De: "Sérgio V." <svo...@hotmail.com>
Data: 18/12/2016 19:38 (GMT-03:00)
Para: talk-br@openstreetmap.org
Assunto: [Talk-br] Sobre addr:interpolation - possibilidades

Bom, legal que tem várias ideias e alternativas possíveis.

@santamariense, a camada de "faces" citada é dos SHP de "faces de logradouros"
(ftp://geoftp.ibge.gov.br/recortes_para_fins_estatisticos/malha_de_setores_censitarios/censo_2010/base_de_faces_de_logradouros),
 que tem as linhas (ways) de face georreferenciadas.

Problema ainda é como colocar ali os números de endereços.

O negócio acho que é ir testando (de preferência antes, fora do OSM),
documentando e compartilhando aqui o que der certo pros demais testarem também.

De minha parte à medida que tiver tempo vou testando no QGIS pra ver se e como
daria pra fundir os ways do SHP das faces de logradouro com a numeração do:
ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Cadastro_Nacional_de_Enderecos_Fins_Estatisticos/

(Neste site, o arquivo "Layout.zip" indica as colunas dos dados dos TXT: tem a
identificação das quadras e os CEPs também; tipo de estabelevimento, etc;
várias informações úteis se se conseguir recuperar)

Um modo que tou pensando pra tentar conseguir identificar o sentido pra onde
cresce a numeração serviria para os casos de "várias quadras" na sequência de
"uma mesma rua": as quadras que (após a fusão com os números) tiverem numeração
maior que as anteriores indicam o sentido. Poderia então colocar todos estes
ways no mesmo sentido:  -> -> -> (se tiver como identificar e fazer
automático...). Aí daria pra aplicar addr:interpolation nas duas extremidades
(já orientadas) com mínimo/máximo.

Problema ainda seria lado impar/par.

Mas o negócio mesmo é ir testando concretamente, documentar, e partilhar.

Aí talvez possam vir mais soluções viáveis.

Tá valendo de todo modo.