Saudações railfans,

talvez não seja novidade para vários, mas tenho certeza que alguns poderão
se interessar.

O OpenRailwayMap é uma renderização do OSM voltada a destacar coisas
relacionadas à ferrovias: trem, metrô, não só o que existe em funcionamento
mas também: estações antigas demolidas, ferrovias desativadas, trilhos
abandonados (inclusive de bonde) etc.

O endereço é http://www.openrailwaymap.org/

Veja por exemplo o mapa do OpenRailwayMap no Rio de Janeiro:
http://www.openrailwaymap.org/?lang=en&lat=-22.913318&lon=-43.200595&zoom=12&style=standard

Acho a possibilidade de mapear antigas linhas de bonde (que hoje são ruas
normais) muito interessante. Vejam por exemplo essa antiga linha de bonde
que rodava no Catete:
http://www.openrailwaymap.org/?lang=en&lat=-22.932083017288416&lon=-43.18394064903259&zoom=16&style=standard

Obviamente isso não deve aparecer no estilo padrão do OSM, tampouco em
aparelhos GPS veiculares etc., mas é uma informação interessante nesse
estilo específico.

[]s
Arlindo