Oi,

No que range importação de dados, pode se fazer com o Tasking Manager que
vai cortar os dados entre as telhas do 'job', para importar os dados com
cuidado Escrebi um processo com isso o ano pasado para dados do UNICEF na
RCA.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Import_CAR_UNICEF_workflow

Cordialemente,

Severin