Sobre a questão tangenciada no telegram, se devemos fazer alguma coisa para
avaliar mais objetivamente o andamento do OSM no Brasil (pelo que entendi):

Acho que o caminho lógico é:
1°) Avaliar (ver objetivamente (tanto qto. possível) as coisas com são);
2°) Planejar (abertamente, transparentemente);
3°) Agir (fundamentadamente).
Nesta ordem.
O caminho inverso gera ações aleatórias, vai no acaso (i.e., se agimos mais por
ímpeto, mesmo que com ótimas intenções, sem iniciar por ver mais objetivamente
como as coisas estão e tem ido; o acaso, de modo geral, é pouco produtivo).

Uma coisa que acho que poderia ajudar é tentar enxergar melhor a evolução, se
tivermos dados estatísticos no tempo.

Os dados originais que acho que precisaria (a princípio, ou se alguém tiver
ideia melhor) são:
Por mês, desde o 1º nó editado no Brasil (em 02/25/2006), preferencialmente se
possível (ou por trimestre já ajuda):
1) Total geral de usuários;
2) Total geral de objetos editados;
((3)) Desvio Padrão de objetos editados em relação à média geral por user (acho
que dá para derivar dos 2 anteriores; a questão é avaliar o andamento geral
médio, por épocas, evitando desvios pontuais, para evitar interpretação
inadequada).

Também se poderia verificar a média de usuários ativos e participativos, o
número de ingressados nos canais de comunicação, etc. É outra coisa, mas seria
interessante.

Com isso acho que já dá pra começar.
Na página de stats do naoliv, que tá ótima, consigo ver os dados totais, mas só
do presente.
Se tivermos acesso àqueles dados totais do período do OSM no BR (talvez desde o
início em 2006), tento fazer uma estatística da evolução e tendência, talvez em
gráficos, para tentar nos ajudar a ver como as coisas estão e tem ido.