Eh, também já passei por isso... quando uma área não está sendo reconhecida
como tal é porque com certeza um nó está desconectado, e geralmente quando
isso acontece os dois nós desconectados ficam exatamente sobrepostos,
dificultando a identificação.
Ainda estou aprendendo com o JOSM, mas para facilitar eu habilito alguns
recursos do editor:
Nas preferências >> configurações de tela >> aba Dados OSM habilito a opção
"desenhar número de sequência dos elementos", que vai numerar os segmentos
de um caminho. Seguindo a sequência de segmentos fica mais fácil detectar
onde está faltando.
Ao tentar enviar, caso tenha um nó sobreposto aparecerá a mensagem de erro
"nós duplicados", que podem ser conferidos na camada "erros de validação" e
na seção Resultados da validação, destacando o nó problemático. Em versões
anteriores do JOSM o recurso "aproximar no problema" dava um zoom no erro,
mas pelo menos comigo na versão 6502 não funciona.

*Edil Queiroz de Araujo*
Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas <http://projetorgm.com.br/>