Por isso que eu uso o Mapfactor Navigator. :D E alguns também usam o
NavFree, ou outros aparelhos/apps fazendo uma conversão manual do
mapa.

É estranho que o OsmAnd ainda tenha esses problemas. É como se os
desenvolvedores se recusassem a ler sobre o algoritmo clássico de
busca de caminhos em grafos, inventado em 1956 e aprimorado centenas
de vezes desde então.