OruxMaps pode baixar o mapa diretamente, da Internet para o smartphone. Não
consigo dizer agora como faz porque já faz um tempo que não o uso.

OruxMaps também pode gravar waypoints.

Uma deficiência que eu encontrava no OruxMaps, talvez por falta de
configuração adequada, era apenas uma distância um pouco grande entre os
pontos, no tracklog. Quando usei o OSMTracker, ficou claro que este era
muito mais preciso e adequado a registros OpenStreetMap, sob esse aspecto.