Refinando um pouco, a minha sugestão é:

motorway    - rodovias duplicadas
trunk           - rodovias federais pavimentadas não duplicadas, mas
com acostamento
primary       - rodovias não federais pavimentadas não duplicadas, mas
com acostamento
                  - outras rodovias federais
secondary   - rodovias não federais pavimentadas, mas sem acostamento
tertiary        - outras rodovias não federais
unclassified - outras estradas

   A única diferença disso para o wiki é que as rodovias federais
virariam trunk apesar de não serem duplicadas; confome eu indiquei, é
mais ou menos isso que é usado em outros lugares também.

   Eu acho que essa é uma classificação fácil de seguir, mas gostaria
de ver outras sugestões de como seria a identificação de cada uma das
classes.

   László