Olá Airton,

Acho que você pode se basear na forma com que as linhas foram mapeadas
em João Pessoa, na Paraíba:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Public_transport/PB/Jo%C3%A3o_Pessoa

Eu não sei quanta experiência você tem com o OpenStreetMap, mas a
princípio as rotas são mapeadas usando relações de rota, cuja
definição é dada nesta página:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:route

Relações route são suficientes para mostrar no mapa visualmente que há
ônibus passando numa via. Mas para ser compatível com o
OpenTripPlanner e outros sistemas de cálculo de rotas, você também
deve criar uma relação route master para cada linha:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:route_master

Você geralmente cria uma relação route para cada direção da linha e
suas variações, e uma route_master agrupando cada uma das direções e
variações. Se a sua rota for circular, você terá uma relação route, e
uma relação route_master com 1 único membro (a única relação route).

O melhor para essa tarefa é usar o JOSM. Se você nunca usou esse
editor, pode demorar um pouco pra aprendê-lo, mas vale à pena. Ele tem
funções avançadas que verificam a consistência das rotas e que até
permitem incluir as paradas de ônibus já mapeadas na relação de rota
automaticamente.

> Olá ,
>
> eu gostaria de saber qual é o padrão e onde se cria rotas de ônibus .
>

> Grato .
>

> Airton

"Nullius in verba."