Hm eu baixei direto do Google Play. Não sei se é opensource.

Eu nunca usei ele pra calcular rotas, mas acho que vi essa função
disponível em algum dos menus (e também não sei qual o backend).
Certamente ele não substitui um navegador (que recalcula a rota quando
se sai dela). Eu uso mais para organizar a rota que eu vou fazer
(geralmente à pé ou com transporte público), e também porque às vezes
eu excedo o limite de pontos do Google Maps (apenas 100).