Fazendo survey, você pode usar um celular e vários apps que te dizem a
inclinação do aparelho. Daí é só fazer o celular ficar paralelo ao
chão.

Você também poderia fazer isso com o Street View e um gabarito (só tem
que apontar a câmera pra esquerda ou pra direita formando 90 graus com
a rua). A medição não seria muito precisa mas já seria suficiente.

Um detalhe é que quase nenhuma rua aqui em Porto Alegre tem a tag
incline. A MapQuest só pode estar usando os dados de altitude da NASA,
os mesmos que o OpenCycleMap usa pra desenhar as curvas de nível. E
nesse caso, medir a inclinação é meio que secundário (pra não dizer
perda de tempo). Essa abordagem já foi citada algumas vezes na
comunidade internacional. Uma imagem de relevo tem muito mais
informações sobre a inclinação do que uma tag com um valor "médio e
aproximado" poderia ter, mesmo ao longo de uma única quadra.