O Linux Professional Institute (LPI) e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP assinam hoje, dia 9 de Março de 2010, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, um novo protocolo para prosseguir a concretização da iniciativa “Academias TIC no Ensino Superior” iniciada em 2007. Este protocolo tem por objectivo fomentar junto de instituições de ensino superior novas oportunidades de formação profissionalizante e certificação em tecnologias Open Source.

Nos contratos académicos a estabelecer no âmbito deste acordo está igualmente prevista a utilização gratuita do sistema LPI e condições facilitadas para a formação e certificação de formadores e formandos. Para Diogo Rebelo, Director-Geral da DRI – Master Affiliate do LPI em Portugal, “este protocolo não só vai permitir à comunidade universitária adquirir e certificar os seus conhecimento em Linux, como vai também contribuir decisivamente para o desenvolvimento e consolidação da tecnologia “Open Source” em Portugal.”

Para Luis Magalhães, Presidente da UMIC, “com a adesão da LPI às Academias TIC no Ensino Superior promovidas pela UMIC, estas academias passam a poder dar formação e certificação de competências em importantes áreas das tecnologias de software de código aberto e software livre, as quais têm tido uma procura crescente tanto no mercado privado como público.”

Além deste acordo, um outro protocolo será assinado entre a UMIC e a empresa SAS Portugal, permitindo às Academias TIC no Ensino Superior conferirem formação e certificação em tecnologias de gestão e análise de negócio, uma área inovadora e caracterizada por uma procura crescente no mercado de trabalho.

A propósito dos dois protocolos, Luis Magalhães, Presidente da UMIC afirma que “estas parcerias demonstram mais uma vez a disponibilidade das empresas portuguesas para contribuírem para novas iniciativas de formação com o objectivo de melhorar a competitividade e produtividade do nosso tecido empresarial.”

As Academias TIC no Ensino Superior visam a formação profissionalizante em TIC e a correspondente certificação internacionalmente reconhecida, junto a universidades e politécnicos, com base em programas de formação preparados por empresas de relevância internacional. As duas entidades que agora assinam com a UMIC protocolos de adesão às Academias TIC no Ensino Superior juntam-se às quatro que já tinham aderido anteriormente a esta iniciativa da UMIC: Microsoft (30 de Novembro de 2007), Cisco Systems Inc (9 de Maio de 2008), Sun Microsystems (18 de Maio de 2009) e SAP (14 de Setembro de 2009).

--
Tiago Pereira
Tlm: +351 93 934 80 72
--
DRI - Open Solutions for Open Minds
www.dri.pt


O conteúdo desta mensagem é confidencial. A sua divulgação carece de 
autorização do remetente. / The content of this message is confidential.
Its use requires authorization from the sender.

_______________________________________________
sw_livre mailing list
[email protected]
http://softwarelivre.gov.pt:8080/mailman/listinfo/sw_livre

Responder a