Eis o que me veio à cabeça nesse momento, mas podem vir mais coisas depois:
1. Sem maxspeed=* ou lanes=* nas vias mais importantes (secondary,
primary, trunk e motorway)
2. highway=path sem surface=* e sem tags de acesso: foot=*, bicycle=*
3. highway=cycleway sem surface=* e sem tag de acesso: foot=*
4. highway=service sem service=*
5. highway=track sem surface=* e sem tracktype=*
6. Se eu estivesse fazendo esse validador, também testaria a ausência
da tag wheelchair=* nas highways, mas sei que quase ninguém está
mapeando pensando em acessibilidade ainda
7. Relações com type=boundary, boundary=administrative e
admin_level=2/4/8 sem um membro admin_centre
8. route=ferry sem duration=*
9. junction=roundabout em uma via com um nó que contém highway=stop ou
highway=traffic_signals
10. junction=roundabout numa sequência de caminhos não-fechada
11. Highways (exceto highway=pedestrian com area=yes) que compartilham
2 ou mais nós consecutivos com vias que são terrenos
(http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Refer%C3%AAncia#Terrenos)
(considerar multipolígonos também)
12. Tag name contendo o caractere hífen (-) ou barra (/) ou dois
pontos (:) (a sugestão é usar a tag alt_name e não colocar tudo no
nome)
13. Para corrigir 90% dos problemas significativos de roteamento no
mapa, testar se em cruzamentos com vias separadas há restrições de
conversão à esquerda; o teste alertaria:
- num nó que participa de 2 ou mais vias (exceto se forem exatamente 2
vias e o nó for um dos extremos em ambas)
- que esteja ligado a uma
highway=tertiary/secondary/primary/trunk/motorway com oneway=yes e que
não é membro "from" de uma relação type=restriction com
restriction=no_left_turn/only_turn/right/only_straight_on e com membro
"via" igual ao nó do cruzamento em questão

Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409