Concordo Tiago e vou mais além... Em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:cycleway eles denominam a ciclovia que foi criada na via como buffered bike lane.
Sou de opinião que quando existe desenhada a ciclovia as margens da via deve-se ter a preocupação de na configuração da via incluir o bicycle=no de forma a obrigar a bicicleta a trafegar pelo way a ela dedicado e desenhado e não pelas demais faixas de rolamento da via dedicadas a veículos. Por isso que em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bicycle é citado que o método de se desenhar separadamente a ciclovia é mais adequado por permitir mais detalhes na configuração dela, entretanto que o outro método, de não se desenhar quando buffered bike lane é mais simples e menos trabalhoso. From: Tiago Fassoni A. A. Leite Sent: Friday, May 8, 2015 2:22 PM To: OpenStreetMap no Brasil Subject: Re: [Talk-br] Mapeando ciclofaixa My two cents aqui: A tag bicycle=yes é para definir se uso de bicicleta é permitido. Acontece que o uso de bicicleta, por lei, é permitido nas ruas em geral, então se infere que a tag é yes quando ela não tem. Tem alguns lugares que tem que ter bicycle=no, como por exemplo os túneis de manutenção da imigrantes (sem acostamento) e a ponte estaiada de São Paulo. E por causa disso, em roteamento, a tag bicycle=yes é sempre inferida, e atenção especial é dada à bicycle=no. O roteamento dá um peso especial às tags de ciclovias e ciclofaixas, como cycleway=track... Para mapear as ciclofaixas de São Paulo, estou usando uma Sony Action Cam com GPS para subir as fotos para o mapillary e ter o endosso real de onde estão. Tem um mapa da CET no Google Maps, mas além das questões de licença, tem o fato de que o mapa no google maps tem erros. E o pessoal do Citymapper tá me dando uma ajuda.
_______________________________________________ Talk-br mailing list Talk-br@openstreetmap.org https://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br