Esse tal princípio de publicidade, e a lei de acesso à informação, nada tem
a ver com pôr abaixo a lei de direitos autorais. Não obstante, eu posso
concordar com isto:

Difícil conceber que mapas produzidos pelas prefeituras e pagos com o
> dinheiro do cidadão, sejam segredo de estado ou inacessíveis para quem
> pagou pelo produto.

Eu mesmo não fiz esses estudos, mas aqui estão duas leituras que podem nos
introduzir no princípio da publicidade:

   1. O princípio da publicidade. Considerações sobre forma e conteúdo
   <http://jus.com.br/artigos/3425/o-principio-da-publicidade>
   2. O Princípio Constitucional da Publicidade e Propaganda do Governo
   <http://web.unifil.br/docs/juridica/04/Revista%20Juridica_04-5.pdf>

Um aviso aos que são afim de pirataria: o Software Livre só tem algum valor
(*poder* duradouro) no mundo porque literalmente fez um *hack*, *com
verdade* e autenticidade, no(s) ordenamento(s) jurídico(s).

COPYLEFT - COPYRIGHT = NADA

Alexandre Magno