Voip expertise

Enviado pelo meu Iphone.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] Gateway N pinga HOST MAS HOST PINGA GATEWAY

2008-10-18 Por tôpico Matheuscucoloto
Mascara de rede

Matheus Cucoloto
Administrador de Sistemas
Voip expertise

Enviado pelo meu Iphone


No dia 18/10/2008, às 19:26, Luis [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 alguem sabe pq n consigo pinga do servidor para os cliente conectado?
 um exemplo
 7.2.1.1 é o IP do SERVIDOR TEM DHCP instalado

 roteador# ping 7.2.1.1

 PING 7.2.1.1(7.2.1.1): 56 data bytes
 64 bytes from 7.2.1.1: icmp_seq=0 ttl=64 time=3.590 ms
 64 bytes from 7.2.1.1: icmp_seq=1 ttl=64 time=0.977 ms
 64 bytes from 7.2.1.1: icmp_seq=2 ttl=64 time=1.730 ms
 64 bytes from 7.2.1.1: icmp_seq=3 ttl=64 time=0.961 ms
 roteador# ping 7.2.1.2
 PING 7.2.1.2 (7.2.1.2): 56 data bytes

 ele simplesmente n econtra e as maquina cliente tao conectadas  
 recebendo ip
 por dhcp navegando na internet normal mas o servidor n consegui  
 pinga elas
 oque pode esta acontecendo?
 obrigado a todos.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: abuso de segurança =/

2008-06-14 Por tôpico Matheuscucoloto
Forca o arp

Enviado a partir do meu iPhone

No dia 14/06/2008, às 14:47, FreeBSD - DR2 [EMAIL PROTECTED]  
escreveu:

 Não seria mais fácil autenticar o usuário e dar permissões para  
 um ou outro
 grupo ??
 Bloqueia todo tráfego http no Firewall liberando apenas a passagem
 obrigatória pelo Proxy autenticado.
 Se o usuário alterar o Proxy no browser para passar direto não vai p 
 assar
 pelo bloqueio. Vai ser obrigado a usar o Proxy mesmo.

 Pode ser que resolva seu problema ..

 -Mensagem original-
 De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]  
 Em nome
 de Marcus Vinicius
 Enviada em: sexta-feira, 13 de junho de 2008 22:31
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: [FUG-BR] abuso de segurança =/

 Galera, sei q a lista eh d bsd, este email eh apenas em prol da  
 segurança.
 (fato ocorrido em um cliente) bloqueio determinados usuarios por ips  
 com
 squid, o problema eh q depois da hora de trab eles trocam o ips  
 pelos ips da
 diretoria que nao tem restricoes obviamente. o problema eh que eles  
 sao
 administradores locais em uma rede workgroup..eu sei.. uma m! mas  
 ainda
 assim eu poderia restringilos? estou sedento por isso  ; )

 -- 
 LPCI-1
 IronPort Certified (ICSP)
 hacking is very good x )
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd