A princípio não acho bom mapear lotes, sobretudo urbanos.
O que recebe uma numeração da prefeitura é a construção, pelo menos em PoA,
onde a numeração depende de projeto de edificação para aprovação.
Pode haver mais de um número por lote, conforme quantos tipos de
estabelecimento com matrículas individualizadas houver no lote: residencias,
comerciais...
O santamariense registrou na wiki que o centróide é pra gerar o nó para a
numeração, e que este nó será movido para próximo da face do terreno junto ao
logradouro, que é a "testada".
E pelo mesmo motivo da numeração ser dada ao prédio correspondendo à distância
em metros medida aproximadamente na intersecção da projeção na testada até o
início da rua, indica que o ponto de medição não é pelo centro do prédio
(centróide), mas pelo centro da projeção na testada.
Se colocar numeração no polígono de prédio ou lote, acabaria sendo sempre
considerado pelo centróide. Aí dá problema em polígonos, lotes e/ou prédios,
que atravessam quadras e tem frente para 2 ou mais logradouros.
Seria conveniente colocar numeração sempre em um nó, que marca o local
aproximado do centro da testada no respectivo logradouro, não em polígono de
prédio ou lote. Assim como a prefeitura dá o número e proprietário coloca a
tabuleta num lugar +/- próximo da entrada, dificilmente exatamente na medida
exata.

Sérgio - http://www.openstreetmap.org/user/smaprs