Provavelmente não é a projeção, que não faz muita diferença em áreas
pequenas. É mais provável que seja o Datum. O OSM deve usar WGS-84, que
é compatível com o SIRGAS-2000 (o padrão brasileiro atual recomendado
pelo IBGE), mas se ele estiver em SAD-69 (o padrão anterior) ou algum
outro, haverá um deslocamento. O shapefile não armazena o Datum. Tem que
saber qual é e fazer as transformações necessárias. Uma opção é amarrar
alguns pontos com GPS, para corrigir os dados. Um software (livre) que
pode ser usado para isso é o gvSIG (http://www.gvsig.org/web/).

Flávio Bello Fialho
Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho
be...@cnpuv.embrapa.br