ref é uma etiqueta genérica para "Código de referência" (corrijo o que
disse antes, não é número, é código).

Assim como para a etiqueta name, tem outras etiquetas
relacionadas<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Ref>para usos
similares, como
loc_ref, old_ref, ref:* e outros.

A etiqueta ref pode ser utilizada para coisas como números de saída de uma
rodovia(junto com motorway_junction=*) e código de identificação de pontos
de ônibus.
Não é algo tão comum assim de usar.

Abs,
João