Lista,
  fui procurar como mapear imobiliária e encontrei o link abaixo

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/Estate_Agent

  com um discussão que já passava pela minha cabeça a algum tempo. Por que
o OSM não utiliza uma tag simples (class, object etc) - e obrigatória para
todos - para determinar qual o objeto em questão e complementa a informação
com os parâmetros pertinentes?

  Imobiliária é shop? É office? O que importa? Me importa que é uma
imobiliária.

  Ex: class=agent_state, office=yes
        class=highway, type=tertiary
        class=hospital
        class=unknow

  Uma pet shop que presta serviços? Poderia ter service=yes.

  Se eu quisesse localizar e renderizar somente os hospitais, imobiliarias,
caminhos etc, me parece mais fácil. Ou não? Já houve alguma discussão desse
tipo? Alguma justificativa para ter sido criado do jeito que está? Talvez
esteja me fugindo algum exemplo, onde poderia englobar várias classes ao
mesmo tempo.

[]s,
  Eduardo Medeiros