Interessante noticia, dei uma olhada nos links, me fez lembrar o seguinte:

* a IA (inteligência artificial) da noticia está sendo utilizada
principalmente para o que chamam de "reconhecimento de padrões" no contexto
de sensoreamento remoto... E isso já era realizado pelo INPI no Brasil em
2001
<http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/lise/2001/09.20.17.56/doc/1341.1348.074.pdf>
(!)
... Destacar ou reconhecer as bordas de lagos, rios, matas, etc. já é algo
dominado ha anos até por nós no terceiro mundo... O artigo é um tanto
marketeiro, dá a entender que é uma "revolução da IA" desenvolvida pelos
laboratórios do Facebook, não é isso. A revolução é uma empresa privada ter
tamanho poder de processamento (mais do que o INPE ou talvez a NASA) para
realizar isso com alta resolução e numa massa imensa de dados.

* não está sendo distinguida a "automação total" da "automação assistida".
Os algoritmos de "automação total" evoluíram e são bons, mas sempre há uma
rebarba para ser homologada ou revisada pelo humano. Quanto à automação
assistida, são as ferramentas indicadas pelos links do Nelson (parecem
boas!), e requerem justamente a assistência de um humano: é com elas que se
faz ainda hoje, com ou sem grande poder de CPU, o grosso do trabalho sério
e profissional, com alguém "assinando embaixo" do mapa antes de entrega-lo.
PS: no caso das soluções mundanas, é o JOSM que garante a interface de
"assistência" e homologação dos processamentos.

Feitas essas ressalvas, claro, estava curioso para ver o resultado do
super-processamento IA realizado pelo Facebook... Como se diz, "quem mata a
cobra mostra o pau". A noticia fala que foram feitas maravilhas, onde estão
elas para validarmos??