Uma alternativa mais popular para a etiqueta lanes:bus=* é
busway<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:busway>
=lane.

Erick, não sei se entendi corretamente o número de pistas, mas a pista de
ônibus deve ser contada no número da etiqueta lanes=*.
Ou seja, se tiver só um acostamento, o número pistas para esta etiqueta é
provavelmente 4.

Abs,
João