Oioi,

2009/10/13 Maira <gro...@catdevrandom.com>

> Olá de novo,
>
> que bom saber que tem mais gente aqui que se interessa em criar
> informações de transportes no OSM! Acho que já somos um número
> suficiente para começarmos a nos organizar e vejo com muito bons olhos
> a ideia de termos o nosso Öpnvkarte também!
>
> Algumas coisas:
>
> 1) Página no Wiki
>
> O que acham de começarmos criando uma página no Wiki do OSM para
> tentarmos centralizar as recomendações de como adicionar informações
> sobre transportes públicos ao OSM? Algo como
> [...]

Pode criar a página que eu ajudo a populá-la.

> [...]
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Buses
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:PeterIto/Stop_Place
>
> Apesar de ainda ser uma proposta, creio que o último link é o que
> apresenta a solução mais bem pensada, e penso que poderíamos recomendar
> que essa seja a solução adotada no Brasil. Se entendi corretamente, a
> ideia é que, no caso de paradas de ônibus simples, seja usado
> highway=stopping_point na via, highway=bus_stop no local onde os
> passageiros esperam, e uma relation to tipo site=bus_stop para conectar
> uma à outra. Confere? Acham que é uma solução viável?

Pois é. Eu gosto da simplicidade do highway=bus_stop no node da via quando a
via é de mão-única (maioria absoluta aqui no Rio) e do lado quando é de
mão-dupla. Vou ler com calma a proposta antes de opinar sobre ela, depois
mando outro email sobre.

> [...]
> Brasília é uma coisa de louco. Temos por volta de mil linhas de ônibus
> [1], sem exageros. Uma aberração criada pela falta de planejamento e de
> integração tarifária, que, espero, vai ser corrigida cedo ou tarde.
> Como um mapa de visualização dessas rotas iria aparecer, eu não
> sei... Talvez algo não muito útil para quem quer informações sobre os
> ônibus. Imagino que seria muito mais fácil ter as informações de
> rotas específicas, em resultados de buscas feitas pelo usuário,
> mostradas como uma camada em cima de um mapa.

Faz sentido. Aqui no Rio, também é assim. [3]

> [...]
> feed GTFS, como um conjunto de paradas de ônibus em uma determinada
> ordem. As paradas de ônibus são identificadas por meio de latitude
> e longitude e por um identificador único, e podem também ter um
> nome por extenso. Usando um identificador único no GTFS que seja
> relacionado com um identificador único na tag que identifica a parada
> no GTFS fica fácil fazer a ligação entre uma coisa e outra.
>
> Além do problema dessa redundância, tem também o de atualizar as
> informações das linhas. Acredito que seria mais efetivo fazer
> atualizações sobre as linhas em um arquivo GTFS do que no OSM.

Pode ser, mas também não vejo problema em inserir os dados diretamente no
OSM. Digo, eles não são renderizados por padrão, então seria o caso de
simplesmente fazer uma renderização personalizada, ou nem isso (por exemplo,
a renderização sobrecamadas do browser de relation no próprio site do
OpenStreetMap). Poderia ser algo bem simples num primeiro momento.

> [...]
> numa maneira de identificar as paradas de ônibus de maneira única, para
> facilitar caso os dados sejam exportados para um arquivo GTFS, por
> exemplo. A primeira coisa que me vem à cabeça é incluir a sigla do
> estado + identificador para o município, seguido de uma sequência
> numérica única para o município (DF-0001-00001?). Dessa forma de
> repente ficaria mais fácil evitar identificadores repetidos. Que acham?
> Faz sentido querer ter identificadores únicos? Alguma cidade do Brasil
> já adota um id único para as paradas de ônibus, vocês sabem?

Aqui no Rio, eu cheguei a ver no Google Transit (exemplo [4]); embora o
Google mencione que os dados são de origem da Fetranspor [5], a federação de
empresas de ônibus daqui do Rio, não pude encontrar essa informação no site
deles.

[]s

> Bom, já falei demais para um email só :) Aguardo opiniões e críticas.
>
> Abraços,
> Maira
>
> [1]
> http://www.dftrans.df.gov.br/portal/page/portal/DFTRANS/DFTRANS_TRANSPORTE
>
> [2] http://code.google.com/transit/spec/transit_feed_specification.html

[3] http://rioonibus.com/guia_de_itinerarios/index.asp

[4]
http://www.google.com.br/maps?ie=UTF8&f=d&dirflg=r&saddr=avenida+rio+branco%2C+124&daddr=rua+pedro+am%C3%A9rico%2C+116&ttype=dep&date=13%2F10%2F09&time=17%3A08

[5] http://www.fetranspor.com.br/

Arlindo Saraiva Pereira Jr.

Bacharelando em Sistemas de Informação - UNIRIO - uniriotec.br
Consultor de Software Livre da Uniriotec Consultoria - uniriotec.com

Acadêmico: arlindo.pere...@uniriotec.br
Profissional: arlindo.pere...@uniriotec.com
Geral: cont...@arlindopereira.com
Tel.: +5521 92504072