Pessoal,

    Cabe um esclarecimento sobre classificação das vias, pois vejo que
muita gente confunde classe com velocidade.  Não são a mesma coisa.

Classe: posição da via na hierarquia.  Tem impacto na formação do grafo de
múltiplos níveis dos algoritmos de roteamento.  Tem impacto também na
otimização dos renderizadores, pois somente as vias de mais alto nível são
desenhadas com zoom mais afastado.

Velocidade: Tem impacto no cálculo da rota no modo mais rápido.  Tem
impacto também em funcionalidades como aviso de velocidade máxima, etc.

   Logo é perfeitamente válido uma motorway com max_speed=30km/h, por
exemplo, numa Transamazônica da vida.  Se você classificar uma via muito
baixo por causa da velocidade, corre o risco de quebrar o roteamento de
longa distância.

   O critério de classificação de uma via deveria ser a importância que ela
tem na infraestrutura rodoviária e não sua velocidade.

[]s

Paulo