Oi Arlindo

:

> Não dá para fazer uma regra de três porque muitas áreas aqui são
> inabitadas, ou sem nós e vias para se incluir no mapa.

Áreas não habitadas tem rios, córregos, e dá para colocar landuse=wood
etc.  Então não estar habitado não significa que não exista nada a mapear.
Rios e córregos podem ocupar um espaço substancial num arquivo de mapa.

Concordo que uma simples regra-de-três não ajuda, mas nada impede brincar
com os números para chegar numa ordem de grandeza, vamos ver onde a gente
chega?

O estado com mapa maior é SP que hoje são 100MB (no osmand). Pensando nele
grosso modo como um país europeu (tem o mais o menos o tamanho do Reino
Unido) creio que um mapa completo de SP deveria ter ao redor de 1GB.

Como SP repesenta ao redor de 3% da extensão territorial do Brasil,  isto
projetaria um mapa do Brasil com 33GB. Então temos hoje algo ao redor de
1.5% do Brasil mapeado. Faz sentido? Creio que não, pelo motivo que o
Arlindo mencionou, mas dá um limite superior para pensar.

Outra maneira de pensar: SP representa 1/5 do que já foi mapeado e a
população de SP também é 1/5 do Brasil. Usando isto, se projetarmos que um
mapa completo de SP deva ter 1GB, chegamos a 5GB para o mapa do Brasil se
formos usar a proporcionalidade populacional. Penso que este número esteja
subestimado já que ignora a extensão territorial, mas serve de limite
inferior (lembrando que só da Alemanha é 3GB). Com este número temos então
10% do Brasil mapeado.

Então minha estimativa é que o mapa completo do Brasil (para o osmand) deva
ter no mínimo 5GB. Hoje são 521MB.

Ou seja, na melhor das hipóteses mapeamos 10% do Brasil em 12 anos. Só
faltam mais 90 anos!

Olha turma, é só um exercício de estimativas, OK? Ninguém precisa ficar
nervoso, haha :D

abraço

Gerald