Olá,

Eu acho bom que exista a petição para chamar a atenção para o problema e
mostrar que há gente insatisfeita. Mas a petição por si só não resolverá
nada mesmo.

A base do CEP é um índice público por isso não está na lista de informações
restritas, mas isso não quer dizer que seja livre. Se um projeto utilizar
esta base sem ter pago os R$2.500, estará na prática fazendo um uso
indevido e sujeito a sanções legais.

A cobrança dos R$2.500 é ruim porque limita o uso da base em projetos sem
fins lucrativos ou de baixo orçamento. E não há opção, porque o CEP é um
monópolio estatal.

A lista abaixo mostra que em junho de 2013 cerca de 700 instituições
usariam esta base, o que deveria gerar uma receita anual de aproximadamente
R$ 1.800.000:

http://www.correios.com.br/Produtosaz/complementos/pdf/eDNE_divulgacao_site_ECT.pdf

É um valor bastante baixo, considerando o orçamento dos Correios.

Vitor