Também não gosto. Mas pra resolver isso no JOSM, basta pesquisar por

oneway=-1

e depois apertar a tecla "R" para reverter a ordem dos pontos (a
direção "lógica") da linha. A direção da via fica igual, e o JOSM
automaticamente altera o valor dessa tag e de outras que também são
direcionais. Como às vezes há mais de 1 tag a ser alterada, o JOSM
pede para confirmar caso a caso (mas daí é só clicar várias vezes no
mesmo botão até terminar :P de preferência, é bom olhar um por um pra
ver se o JOSM não faz alguma besteira).