Gerald,
mesmo existindo um padrão, sou de opinião que devemos revisa-lo, indentificando
se algo nele requer melhoramento.

Como a maioria sabe nos dedicamos a disponibilização do mapa Cocar que é
produzido pela extração da base OSM os dados importantes para navegação GNSS
automotiva.

O roteamento provido pelos dados é por nós considerado como importante e por
isso constantemente temos identificado falhas de roteamento devido a
classificações indevidas de vias urbanas no OSM.

Já identificamos que em roteamento os aplicativos levam em consideração
diversos fatores, entretanto o mais importante e de peso maior entre eles é a
classe de via seguida da velocidade configurada.

Na página
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a#Recomenda.C3.A7.C3.A3o_atual_.28esquema_br2013.29
 apresentada identificamos propostas e não um padrão definido para o Brasil que
tem a malha viária com características diferentes de muitos outros países.

Está sendo comum identificarmos falhas de roteamento simplesmente porque o
editor configurou a via em uma classe elevada, porém formatou a velocidade dela
bem abaixo de uma esperada para aquele tipo de via.

Sou de opinião que deveríamos explorar mais esse assunto na tentativa de um
padrão que mais se assemelhe a realidade brasileira, sabendo que dificilmente
se poderá estabelecer um padrão que permita retratar a realidade e o perfeito
funcionamento dos inúmeros aplicativos que irão se valer daquele padrão.

[]s
Marcio