Amigos, em especial o Blad já que não foi ele que cometeu o erro e sim eu como
disse anteriormente em mensagem aqui nesta lista quando estava eu procedendo
com a remoção dos avisos no JOSM de ways longos.

A quebra que eu estava fazendo dos ways quebrava a relação porque parte do way
quebrado não era incluído naquela relação. Aprendi a após a quebra verificar se
os dois ways resultantes fazem parte da relação.

Se observarem no link apontado pelo Aun (
http://osm.wno-edv-service.de:82/index.php/10-osm-reports/186-countries-compare-2015-05-11
 ) somente alguns e poucos Boundarys do Brasil tiveram o changeset revertido
porque depois que identifiquei meu erro dei continuidade a revisão fazendo
corretamente.

O problema é que essa reversão fez retornar em alguns ways marítimos o
admin=level 2 nele inserido, porém, como já comentamos aqui nesta lista, quando
o way é membro de mais de uma relação, o admin_level=2 nele incluído entra em
conflito com os admin_level contidos na relações as quais ele é membro.

Vejamos um exemplo prático.

O way em https://www.openstreetmap.org/way/249992494 é membro das seguintes
relações:

Brasil  (admin_level=2)
Região Norte  (admin_level=3)
Estado do Pará (admin_level=4)

Das relações de municípios, distritos e bairros ele não faz parte porque é
boundary=marítimo.

Estando esse way com admin_level=2 nele e fazendo ele parte das relações
boundary admin_level= 3 e 4 essa situação se torna conflitante com a relativa
recente técnica de Relação implantada no OSM.

Por essa razão que removi tão somente a tag admin_level=2 desse way já que cada
relação que ele faz parte tem a tag admin_level correspondente a relação.

[]s
Marcio