Sent: Sunday, July 12, 2015 5:47 PM
To: OSM talk-br
Subject: [Talk-br] Roteamento urbano, falta do etiquetas e soluções.

Eu postando isso porque um assunto um bom tempo atras onde o Marcio
(Thundercel) reclamou sobre problemas de roteamento no Espírito Santo,
principalmente trecho BR-101 Guarapari - Serra, onde roteamento sair
do BR e passa ES-060 no municípios Gurapari - Vila Velha - Vitória.

Desde o discussão anterior eu tentei investigar isso, esse mensagem
pode vira TL;DR, mas se voce ha problemas de roteamento
(principalmente urbano) deve continuar ler aqui.

Em abril eu passei os trechos mencionados various vezes e gravou para
analise. Esse fim de semana eu passei fazer analise dos trechos
siguntes: BR-101 Trevo Guarapari - ES-060 Contorno Guarapari - Pedágio
Guarapari/VV - Terceira Ponte VV/VIX, e Contorno Guarapari sentido
Anchieta. Resultado esse analize: 3 radares adicionado (2 de 80km/h
localiçado entre Guarapari e VV, e um de 60km/h a frente do presidio
no Contorno Guarapari sentido Anchieta), adicionou trecho do
velocidade reducido a frente posto Policia Militar Galpao do Transito
nº 13 em Barra do Jucu/Vila Velha, 150 metros de 40km/h em acordo com
dados recolidos no Mapillary, e uns 10-15 semáforos

Quando o assunto fui levantado primeira vez, o diferencia em distance
e tempo no um rota do teste entre Iconha e Serra [0] deu trecho urbano
2km mais curto e 5 minutos mais rápido. Ontem testei mesmo trecho de
novo (antes do mandar os últimos mudanças) e ha 2km e 3 minutos
diferencia entre os dois. Meu calculo baseado por conhecimento do
perfil de roteamento do OSRM [1] indicando que aumento ~60 segundos o
tempo passa o setor urbano, então credito que o OSRM ainda vai me
manda pelo ES-060.

Tentei investigar como o roteamento funciona dentro aparelhos
(prioridade das estradas, penalidade do obstáculos e trevos entre
outro), isso e um segredo bem guardado, mas pelo quem uso aparelhos do
Garmin com mapas do OpenStreetMap, maioria desses e criados por
aplicativo mkgmap [2], e segundo documentação mkgmap traduzindo nossos
etiquetas para os etiquetas road_class e road_speed, ambos usando
numero decimais entre 0 e 7. Para mkgmap não dar diferencia se o
velocidade da estrada e 60km/h ou 50km/h, e conhecendo esse eu entendo
um pouco mais sobre roteamento no aparelho.

Pelo perfil do OSRM e muito mais fácil arrumar problemos, porque os
valores e em aberto. OSRM usando um formula para achar o velocidade
certo. Se não ha maxspeed, ele divinando um valor baseado por tipo
highway, depois reduzindo isso baseado por tipo de superfície e
"smoothness". No Garmin pelo que entendo o road_class e road_speed
junto com um bandeira se e pavimentado ou não. Parecendo que o valor
padrão do pavimentação e pavimentada, assim para pode utilizar o opção
"evitar estradas de terra" no aparelho e muito importante que o
etiquete surface= tem valor, unpaved/paved e suficiente, e no verdade
fora desses valores somente "sett" ou "cobblestone" faz sentido nas
estradas.

Eu nao conseguindo achar penalidade do semáforos, placas de para, e
outros obstáculos de transito no Garmin, no OSRM ha 2 segundos
penalidade por semáforos. Pelo que intendo o mkgmap somente ligando o
etiqueta highway=traffic_signal com o simbolo do semaforo, e depende
do aparelho para dar o penalidade.

Para melhorar o roteamento e importante tenta entender o que símbolos
que dar penalidade, e identificar o que etiqueta no OSM representando
esse símbolo. Esses símbolos pode ou não ser gráficos. Não
necessariamente preciso ser visual para tem importância de roteamento.

Outro coisa que e para melhorar o roteamento. Muitos locais tem
restrições de manobra. Por exemplo entrando um estrada superior onde
ha linha amarela duplo, e geralmente proibido vira a esquerda, confira
no local se não ha placas contrario e adicionar esses restrições.

Eu levantei um assunto no forum do Garmin [3] para tentar entender
isso melhor, mas ainda não ha resposta.

[0] http://osrm.at/dvW
[1] https://github.com/Project-OSRM/osrm-backend/blob/master/profiles/car.lua
[2] http://www.mkgmap.org.uk