Prezados,
Estou fazendo edições na minha cidade natal (Ivaiporã - PR) e região. Estou com
dúvidas quanto à descrição da população e classificação com a tag place.
Por exemplo, o município de Ivaiporã possui quatro distritos: distrito-sede de
Ivaiporã, Jacutinga a leste, Santa Bárbara a sudeste e Alto Porã ao sul. Quando
o nó de Ivaiporã foi criado, possuía a tag population com o valor de 32000
(aprox.), que é a população de todo o município. Posteriormente alterei esse
valor para 25700, valor que exclui a população dos distritos e das áreas
rurais, que seria mais correto na minha interpretação. Recentemente adicionei a
tag population:municipality para descrever a população de todo o município.
Fui aconselhado pelo usuário naoliv a abandonar essa interpretação, ou seja,
excluir a tag population:municipality (que não possui descrição no wiki) e usar
a tag population para indicar a população de todo o município, como é feito na
maioria das cidades. Mas, como podem ver no mapa, os distritos de Ivaiporã (e
de grande parte dos municípios do interior) são áreas urbanas distintas.
Pouco mais ao norte, há o município de Jardim Alegre. A cidade possui população
de 7171, e o município de 12324 (não é o que consta na última revisão - o
usuário naoliv alterou as tags usando valores da Wikipedia). Isso rebaixaria a
cidade de place=town para place=village, usando 10000 como ponto de corte. Um
caso mais dramático é o de Cândido de Abreu, um pouco a sudoeste, em que a
cidade tem 4189 habitantes e o município, com grande área rural, 16655.
Novamente, na minha interpretação, deixei como town as cidades com população
acima de 5000 (somente na cidade, e não em todo o município). A diferenciação
entre town e village no Brasil é arbitrária, então me dei essa liberdade; e o
valor é comparável com o limite de 10000 para a população de todo o município.
Da mesma forma, alguns distritos estão como village mesmo tendo população
(somente na cidade, de novo) abaixo de 1000 habitantes. Não tenho um critério
definido para diferenciar village de hamlet, mas eu usaria algum valor entre
100 e 500 habitantes. Isso baseado no meu conhecimento do local, e nas
definições (por mais vagas que sejam) e exemplos de village e hamlet que estão
na Wikipedia em inglês, por exemplo.
Enfim, como fui questionado pelo usuário naoliv (e já tive algumas de minhas
alterações revertidas), não farei mais alterações até receber um feedback da
comunidade. Aguardo comentários.
Obrigado