Segue modelo de e-mail enviado a um ativista ambiental e ciclista que atua
em Natal. Se eu participar da mapatona, pretendo que seja apenas
virtualmente. Dispus-me a auxiliar tecnicamente por e-mail ou chat; antes,
durante e após o Dia Mundial Sem Carro.

Alexandre Magno

[fulano],

Mapeadores do OpenStreetMap <http://www.openstreetmap.org> querem *comemorar
<https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Dia_Mundial_Sem_Carro>* o Dia Mundial
Sem Carro promovendo o detalhamento do mapa do território brasileiro para
maior proveito de *pedestres* e *ciclistas*. Provavelmente o evento virtual
dar-se-á de maneira semelhante a aquela da Mapatona Copa do Mundo 2014
<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Mapatona_Copa_do_Mundo_2014>,
instanciando-se em cidades específicas.

Qualquer pessoa pode cadastrar-se <https://www.openstreetmap.org/user/new>
no site e editar o mapa através da página. O LearnOSM
<http://learnosm.org/pt/beginner/introduction/> é um site que aprofunda>
expõe algumas técnicas e ferramentas de mapeamento. Ele ajuda a formar
mapeadores.

O interessado em colaborar tão somente pelo motivo do Dia Mundial Sem Carro
tem a opção de simplesmente *contribuir com Notas*
<http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Tutorial:Colaborando_com_Notas>,
invés de editar diretamente o mapa. Isso é mais fácil e prático,
dispensando estudos sobre o sistema e softwares editores. A pessoa só
precisa posicionar um marcador de Nota no mapa e escrever o que sabe,
iniciando conversação com mapeadores voluntários. Pode inclusive fazê-lo
anonimamente.

O OpenStreetMap é um *projeto <https://www.openstreetmap.org/about>* de
produção colaborativa de dados geo-espaciais abertos
<https://www.openstreetmap.org/copyright>. Os dados fornecidos a ele não
devem ser protegidos por direitos autorais a ponto de incompatibilizar com
a licença adotada.

[fala particular]

Esses mapas são reutilizáveis inclusive comercialmente. Se trabalhados,
chegam a fornecer alto nível de detalhe. Tal já acontece amplamente com
alguns países da Europa, especialmente no Reino Unido e na Alemanha. O
OpenStreetMap realmente "é de todos", se respeitadas algumas regras
<http://opendatacommons.org/licenses/odbl/>.

[assinatura]