Rodrigo
Eu elaborei um tutorial adotando como área de estudo o estado de SP e
postei em
https://sites.google.com/site/arletemeneguette/home/tutoriais/Importacao_Bases_Cartograficas_IBGE_no_SPRING_editado.pdf?attredirects=0&d=1
O mesmo procedimento pode ser adotado para importar arquivos SHP de
outros estados, mas será necessário criar projetos específicos com
retângulos envolventes para cada estado. Outra alternativa é fazer o
mesmo para o Brasil todo e incluir todos os estados da federação no
banco de dados.
Se precisar de mais alguns detalhamento estou a disposição.
Arlete