Ha tempos que quero fazer um tutorial sobre cada editor, mas nunca
consigo tempo. Se voce for aprender o editor, algo que pode fazer eh
anotar as suas principais duvidas e descobertas, nem que seja assim,
num documento de texto solto, pra ajudar a fazer um tutorial que
resolva mais duvidas de uma vez soh.

Recomendo usar o JOSM em portugues de portugal, a traducao estah bem
completa. Ou em ingles mesmo, daih fica mais facil voce navegar no
wiki em ingles mais tarde.

Vou dar uma olhada nessa questao das placas, mas nao espere
consistencia absoluta entre plugins e visualizacoes feitas por autores
diferentes. :P