Isso varia um pouco por aplicação. O Nominatim (serviço de geocoding
usado pelo OSRM) extrai o ponto central de polígonos e trata esse
ponto tal como outros objetos "equivalentes" mapeados como pontos.
Assim, tanto polígonos como pontos com a tag shop=mall viram uma única
coordenada e vão parar na mesma categoria de POIs no banco de dados do
Nominatim. O OsmAnd faz algo "praticamente" igual (mas é online), e o
MapFactor Navigator (que eu uso porque é offline) também.
"Praticamente" porque não testei todas as possibilidades, mas todas as
que eu testei funcionaram da mesma forma. No MapFactor eu achei uma ou
outra diferença em objetos menos procurados (ex.: lagos, que não são
retornados na busca), mas isso é em parte porque o MapFactor é menos
usado (então tem menos gente apontando os erros na lógica dos
desenvolvedores).

O geocoding tende a não dar certo quanto o desenvolvedor (que
raramente é um mapeador) não mapeou o tempo suficiente (porque ele
desenvolve, não mapeia) nem leu o wiki com cuidado (é um wiki extenso
afinal, prova disso é a longa lista de mais de 600 traduções em que
estamos trabalhando agora) pra perceber que a comunidade do OSM:
- tende a aprovar tags que podem ser combinadas livremente (os valores
da tag é que são não-combináveis no mesmo objeto)
- tende a aprovar tags que possam ser filtradas com lógica positiva
(ex.: considerar que lojas são todos os objetos com a tag "shop" sem
inventar de excluir as que têm também a tag "landuse")
- burla essas duas regras de vez em quando e não avisa ninguém :P

E que também o time do JOSM identifica o que é combinável e o que não
é e organiza tudo num sistema de menus, onde coisas em menus
diferentes geralmente são combináveis, e coisas no mesmo menu não.
(Ainda assim, em uma ou outra situação é necessário pensar um pouco
pra saber qual a combinação certa de elementos cartográficos e tags, e
às vezes simplesmente testar e ver qual o efeito nas ferramentas.)

Exemplo: como mapear um estacionamento debaixo de um hospital? Tanto
hospital quanto estacionamento usam a tag "amenity", cada um com um
valor diferente. Você não pode atribuir duas tags "amenity" ao mesmo
objeto, o sistema não deixa. A solução da comunidade foi mapear as
entradas do estacionamento com "amenity=parking_entrance" (ao invés do
polígono do prédio com "amenity=parking") e atribuir às entradas
outras tags de estacionamento como name, fee, etc., e desde então,
esse passou a ser o estilo preferível para estacionamentos combinados
com edifícios (inclusive em shoppings). Mas ninguém explicou isso
direito no wiki. Por ser algo meio difícil de achar, um desenvolvedor
dando uma rápida olhada na sua cidade pode acabar esquecendo de
incluir os objetos com "amenity=parking_entrance" na lista de
estacionamentos do seu aplicativo de GPS.

Exemplo: as tags landuse e building raríssimas vezes são combináveis
no mesmo objeto. Talvez seriam se alguém plantasse grama no terraço de
um edifício, mas mesmo assim a combinação seria meio questionável. Um
desenvolvedor pode ser dar conta disso, pensar que essa combinação é
impossível, e com isso (talvez até sem querer) não incluir na sua
lista de edifícios aqueles que têm a tag landuse, ou talvez não os
desenhar no mapa como edifícios. Já building e amenity costumam ser
combináveis, mas parece que a equipe do Mapnik (o sistema que
renderiza o mapa do OSM no site principal) não previu a combinação
quando amenity=parking: o resultado fica ilegível.

Essas coisas "vão se ajeitando" com o tempo. Um dia alguém faz um
programa que "conserta" tudo automaticamente, ou então simplemente uma
prática cai em desuso e ninguém mais dá suporte a ela. Os aplicativos
também vão melhorando à medida que mais desses casos vão sendo
reportados aos desenvolvedores.