Oi Guilherme,

Esta é a parte "chata" do OpenStreetMap. É um projeto que toma muito cuidado
com as fontes, para garantir que não haja problemas de licenças no futuro
que possam impedir o uso dos dados para qualquer fim.

Isto pode ser um pouco frustante para um iniciante, mas você pode utilizar
as imagens do Yahoo, que aparecem automaticamente no Potlach, o editor web
do OSM. O Yahoo liberou o OpenStreetMap para usar as suas imagens.

Caso as imagens sejam de pouca resolução para a sua região, há outras
opções:

a) usar o seu aparelho GPS para gravar trilhas e importar para o mapa;
b) mapear utilizando as imagens do satélite CBERS-2B.

A segunda opção é um pouco mais complicada, mas podemos te ajudar com isso.

Aqui você pode encontrar um mapa roteável do Brasil para download:
http://garmin.na1400.info/routable.php

Abraços,
Vitor