Bem vindo, Renato.

Entendo que tudo que é novo, no início, pode parecer meio confuso.
Mas, não se preocupe não, pois essa confusão faz parte natural do processo de
aprendizagem.

Dessa forma, eu aconselho que você comece por uma cidade pequena, que não tenha
traçados ou poucas informações, bem como,  que tenha imagens do Bing.
Comece traçando todas as vias (roads), fazendo as devidas interseções entre
elas e adicionado os sentidos das mãos (quando puder).

Depois vá até o site do IBGE em
"ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_estatisticos/censo_2007/mapa_urbano_estatistico/";
 abaixe os respectivos mapas dessa cidade para você aproveitar os nomes das
vias para inserir no OSM, assim como outros POI's.
Também, você pode explorar as imagens de satélite dessa cidade ao máximo,
podendo inserir outros dados claramente observáveis tais como dados de: pontes,
rios, vegetação, linhas férreas, lagoas, cemitérios, campos de futebol, praças,
viadutos etc...

Não se pode esquecer, também, que sua experiencia no tracksource é altamente
válida no OSM, uma vez que você já deve está bem familiarizado com a coleta de
dados no local e a geração de tracks, arquivos GPXs, aquisições de POIs, etc...

Com o tempo, você entenderá quais os objetos no mapas são independentes e quais
possuem interdependências com outros elementos, e, dessa forma,  você se
sentirá mais confiante para fazer alterações em mapas mais complexos.

abraços,